You are on page 1of 10

Iniciao electricidade

Estrutura atmica da matria


A matria quer se encontre no estado slido, liquido ou gasoso constituda por molculas, as molculas por tomos e os tomos por electres, protes e neutres. Os protes e os neutres encontram-se no ncleo dos tomos. Os electres tm carga elctrica negativa e giram em rbitas electrnicas volta do ncleo dos tomos. Os electres das ltimas rbitas electrnicas que conseguem sair ficam livres e designam-se por electres livres.
2

rbita electrnica Electro livre

Intensidade da corrente elctrica


A intensidade da corrente elctrica (I) o movimento orientado desses electres livres ao longo dos condutores elctricos.
Condutor elctrico Electres livres

Os condutores elctricos (cobre, prata, alumnio) tm muitos electres livres por isso so usados para conduzir a corrente elctrica. Os isoladores elctricos (plstico, borracha, baquelite) no tm electres livres por isso no conduzem a corrente elctrica.

Tenso ou diferena de potencial

Para que haja um movimento orientado dos electres livres necessrio aplicar ao condutor elctrico uma tenso (U) atravs da utilizao de um gerador elctrico (pilha, bateria, dnamo ou alternador). Na figura vemos o gerador (bateria) que responsvel por criar uma tenso (U) ou diferena de potencial que vai ser responsvel pelo movimento orientado dos electres livres que se encontram nos condutores elctricos e que ao passarem no filamento da lmpada (receptor) vo provocar a emisso de luz.

Circuito elctrico
Qualquer circuito elctrico constitudo por gerador, receptor, condutores elctricos e geralmente por um aparelho de comando. Geradores de corrente contnua: Pilha, bateria de acumuladores ou dnamo.
Condutores Receptor

Gerador de corrente alternada: Alternador.

Receptores: Lmpada, campainha, motor, electrodomsticos. Aparelhos de comando: Interruptor, boto de presso.

Aparelho de comando

Condutores elctricos: Condutor de cobre com um isolamento exterior de plstico.


5

Simbologia
Um circuito elctrico representado por um esquema elctrico atravs de smbolos. + _ _

Pilha Bateria de acumuladores Dnamo Alternador Lmpada


+

Campainha Motor Interruptor Boto de presso Condutor


6

G ~

Esquemas elctricos
Um interruptor a comandar uma lmpada. O circuito elctrico est aberto porque o interruptor no permite a passagem da corrente elctrica logo a lmpada estar apagada.

+ _

O circuito elctrico est fechado porque o interruptor permite a passagem da corrente elctrica logo a lmpada estar acesa.

Receptores ligados em srie


3 Volt 3 Volt 3 Volt

Os receptores so ligados uns a seguir aos outros.

+ _
9 Volt

Inconvenientes da ligao em srie de receptores: Se um dos receptores avariar (por exemplo uma lmpada fundir) a corrente elctrica j no passa para os outros receptores ou seja, o circuito fica interrompido para os restantes receptores.

A tenso aplicada pelo gerador ao circuito divide-se pelo nmero de receptores.

Receptores ligados em paralelo


9 Volt

Os receptores so ligados uns aos terminais dos outros.

9 Volt

N ou derivao

9 Volt

9 Volt + _

Vantagens da ligao em paralelo dos receptores: Se um dos receptores avariar (por exemplo uma das lmpadas fundir) os outros continuam a funcionar porque a corrente continua a poder passar por eles. A tenso aplicada pelo gerador ao circuito a tenso que fica aplicada em cada receptor independentemente do seu nmero. Por estes motivos que todos os receptores das nossas casas esto ligados em paralelo.

Multmetro
O multmetro um aparelho de medida que permite medir a Intensidade da corrente elctrica, a Tenso ou diferena de potencial, a Resistncia elctrica, verificar a continuidade elctrica, etc.

Grandeza elctrica Intensidade da corrente elctrica (I) Tenso ou diferena de potencial (U) Resistncia elctrica (R)

Unidade Ampre (A) Volt (V) Ohm ()

10

You might also like