You are on page 1of 23

UFU CURSO DE CINCIAS BIOLGICAS

O USO DA METODOLOGIA DE PESQUISA QUALITATIVA PELA CINCIA

Prof. Maria Andrade (convidada)

UBERLNDIA-MG 2013

METODOLOGIA, PESQUISA, CINCIA, ABORDAGEM


QUALITATIVA

A metodologia cientfica trata de mtodo e cincia. Mtodo (do grego methodos; met'hodos significa, literalmente, caminho para chegar a um fim) , portanto, o caminho em direo a um objetivo. Metodologia o estudo do mtodo, ou seja, o corpo de regras e procedimentos estabelecidos para realizar uma pesquisa. Cientfica deriva de cincia, a qual compreende o conjunto de conhecimentos precisos e metodicamente ordenados em relao a determinado domnio do saber. (TARTUCE, 2006).

A ATIVIDADE PREPONDERANTE DA METODOLOGIA


A PESQUISA O que pesquisa? Na definio de Gil (2007, p. 17), trata-se de um ... procedimento racional e sistemtico que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que so propostos. A pesquisa desenvolve-se por um processo constitudo de vrias fases, desde a formulao do problema at a apresentao e discusso dos resultados. S se inicia uma pesquisa se existir uma pergunta, uma dvida para a qual se quer buscar a resposta. Pesquisar, portanto, buscar ou procurar resposta para alguma coisa.

...

A Cincia fundamenta-se no Conhecimento Cientfico. Assim, Cincia um sistema de proposies, rigorosamente demonstradas, constantes, gerais, ligadas entre si pelas relaes de subordinao relativas a seres, fatos e fenmenos. (BARRETO, 1998). Sendo assim:
Tudo

aquilo que compe a natureza objeto de observao e experimentao para se obter novos conhecimentos. Toda a matria em qualquer forma e composio molecular pode ser objeto de estudo. Todos os fenmenos relacionados a natureza social, biolgica e tecnolgica so objetos da cincia.

Segundo Fonseca (2002, p. 11) a cincia uma forma particular de conhecer o mundo.

A Cincia, exige: atitude cientfica.

A pesquisa quanto abordagem

PESQUISA QUANTITATIVA
As pesquisas quantitativas so mais adequadas para apurar opinies e atitudes explcitas e conscientes dos entrevistados, pois utilizam instrumentos padronizados (questionrios). Elas testam, de forma precisa, as hipteses levantadas para a pesquisa e fornecem ndices que podem ser comparados com outros. (GERHARDT; SILVEIRA,
2009).

PESQUISA QUALITATIVA
As pesquisas qualitativas tm carter exploratrio: estimulam os entrevistados a pensar e falar livremente sobre algum tema, objeto ou conceito. Elas fazem emergir aspectos subjetivos, atingem motivaes no explcitas, ou mesmo no conscientes, de forma espontnea. (GERHARDT; SILVEIRA, 2009).

CARACTERSTICAS DE UMA PESQUISA QUALITATIVA


Considerando

o contexto das experincias humanas, na pesquisa qualitativa existe maior interesse nos processos do que nas causas e resultados, no enfatiza em variveis que podem ser medveis ou manipuladas;
pelo significado: como as pessoas pensam e vivem. Como imaginam o mundo e como o interpretam; pesquisador o instrumento direto atravs do qual se obtm a informao, ao invs dos questionrios;

Interesse

Trabalho

de campo com pessoas e entre pessoas sem mtodos de tipo laboratorial; nfase na descrio para depois analisar o significado da pesquisa; Os principais recursos: Escutar, observar, realizar entrevistas, vivenciar.; As hipteses de trabalho no so uma relao entre variveis operacionais numericamente, mas, uma interrelao entre conceitos amplos; Flexibilidade ou capacidade de adaptao a todo momento.

AMOSTRA
Qualitativa

- no h preocupao em projetar resultados para a populao. O nmero de entrevistados geralmente pequeno. Considera a existncia de uma relao dinmica entre mundo real e sujeito. descritiva e utiliza o mtodo indutivo. O processo o foco principal.
- exige um nmero maior de entrevistados para garantir maior preciso nos resultados, que sero projetados para a populao representada. Traduz em nmeros opinies e informaes para classific-los e organiz-los. Utiliza mtodos estatsticos.

Quantitativa

TCNICAS DE COLETA DE DADOS

Observao;

Entrevista;
Questionrio; Pesquisa documental e bibliogrfica.

OBSERVAO

uma tcnica de coleta de dados para conseguir informaes e utiliza os sentidos na obteno de determinados aspectos da realidade. consiste apenas em ver e ouvir, mas tambm em examinar fatos ou ferramentas que se deseja estudar. observao ajuda o pesquisador a identificar e a obter provas a respeito de objetivos sobre os quais os indivduos no tem conscincia, mas que orientam seu comportamento.

No

ENTREVISTA

Qualitativa - so realizadas por meio de entrevistas em profundidade ou de discusses em grupo. Nas entrevistas em profundidade, feito o pr-agendamento do entrevistado e a sua aplicao individual, em local reservado.
Quantitativa - o entrevistador identifica as pessoas a serem entrevistadas por meio de critrios previamente definidos: por sexo, por idade, por ramo de atividade, por localizao geogrfica, etc. As entrevistas no exigem um local previamente ou em pontos de fluxo de pessoas.

QUESTIONRIO
Qualitativa

- normalmente as informaes so coletadas por meio de um roteiro. As opinies dos participantes so gravadas e posteriormente analisadas.

Quantitativas

- as informaes so colhidas por meio de um questionrio estruturado com perguntas claras e objetivas. Isto garante a uniformidade de entendimento dos entrevistados.

PESQUISA DOCUMENTAL

A anlise documental pode se constituir numa tcnica valiosa de abordagem de dados qualitativos, seja complementando as informaes obtidas por outras

tcnicas, seja desvelando aspectos novos de um tema ou


problema.
So considerados documentos, regulamentos, normas, pareceres, cartas, memorandos, dirios pessoais, autobiografias, jornais, revistas, discursos, roteiros de programas de rdio e televiso, estatsticas, entre outros.

PESQUISA BIBLIOGRFICA

Abrange toda bibliografia j tornada publica em relao ao tema de estudos, desde publicaes avulsas, boletins, jornais, revistas, livros, pesquisa, monografias, teses, material cartogrfico, at meios de comunicao.

RELATRIO
Qualitativa

- as informaes colhidas na abordagem qualitativa so analisadas de acordo com o roteiro aplicado e registradas em relatrio, destacando opinies, comentrio e frases mais relevantes que surgiram. - o relatrio da pesquisa quantitativa, alm das interpretaes e concluses, deve mostrar tabelas de percentuais e grficos.

Quantitativa

De maneira sucinta, em pesquisas qualitativas o importante o que se fala sobre um tema, enquanto que em pesquisas quantitativas o importante quantas vezes falado. (GERHARDT; SILVEIRA, 2009).

QUANDO USAR PESQUISA QUALITATIVA?

REFERNCIAS
ABNT- Associao Brasileira de Normas e Tcnicas. Disponvel em: http://www.abnt.org.br. Acesso em 25, julho, 2013. BARRETO, Alcyrus Vieira Pinto; HONORATO, Cezar de Freitas. Manual de sobrevivncia na selva acadmica. Rio de Janeiro: Objeto Direto, 1998. FONSECA, J.J.F. Metodologia da pesquisa cientfica. Fortaleza: UEC, 2002. GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Org.). Mtodos de pesquisa. SEAD/UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. GIL, A.C.Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. So Paulo: Atlas, 2007. TARTUCE, T.J.A. Mtodos de pesquisa. Fortaleza: UNICE-Ensino Superior, 2006.

You might also like