You are on page 1of 25

MSCULOS DE VERTEBRADOS

Ccero Colusso, Fbio Moura e Eduardo Severo

H trs tipos de msculos no corpo: -Msculo estriado esqueltico -Msculo cardaco -Msculo liso

MSCULO ESTRIADO ESQUELTICO


Formado por um grande nmero de fibras paralelas, que tm entre 0,1 e 0,01mm de dimetro. As fibras, por sua vez, so formadas por fibrilas mais finas, que possuem estrias transversais caractersticas, chamadas de linhas Z.

As linhas Z se repetem em intervalos regulares nas fibrilas. A regio entre as duas linhas Z denominada de sarcmero.

O Sarcmero constitudo de filamentos grossos e finos. Os filamentos grossos sos constitudos de miosina e os finos, de actina. Estes filamentos so interligados por um sistema de ligaes moleculares cruzadas e quando o msculo contrai e encurta, essas ligaes cruzadas so reorganizadas de forma que os filamentos grossos deslizam por entre os finos, reduzindo a distncia entre as linhas Z.

Nem os filamentos grossos nem os finos tm seus comprimentos alterados durante a contrao, mas pode-se ver claramente que eles se movem uns em relao aos outros. A fora desenvolvida por um msculo est relacionada ao grau de sobreposio dos filamentos.

COMO OCORRE O DESLIZAMENTO DOS FILAMENTOS ?


So basicamente dois filamentos, a miosina e a actina: Miosina um grosso filamento, onde cada molcula dessa protena se assemelha a um basto com uma cabea globular. Actina, filamentos finos, onde molculas globulares esto dispostas em formato helicoidal. H ainda presena de tropomiosina, uma estrutura muito fina, assentada nos sulcos da actina. E ligada a cada molcula de tropomiosina, tem a troponina, que se liga ao clcio.

A interao ocorre na unio e desunio dos filamentos, quando estas sofrem alteraes conformacionais, que faz com que pontes girem sobre o seu eixo, tracionando o filamento fino par alm do grosso.
Cada ciclo gasta uma molcula de ATP, ligada momentaneamente na cabea da miosina,

MSCULO CARDACO
Possui estrias transversais, semelhantes as do msculo esqueltico. Quando se inicia a contrao em uma regio do msculo cardaco , ela rapidamente se espalha por toda a massa muscular. Uma contrao imediatamente seguida por um perodo de relaxamento, durante o qual o msculo no pode ser estimulado. No ocorre uma contrao duradoura , como a contrao sustentada em um msculo esqueltico.

Assim como o msculo esqueltico, o msculo cardaco tambm contm filamentos de actina e miosina. Apresenta uma maior abundncia de mitocndrias, tendo em vista a necessidade constante do msculo cardaco em trabalhar continuamente.

O msculo cardaco consiste de uma complexa rede tridimensional. Formam regies de baixa resistncia eltrica, que permitem o rpido espalhamento da excitao de uma fibra para outra ao longo de todo o corao.

MSCULO LISO
Localizado nos rgos internos como paredes da bexiga, intestino, vasos sanguneos, tero, etc. Desprovido de estrias transversais, caractersticas do msculo esqueltico, mas sua contrao depende das mesmas protenas dos msculos estriados: actina e miosina. O msculo liso constitudo de clulas muito menores, dificultando muito de ser estudado.

FONTE DE ENERGIA PARA A CONTRAO MUSCULAR

O suprimento de energia imediato para a contrao o ATP, esta a nica substancia que os msculos podem utilizar diretamente. A quantidade de ATP presente na clula muscular suficiente para suprir apenas alguns segundos de atividade muscular intensa. Logo a grande fonte de energia o fosfato de creatina, onde seu grupo fosfrico transferido para o difosfato de adenosina (ADP), e assim restaurando o suprimento de ATP.

Entretanto para reabastecer o fosfato de creatina a oxidao de carboidratos e cidos graxos. Os carboidratos so armazenados nos msculos sob a forma de glicognio, este se encontra em uma quantidade de 0,2 % a 7 % do peso mido do msculo e uma quantidade de energia 100 vezes maior que a quantidade total fornecida pelo fosfato de creatina. Na ausncia de oxignio suficiente, o glicognio poder ser quebrado at o estado de cido ltico, mas produz pouca energia (7% de energia de uma oxidao completa).

CONTRAO MUSCULAR
Contrao indica um estado de atividade mecnica; H as contraes isomtricas - quando no h alterao no comprimento do msculo durante a contrao Contraes isotnicas - quando h uma alterao do comprimento do msculo durante a contrao, sendo que existem dois tipos de casos:

CONTRAO MUSCULAR
Concntrica/Fase Positiva - movimentos que fazem o msculo encurtar ao se contrair. Excntrica/Fase Negativa movimentos que fazem o msculo se alongar.

COMO DESENCADEADA A CONTRAO?

Normalmente iniciada com um impulso nervoso que atinge a juno neuromuscular (placa motora).
Onde se difunde da placa motora para a fibra muscular, a substncia acetilcolina, a medida que o impulso se espalha para o retculo sarcoplasmtico, ocorre um aumento na permeabilidade o Clcio que estavam retidos; O clcio se liga a troponina que libera a tropomiosina para se ligar com a cabea da miosina, e assim comea os movimentos dos filamentos.

O RELAXAMENTO

Difuso do Ca++ do filamento para o reticulo sarcoplasmtico; Tropomiosina volta a posio com a troponina bloqueando o contato com a cabea da miosina. Reedio do complexo ATP-miosina

Tnus/Contrao parcial de um msculo em repouso.

MSCULOS LENTOS E RPIDOS

Os msculos estriados so frequentemente divididos em duas categorias: msculos lentos/tnicos e rpidos/fsicos. Msculos lentos, tambm conhecidos como fibras brancas so basicamente msculos com uma quantidade menor de mioglobinas.
J os msculos rpidos, possuem mais mioglobinas e tambm so conhecidos como fibras vermelhas.

A principal diferena funcional destes msculos que as fibras fsicas so usadas em movimentos rpidos e as tnicas em situaes de contrao prolongada: O sistema fsico esta associado a grandes fibras nervosas, com grande velocidade de resposta contrtil, fora a intensidade da contrao (mxima). J o sistema tnico, envolve pequenas fibras, com contraes graduadas com potenciais musculares no propagados de pequena amplitude.

Vemos esta diferenciao, por exemplo: Nas rs, msculos fsicos esto envolvidos nos saltos, enquanto que os tnicos esto envolvidos na postura.

Em peixes pelgicos, como o atum e a cavalinha que nadam continuamente, mas em velocidades relativamente lentas. As fibras tnicas so responsveis por essa natao contnua, enquanto que as fsicas esto envolvidas em curtos surtos de alta velocidade

REFERNCIAS

www.malhandocerto.com Tratado de fisiologia veterinria, Gunninghan, 2 edio, editora Guanabara. Fisiologia Animal adaptao e meio ambiente, Knut SchmidtNielsen.

REFERNCIA DAS IMAGENS


http://images1.wikia.nocookie.net/__cb20130427230212/aia1317/pt-br/images/c/cc/Sarcomero.jpg http://2.bp.blogspot.com/-BkfnbEX3gUw/T33i3uWJoI/AAAAAAAAT4A/r9rt8GehvJ4/s1600/120404145051_animals_natural_history_museum_exh_640x36 0_reuters_nocredit.jpg http://www.brasilescola.com/upload/e/img_bio(1).jpg http://www.webciencia.com/11_28tipos.jpg http://2.bp.blogspot.com/-VI8JTfBu0tk/Taj4hwyra0I/AAAAAAAAATQ/DxZ4uRYaD5c/s1600/felinemuscle.jpeg http://www.coladaweb.com/files/musculo-liso.jpg http://www.receitadevovo.com.br/wp-content/uploads/2013/04/carboidratos1.jpg http://3.bp.blogspot.com/_T3Thj5dOUjY/S_fk9mxLBHI/AAAAAAAACt8/RB9Nr1rdHBY/s1600/r%C3%A3 1.jpg http://www.petitgastro.com.br/wp-content/uploads/2012/06/Atum_fontes_I_RGB.jpg http://djalmasantos.files.wordpress.com/2010/11/musculo.jpg http://4.bp.blogspot.com/_-ZRlBOuYuhU/TJPX4p5wKWI/AAAAAAAAAOo/WsTd5WmaFzI/s400/10v.jpg

OBRIGADO!

You might also like