You are on page 1of 14

Unio de Ensino Superior de Campina Grande Faculdade de Campina Grande - FAC

Campina Grande 25 de Maio de 2012

Unio de Ensino Superior de Campina Grande Faculdade de Campina Grande - FAC


Equipe: Glaucean Alves Lourinaldo Alves Joana Darc de Medeiros Rubsmrcio Correia
Campina Grande 25 de Maio de 2012

Marketing Internacional

COMRCIO INTERNACIONAL
Oportunidades; Vantagem financeira; Desenvolvimento econmico.

EXEMPLO DA EMPRESA GLOBAL


A Otis Elevador compra o sistema de portas de seus elevadores da Frana, pequenos componentes de engrenagens da Espanha, sistema eletrnico da Alemanha, sistemas especiais para os motores do Japo e utiliza os Estados Unidos para a integrao dos sistemas.

PERGUNTAS QUE AS EMPRESAS TERAO DE RESPONDER


Que posio de mercado deveramos ocupar em nosso pas, em nossa regio, em mbito global? Quem sero nossos concorrentes e quais so suas estratgias e seus recursos? Onde deveramos produzir nossos produtos e onde deveramos obter insumos para sua produo? Que alianas estratgicas deveramos fazer com outras empresas ao redor do mundo?

TRS DESAFIOS
A globalizao; Os avanos tecnolgicos Desregulamentao dos mercados

AMBIENTE DE MARKETING INTERNACIONAL


O ambiente de marketing consiste em fatores e foras externas ao marketing que afetam a capacidade da administrao desenvolver e manter relacionamentos bem-sucedidos com seus clientes-alvo. O ambiente de marketing oferece tanto oportunidades como ameaas, e as empresas bem-sucedidas sabem que so vitais a observao e adaptao constantes s mudanas do ambiente.

AMBIENTE DE MARKETING INTERNACIONAL


Principais acontecimentos que influenciaram em mudanas no ambiente de marketing internacional:
Queda do muro de Berlim; Queda da Cortina de Ferro; Criao da OMC; Protocolo de Kioto; Queda da Unio Sovitica e abertura da economia russa ao capitalismo; Penetrao do capitalismo China.

AMBIENTE DE MARKETING INTERNACIONAL


Aspectos importantes pertinentes ao mercado em que se pretende atuar: Caractersticas demogrficas; Caractersticas geogrficas; Fatores econmicos; Fatores tecnolgicos; Fatores socioculturais; Planos e metas nacionais.

OPOTUNIDADES NO COMRCIO INTERNACIONAL


Necessidade de operar em um mercado de volume que garantam uma dimenso industrial de empresa, atingindo melhores condies de custo atravs de ganhos de escala; Aproveitamento de sazonalidades de produtos em determinados mercados; Pedidos ocasionais de importadoras ou situaes desenvolvidas atravs de contatos eventuais ou participao em feiras de eventos internacionais; Compensao de instabilidade registrada no mercado interno, possibilitando a utilizao mais homognea dos recursos organizacionais pela compensao entre mercado local e o internacional; Possibilidade de preos mais rentveis no mercado internacional;

OPOTUNIDADES NO COMRCIO INTERNACIONAL


Diversificao de mercados para a reduo do risco global; Prolongamento do ciclo de vida de produtos que alcanam a maturidade em alguns mercados, mas que em outros nem foram lanados, ou ainda se encontrar no estagio de crescimento; Aumento da capacidade de concorrncia contra competidores nacionais e internacionais que atuam no mercado interno; Consolidao de estratgia de desenvolvimento de empresas, aproveitando oportunidades disponveis em diferentes localidades, gerando recursos para seu crescimento e fortalecimento;

ESTRATGIAS DE INTERNACIONALIZAO
Segundo Kotler (2003:516), existem trs alternativas estratgicas para ingressar no mercado internacional, que trabalham com as variveis, nvel de comprometimento, risco, controle e potencial de lucro: Exportao Joint venture ou associaes estratgicas entre empresas Investimento direto

Unio de Ensino Superior de Campina Grande Faculdade de Campina Grande - FAC

Campina Grande 25 de Maio de 2012

You might also like