You are on page 1of 32

Ao popular

AO POPULAR
instrumento jurdico posto disposio do cidado como meio de proteo do patrimnio pblico em face de atos ilegais produzidos pelos agentes pblicos

Conceito Helly
Hely Lopes Meirelles: o meio constitucional posto disposio de qualquer cidado para obter a invalidao de atos ou contratos administrativos-ou a estes equiparadosilegais e lesivos ao patrimnio federal, estadual, municipal, ou de suas autarquias, entidades paraestatais e pessoas jurdicas subvencionadas com dinheiros pblicos.

Normatizao
O instituto da ao popular foi efetivamente inserido no direito brasileiro com a Constituio de 1934; antes de ser efetivamente adotado, foi suprimido pela Constituio de 1937; Regressou ao direito ptrio com a Constituio de 1946; a regulamentao somente se deu em 1965, com a publicao da Lei 4717/65.

Normatizao
Constituio de 1967, quanto sua emenda de 1969 mantiveram o instituto da ao popular. Em 1977, a Lei que regulamentou a ao popular, sofre algumas alteraes em face da publicao da Lei 6513/77. com a publicao da constituio de 1988 que o instituto ganha efetiva importncia jurdica o novo texto ampliou consideravelmente o campo da Ao popular.

Normatizao
Constituio: Art. 5 ... LXXIII - qualquer cidado parte legtima para propor ao popular que vise a anular ato lesivo ao patrimnio pblico ou de entidade de que o Estado participe, moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada m-f, isento de custas judiciais e do nus da sucumbncia;

Pressupostos
a) o autor ser cidado
Ser cidado quer dizer que brasileiro, nos termos da lei eleitoral, homem ou mulher e em pleno exerccio de seus direitos polticos.

-prova da cidadania se faz atravs do ttulo de eleitor, conforme prev a Lei n 4.717/65.

Pressupostos
b) haver leso ao patrimnio pblico. O patrimnio pblico abrange "bens e direitos de valor econmico, artstico, esttico, histrico ou turstico", conforme dispe a Lei n 4.717/65.

Acrescente ainda, os bens jurdicos, por expressa determinao da Constituio Federal.


Desta forma, deve-se considerar lesado o patrimnio pblico qualquer ato que ataque a moralidade administrativa, ao meio ambiente, ao patrimnio histrico e ao patrimnio cultural.

Pressupostos
so bens jurdicos a vida, a liberdade a propriedade, o casamento, a famlia, a honra, a sade, enfim, todos os valores importantes para a sociedade e ainda bens jurdicos so valores ticos sociais que o Direito seleciona, com o objetivo de assegurar a paz social, e coloca sob a sua proteo para que no sejam expostos a perigo de ataque ou a leses efetivas.(TOLEDO, 1994, p. 16).

Pressupostos
c) ilegalidade ou imoralidade pblica praticada por autoridade pblica: Considera-se como ilegalidade ou imoralidade pblica qualquer ato de uma autoridade pblica ou a esta equiparada que no obedea ao disposto na Lei, importando assim, por conseqncia, leso ao patrimnio pblico.

Objeto
anulao de um ato lesivo ao patrimnio pblico, bem como a condenao dos responsveis nas penas da Lei, como a restituio do bem ou a indenizao por perdas e danos.
Contra: ato comissivo lesivo ao patrimnio pblico; ato omissivo lesivo ao patrimnio pbico. Tratando-se de uma leso que envolva bens culturais e naturais, os valores arrecadados pelas indenizaes resultantes da procedncia da ao popular iro se destinar ao Fundo para Reconstituio de Bens Lesados, conforme dispe a Lei n7.347/85. (ao civil pblica). Fim: defesa de interesses difusos

Objeto
Art. 4 exemplifica os atos de presuno legal de ilegitimidade e lesividade: Desobedincia ao concurso; Contrato de concesso sem prvia concorrncia; Edital de concorrncia com clusulas que inibam a concorrncia; Comprar bem em valor superior ao de mercado;

Art. 2
so passveis de nulidade ou anulao por ao popular: Vcio de forma; Ilegalidade do objeto; Inexistncia de motivos; Desvio de finalidade; Praticados por autoridade incompetente;

Legitimidade ativa e passiva


Ativamente: . qualquer cidado brasileiro, nato ou naturalizado, que esteja em pleno exerccio dos direitos polticos; . Entre 16 e 18 anos (sem assistncia) . Perda dos direitos: permanncia da ao . Portugus equiparado; . litisconsrcio, que neste caso ser facultativo. .admite-se a substituio do plo ativo por outro cidado, bem como pelo Ministrio Pblico. . Ingressar com litisconsorte

Legitimidade ativa e passiva


Passivamente podem figurar como rus na ao popular . pessoas jurdicas pblicas (empresas pblicas, sociedades de economia mista), ou privadas, . pessoas fsicas(autoridades, servidores; . administradores); . responsveis pelo dano ou que (aprovaram, autorizaram, ratificaram ou praticaram pessoalmente o ato ou firmado o contrato impugnado) ; . omissos deram oportunidade leso; . beneficiados direitos com a leso ao patrimnio pblico. - a formao do litisconsrcio obrigatria.

legitimidade
A pessoa jurdica de direito pblico e de direito privado, cujo ato seja objeto de impugnao, poder abster-se de contestar o pedido, ou poder atuar ao lado do autor, desde que isso se afigure til ao interesse pblico, a juzo do respectivo representante legal ou dirigente.

Competncia para julgamento


So competentes para processar e julgar a ao popular os juzos competentes para julgar as causas de interesse da Unio, do Distrito Federal, dos Estados membros, dos Municpios e das pessoas jurdicas pertencentes a essas entidades polticas.
Desta forma, a competncia ir ser distribuda de acordo com a organizao judiciria de cada Estado, ressalvado os casos de competncia originria. Quando o pleito interessar simultaneamente a Unio e demais pessoas jurdicas, polticas ou no, prevalecer o foro da Unio.

Competncia para julgamento


Quando o pleito interessar simultaneamente a um Estado-membro e demais pessoas jurdicas, polticas ou no, prevalecer o foro do Estado-membro. importante ressaltar que a propositura da ao torna preventa a jurisdio do juzo para todas as posteriores que tenham as mesmas pessoas e os mesmos fundamentos.

Ministrio Pblico
A participao do Ministrio Pblico em uma ao popular obrigatria: obrigao de acompanhar toda a tramitao da ao na condio de fiscal da Lei; obrigao de tornar mais rpida a produo de provas; Obrigao de promover a responsabilidade civil ou penal, ou ambas, se for o caso, das partes envolvidas; Obrigao de adotar providncias para a requisio de documentos ou informaes a cargo de entidades envolvidas ou outras que o juiz entenda necessrio. No poder defender o ato impugnado ou seus autores.

ao popular preventiva
A lei que regulamentou a ao popular no fez qualquer meno possibilidade de sua impetrao ante ameaa de leso ao patrimnio. Com a Lei n 6.513/77, que considerou como bem protegvel pela Ao popular o patrimnio cultural, em todas as suas variaes, passou a ser possvel a impetrao de uma ao popular que vise a proteo ante a ameaa a leso ao direito.

Ao Popular
4 do artigo 5 da Lei 4.717/65, que autoriza a concesso de medida liminar com o objetivo de suspender o ato lesivo.
Ajuizamento da ao antes da consumao dos efeitos, ainda que no esgotados de todos os meios administrativos.

Rito processual
ao especial que tramita sob o rito ordinrio, nos termos da legislao processual vigente e sua lei regulamentadora. Competncia: juzo do ato Natureza da deciso: constitutivacondenatria(anulao do ato impugnado e condenao reparao do patrimnio pblico)

Rito processual
O juiz que receber uma ao popular, ao despach-la, dever ordenar a citao de todos os rus, a intimao do representante do Ministrio Pblico e a requisio de documentos e informaes necessrios ao deslinde da demanda. diligncia de 15 at 30 dias, conforme fixado pelo juiz (poder determinar sua prorrogao, caso entenda necessrio).

Rito processual
autoridade que intimada a apresentar documentos, no o fizer, salvo por motivo justificado, poder sofrer as penas pela desobedincia.

Rito processual
O ru tem o prazo de vinte dias para contestar a ao popular, podendo este prazo ser prorrogado, por igual perodo, a requerimento do interessado, desde que este comprove justo motivo. sendo o caso de vrios rus, o prazo comum para todos, iniciando-se sua contagem da ltima citao.

Rito processual Desistncia da ao


A desistncia de uma ao popular produz efeitos diferentes de uma ao normal. Se o autor da ao popular decide dela desistir, a lei estabelece que devero ser publicados editais, legitimando qualquer cidado ou representante do Ministrio pblico a dar prosseguimento ao no prazo de 90 dias.

Rito processual- razes finais


No havendo qualquer requerimento para a produo de provas at a data do despacho saneador do juiz, este dever abrir vistas as partes para a apresentao de razes finais, no prazo de 10 dias.

julgamento da ao
Aps a apresentao das alegaes finais, o processo dever ser encaminhado ao juiz para proferir sentena. A sentena dever ser proferida no prazo de at 48 horas na hiptese de no ter sido requerida produo de provas. havendo o requerimento de produo de provas este prazo dilatado para quinze dias.

condenao
Julgada improcedente(declaratria)a ao popular, o autor no ser condenado em custas processuais, nem em honorrios de sucumbncia, salvo comprovado mf(ainda que parcial). Perdas e danos A deciso proferida em sede de ao popular produz efeitos erga omnes, exceto no caso de improcedncia da ao por falta de provas.

recurso
obrigatria a remessa de oficio dos autos em se tratando de deciso que declara a carncia de ao ou a improcedncia, neste caso; a sentena somente produzir efeitos aps o julgamento da instancia recursal. Em se tratando de julgamento procedente, o recurso apropriado ser a apelao no prazo de 15 dias, dotado de efeito suspensivo.

recurso
Em se tratando de ao popular, a sistemtica recursal a mesma prevista pela legislao processual civil comum, obedecendo aos mesmos prazos e requisitos. Todavia, em se tratando de legitimidade ativa, qualquer cidado e tambm, o Ministrio Pblico legitimado para recorrer da sentena, se este no proceder em tempo hbil.

execuo de sentena
O autor da ao dever proceder execuo da sentena at o prazo de 60 dias contados do seu trnsito em julgado; transcorrido sem que o faa, dever o Ministrio Pblico faz-lo, no prazo de trinta dias contados do ltimo dia do prazo reservado ao autor.

You might also like