You are on page 1of 43

Misso, Viso, Valores e Objetivos

Prof Murilo Toledo Senac Presidente Prudente

Delimitao do Negcio
Ao se iniciar uma gesto estratgica deve-se primeiramente delimitar o espao que a organizao pretende ocupar em face das oportunidades e ameaas que o ambiente organizacional ir apresentar.

Este negcio precisa ser definido levando-se em considerao duas dimenses: os desejos ou necessidades dos consumidores que a organizao pretende satisfazer e a disponibilizao de competncias e habilidades para satisfazlos.

Delimitao do Negcio
A definio de qualquer negcio envolve os seguintes questionamentos: 1. Qual o seu negcio? 2. Quem so os clientes da organizao? 3. O que os clientes do mais valor no que a empresa lhes oferece? (qualidade, preo, rapidez no atendimento) 4. Quais dessas necessidades esto bem atendidas pela empresa? 5. Quais so os clientes da concorrncia e por que eles no compram da minha empresa? 6. O que seu negcio vai ser / deveria ser?

Objetivos
Acredito que a diferena vital entre o sucesso e o fracasso de uma empresa pode frequentemente ser atribuda questo de at que ponto a organizao aproveita bem a energia e o talento de seu pessoal. Que faz ela para ajudar as pessoas a achar um denominador comum que as aproximem? Como as mantm direcionada em torno de um mesmo objetivo? Thomas J. Watson Jr.

Objetivos
Objetivos so resultados quantitativos e qualitativos que a empresa precisa alcanar em prazo determinado, no contexto de seu ambiente, para cumprir sua Misso. "Se voc no sabe para onde quer ir, qualquer caminho lhe servir. Henry Kissinger

OBJETIVO META

Caractersticas dos Objetivos


Coerentes Viveis, porm desafiantes Aprazados

Mensurveis (quantitativamente e qualitativamente)


Claros, explcitos e concisos Conhecidos e acreditados por toda a empresa Em nmero reduzido, para evitar disperso

Temas para Objetivos


Crescimento Rentabilidade Participao de Mercado Produtividade Qualidade

Indicadores de Desempenho para Objetivos


Objetivos
Resultados Temas Indicadores de desempenho Atual Planejado 1 ano 2 ano 3 ano 4 ano 5 ano

Crescimento

Faturamento ou Produo Receita Lquida / Patrimnio Lquido e/ou Lucro Lquido / Patrimnio Lquido

Rentabilidade

Faturamento / Faturamento do Participao de mercado Setor ou Produo / Produo do Setor Produtividade Faturamento por Funcionrio ou Vendas por m2

Qualidade

Nvel de satisfao do cliente

Exemplos de objetivos
O Banco Nacional, no seu Plano Estratgico para o perodo 89/93, de acordo com a revista Exame de 13/12/89, definiu como o seguinte Objetivo:

"Ser um dos 3 melhores bancos atuando no Brasil."


A TAM, em reportagem do JB de 11/06/91, intitulada "TAM planeja voar mais alto", definiu como Objetivo:

"Aumentar o faturamento de US$ 80 milhes (1990), para US$ 110 milhes (1991)".
A Giorgio Armani, famosa etiqueta italiana definiu, com relao rede de lojas A/X Armani, que o Objetivo estabelecer mais 50

lojas nos Estados Unidos, at 1994, conforme reportagem da Gazeta Mercantil de 21/03/92.

Misso
a Razo da empresa hoje. um compromisso e uma orientao objetiva de como a organizao deve atuar para cumprir o que est contido na definio do negcio e na viso da organizao.

A misso da organizao liga-se diretamente aos seus objetivos institucionais, e aos motivos pelos quais foi criada, a medida que representa a sua razo se ser.

Misso
Sugere-se que a misso deve ser ampla o suficiente para permitir o desenvolvimento criativo dos negcios da empresa.

Idia Restrita
Produzir fertilizantes Fabricar cosmticos Vender enciclopdias Abrir um parque de diverses

Idia Ampla
Melhorar a produtividade agrcola Oferecer esperanas Distribuir informaes Proporcionar felicidade

Misso
A seguir apresentamos algumas perguntas facilitadoras que orientam na identificao da Misso: 1. O que a empresa deve fazer? 2. Para quem deve fazer? 3. Para que deve fazer? 4. Como deve fazer?

5. Onde deve fazer?


6. Qual responsabilidade social deve ter?

Exemplos de Misso
ARACRUZ CELULOSE Perseguir uma posio cada vez mais destacada entre os melhores produtores globais de produtos de base florestal, concentrando-se em segmentos de mercado de porte significativo e valor agregado, gerando um retorno superior para os nossos acionistas, alavancando nossa competncia no aproveitamento de florestas renovveis, desenvolvendo produtos que agreguem valor aos nossos clientes, criando oportunidades de desenvolvimento para nossos funcionrios, observando os princpios de desenvolvimento sustentvel. BRADESCO Nossa misso atender as necessidades dos clientes, desenvolvendo relacionamento de longo prazo de forma tica, criativa e em equilbrio com os interesses dos acionistas. EMBRATEL Prestar servios de telecomunicaes globais destinados a atender s necessidades de seus clientes, no Brasil e no exterior, com qualidade, confiabilidade e custos adequados a seus negcios.

Exemplos de Misso
"To solve unsolved problems innovatively" - 3M "To give ordinary folk the chance to buy the same

thing as rich people." - Wal Mart


"To make people happy." - Walt Disney

Viso
a posio que queremos ocupar num cenrio futuro, seja em negcios existentes, seja em uma nova composio de negcio. Deve ser uma imagem ambiciosa de um estado que deseja alcanar a logo prazo. um marco para um ponto de chegada, para a jornada que a empresa vai enfrentar nos prximos cinco a dez anos.

Viso
Segundo Richard Allen, a viso ideal deve mostrar onde a empresa est, aonde quer chegar e que meios sero necessrios para atingir esse objetivo. S assim ela conseguir motivar os funcionrios, dar um rumo aos negcios e avaliar o progresso da empresa, comparando resultados. Uma viso pode fornecer um mapa da direo futura e gerar entusiasmo por essa direo. Pode estabelecer ordem no caos e ainda fornecer um critrio para medio do xito. Mas, para ser realmente eficaz, a viso deve ser bastante coerente para criar uma imagem identificvel do futuro, ser bastante convincente para gerar comprometimento com o desempenho, enfatizar o que pode ser e esclarecer o que deve ser.

Viso
o conjunto de aspiraes futuras (sem especificar como sero atingidas)
A viso de futuro define o que a organizao pretende ser no futuro. Ela incorpora as ambies da organizao e descreve o quadro futuro que a organizao quer atingir.

Viso
Eis algumas perguntas que podem ajudar a saber quem somos e/ou quem desejamos ser: 1. Qual nosso objetivo? 2. Qual a fora que nos impulsiona? 3. Quais so nosso valores bsicos? 4. O que fazemos melhor?

5. O que desejamos realizar?


6. O que gostaramos de mudar?

Exemplos de Viso
EMBRAER A Embraer se consolidar e se manter como uma das grandes foras globais do setor aeroespacial, operando com lucratividade e apresentando nveis de excelncia em tecnologia, produtos e servios ao Cliente. GERDAU Ser benchmark em todos os negcios que opera. ITA Ser o banco lder em performance, reconhecidamente slido e confivel, destacando-se pelo uso agressivo de marketing, tecnologia avanada e por equipes capacitadas, comprometidas com a qualidade total e a satisfao dos clientes. SANTISTA TEXTIL Ser uma empresa txtil lder nas Amricas, com presena global, e estreita parceria com grandes companhias mundiais em Jeanswear, Workwear, Varejo e detentoras das principais marcas.

Valores
So os princpios, ou crenas, que servem de guia, ou critrio, para os comportamentos, atitudes e decises de todas e quaisquer pessoas, que no exerccio das suas responsabilidades, e na busca dos seus objetivos, estejam executando a Misso, na direo da Viso. So as limitaes ticas das aes da organizao (explcitas).

Valores
A percepo do valor varia segundo o que cada agente considera ou leva em conta no momento da anlise da organizao, a saber: o cliente: considera o custo/preo, funes do bem ou servio, disponibilidade desse mesmo bem ou servio, qualidade, etc. o fornecedor: considera o preo de venda, lucro proporcionado, condies de fornecimento, forma de recebimentos, etc. o trabalhador: considera os salrios, regalias sociais, formao, progresso na carreira, etc. o acionista: considera o retorno do capital, viabilidade a longo prazo, potencial de crescimento, capacidade de gesto, etc. a sociedade em geral: considera a responsabilidade social, capacidade empregadora, defesa ambiental, qualidade dos produtos, etc.

Valores
Para serem viveis, os valores precisam atender a determinados pressupostos:

Serem pblicos, permitindo acesso amplo;

Serem claros, para permitir a compreenso de todos;


Serem obrigatrio, orientando todas as situaes.

Exemplos de valores
F Lealdade Amor Famlia Humildade Segurana Dinheiro Alegria Honestidade Liberdade Poder Desprezo Classe Social Financeiros Integridade Beleza Fraternidade Status Solidariedade Solido Corrupo Divertimento Sonegao Aprendizado tica Reconhecimento Sabedoria Crescimento

MISSO

O Grupo Gerdau uma empresa com foco em siderurgia que busca satisfazer as necessidades dos clientes e criar valor para os acionistas, comprometida com a realizao das pessoas e com o desenvolvimento sustentado da sociedade.
VISO Ser uma empresa siderrgica global, entre as mais rentveis do setor. VALORES CORPORATIVOS - Cliente satisfeito - Segurana total no ambiente de trabalho - Pessoas comprometidas e realizadas - Qualidade em tudo que faz - Empreendedorismo responsvel - Integridade - Crescimento e rentabilidade

Misso

Garantir a excelncia na entrega de produtos e servios financeiros, maximizando valor para clientes e acionistas.
Viso

Ser o melhor grupo financeiro do Brasil em gerao de valor para clientes, acionistas e colaboradores.
Valores Nossa conduta deve refletir os mais altos padres de tica; Nossa comunicao deve ser clara e precisa; Nosso gerenciamento deve ser em equipe, consistente e focado; Nosso relacionamento com clientes e colaboradores deve ser transparente e baseado na responsabilidade e confiana entre as partes.

A Misso da Coca-Cola Brasil Refrescar o mundo - em corpo, mente e esprito.


Inspirar momentos de otimismo - atravs de nossas marcas e aes. Criar valor e fazer a diferena - onde estivermos, em tudo o que fizermos.

Nossa Viso A The Coca-Cola Company acredita que seu crescimento depende diretamente do desenvolvimento da sociedade em toda sua totalidade e do uso sustentvel dos recursos naturais. Para isso, estruturamos nosso Manifesto para o Crescimento sobre cinco pilares fundamentais. Planeta - ser uma empresa socialmente responsvel, que faa a diferena. Pessoas - inspirar o melhor em nossos funcionrios para que eles gerem os melhores resultados. Parceiros - formar uma rede de parceiros vencedores e construir relacionamentos leais para tornar-se a parceira global preferida, a mais respeitada e a de maior credibilidade. Portflio - dispor de um portflio de marcas de bebidas que antecipe e satisfaa as necessidades das pessoas. Lucro - maximizar o retorno dos acionistas sem perder de vista suas responsabilidades locais e globais

Valores
Liderana - entendemos que, como lderes, devemos ter a coragem de construir um futuro melhor. Para conquistar esta meta, buscamos fazer a diferena como empresa global, tomar as decises certas e inspirar e influenciar aqueles com quem nos relacionamos. Paixo - estamos comprometidos de corpo e alma. Devemos criar oportunidades, ter sede de fazer sempre mais e realizar. Integridade - para ns, ser ntegro significa ser verdadeiro: dizer o que pensamos, fazer o que dizemos e agir corretamente. Responsabilidade - cada um de ns faz o que precisa ser feito. Devemos ter vocao para agir e honrar nossos compromissos. Colaborao - acreditamos na fora da participao, por isso promovemos o talento coletivo. Valorizamos a diversidade, estamos conectados globalmente e dividimos os mritos pelos sucessos. Inovao - buscar, imaginar, criar, divertir: este o caminho para inovao. Desejamos buscar o inesperado, estimular um ambiente onde valha a pena correr o risco de inovar e compartilhar ideias. Qualidade - a excelncia no pode ter limites. Fazer, para ns, significa fazer bem feito. Devemos deixar tudo sempre melhor do que antes, estabelecer os mais altos padres para nossos produtos, nosso pessoal e nosso desempenho

Viso 2020 Seremos uma das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo e a preferida pelos nossos pblicos de interesse.

Misso Atuar de forma segura e rentvel, com responsabilidade social e ambiental, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e servios adequados s necessidades dos clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos pases onde atua.

Valores Descritos no Plano Estratgico, os valores so a forma como a Companhia pauta suas estratgias, aes e projetos. Eles devem estar presentes na conduo das atividades e refletir o jeito de ser da Petrobras.

Desde o incio de suas operaes, a Arcor assumiu uma ideologia central. Uma premissa que norteia a atuao da empresa de acordo com os valores que guiam sua conduta, desenvolvendo uma verdadeira Cultura Arcor. Uma cultura que define sua dinmica organizacional na consolidao de um projeto empresarial compartilhado e que est expresso na sua viso, misso e valores corporativos. Viso Ser a empresa n1 de guloseimas e biscoitos da Amrica Latina e consolidar a participao no mercado internacional. Misso Dar, s pessoas de todo o mundo, a oportunidade de adquirir produtos de qualidade a um preo justo, criando valor para nossos acionistas, colaboradores, clientes, comunidade, fornecedores e meio ambiente, atravs de uma gesto baseada em processos sustentveis. Valores

Viso O compromisso com a sociedade em ter uma participao ativa e pioneira na produo de alimentos de qualidade, de raes e de fibras para atender aos desafios futuros. Misso Ser lder mundial, oferecendo produtos inovadores e solues combinadas para as reas de agricultura e sade ambiental. Construir com empenho parcerias de longo prazo, confiveis, consistentes e mutuamente benficas com nossos clientes e acionistas. Conduzir nosso negcio de forma responsvel, honrando nosso compromisso com o desenvolvimento sustentvel e atingindo retorno financeiro superior, com crescimento a longo prazo.

Valores
Almejar o sucesso Alcanar metas e venc-las, aderindo a padres de excelncia; Perseguir nossas metas com energia, iniciativa e determinao; No desistir, especialmente se surgirem resistncias e reveses; Obter um desempenho superior ao dos concorrentes; Empenho pelos nossos acionistas, parceiros de negcios, colaboradores e pela comunidade Agregar valor aos nossos parceiros (clientes, colaboradores, acionistas, fornecedores, comunidades) focando nas necessidades dos nossos clientes; Considerar os interesses de nossos colaboradores em tudo que fazemos; Esforar-se para obter qualidade e confiabilidade; Oferecer trabalho e oportunidades de desenvolvimento; Gerar um retorno esperado para os nossos acionistas; Promover um relacionamento de confiana com nossos fornecedores e as comunidades locais; Esforar-se para chegar ao entendimento mtuo; Respeitar os interesses de nossos clientes, colaboradores, acionistas, fornecedores e comunidade;

Integridade, transparncia e honestidade Colocar em prtica os valores da companhia e assumir a responsabilidade pelas nossas aes e resultados; Agir de forma responsvel e confiante; Confiar nos outros e construir relacionamentos confiveis; Estar aberto a ideias dos outros; Dar um retorno sincero e no tempo adequado; Ter a coragem de dizer a verdade de maneira apropriada e construtiva; Manter em sigilo as informaes confiadas a voc; Cumprir as leis, regulamentos e as boas prticas de negcios;
Respeito pelo ser humano e pela natureza Valorizar as pessoas e suas diferentes perspectivas e culturas dentro e fora da companhia, tratando-as como parceiras e de maneira justa; Oferecer chances de crescimento pessoal; Encorajar a iniciativa prpria e a responsabilidade pessoal; Tirar benefcio da diversidade; Garantir um alto nvel de sade, segurana e proteo ambiental; Sustentabilidade de nossas aes Agir de forma a balancear as necessidades econmicas, ecolgicas e sociais das geraes atuais e futuras, ajustando resultados de curto prazo com as exigncias de longo prazo; Cumprir os princpios de desenvolvimento sustentvel; Aderir ao Cdigo de Conformidade Corporativa; Cultivar parcerias duradouras; Contribuir para a evoluo contnua da identidade nica da Bayer.

Lder em cumprimento de prazos, qualidade e satisfao do cliente.


Nossa Viso Ser lder em qualidade, inovao, vendas e lucratividade da indstria automotiva na Amrica do Sul, com um time de alta performance e focado no desenvolvimento sustentvel. Nossa Misso A Volkswagen do Brasil uma fabricante de veculos de alto volume orientada para a qualidade, satisfao do cliente, inovao e responsabilidade socioambiental. Concentramos nossos esforos em agregar valor aos acionistas, colaboradores, clientes, concessionrios, fornecedores e sociedade

Misso Desenvolver, fabricar e comercializar matrias-primas, produtos e solues de excelncia para construo civil, garantindo competitividade, rentabilidade e perenidade do negcio, com responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. Viso de futuro Ser uma empresa diversificada e rentvel no fornecimento de matrias-primas, produtos e solues para construo civil. Manter sua liderana no setor de coberturas e ter participao relevante em outros segmentos, posicionada entre as cinco marcas mais reconhecidas do setor de materiais de construo.
Valores Agilidade Compromisso com Resultados tica Excelncia Foco no Cliente Respeito ao Meio Ambiente Transparncia Valorizao do Colaborador

Misso
Engarrafar e distribuir GLP (gs liquefeito de petrleo) satisfazendo as necessidades de energia de um nmero crescente de pessoas e empresas, com qualidade e a um preo justo. Respeitamos o meio ambiente, somos leais com nossos parceiros, geramos satisfao aos colaboradores, defendemos a rentabilidade e o crescimento esperado pelos acionistas e apoiamos a nossa rede de distribuio de tal forma que aos usurios finais de GLP seja garantido um fornecimento com conforto, praticidade, segurana e rapidez.

Viso
Ser reconhecida como uma empresa preocupada com as necessidades dos seus clientes, com a excelncia de atendimento, como referncia em eficincia administrativa, em conduta tica e responsabilidade social, como um investimento recompensador e como o melhor local para os seus colaboradores se desenvolverem profissionalmente.

Valores
Satisfao e Segurana do consumidor; tica e Respeito na relao com os concorrentes e parceiros; Valorizao dos funcionrios: reconhecimento, oportunidades e

desenvolvimento profissional;
Cumprimento da legislao vigente; Responsabilidade social e ambiental: respeito s comunidades

circunvizinhas, desenvolvimento de projetos socioculturais, respeito ao


meio ambiente.

Misso Exercer a administrao tributria e o controle aduaneiro, com justia fiscal e respeito ao cidado, em benefcio da sociedade. Viso de Futuro Ser uma instituio de excelncia em administrao tributria e aduaneira, referncia nacional e internacional. Valores Respeito ao cidado; Integridade; Lealdade com a Instituio; Legalidade; Profissionalismo.

Misso Criar produtos e servios que enalteam a beleza e promovam o bem-estar das pessoas, traduzindo essa inteno em valores percebidos pelos clientes, para conquistar a sua fidelidade e assegurar o crescimento e a rentabilidade do negcio.

Viso Ser reconhecida por colaboradores, parceiros, clientes e segmento onde atua como uma das mais importantes referncias mundiais em beleza e fazer que suas aes para a preservao da vida estabeleam uma forte identificao com a sociedade.

Valores Respeito e comprometimento mtuos Participao e trabalho em equipe Objetivos e metas claros e definidos Reconhecimento pela contribuio para os resultados Desenvolvimento pessoal e profissional Valorizao da vida e do meio ambiente Inovao e Qualidade Empreendedorismo e ousadia

You might also like