You are on page 1of 21

DOENAS SEXUALMENTE TRANSMISSVEIS DST

1. O que so?

As doenas sexualmente transmissveis (DST) so causadas por vrios tipos de agentes. So transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso consistente da camisinha, seja feminina, seja masculina, com uma pessoa que esteja infectada e, geralmente, se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas.

2. As DST so graves?

As Doenas Sexualmente Transmissveis (DST) so tidas como um grave problema de sade pblica por afetarem muitas pessoas. Alm disso, os sinais e sintomas so de difcil identificao e o acesso ao tratamento correto, tambm.

3. Quais as consequncias das DST?


O atendimento imediato de uma DST no apenas uma ao curativa; tambm uma ao preventiva da transmisso e do surgimento de outras complicaes. Ao agendar a consulta para outro dia, pode ocorrer o desaparecimento dos sintomas desestimulando a busca por tratamento. Como conseqncia, a infeco pode evoluir para formas crnicas graves e se mantm a transmisso.

4. Como fazer o tratamento das DST?

O atendimento e a terapia so gratuitos nos servios de sade do SUS. O tratamento das DST melhora a qualidade de vida da pessoa acometida, interrompe a cadeia de transmisso destas doenas e tambm diminui o risco de transmisso do HIV/aids, pois as feridas nos rgos genitais favorecem a entrada do HIV.

5. Como fazer a preveno das DST?

Usar preservativos em todas as relaes sexuais o mtodo mais eficaz para a reduo do risco de transmisso das DST, em especial do vrus da aids.

6. Quais so as DST?

Aids Cancro mole Condiloma acuminado ou HPV Gonorria e Clamdia Herpes Linfogranuloma venreo Sfilis

Tricomonase Doena Inflamatria Plvica Vaginose Bacteriana Corrimento Vaginal Donovanose Pediculose Pubiana

CONDILOMA ACUMINADO

O HPV provoca verrugas com aspecto de couve-flor e de tamanhos variveis nos rgos genitais. Nas mulheres, pode no apresentar sintomas. Da a importncia da ida peridica ao ginecologista. Pode ainda estar relacionado ao aparecimento de alguns tipos de cncer, principalmente no colo do tero, vulva, pnis e reto. Porm, nem todo caso de infeco pelo HPV ir causar cncer.

CONDILOMA ACUMINADO

CONDILOMA ACUMINADO

CONDILOMA ACUMINADO

SFILIS

A sfilis manifesta-se inicialmente como uma pequena ferida nos rgos sexuais, denominada cancro duro, e com nguas (caroos) nas virilhas, que surgem entre a 2 ou 3 semana, em geral, entre sete e dez dias aps a data de exposio situao de risco com pessoa infectada.

SFILIS

SFILIS

SFILIS

AIDS

Sndrome (uma variedade de sintomas e manifestaes) causada pela infeco do organismo humano pelo HIV (vrus da imunodeficincia adquirida). O HIV compromete o funcionamento do sistema imunolgico humano, impedindo-o de executar adequadamente sua funo de proteger o organismo contra as agresses externas, tais como: bactrias, outros vrus, parasitas e clulas cancergenas.

AIDS

HERPES

uma doena que aparece e desaparece sozinha, de tempos em tempos, dependendo de certos fatores como estresse, cansao, esforo exagerado, febre, exposio ao sol, traumatismo e menstruao. Uma vez infectada pelo vrus da Herpes simples, a pessoa permanecer com o vrus em seu organismo para sempre.

HERPES

HERPES

SABENDO OU NO, USE SEMPRE CAMISINHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

You might also like