You are on page 1of 14

Instrumentos e Tcnicas do Servio Social

Luciane de Cassia de Faria

Instrumentos e Tcnicas
...historicamente o Servio Social vem se valendo em sua ao profissional de instrumentos e tcnicas. Mas, em face das discusses que vimos tratando no decorrer do trabalho pudemos perceber que se o instrumento a maneira (crtica) de potencializar a ao, a tcnica a melhor maneira (critica) de faz-lo. Esta expresso impossibilita perceb-los separadamente na ao profissional, embora, ao nvel do pensamento, possamos apanhar suas respectivas identidades distinguindo-as. Ento, tendemos a denominar aos instrumentos e tcnicas, chamados tradicionalmente, de instrumental-tcnico, reforando que este hfen no por acaso, mas representa que realmente no separam-se um do outro. (SARMENTO, 1994, p. 228)

Instrumentos de trabalho direto


A prtica do Servio Social realizada atravs dos instrumentos e tcnicas, so estes que permitem a operacionalizao da proposta de ao, ou seja, a pratica orientada a partir ao/reflexo da realidade.

Instrumentos e Tcnicas
Observao Entrevista Individual e Grupal Dinmicas de Grupo Reunies Mobilizao de Comunidade Visita Domiciliar Visita Institucional

Visita Domiciliar

O que ? Porque fazer? Qual a postura profissional?

O que Visita Domiciliar


Basicamente, a visita domiciliar trata-se de uma prtica profissional, onde este realiza uma investigao ou atendimento no meio social ou familiar de um individuo ou de um grupo, onde ser estabelecido um dialogo entre as partes.

O que Visita Domiciliar


A visita deve ser orientada atravs de um planejamento e roteiro de perguntas, sendo assim, o profissional no ato da visita domiciliar tambm acaba utilizando outras tcnicas profissionais que so a entrevista e a observao.

O que Visita Domiciliar


Durante a visita, muito importante aterse aos fatos e aos relatos, assim como observar a totalidade significativa da vida do sujeito, ou seja, fazer a correlao das situaes observadas com os relatos do visitado.

Porque fazer Visita Domiciliar?


Partindo do principio de que as pessoas quando esto em seu meio social ou familiar sentem-se mais a vontade para expressar suas dificuldades, entende-se este como sendo o local mais propicio para um atendimento onde o profissional poder potencializar o conhecimento da realidade e ao mesmo tempo garantido seus direitos e refletindo sobre a qualidade de vida.

Porque fazer Visita Domiciliar?


A visita domiciliar acontece quando existe uma necessidade da instituio/profissional de maior conhecimento da situao do atendido, de observar e conhecer o ambiente do indivduo e seus familiares, ou seja, a aproximao da realidade do sujeito ou grupo.

Porque fazer Visita Domiciliar?


Pode ser realizada num enfoque social, ou seja, quando existe a preocupao em torno dos aspectos ambientais e das relaes em torno da famlia; e podem ter o enfoque psicolgico, quando as preocupaes esto voltadas para as raes e comportamento da pessoa.

Postura profissional
... Ainda hoje muitas organizaes se utilizam desse recurso como instrumento que d poder ao profissional para agir como detetive em busca de provas que denunciem/comprovem as mentiras contadas pelo usurio ao relatar sua situao, podendo levar excluso do atendimento; por outro lado, quando comprovado, pelos fatos, que o usurio disse a verdade no primeiro atendimento o assistente social relaxe por no ter sido enganado, premiando o usurio pela sua sinceridade, mantendo-o includo no atendimento... (PITARELLO, 1999, p. 1-2)

Para Reflexo
Os instrumentos e tcnicas do Servio Social, assim como o relacionamento, a observao, a entrevista, a reunio e a documentao, foram adaptados ao profissional de maneira acrtica. Portanto imprescindvel na prtica profissional ter clareza do como, quando, para qu e para quem eu fao.

You might also like