You are on page 1of 26

Tecnologia e educao

Disciplina: Docncia e Tutoria

Novas Tecnologias
Vivemos um momento muito especial na histria da humanidade. Momento este marcado pela inveno de uma tecnologia que vem revolucionando a forma como acessamos informao, nos relacionamos uns com os outros e organizamos nossas atividades dirias. Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vm cabea o computador. Mas, muitas outras coisas so tecnologias. Como exemplo: a televiso, o avio, o livro, a lmpada e o liquidificador. Enfim, milhares de recursos que fazem parte do nosso dia a dia e que nos ajudam a executar nossas tarefas, seja na vida pessoal ou profissional. Mas ento, que tecnologia esta que est mexendo conosco e alterando a nossa rotina? Provavelmente, voc pense que o computador... Mas, no! Na realidade a grande revoluo tecnolgica da nossa poca a Internet.

Avanos na Tecnologia
O perodo posterior Segunda Guerra Mundial foi marcado tambm pela ascenso do conhecimento cientfico como ferramenta fundamental para o desenvolvimento de uma srie de transformaes nos ramos de alta tecnologia, principalmente nas reas de informtica e telecomunicaes. Entre as principais descobertas tecnolgicas em eletrnica que se deram no perodo posterior Segunda Guerra Mundial podemos destacar: o transistor que, inventado em 1947, possibilitou o processamento de impulsos eltricos em velocidade rpida e permitiu a codificao da lgica e da comunicao com e entre as mquinas; os circuitos integrados criados em 1957 e que se constituram num passo decisivo da microeletrnica; o computador eletrnico que nasceu em 1946 na Filadlfia (CASTELLS, 1999).

Revoluo da Tecnologia da Informao


Os avanos tecnolgicos desenvolvidos, culminaram na dcada de 70 com o surgimento de um processo que Manuel Castells (1999) denominou de Revoluo da Tecnologia da Informao. Esta revoluo foi marcada: pela inveno, em 1971, do microprocessador; pelo desenvolvimento de softwares que possibilitaram a difuso dos microcomputadores em meados dos anos 70; instalao em 1969 de uma nova rede eletrnica de comunicao que se desenvolveu ao longo dos anos 70 transformado-se na Internet; ligao dos microcomputadores em rede em meados da dcada de 80 graas aos avanos nas telecomunicaes (CASTELLS, 1999).

A Internet tem se tornado um meio familiar de acesso a todo o tipo de informaes, seja de mbito tecnolgico, econmico, social e cultural rompendo barreiras geogrficas de tempo e espao. Os produtos gerados desse avano tecnolgico tm sido absorvidos em diferentes reas. As tecnologias de comunicao provocam impactos no setor educacional, construindo ambientes inovadores de aprendizagem virtual, via Web.

Tecnologia e Educao
A educao que sempre esteve e continua presa a lugares e tempos determinados: escola, salas de aula, calendrio escolar, grade curricular comeou a sofrer transformaes. H vinte anos, para aprender oficialmente, tnhamos que ir a uma escola. E hoje? A interconectividade que a Internet e as redes desenvolveram nestes ltimos anos revolucionou a forma de ensinar e aprender. A Internet pode ser vista como fator decisivo para o boom da Educao a Distncia nas ltimas dcadas.

Internet
Segundo MOORE e KEARSLEY (2007, p. 63), o maior avano tecnolgico na educao a distncia na ltima dcada foi o rpido surgimento da internet e da word wide web. Ou seja, uma das mais importantes ferramentas de informatizao a internet, uma rede mundial de computadores pela qual milhares de informaes circulam a todo instante, possibilitando a comunicao entre as mais distantes regies do mundo. Os novos espaos de aprendizagem via Internet potencializam novas formas de ensinar e de aprender.

Gerao Y e Z
Com o advento das tecnologias digitais, novas geraes tambm surgiram. A primeira delas, que faz parte do perodo de disseminao da Internet, a Gerao Y nascida entre 1975 e 1995. Esta gerao no nasceu com as tecnologias digitais disposio, mas ainda na juventude foi exposta a elas, o que fez com que se familiarizassem facilmente. Esta gerao no est mais cursando a Educao Bsica so jovens que j esto no mercado de trabalho e que tm caractersticas bem marcantes: so questionadores; adoram desafios; e necessitam ser avaliados constantemente. A ltima gerao, nascida aps 1995 e chamada de Gerao Z, aquela que j nasceu impulsionada pelas tecnologias digitais. So os chamados nativos digitais e que hoje so nossos alunos! Para eles, zapear o verbo. No usam mais e-mails e so capazes de interagir com diversas tecnologias ao mesmo tempo. Estudam assistindo TV, navegando na Internet, ouvindo msica e trocando mensagens de texto pelo celular.

Melhoria no ensino
A disseminao e a popularizao da Internet, juntamente com as novas tecnologias da Informao e Comunicao (TIC), provocam impactos na educao, contribuindo para a melhoria do ensino e/ou aprendizagem a distncia e tambm com mudanas significativas para a educao presencial, que no aceita mais os modelos tradicionais.

Presencial e Distncia
Mudanas causadas pelas redes, principalmente a Internet, nas diferentes modalidades de ensino: Na educao presencial, desenraizam o conceito de ensino-aprendizagem localizado e temporalizado. Podemos aprender desde vrios lugares, ao mesmo tempo, on e off line, juntos e separados. Como nos bancos, temos nossa agncia (escola) que nosso ponto de referncia; s que agora no precisamos ir at l o tempo todo para poder aprender. As redes tambm esto provocando mudanas profundas na educao a distncia. Antes a EAD era uma atividade muito solitria e exigia muito auto-disciplina. Agora com as redes a EAD continua como uma atividade individual, combinada com a possibilidade de comunicao instantnea, de criar grupos de aprendizagem, integrando a aprendizagem pessoal com a grupal. A educao presencial est incorporando tecnologias, funes, atividades que eram tpicas da educao a distncia, e a EAD est descobrindo que pode ensinar de forma menos individualista, mantendo um equilbrio entre a flexibilidade e a interao.

Modalidades de ensino
Hoje temos a educao presencial, semi-presencial (parte presencial/parte virtual ou a distncia) e educao a distncia (ou virtual). A presencial a dos cursos regulares, em qualquer nvel, onde professores e alunos se encontram sempre num local fsico, chamado sala de aula. o ensino convencional. A semi-presencial acontece em parte na sala de aula e outra parte a distncia, atravs de tecnologias. A educao a distncia pode ter ou no momentos presenciais, mas acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espao e ou no tempo, mas podendo estar juntos atravs de tecnologias de comunicao.

Educao a distncia
Segundo Moran (1994, p. 1), Educao a distncia o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos esto separados espacial e/ou temporalmente. ensino/aprendizagem onde professores e alunos no esto normalmente juntos, fisicamente, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente as telemticas, como a Internet. Mas tambm podem ser utilizados o correio, o rdio, a televiso, o vdeo, o CD-ROM, o telefone, o fax e tecnologias semelhantes.

Tecnologia e novas formas de ensino


As tecnologias interativas, sobretudo, vm evidenciando, na educao a distncia, o que deveria ser o cerne de qualquer processo de educao: a interao e a interlocuo entre todos os que esto envolvidos nesse processo. Na medida em que avanam as tecnologias de comunicao virtual (que conectam pessoas que esto distantes fisicamente como a Internet, telecomunicaes, videoconferncia, redes de alta velocidade) o conceito de presencialidade tambm se altera. Poderemos ter professores externos compartilhando determinadas aulas, um professor de fora "entrando" com sua imagem e voz, na aula de outro professor... Haver, assim, um intercmbio maior de saberes, possibilitando que cada professor colabore, com seus conhecimentos especficos, no processo de construo do conhecimento, muitas vezes a distncia.

O conceito de curso, de aula tambm muda. Hoje, ainda entendemos por aula um espao e um tempo determinados. Mas, esse tempo e esse espao, cada vez mais, sero flexveis. O professor continuar "dando aula", e enriquecer esse processo com as possibilidades que as tecnologias interativas proporcionam: para receber e responder mensagens dos alunos, criar listas de discusso e alimentar continuamente os debates e pesquisas com textos, pginas da Internet, at mesmo fora do horrio especfico da aula. H uma possibilidade cada vez mais acentuada de estarmos todos presentes em muitos tempos e espaos diferentes. Assim, tanto professores quanto alunos estaro motivados, entendendo "aula" como pesquisa e intercmbio. Nesse processo, o papel do professor vem sendo redimensionado e cada vez mais ele se torna um supervisor, um animador, um incentivador dos alunos na instigante aventura do conhecimento.

Novo papel do Professor

Como impacto das tecnologias de informao e comunicao (TIC), tem-se a rpida defasagem dos conhecimentos e a demanda por profissionais cada vez mais qualificados, capazes de aprender e resolver problemas colaborativamente, ou seja, cada ser ajuda o outro a desenvolver-se, a aprender junto. Cabe ao professor, ento, fomentar o processo de ensino-aprendizagem, elaborando metodologias, e, conseqentemente, materiais, que permitam o aluno aprender, que o objetivo de ambos, aproveitando ao mximo os recursos oferecidos pelo uso do computador e meios de comunicao.

Os professores-orientadores, devem agir como parceiros de aprendizagem, ajudando o aluno a criar laos num grupo, contribuindo para a motivao de cada aluno, organizando e facilitando recursos para um processo coletivo de aprendizagem que tratem de conceitos interdisciplinares, que apresentem desafios e estimulem a iniciativa, a curiosidade, o prazer de estudar de forma colaborativa e descobrir significados, reinventar, desenvolver aes, receber, selecionar e enviar informaes. As tecnologias de informao e comunicao podem permitir esse tipo de atendimento para muitos, ao mesmo tempo individual e coletivo, dialgico e construtivo, enriquecendo a aprendizagem, desde que orientada pelo professor. Surge um modelo educacional onde os personagens que o integram assumem novos papis e mencionam a educao sob perspectivas que atendam s necessidades atuais de incluso do indivduo dentro de uma sociedade da informao. Nele, o papel do professor deixa de ser simplesmente transmissor do conhecimento passando a atuar como elemento incentivador de descobertas e auxiliar no processo de aprendizagem do aluno.

Os processos pedaggicos na sala de aula na educao tradicional eram restritos a aes que envolviam o "escute, leia, decore e repita" (BEHRENS, 1999, p. 45). Essa abordagem tradicional tem a idia de uma educao centrada no professor, ele a autoridade. Na educao a distncia com novas tecnologias, o professor pode ultrapassar um ensino focalizado em cumprir a exposio de contedos e buscar caminhos para oferecer processos de aprendizagem. Ele pode ser um facilitador, que provoca o dilogo, um incentivador dos alunos na busca do conhecimento, recebe e aprende com os alunos, estabelecendo a construo social da aprendizagem colaborativa. Assim, o professor sugere informaes, ele participa da aprendizagem do aluno que vai sendo construda com a interao com o outro, ele estimula uma forma de pensar, reconstruindo o conhecimento existente, ele passa a ser um colaborador na aprendizagem. Na educao com novas tecnologias, ou seja, na educao a distncia, o aluno tem possibilidade de construir o seu conhecimento conforme o seu ritmo em interao intercultural com o mundo, sem limites, diferenciando-se de um aluno passivo e receptor de informaes transmitidas pelo professor.

A realidade do ensino atual


Para que estas mdias possam ser utilizadas eficazmente, os professores tero de estar dispostos a atuar de forma diferente e usar pedagogicamente as interfaces tecnolgicas a seu dispor. Apesar das transformaes verificadas, os professores encontram-se, na sua maioria, pouco preparados para atuar neste novo contexto. Isto se deve ao analfabetismo tecnolgico que os torna incapazes de se adaptarem ao novo ambiente educacional, ou tambm pela resistncia de outros s mudanas decorrentes da tecnologia pelo receio de perderem o seu espao. Uma soluo para este problema seria a formao de professores nas novas tecnologias educativas, para poderem responder ao desafio de ordem cultural.

Reconhecendo que a tecnologia requer uma formao contnua, Kenski (2010, p.30) afirma que: As velozes transformaes tecnolgicas da atualidade impem novos ritmos e dimenses tarefa de ensinar e aprender. preciso estar em permanente estado de aprendizagem e de adaptao ao novo. No existe mais a possibilidade de considerar a pessoa totalmente formada, independente do grau de instruo alcanado. A autora destaca que a tecnologia traz o desafio da atualizao permanente, j que os dispositivos tecnolgicos evoluem com bastante rapidez (KENSKI, 2010, p. 26). Infelizmente no so raros casos nos quais professores so inseridos em prticas de ensino online sem a devida preparao para isso. O uso da internet no seu dia-a-dia no significa que o professor esteja preparado para o ensino online. preciso que o professor seja capaz de usar as tecnologias disponveis para fins didticos.

Evidencia-se a necessidade de se investir na valorizao e na formao continuada dos professores e tambm, na atualizao constante de sua prtica pedaggica e na urgncia de capacitar o professor para a docncia online, pois no mbito da cibercultura, a educao na modalidade a distncia cada vez mais online.

Descompasso no domnio das tecnologias


Os alunos esto prontos para a multimdia, os professores, em geral, no. Os professores sentem cada vez mais claro o descompasso no domnio das tecnologias e, em geral, tentam segurar o mximo que podem, fazendo pequenas concesses, sem mudar o essencial. Muitos professores tm medo de revelar sua dificuldade diante do aluno. Por isso e pelo hbito mantm uma estrutura repressiva, controladora, repetidora. Os professores percebem que precisam mudar, mas no sabem bem como faz-lo e no esto preparados para experimentar com segurana. Muitas instituies tambm exigem mudanas dos professores sem dar-lhes condies para que eles as efetuem. Freqentemente algumas organizaes introduzem computadores, conectam as escolas com a Internet e esperam que s isso melhore os problemas do ensino. Os administradores se frustram ao ver que tanto esforo e dinheiro empatados no se traduzem em mudanas significativas nas aulas e nas atitudes do corpo docente.

As mudanas na educao dependem, mais do que das novas tecnologias, de termos educadores, gestores e alunos maduros intelectual, emocional e eticamente; pessoas curiosas, entusiasmadas, abertas, que saibam motivar e dialogar; pessoas com as quais valha a pena entrar em contato, porque dele samos enriquecidos. So poucos os educadores que integram teoria e prtica e que aproximam o pensar do viver. Os educadores marcantes atraem no s pelas suas idias, mas pelo contato pessoal. Transmitem bondade e competncia, tanto no plano pessoal, familiar como no social, dentro e fora da aula, no presencial ou no virtual. H sempre algo surpreendente, diferente no que dizem, nas relaes que estabelecem, na sua forma de olhar, na forma de comunicar-se, de agir. E eles, numa sociedade cada vez mais complexa e virtual, se tornaro referncias necessrias.

A principal meta da educao criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, no simplesmente repetir o que outras geraes j fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educao formar mentes que estejam em condies de criticar, verificar e no aceitar tudo que a elas se prope. Jean Piaget

Referncias
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. So Paulo: Paz e Terra, 1999. MORAN, Jos Manuel. O que educao a distncia. 1994. Disponvel em:<http://www.eca.usp.br/moran/dist.htm>. Acesso em: out. 2013. SANTOS, Rosimeire Martins Rgis dos. O Processo de colaborao na educao online: interao mediada pelas tecnologias de informao e comunicao, Campo Grande, 2008. 174 p. Dissertao (Mestrado) Universidade Catlica Dom Bosco. VILAA, Mrcio Luiz Corra. Tecnologia e educao: introduo competncia tecnolgica para o ensino online. Revista do Curso de Letras da UNIABEU Nilpolis, v. 2, n. 5, Maio-Ago. 2011. MORAN, Jos Manuel. A integrao das tecnologias na educao. Disponvel em:<http://www.eca.usp.br/moran/integracao.htm>. Acesso em: out. 2013.

You might also like