You are on page 1of 31

GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR AMAZNIA: PATRIMNIO DOS BRASILEIROS

Vertigens, Desmaios e Convulses

RUIVAN - SGT QPCBM


Professor Militar

sensao de um mal-estar e a impresso de tudo girar em volta pode ser resultado de uma vertigem. O desmaio caracteriza-se pela perda temporria e repentina da conscincia, causada pela diminuio do sangue. Na convulso, a perda da conscincia e acompanhada de contraes musculares violentas.

Vertigens

Vertigens
Causas: Alturas elevadas; Mudanas bruscas de presso atmosfrica; Ambientes abafados; Movimentos giratrios rpidos; Mudanas bruscas de posio.

Manifestao clnica: Sensao de mal estar; Zumbidos; Surdez momentnea; Vertigem acompanhada de nuseas; Pode manter-se consciente.

Diante de um quadro de vertigem, o socorrista deve:


Colocar a vitima deitada de barriga para cima (em decbito dorsal), mantendo a cabea sem travesseiro ou qualquer outro apoio. Impedir que a vtima faa qualquer movimento brusco, sobretudo com a cabea. Afrouxar toda a roupa da vtima para que a circulao sangunea se restabelea sem dificuldade. Animar a vtima com palavras confortadoras.

Desmaios

Conceito

Manifestao clnica que se caracteriza por perda de conscincia temporria e de curta durao.

Desmaios

Causas: Jejum prolongado (hipoglicemia); Permanncia em ambiente abafado com muitas pessoas; Condies psicolgicas (emoo forte); Fadiga; Condies patolgicas (arritmias, infarto do miocrdio, etc.) Grande perda de sangue.

Sinais e sintomas:

Fraqueza; Tontura; Perda da conscincia, com queda do paciente; Relaxamento muscular; Pupilas dilatadas; Escurecimento da vista; Sudorese fria; Palidez; Pulso filiforme; Pode apresentar respirao superficial. Se torna grave quando causado por grandes hemorragias, ferimentos e traumatismos na cabea.

Ao atender uma pessoa com sensao de desmaio, o socorrista deve:


Colocar a vtima deitada de barriga para cima, com os ps ligeiramente elevados. Conversar com ela, orientando-a para que respire profunda e lentamente. Permanecer ao lado da vtima para, em caso de perda da conscincia, fazer a avaliao das vias areas, da respirao e da circulao.

Como colocar a vtima em posio lateral:

Deite-a de barriga para cima. Coloque-se de um lado da vtima e ajoelhese de frente para ela. Flexione a perna da vtima que est mais prxima de voc. (1)

Pegue a mo da vtima que est desse mesmo lado e coloque-a sob a ndega, com a palma da mo irada para baixo. (2)

Com cuidado e vagarosamente, vire a vtima para o seu lado. (3) Posicione a cabea da vtima de lado, de modo que, se ela vomitar, a secreo saia facilmente da cavidade oral, impedindo que seja aspirada para os pulmes. (3)

Feche a mo livre da vtima e coloque-a sob o queixo ou a bochecha, para evitar que a face vire para baixo. (4)

Nunca deixe uma pessoa que acabou de se recuperar de um desmaio levantar-se ou andar de sbito, pois o esforo despendido nessas tentativas poder causar novo desmaio. No acorde uma pessoa que est inconsciente com atitudes como jogar gua fria, coloc-la de p ou sacudi-la, dar tapas no rosto ou oferecer-lhe substncias para cheirar.

Observao:
Diferenciar

desmaio de histeria, cujos

sinais so: Tremor das plpebras; Geralmente ocorre quando h pessoas prximas; A queda estudada e se d em local que no lhe oferece perigo; Apresenta respirao profunda e suspirosa, no melhora com as medidas empregadas para facilitar a irrigao cerebral.

Medidas Preventivas:
Reconhecer

os sinais e sintomas do

desmaio: Escurecimento da vista, tontura; Desconforto epigstrico, nuseas e vmitos; Dificuldade respiratria; Sudorese fria e pegajosa; Pulso fino; Relaxamento muscular, provocando dificuldade para se manter em p ou sentado.

Neste caso deve-se:


Colocar o paciente sentado em uma cadeira, com os braos estendidos entre as pernas separadas; Segurar na regio occiptal e forar a cabea para baixo, ao mesmo tempo em que se solicita para a vtima tentar elevar a cabea, fazendo presso contra as nossas mos.

Convulses

Conceito
Etimologicamente significa sacudir, agitar. Denominamos convulso s contraes involuntrias dos msculos de todo o corpo ou parte dele produzidas por uma descarga neuronal excessiva no SNC. Podendo ser parciais ou generalizadas.

Convulses
Causas:

Febre alta em crianas; Traumatismos crnio-enceflicos Intoxicaes; Epilepsia; Meningoencefalite; Tumores, Ttano; Abstinncia de lcool e outras drogas Distrbios metablicos

Sinais e sintomas:

Perda da conscincia; Movimentao brusca e involuntria dos msculos; Enrijecimento da mandbula, travando os dentes; Salivao excessiva; Queda abrupta, em qualquer lugar, com riscos de ferimentos, fraturas e outros tipos de leses. Pode apresentar cianose devido a dificuldade respiratria, relacionada principalmente com o tempo de durao da crise; Frequentemente ocorre relaxamento esfincteriano com mico e/ou evacuao aps a crise.

Convulses
convulses generalizadas
Existem diversos tipos, os mais frequentes so: Crise de ausncia ou pequeno mal; Convulso tnica-clnica ou grande mal.

25

Providencias para atendimento a uma vtima de convulso:


Deitar a vtima ao cho e afastar tudo que esteja ao seu redor e possa machuc-la. Retirar prtese dentria, culos, colares e outros objetos que possam se quebrar e machucar ou sufocar a vtima. No caso de a vtima ter cerrado os dentes, no tentar abrir sua boca.

Afrouxar a roupa da vtima e deixar que ela se debata livremente. Colocar um pano debaixo da cabea da vtima para evitar que ela se machuque. Observar a respirao durante e aps a crise convulsiva. Encaminh-lo ao mdico.

OBS: No se deve jogar gua ou oferecer algo para cheirar durante a crise.

28

Epilepsia

30

PRIMEIROS SOCORROS

EXCELNCIA
uma habilidade conquistada atravs do
treinamento e da prtica. Ns somos aquilo que

fazemos com freqncia, portanto, a excelncia


no um ato, porm, um hbito

You might also like