You are on page 1of 49

BIOTECNOLOGIA

PROF.SRGYO COSTA

So tcnicas que permitem ao homem utilizar organismos para obter produtos de interesse.

Primeiras tcnicas: FUNGOS po, vinho, lcool, antibiticos BACTRIAS iogurtes, queijos, coalhada. HOJE: Engenharia gentica.

ENGENHARIA GENTICA, BIOENGENHARIA OU TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE Tcnicas para a manipulao do DNA para: identificar, isolar e multiplicar os genes dos mais diversos organismos.

Elementos para a E. Gentica


Enzimas de restrio DNA-ligase Clonagem em plasmdeos bacterianos Plasmdeos recombinantes Clonagem em vrus Animais e plantas transgnicos

ENZIMA DE RESTRIO

PLASMDEOS
Sequncias circulares de DNA. Reproduzem-se de forma autnoma; Encontram-se no citoplasma de certas bactrias. Elementos genticos extracromossmico.

CLONAGEM
Clone (grego:klon, broto, ramo) Populao de geneticamente idnticos, produzidos assexuadamente ou a partir de progenitor comum; Cpia idntica de molculas, clulas, tecidos e organismos adultos. Ex: populao de bactrias, plantas.

EFEITO
Aumentar a chances de gravidez em pessoas submetidas fertilizao in vitro; Ter gmeos idnticos com intervalo de tempo; Adulto ter gmeo idntico como seu prprio filho; Manter embrio idntico como potencial substituto de uma criana que venha a bito.

Manter embrio para doao de rgos;

Fonte potencial de tecido fetal, rgos ou ovrios;


Doao de embries para outra pessoa; Venda de embries;

CLONAGEM TERAPUTICA

vulo com ncleo de clula somtica cultivado por duas semanas em laboratrio para desenvolvimento das clulas-tronco (indiferenciadas). O grupo de clulas-tronco seria induzido a se desenvolver como um tecido ou rgo.

Exemplos
Vtimas de infarto receberiam implante de clulas musculares cardacas; Pessoas com mal de Parkinson ou mal de Alzheimer receberiam neurnios sadios; preciso conhecer o processo de diferenciao, depois reproduzir toda a delicada operao fsico-qumica em laboratrio.

CLONAGEM REPRODUTIVA

Clonagem embrionria

Clonagem a partir da bipartio de embries: 1952 girinos; 1970 ratos; 1979 ovelhas; 1980 gado 1997 Dolly (Ian Wilmut) Antes de 1997 as clonagens eram feitas com clulas totipotentes (embrionrias), a partir de Dolly, clulas diferenciadas (mamria). 277 tentativas frustradas.

Terapia Gnica
Introduo de genes sadios para tratamento ou cura de doenas genticas; Inicialmente clulas de pele e medula ssea; Carncia da adenosina desaminase (Imunodeficincia humana); Diagnstico pr-natal; Novos frmacos.

PROJETO GENOMA
Localizao nos cromossomos humanos de todos os genes responsveis pelas caractersticas normais e patolgicas;
Mapeamento e sequenciamento de 3 bilhes de pares de bases que formam o genoma humano;

Doenas genticas conhecidas: seis mil.

Sonda
Utiliza-se o cdigo gentico conhecido para construir em laboratrio uma molcula de cadeia simples de DNA (gene), replica-se em meio com corantes fluorescentes ou com fsforo radioativo (sondas).

SONDAS DE RNAm
Estudo de determinado gene que esteja em alta transcrio; Isola-se o RNAm; RNAm transferido para um meio com nucleotdeos e transcriptase reversa (isolada do retrovirus); Forma-se DNA complementar (cDNA ou cadeia simples de nucleotdeos). Multiplicada em meio com fsforo radioativo ou compostos fluorescentes.

cDNA

PROJETO GENOMA

SERES TRANSGNICOS E OGM


Recebem e manifestam genes de outros organismos;

OGM organismos geneticamente modificados

SERES TRANSGNICOS

APLICAO
Obteno de produtos orgnicos em grande escala: insulina, interferon, interleucina, protenas do sangue, vacinas;
Costeletas de porco sem colesterol; Vacas com leite humano para bebs rfos;

Bactrias produzem insulina para diabticos.

PROBLEMAS TICOS
Manipulao da herana gentica com fins eugnicos (depurao da espcie); Obteno de microorganismos com caractersticas antes inexistentes (resistncia a antibiticos; produo de toxinas, doenas).

Foi enxertado no milho, gene de bactria Bacillus thuringiensis (Bt), com instrues para fabricar substncia txica para insetos, mas no para o homem. A planta tornou-se um inseticida; Em 1999 foi feita experincia com plen de milho transgnico e 44% das borboletas monarca (no alvo) morreram.

Colocou-se gene da castanha-do-par no feijo para corrigir a protena, pobre em Metionina (aminocido essencial).
O novo feijo (PGM), acabou fugindo do controle e, ao assumir mais metionina, assumiu tambm as substncias alergnicas presentes na castanha-do-par.

EXAME DE DNA

Utilizao do teste de DNA


Teste de paternidade; Identificao de autores de crimes; Prova de laos de parentesco; Identificao de cadveres e fsseis.

NOVOS PARADIGMAS
medicina comercial; venda de sptz em bancos de smen; inseminao artificial; fertilizao in vitro; criana sem pai biolgico; filho de duas mulheres.

Deve-se usar a cincia para saber e a tica para decidir. A tica do laboratrio ter de ser decidida em conjunto com a tica da sociedade (Carlos Alberto do Vale USP).
Assim como se diz que a guerra assunto grave demais para ser decidido pelos generais, a cincia perigosa demais para ser decidida apenas pelos cientistas. Steve Greve (EUA).

Se deixssemos a natureza seguir seu curso no fabricaramos remdios; esperaramos que nossos anticorpos vencessem os germes, que a pele queimada se recompusesse sozinha, que o osso fraturado se religasse. Quer queira ou no, o homem tem alterado a seleo da espcie.

O QUE VEM POR A?


Admirvel Mundo Novo! Qual sua considerao a respeito?

You might also like