You are on page 1of 18

Federao Esprita Brasileira CURSO DE ESTUDO E PRTICA DA MEDIUNIDADE

I. Necessidade do Estudo da Mediunidade

ESTUDO DA MEDIUNIDADE: NECESSIDADE


1.

2.
3.

4. 5.

Evita dificuldades e desenganos relativos ao desconhecimento do assunto. Educa mdiuns de forma correta e equilibrada. Orienta como desenvolver corretamente a mediunidade e como produzir boas comunicaes medinicas. Esclarece como atender Espritos necessitados de auxlio. Esclarece como neutralizar aes de Espritos moralmente inferiores.

Allan Kardec: O Livro dos Mdiuns. Introduo.

MDIUNS DESPREPARADOS
No assumem o talento com responsabilidade. No se esforam para viver com retido moral.

A disciplina medinica falha ou ausente.


Fogem das responsabilidades familiares e sociais. Julgam-se mensageiros especiais. Ausentam-se do estudo. Abraam prticas exticas. Acreditam-se intrpretes de altas personalidades. No aceitam advertncias.

Transformam-se em instrumentos das sombras.


Acreditam conhecer o passado e o futuro.
Emmanuel: Seara dos Mdiuns. Item: no campo doutrinrio.

PALAVRAS DE ALLAN KARDEC Muito mais do que se pensa tm contribudo a ignorncia e a leviandade de vrios mdiuns. (...) Presentemente [o Espiritismo] j no um espetculo: uma doutrina de que no mais riem os que zombavam das mesas girantes (...).
Allan Kardec: O Livro dos Mdiuns. Introduo.

CURSO DE ESTUDO E PRTICA DA MEDIUNIDADE

II. Conceito. Objetivo. Conseqncias do Estudo da Mediunidade.

Conceito - reunio privativa com participantes previamente inscritos. Objetivo estudar metdica, contnua e seriamente a teoria e prtica mediunidade Conseqncias prova a existncia e a sobrevivncia do Esprito e o seu estado moral-intelectual aps a morte. Esclarece a respeito das aes dos Espritos. Prepara para a desencarnao e para a reencarnao. Demonstra a necessidade se se investir na melhoria espiritual.

CURSO DE ESTUDO E PRTICA DA MEDIUNIDADE


III. Estrutura do Curso de Estudo e Prtica da Mediunidade na Casa Esprita

ORGANIZAO BSICA
Departamento, Coordenao ou Setor Doutrinrio, que tenha como caractersticas: um programa de estudo, compatvel com as diretrizes espritas, definido pela direo da casa Esprita, ouvindo a coordenao da mediunidade; equipe coordenadora do departamento ou setor; quadro de monitores, capacitados, e pessoal de apoio. critrios definidos de avaliao e acompanhamento das atividades.

Uma reunio s verdadeiramente sria, quando cogita de coisas teis, com excluso de todas as demais. As reunies de estudo so (...), de imensa utilidade (...) para aqueles, sobretudo, que seriamente desejam aperfeioar-se.
Allan Kardec: O Livro dos Mdiuns.Captulo XXIX, itens 327 e 329.

CURSO DE ESTUDO E PRTICA DA MEDIUNIDADE


IV. Capacitao de Monitores do Curso de Estudo e Prtica da Mediunidade

A capacitao contnua necessria atualizao doutrinria e pedaggica dos monitores. Ela pode ser realizada: Semanalmente = em reunies de educao continuada com monitores e estagirios, prevenindo, desta forma, os inconvenientes do ensino padronizado. O programa destas reunies deve ser previamente definido.

Semestralmente = trata-se de uma capacitao ministrada sob a forma de encontros, seminrios, simpsios, cursos etc.

Hoje e agora, onde estivermos (...) somos constantemente induzidos a lecionar disciplinas de entendimento e conduta. (...) Doutrina Esprita, na essncia, universidade de redeno. E cada um dos seus profitentes ou alunos (...) obrigado a educar-se para educar.
Emmanuel: Seara dos Mdiuns. Item: ensino esprita.

CURSO DE ESTUDO E PRTICA DA MEDIUNIDADE

V. Programa da FEB

O programa da FEB, para a mediunidade, tem como base: a)estudo das obras codificadas por Allan Kardec e subsidirias a estas; b) conduta moral do Evangelho de Jesus. OBJETIVOS: aprofundar o conhecimento esprita na rea da mediunidade; favorecer desenvolvimento natural das faculdades psquicas, inclusive a medinica.

FUNDAMENTAO DO CURSO
Formao moral: Orientao de : educao

moral que consiste na arte de formar caracteres, que incute hbitos. Allan Kardec: O
Livro dos Espritos, questo 685.

Compreenso do que mediunidade: Todo aquele que sente, num grau qualquer, a influncia dos Espritos , por esse fato, mdium. Essa faculdade inerente ao homem; no constitui, portanto, um privilgio exclusivo. (...) Pode, pois, dizer-se que todos so, mais ou menos, mdiuns.
Allan Kardec: O livro dos Mdiuns, cap. XIV, item 159.

ORGANIZAO DO CURSO
02 PROGRAMAS DE ESTUDO.
PROGRAMAS DIVIDOS EM MDULOS DE ESTUDO.

MDULOS SUBDIVIDIDOS EM 04 PARTES: 1) Fundamentao Esprita estudo terico bsico sobre mediunidade. 2) Prtica exerccios preparatrios (programa i) e reunio medinica supervisionada (programa ii) 3) Atividade Complementar- estudos complementares (facultativos) 4) Culminncia do Mdulo: conduta esprita

PROGRAMA I

FUNDAMENTAO ESPRITA
Princpios doutrinrios espritas reviso

PRTICA
No h
Prece. Irradiao mental
Harmonizao psquica Percepo psquica condies ao desenvolvimento supervisionado de : a) da faculdade medinica, em quem possua condies naturais para tal; b) de faculdades psquicas e conduta moral.

Introduo ao estudo da mediunidade A prtica medinica


Mediunidade, obsesso, desobsesso A vida no plano espiritual

PROGRAMA II

As reunies medinicas Allan Kardec e a Codificao Esprita A experimentao medinica.

Os tipos comuns de mediunidade


Faculdades medinicas incomuns

Os Espritos comunicantes A ao da luz e das trevas

You might also like