You are on page 1of 25

SADE GLOBAL NA TERCEIRA IDADE

Definio de sade
sade um estado de completo bem-estar fsico, mental e social, e no apenas a ausncia de doenas.
OMS - WIKIPEDIA

OS MOVIMENTOS E OS RISCOS NA TERCEIRA IDADE

MARCELLO ARAJO DE SOUZA


FISIOTERAPEUTA CREFITO12-171784

O envelhecimento um processo natural, progressivo e irreversvel, no qual acompanha o indivduo desde o seu nascimento at a sua morte (NETTO, 1997)

PRINCIPAIS DOENAS NA TERCEIRA IDADE


Doenas Cardiovasculares: Infarto, Angina, Insuficincia Cardaca Fatores de risco: Pouca atividade fsica (sedentarismo), fumo, diabetes, alta taxa de gordura no sangue (colesterol) e obesidade (gordura). Sintomas: Falta de ar, dor no peito, inchao, palpitaes. Preveno: Praticar atividade fsica de forma sistemtica, no fumar e controlar o peso, colesterol e a diabetes.

PRINCIPAIS DOENAS NA TERCEIRA IDADE


Derrames (Acidente Vascular Cerebral - AVC) Fatores de risco: Presso alta (hipertenso arterial), fumo, sedentarismo, obesidade e colesterol elevado. Sintomas: Tontura, desmaio paralisia sbita. Preveno: Praticar atividade fsica de forma regular e sistemtica, no fumar, controla a presso arterial, peso e o colesterol.

PRINCIPAIS DOENAS NA TERCEIRA IDADE


Cncer Fatores de risco: Fumo, exposio ao sol, alimentao inadequada, obesidade, casos na famlia, alcoolismo. Sintomas: Depende do tipo de Cncer, um dos sintomas mais comuns e o emagrecimento inexplicvel Preveno: Consultar o mdico pelo menos uma vez por ano para fazer exames preventivos, evitar exposio ao sol em excesso e no fumar.

PRINCIPAIS DOENAS NA TERCEIRA IDADE


Pneumonia Fatores de Risco: Gripe, enfizema e bronquite anteriores, alcoolismo e imobilizao na cama Sintomas: Febre, dor ao respirar, escarro, tosse. Preveno: Praticar atividade fsica de forma regular e sistemtica, boa alimentao, vacinao contra gripe e pneumonia.

PRINCIPAIS DOENAS NA TERCEIRA IDADE


Diabetes Fatores de Risco: Obesidade, sedentarismo, casos na famlia Sintomas: Muita sede e aumento no volume de urina. Preveno: Controlar o peso e a taxa de acar no sangue.

PRINCIPAIS DOENAS NA TERCEIRA IDADE


Osteoporose Fatores de Risco: Fumo, sedentarismo, dieta pobre em clcio, nas mulheres o risco 7 vezes maior. Sintomas: No h sintomas, em geral, descoberta pelas complicaes (fraturas). Preveno: Praticar atividade fsica de forma regular e sistemtica, no fumar, comer alimentos ricos em clcio.

PRINCIPAIS DOENAS NA TERCEIRA IDADE


Osteartrose Fatores de Risco: Obesidade, traumatismo, casos na famlia. Sintomas: Dores nas juntas de sustentao (joelho, tornojelo e coluna), e na mos Preveno: Controlar o peso e praticar atividades fsica adequada.

Os que no encontram tempo para os exerccio, tero que encontrar tempo para a doena. Edward Derby

SADE NO TRABALHO

VOC CUIDA DE SUA SADE NO TRABALHO?

SADE NO TRABALHO

O QUE VOC FAZ PARA CUIDAR DA SUA SADE NO SEU AMBIENTE DE TRABALHO?

SADE NO TRABALHO

VOC J PRATICOU ALGUM EXERCCIO HOJE?

OBRIGADO!

You might also like