You are on page 1of 29

As mulheres sejam submissas ao seu prprio marido, como ao Senhor; Efsios 5.

22-24

Dependncia Obedincia Sujeio Humildade

FAMILIA - As mulheres sejam submissas ao seu prprio marido, como ao Senhor. Ef 5.22-24; 6.1-4. CIVIL Todo homem esteja sujeito s autoridades superiores; porque no h autoridade que no proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por Ele instituidas. Rm 13.1-3. TRABALHO Quanto a vs outros, servos, obedecei a vosso senhor segundo a carne com temor e tremor, na sinceridade do vosso corao, como a Cristo. Ef 6.5-6; Tt 2.9-10; 1 Tm 6.1-2. IGREJA Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas... 1Co 12.28; Hb. 13:7,17

O Objetivo da submisso liberta, e no escravizar.

A Submisso o mtodo de Deus para revelar sua glria transcendente no processo de restaurao. A glria transcendente de Deus o seu poder de transformar aquilo que contribuiria para o nosso mal em algo que ir cooperar para o nosso bem. o que Deus faz quando estamos submissos e entregues a Ele.

Construir uma torre cujo topo chegasse aos cus. Eram unnimes na mente e no corao. O desejo deles eram tornassem famosos e deuses. Deus em sua sabedoria confundiu a lngua deles. Causando enfraquecimento e diviso. Perda do poder.

Jesus disse aos discpulos para esperar a promessa do Pai. Os discpulos se reuniram em um cenculo, depois de 10 dias de purificao, a manifestao do Esprito de Deus aconteceu. Todos comearam a falar em lnguas que jamais haviam aprendido. Deus usou as lnguas para unir os discpulos e liberar o poder do Seu Esprito na vida deles.

Ado e Eva juntos herdaram as bnos de Deus e exerciam domnio sobre a terra. Desprezo a soberania de Deus. A maldio veio como consequncia do pecado deles. Foi dito a Eva que Ado teria o governo sobre ela. Jesus o ltimo Ado, veio nos redimir da maldio do pecado do primeiro Ado, e restaurar o propsito original de Deus.

Depois de Cristo a submisso da mulher passou a ser uma expresso espontnea de f.

Negligncia Arbitrariedade Humilhao

Deus no atende ao homem que tem iniquidade no corao.

Respeitar o marido Ef 5.33 Submeter I Pe 3.1

A nossa mudana ou transformao provoca a dele.

A submisso uma atitude do corao que deve predominar tanto no homem como na mulher.

Deus testa a f. Ex.Abrao.


A submisso precede glorificao. Ex. Jesus no Getsmani. A submisso exigi coragem. Ex. Sara (Hb 11)

Cristo o nosso maior exemplo de submisso.

DEUS

CRISTO

HOMEM

A submisso da esposa ao marido tem que ser incondicional, assim como a Igreja est submissa incondicionalmente a Jesus. O marido o cabea da esposa. Jesus o cabea da Igreja. Mas, assim como a esposa uma figura da Igreja, tambm o marido uma figura de Jesus.

- DEUS MANDA QUE A MULHER SE SUBMETA AO MARIDO. No o marido que impe autoridade sobre ela. No reino de Deus toda a autoridade reconhecida, e no imposta. 2 - SUBMISSO O RECONHECIMENTO DA AUTORIDADE ESTABELECIDA. Significa obedincia humilde e com boa disposio. No apenas uma obedincia externa, mas uma atitude interior de submisso e respeito.

3 - A SUBMISSO NO ANULA A MULHER, mas, lhe d condies para cumprir o seu papel. 4 - A SUBMISSO NO REBAIXA A MULHER, mas sim a protege. Deus bom. Ele quer que a mulher esteja coberta e protegida sob a autoridade do marido. No deseja que a mulher esteja sobrecarregada e nervosa, mas tranqila e feliz.

5 - A SUBMISSO DA MULHER NO A FAZ INFERIOR. Jesus, sendo igual ao Pai, se submeteu a ele em tudo. A mulher no menor, nem o homem maior. So iguais, mas em funes diferentes segundo o plano de Deus. 6 - A MULHER DEVE SER SUBMISSA EM TUDO (Ef 5.24). O marido o responsvel geral por todas as reas da vida familiar. A mulher s deve desobedecer ao marido se ele lhe der uma ordem claramente contrria vontade de Deus conhecida nas escrituras. Se ele a obrigar a pecar, ou a deixar o Senhor, nesse caso, devesse a Deus e no ao marido (At 4.19).

7 - AS IRMS COM MARIDOS INCRDULOS DEVEM SER SUBMISSAS A ELES. Devem se comportar de tal maneira que, vendo eles o comportamento delas, se convertam (1Pe 3.1-2). 8 - A SUBMISSO NO IMPLICA EM QUE A MULHER NO FALE, NO OPINE E NO TENHA INFLUNCIA NAS DECISES DA FAMLIA. Ela no tem que dizer sim para tudo. Ela a ajudadora. Portanto deve opinar, concordar, discordar, etc. Mas sempre deve mostrar uma atitude de submisso ao marido, e ter a disposio de deixar as decises finais em suas mos, sem amargura nem rebelio interior. Quando uma esposa considera que seu marido (crente) est abusando da autoridade, deve falar-lhe a ss, com respeito e mansido. Se ele no escuta, de falar-lhe novamente, diante de irmos espirituais e maduros (Mt 18.15-17).

Mentira Roubo Falsificao Desrespeitar Deshonrar Humilhar Agredir Matar

Quando a autoridade o seu marido e voc deseja que ele mude, voc precisa se humilhar diante de Deus e se dispor a mudar tambm.

No precisaremos ter um lder perfeito se tivermos uma perfeita confiana em Deus.

PROTEO FISICA PROTEO EMOCIONAL PROTEO ESPIRITUAL Levantam-se seus filhos e chamam-na bemaventurada; seu marido tambm, e ele a louva. Muitas filhas tm procedido virtuosamente, mas tu s, de todas, a mais excelente! PROVRBIOS 31.28-29

You might also like