You are on page 1of 12

Orgulho e Conscincia Negra

O que conscincia negra? De onde vem essa conscincia e por que recebe essa qualificao: negra? Trata-se de uma formulao do Movimento Negro.

Movimento Negro
Toda ao orientada liberao do povo negro da opresso fsica, simblica, poltica etc.. Aes e posturas (individuais e coletivas) Resistncia (frente opresso)
fugas, revoltas, quilombagem, suicdio, boicote produo,

Resguardo
Associaes recreativas, artsticas, deportivas, Ongs, grupos culturais (Ile Aye), organizaes religiosas (candombl e umbanda)

Promoo
Campanhas de orientao e afirmao, atividades educativas,

Negro em Movimento

Qual e o discurso desse negro em movimento? Como foi construida sua consciencia negra e do que ela e composta ?

1 Negro e uma formulao poltica, portanto tem a ver com afirmao do ponto de vista sociocultural para fazer frente ao racismo. Embora saibamos que do ponto de vista biolgico existe apenas uma raa a humana e que todos independente do pertencimento tnico formamos partes da mesma famlia humana. A forma raa negra tem sentido a partir do momento em que existe racismo e que esse se fundamenta nas arcaicas e absurdas defesas de uma suposta raa superior que seria a branca. Se por um lado historicamente, os africanos e seus descendentes foram negativamente identificados como negros. Contemporaneamente esse mesmo termo serve de base para afirmao do orgulho de ser africano e

2 Na condio de negros afrodescendentes - reivindicamos nossa prpria histria. Zumbi e um personagem central da nossa historia em torno dele se rene os smbolos e significados fundamentais da resistncia negra.

Celebrar a conscincia negra no dia da morte de zumbi significa afirmar que a resistncia negra contra opresso persiste e que nos somos herdeiros desse legado deixado por diversos povos africanos trazidos pelo Brasil que no se submeteram passivamente a escravido e que mesmo passando por ela deixaram impresso na nossa identidade sua fora, inteligencia, espiritualidade, criatividade e sensibilidade. E disso ns nos orgulhamos e celebramos sob o titulo conscincia negra.
Ento o 20 de novembro e um marco histrico-poltico que afirma o orgulho negro, renova os smbolos culturais e a linguagem do discurso negro e tambm e palco de reivindicaes polticas que ganham maior visibilidade nessa data, pelo fato dela fazer parte da pauta oficial do Estado.

Direito a representao - mdia, cinema, literatura, artes, na moda, na publicidade. De maneira mais prxima do real (com os problemas, mas tambm as qualidades positivas. Fazer parte do mundo das cincias ser sujeito e objeto de estudos comprometidos com a realidade, isentos de esteretipos, de etnocentrismo. Ter direito aos bens sociais sade, educao, moradia, emprego, bem-estar

Por que a conscincia negra e a promoo da populao negra e to importante para o Brasil?
O Racismo no Brasil e fundante e estruturante Do que estamos tratando quando falamos de racismo Brasil Potencia mundial Brasil branco X Brasil negro

Populao Mais Rica (10%)

Populao Mais Pobre (10%)

ALGUNS DADOS SOBRE A DESIGUALDADE ETNICO-RACIAL NO BRASIL:

O BRASIL foi ltimo pas a abolir a Escravido.


04 milhes de africanos foram escravizados durante a colonizao. O Brasil o maior pas do mundo em populao negra, fora do continente africano ... (Nigria)
A porcentagem de homens negros com curso superior em 2000 era menor que a de homens brancos em 1960

Em 2000 a porcentagem de negros analfabetos era maior que a dos brancos em 1980

BRASIL PLURIRACIAL

BRANCO
43

73
NEGRO

105

Histria para ninar Cassul-Buanga


Nei Lopes

Nossas mos eram sua mo-de-obra Mas vivemos, Cassul. E cantamos um blue! E na roda um samba De roda Danamos. Nossos corpos tensos Nossos corpos densos Venceram quase todas as competies. Nossos poemas formaram um grande rio. E amamos e nos demos. E nos demos e amamos. E de ns fz-se um mundo. Hoje, Cassul, nossas mulheres os negros ventres de veludoManufaturam, de paina, de faina Os travesseiros Onde nossos filhos, Meninos como voc, Cassul-Buanga, Ho de sonhar um sonho to bonito... Porque Zmbi mandou. E est escrito.

Um dia, Cassul-Buanga, alguns chegaram:


A plvora no peito, uma bssola nos olhos E as caras inspitas vestidas de papel. Vieram numa nau de velas caras, Bordadas de Cifres.

Suas mos eram de ferro


E falavam um dialeto De medo e ignorncia. E fomos. Amontoados, confundidos, fundidos, estupefatos

Nossas dignidades eram dadas mar atrs


Aos peixes. Chegamos: Nosso suor foi o doce sumo de suas canas ns bagaos Nosso sangue eram as gotas de seu caf ns borras pretas. Nossas carapinhas eram nuvens de algodo, Brancas, Como nossas negras dignidades dadas aos peixes.

Obrigada !

You might also like