You are on page 1of 14

Dilemas morais

o que voc faria?


Texto de Fbio Marton Ilustrao de Marcelo Cipis

Agora os dilemas morais esto virando objeto de estudo de cientistas. E, para alguns deles, talvez os filsofos tenham trabalhado em vo ao se esforar tanto para montar teorias morais. que, segundo novas pesquisas, raramente usamos a razo para decidir se devemos tomar uma atitude ou no.

Analisando o crebro de pessoas enquanto elas pensavam sobre dilemas, os pesquisadores perceberam que

Duvida?
A seguir, faa o teste com voc mesmo, respondendo a 4 dilemas morais clssicos.

O trem descontrolado (1)


Um trem vai atingir 5 pessoas que trabalham desprevenidas sobre a linha. Mas voc tem a chance de evitar a tragdia acionando uma alavanca que leva o trem para outra linha, onde ele atingir apenas uma pessoa. Voc mudaria o trajeto, salvando as 5 e matando 1?

( ) Mudaria ( ) No mudaria

O trem descontrolado (2)


Imagine a mesma situao anterior: um trem em disparada ir atingir 5 trabalhadores desprevenidos nos trilhos. Agora, porm, h uma linha s. O trem pode ser parado por algum objeto pesado jogado em sua frente. Um homem com uma mochila muito grande est ao lado da ferrovia. Se voc empurr-lo para a linha, o trem vai parar, salvando as 5 pessoas, mas liquidando uma. Voc empurraria o homem da mochila para a linha?
( ) Empurraria ( ) No empurraria

Totem e tabu
No seu pas, a tortura de prisioneiros de guerra proibida. Voc tenente do Exrcito e recebe um prisioneiro recm-capturado que grita: Alguns de vocs morrero s 21h35. Suspeita-se que ele sabe de um ataque terrorista a uma boate. Para saber mais e salvar civis, voc o torturaria?

( ) Torturaria ( ) No torturaria

Os limites da promessa
Um amigo quer lhe contar um segredo e pede que voc prometa no contar a ningum. Voc d sua palavra. Ele conta que atropelou um pedestre e, por isso, vai se refugiar na casa de uma prima. Quando a polcia o procura querendo saber do amigo, o que voc faz?

( ) Conta polcia ( ) No conta polcia

Resultados dos Testes

O Trem Descontrolado (1)


Esse dilema moral foi apresentado a voluntrios pelo filsofo e psiclogo evolutivo Joshua Greene, da Universidade Harvard De fato, numa pesquisa feita pela revista Time, 97% dos leitores salvariam os 5. Fazer isso significa agir conforme a doutrina criada pelo filsofo ingls John Stuart Mill, no sculo 19. Para ele, a moral est na conseqncia: a atitude mais correta a que resulta na maior felicidade para o mximo de pessoas. Mas h um problema. A tica de escolher o mal menor tem um lado perigoso basta multiplic-la por 1 milho. Voc mataria 1 milho de pessoas para salvar 5 milhes? Uma deciso assim sustentou regimes totalitrios do sculo 20 que desgraaram, em nome da maioria, uma minoria to inocente quanto o homem sozinho no trilho. Alm disso, o ato de matar 1 para salvar 5 o oposto do esprito dos direitos humanos, segundo o qual cada vida tem um valor inestimvel em si e no nos cabe usar valores racionais ao lidar com esse tema.

O Trem Descontrolado (2)


Avaliando pela lgica pura, esse dilema no tem diferena em relao ao anterior. Continua sendo uma questo de trocar 1 indivduo por 5. Apesar disso, A equipe de Greene descobriu que, enquanto usamos reas cerebrais relacionadas alta cognio, isto , ao pensamento profundo, para resolver o dilema anterior, este aqui provoca reaes emocionais, mesmo nos que empurrariam o homem para os trilhos. Uma verso mais bizarra desse dilema prope uma catapulta para jogar o homem pesado nos trilhos e, surpresa, a maioria das pessoas volta a querer matar 1 para salvar 5. Concluso: estamos dispostos a matar com mquinas, mas no mataramos com as mos.

Totem e tabu
Essa situao tambm se parece com as anteriores pela razo pura, trata-se de salvar o maior nmero de vidas. Mas por que, ento, to difcil tomar a deciso de torturar o homem? Alm do instinto bsico de no-agresso apontado pelo cientista Joshua Greene, isso a, o mesmo nojo que faz voc ter uma nsia de vmito ao olhar um esgoto. Acreditamos que a averso moral nojo mesmo, e no apenas uma metfora, diz o psiclogo Jonathan Haidt, da Universidade da Virgnia. Nojo, e no uma reprovao racional. por isso que, em casos que provocam asco, como a tortura, costumamos agir conforme o absolutismo moral: as regras no devem ser transgredidas nem para salvar inocentes. Ainda mais se lembrarmos que os pases que querem legalizar o mtodo geralmente se valem de dilemas como esse para situaes mais leves, em que a tortura no vai resultar em vidas salvas.

Os limites da promessa
O antroplogo holands Fonz Trompenaars realizou pesquisas em diversos pases com dilemas como esse. O mais interessante que A maioria dos acusaria o amigo na lata. Outros mentiriam para proteg-lo, dando dicas ambguas polcia, como os . J os inventariam histrias malucas para dizer que a culpa no era do amigo, mas do pedestre, que era um suicida. Os gregos antigos j tinham conscincia de que cada cultura tem noes diferentes sobre o que certo ou errado: diziam A princpio, saber que a moral muda de acordo com a cultura importante para no julgarmos costumes de um povo como se fossem os nossos, descobrindo suas razes particulares. Foi o que props o antroplogo Franz Boas (1858-1942), considerado o pai do relativismo cultural a idia de que nenhuma cultura melhor que outra. Mas, quando duas culturas diferentes se chocam, surgem dilemas morais ainda mais difceis.

Disponvel em: < http://super.abril.com.br/cultura/dilemas-moraisvoce-faria-447542.shtml> Acesso em: 03 set 2009 Para saber mais Uma Vida Que Vale a Pena Jonathan Haidt, Editora Campus, 2006.

You might also like