You are on page 1of 120

MDULO I: sistema de planejamento governamental brasileiro

O PPA

Ana Paula EVP anapaula@euvoupassar.com.br

PPA 2012-2015
LEI N 12.593, DE 18 DE JANEIRO DE 2012:

PLANO MAIS BRASIL

PPA 2012-2015
LEI N 12.593, DE 18 DE JANEIRO DE 2012:

PLANO MAIS BRASIL

Art. 4:
Art. 4o O PPA 2012-2015 ter como diretrizes:

I - a garantia dos direitos humanos com reduo das desigualdades sociais, regionais, tnico-raciais e de gnero; II - a ampliao da participao social;
III - a promoo da sustentabilidade ambiental; IV - a valorizao da diversidade cultural e da identidade nacional;

PLANO MAIS BRASIL


Art. 5o O PPA 2012-2015 reflete as polticas pblicas e organiza a atuao governamental por meio de Programas Temticos e de Gesto, Manuteno e Servios ao Estado, assim definidos: I - Programa Temtico: que expressa e orienta a ao governamental para a entrega de bens e servios sociedade; e II - Programa de Gesto, Manuteno e Servios ao

Sistema de planejamento governamental brasileiro


A LDO

Vigncia da LDO
Para Regis Fernandes de Oliveira (2010, p.369), citando Jos Afonso da Silva, tratase de lei anual. STF: [...] ordinria vinculao da Lei de Diretrizes Oramentrias a um exerccio financeiro. (Adin 612/RJ, rel. Min. Celso de Mello).
7

LOA

Princpio do equilbrio
Equilbrio formal equilbrio fiscal

Equilbrio formal: receitas + operaes de crdito = despesas


Equilbrio fiscal: os gastos pblicos, alm da necessria autorizao oramentria, requerem respaldo em nvel de fluxo de caixa.

Omisso constitucional
-Se a carta estadual for omissa, o ente federativo, obrigatoriamente, dever adotar os prazos do ADCT, art. 35, pargrafo, 2 e incisos?

10

Omisso constitucional
O fato que se trata de omisso constitucional que pode ser combatida pelos remdios e/ou aes constitucionais adequados. Respondendo, ento, objetivamente: -o dispositivo do ADCT, art. 35, pargrafo, 2 e incisos NO implica norma constitucional de repetio obrigatria; -contudo, no tocante citada omisso, em observncia ao preceito da ponderao bens e interesses que norteiam o pacto federativo brasileiro, resta razovel aplicao do ADCT, art. 35, pargrafo, 2 e incisos. No caso em tela, infere-se que a norma de repetio constitucional facultativa (ou indicada), conforme leciona o querido professor Jorge Hlio. 11

Recepo da Lei 4.320/1964


Lgica:

12

Oramento programa
PROGRAMA = PROBLEMA A SER RESOLVIDO

13

Elaborao oramentria
CF/1988:

14

Importante!

Ciclo oramentrio exerccio financeiro

15

ADI X leis oramentrias


Mendes et al (2010, p.59): [...] falar em supremacia constitucional formal e material, no sentido de que qualquer ato jurdico seja ele normativo ou de efeito concreto -, para ingressar ou permanecer, validamente, no ordenamento, h se mostrar conforme aos preceitos da Constituio [...]. Itlicos no original.

16

STF/ADI 4048 MC/DF


EMENTA: MEDIDA CAUTELAR EM AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. MEDIDA PROVISRIA N 405, DE 18.12.2007. ABERTURA DE CRDITO EXTRAORDINRIO. LIMITES CONSTITUCIONAIS ATIVIDADE LEGISLATIVA EXCEPCIONAL DO PODER EXECUTIVO NA EDIO DE MEDIDAS PROVISRIAS. (...) II. CONTROLE ABSTRATO DE CONSTITUCIONALIDADE DE NORMAS ORAMENTRIAS. REVISO DE JURISPRUDNCIA.
17

Como cai em concurso?


Posicionamento das bancas examinadoras: ainda muito tmido. De toda sorte, o concurso para o cargo de auditor do TCE/PA, em 2012/AOCP, considerou como correta a seguinte assertiva: O posicionamento atual no sentido de reconhecer a inconstitucionalidade independentemente da anlise da densidade normativa e do mbito material da lei.

18

Mdulo II: arrecadaes pblicas


Esquema didtico:

19

Receita pblica propriamente dita


Classificaes

Preo pblico = tarifa?

www.planalto.gov.br NOTE BEM:

Resumindo...

Estgios da receita oramentria

Receita corrente lquida

O que ?

RCL = das receitas correntes (-) transferncias obrigatrias (decorrem de lei).

Por que a RCL importante?

Entre outras coisas, com base na RCL, que se calcula a reserva de contingncia:

RC = % X RCL.

I) Assinale a afirmao correta.

(A) So receitas de capital aquelas obtidas pelo Estado quando


recebe dividendo.

(B) As receitas de capital, dentre outras, so obtidas pelo Estado por meio da arrecadao de taxas.
(C) Os valores obtidos pela privatizao dos bens do Estado constituem-se em receitas de capital. (D) A receita da dvida ativa compreende somente os valores relativos ao crdito tributrio.

(E) Nenhuma resposta correta.

Gabarito:

LETRA C!

II) Assinale a afirmao correta.


(A) Quando

o contribuinte paga taxa ao Estado, obtm um servio pblico especfico e divisvel.

(B) As taxas so arrecadadas pelo Estado no exerccio do seu poder de imprio, para propiciar servios pblicos de segurana externa e interna.
(C) Ao pagar taxa, o contribuinte obtm a prestao de um servio pblico indivisvel. (D) Ao pagar impostos, o contribuinte tem o direito de exigir do Estado a prestao de servio pblico especfico e divisvel em contraprestao ao pagamento efetuado.

(E) Nenhuma afirmao correta.

Gabarito:

LETRA A

III) Assinale a afirmao correta.


(A) Receitas originrias so obtidas pelo Estado quando, por meio de uma empresa pblica ou sociedade de economia mista, explora atividade comercial.
(B) Para obter receitas derivadas, o Estado exerce seu poder de imprio, explorando os bens do seu patrimnio. (C) Somente mediante a utilizao da sociedade de economia mista, empresas pblicas ou autarquias, devidamente criadas por lei, poder o Estado obter receitas oriundas de explorao econmica.

(D) Para obter receitas originrias, o Estado exerce seu poder de gesto, cobrando tributos dos contribuintes.
(E) Nenhuma afirmao correta.

Gabarito:

LETRA A

Mdulo III DISPNDIOS PBLICOS

Desembolsos pblicos

Sentido amplo = dispndios oramentrios + extraoramentrios


Stricto sensu = despesa oramentria = despesas correntes + de capital

Classificaes da despesa oramentria


Qual foi o rgo rgo (ou entidade) que gastou?

- Tema da classificao institucional


Em que funo (rea) o recurso foi utilizado? Qual a funo do gasto?

-Tema da classificao funcional


Qual o problema a ser resolvido? -Tema da classificao programtica

Em que elemento de despesa o recurso foi gasto? Gastou em qu?


Tema da classificao econmica

Classificao institucional
Classificao institucional Vantagem: facilita a responsabilizao. Desvantagem: tende a gerar uma competitividade negativa entre as vrias unidades oramentrias por ocasio da elaborao da proposta oramentria.

Explicando melhor!
Jos Carlos Oliveira de Carvalho (Campus, 2007), em seu livro sobre oramento pblico, de modo bem didtico, explica a classificao institucional a partir do seguinte raciocnio:

RGO SUBRGO

Classificao funcional

FUNO. Ex.: educao.

SUBFUNO. Ex.: ensino fundamental.

Classificao programtica
INSTRUMENTOS DE PROGRAMAO Projetos: conjunto de aes limitadas no tempo, das quais resulta um produto, que concorre para a expanso ou o aperfeioamento da ao do governo. Palavra-chave: inovao. O projeto pontual, possui comeo, meio e fim, nem que demore muito! Ex.: construo do metr de Fortaleza. Atividades: conjunto de operaes que se realizam de modo contnuo e permanente, das quais resulta um produto necessrio manuteno da ao governamental. Palavraschave: reposio, manuteno. Ex.: pagamento de servidor.

Exemplo prtico!
Identificao de um problema: educao de baixa qualidade em determinado municpio. O gestor pblico responsvel cria um programa: ESCOLA DE QUALIDADE PARA TODOS. Para atingir os objetivos do programa criado, a LOA contemplar: a) projetos. Ex.: construo de 5 escolas; b) atividades. Ex.: manuteno das escolas em que j existem e esto em pleno funcionamento.

Esquematizando!

Aes oramentrias operaes oramentrias


As operaes oramentrias so as operaes especiais: no contribuem para a manuteno das aes do governo;

no acarretam produto;
no geram contraprestao direta sob a forma de bens ou servios.

Exs.: pagamento de sentenas judiciais, transferncias unilaterais, fundos de participao, operaes de financiamento, ressarcimentos, indenizaes, pagamento de inativos, participaes acionrias, contribuio a organismos internacionais e nacionais, compensaes financeiras.

VEJA BEM:

Conforme bem leciona Carvalho (2007, p. 69), a finalidade do programa de trabalho define sua categoria. A compra de um computador, por exemplo, poder ser enquadrada de diversas formas:
Se destinado a alunos das escolas pblicas em um programa de incluso digital FINALSTICA.

Se utilizado no desenvolvimento de programas voltados ao direcionamento da ao governamental GESTO DE POLTICAS PBLICAS.


Se a finalidade for simplesmente substituir equipamentos obsoletos APOIO ADMINISTRATIVO.

Se alocado em um rgo ou entidade pblica SERVIOS AO ESTADO.

Casando o estudo da receita com o da despesa!


Conforme disposto na Constituio Federal, vedada a vinculao da receita de impostos:
(A) a quaisquer rgos, fundos ou despesas, sem ressalvas. (B) a rgos, fundos ou despesas, ressalvada a destinao de recursos para investimentos em habitao popular, conforme dispositivos constitucionais constantes do Ttulo da Ordem Social. (C) a rgos, fundos ou despesas, ressalvadas a repartio do produto da arrecadao dos impostos e a destinao de recursos para aes e servios pblicos de sade, para manuteno e desenvolvimento do ensino e para realizao de atividades da administrao tributria e a prestao de garantias s operaes de crdito por antecipao da receita, observado o art. 167, IV, da CF e os demais dispositivos constitucionais pelo mesmo referidos. (D) a rgos, fundos ou despesas de outros entes polticos, mas no do prprio ente tributante. (E) a rgos fundos, mas no a despesas especficas, desde que a vinculao decorra de lei.

Gabarito

Letra C.

Raciocinando!
Assinale a afirmao correta.

(A) Os pagamentos do Estado aos inativos constituem-se em despesas de custeio.


(B) As despesas com servidores pblicos civis na realizao de obras pblicas so despesas de capital. (C) O aporte de recursos, pelo Estado, para aumento do capital de uma sociedade de economia mista classifica-se como despesa de capital e espcie de inverso financeira. (D) Constituem-se em despesas correntes os valores pagos pelo Estado para aquisio de imveis. (E) Nenhuma afirmao correta.

Gabarito!

Letra C.

Estgios da despesa oramentria

LC 123
Ateno: o estatuto nacional da ME e EPP estabelece que tais entidades podero emitir cdula de crdito microempresarial se titulares de crditos decorrentes de empenhos liquidados por rgos e entidades do setor pblico, no pagos em at trinta (30) dias, da data de liquidao.

A cdula de crdito microempresarial ttulo de crdito regido, subsidiariamente, pela legislao prevista para as cdulas de crdito comercial. Seu lastro o empenho do errio. Fundamentao: art. 46 da LC 123/2006:

Art. 46. A microempresa e a empresa de pequeno porte titular de direitos creditrios decorrentes de empenhos liquidados por rgos e entidades da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpio no pagos em at 30 (trinta) dias contados da data de liquidao podero emitir cdula de crdito microempresarial.

Pargrafo nico. A cdula de crdito microempresarial ttulo de crdito regido, subsidiariamente, pela legislao prevista para as cdulas de crdito comercial, tendo como lastro o empenho do poder pblico, cabendo ao Poder Executivo sua regulamentao no prazo de 180 (cento e oitenta) dias a contar da publicao desta Lei Complementar.

Estgios da receita X despesa oramentrias

Exercitando!
A Constituio Estadual, quanto s finanas pblicas, estabelece que:

(a) as disponibilidades de caixa do Estado e dos Municpios podem ser depositadas em quaisquer instituies financeiras, oficiais do Estado ou privadas, estas mediante prvia licitao. (b) as despesas com publicidade devero ser objeto de dotao oramentria especfica, com denominao publicidade. (c) a reduo das desigualdades sociais e regionais obrigao da Unio, no constituindo finalidade a ser contemplada nos oramentos anuais, na lei de diretrizes oramentrias e no plano plurianual do Estado. (d) as dotaes relativas a investimentos, subvenes e auxlios destinadas a Municpios ou regies tero por finalidade reduzir desigualdades regionais e sero definidas com base em critrios exclusivamente sociais. (e) os recursos correspondentes s dotaes oramentrias destinados aos rgos dos Poderes Legislativo e Judicirio e ao Ministrio Pblico ser-lhes-o entregues at o dia 30 de cada ms.

Gabarito!

Letra B.

Mdulo IV

DESCENTRALIZAO ORAMENTRIA X DESCENTRALIZAO FINANCEIRA

Revisando o contedo
Quanto receita e quanto execuo do oramento, dispe a Lei 4.320/1964 no sentido de que:

(a) as receitas correntes so as receitas tributrias, enquanto as receitas de capital so as provenientes da realizao de recursos financeiros oriundos de constituio de dvidas, da converso, em espcie, de bens e direitos, e quaisquer outras receitas patrimoniais. (b) o empenho o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigao de pagamento incondicional, e, para cada empenho, ser extrado um documento denominado nota de empenho que indicar o nome do credor, a representao e a importncia da despesa bem como a deduo desta do saldo da dotao prpria. (c) ser desnecessria a emisso da nota de empenho sempre que o fornecedor de mercadorias ou servios a dispensar por escrito. (d) no admitido o empenho da despesa cujo montante no se possa determinar. (e) o pagamento da despesa depende da sua liquidao, que consiste na verificao do direito adquirido pelo credor tendo por base os ttulos e documentos comprobatrios do respectivo crdito, apurando-se a origem e o objeto do que se deve pagar, a importncia exata a pagar e a quem se deve pagar, sendo certo, ainda que a liquidao da despesa por fornecimentos feitos ou servios prestados ter por base o contrato, ajuste ou acordo respectivo, a nota de empenho e os comprovantes da entrega de material ou da prestao efetiva do servio.

Gabarito!

Letra E

Descentralizao oramentria
a) transferncia de crditos entre unidades do mesmo rgo ou ministrio ===> descentralizao vertical = descentralizao interna;
b) entre entidades ou rgos distintos ====> descentralizao horizontal = descentralizao externa.

Crdito X recurso

Crdito oramentrio ====> despesa fixada na LOA em favor de uma unidade oramentria.
Recurso ===> o dinheiro propriamente dito, ou seja, trata-se de disponibilidade financeira.

Descentralizao oramentria
PROVISO: transferncia de crdito oramentrio no mbito do prprio rgo. Consubstancia uma descentralizao interna de crditos; DESTAQUE: transferncia de crdito oramentrio de um rgo para outro rgo. Significa uma descentralizao externa de crditos. Documentos do SIAFI correlatos ao assunto: nota de movimentao de crdito e nota de lanamento.

Descentralizao financeira
COTA ====> SUB-REPASSE OU REPASSE, a depender do caso concreto.
-

COTA: transferncia de recursos financeiros do rgo central de programao financeira para os rgos setoriais do sistema. Em nvel federal, ocorre quando a STN libera recursos financeiros, vinculados ao oramento, para qualquer rgo, o que resta condicionado harmonizao da efetiva arrecadao aos compromissos financeiros assumidos; -SUB-REPASSE: fenmeno financeiro da descentralizao interna;

-REPASSE: fenmeno financeiro da descentralizao externa.


IMPORTANTE: documentos do SIAFI correlatos ao assunto: nota de

programao financeira e ordem bancria.

Casando o contedo
CRDITO ORAMENTRIO ======> PROVISO ======> COTA ======> SUB-REPASSE

CRDITO ORAMENTRIO ======> DESTAQUE ======> COTA ======> REPASSE

Mdulo V

Mecanismos que mascaram a execuo oramentria ===> crditos adicionais.

A LOA um grande carto de crdito!


Crditos oramentrios = ordinrios + adicionais
CRDITOS ADICIONAISGNERO (arts. 40 a 46, Lei 4.320/64) ESPCIES SUPLEMENTARES ESPECIAIS - EXTRAORDINRIOS

Exceo exclusividade
ATENO: no caso dos crditos suplementares, a autorizao j pode vir expressa na lei oramentria, tendo em vista que no ir criar nenhum programa previamente no autorizado pelo Legislativo. Se isso ocorrer, estar-se- diante de uma exceo ao princpio da exclusividade (CF: 165, 8).

A figura do decreto de abertura


Observao: possvel que os crditos adicionais suplementares ou especiais, aprovados pelo Congresso Nacional, sejam considerados automaticamente abertos com a sano e publicao legal. A LDO disciplinar o assunto. Para Anglico (1995, p.30), a lei que autoriza a abertura de um crdito adicional uma s, mas pode existir mais de um decreto abrindo, parceladamente, o crdito autorizado.

O rol taxativo dos crditos extraordinrios


MEMORIZEa abertura de crditos adicionais extraordinrios dar-se- mediante decreto (ou medida provisria) do Poder Executivo, que comunicar imediatamente ao Legislativo. No caso da Unio, por fora do art. 62 da Lei Maior, tais crditos sero abertos por medida provisria. Nos estados, DF e municpios, depende das disposies constantes das cartas estaduais ou leis orgnicas municipais/distrital.
Sua abertura deve ser precedida do reconhecimento expresso de uma das situaes que o justifiquem. Conforme leciona Oliveira (2010, p.412), os requisitos de imprevisibilidade e urgncia (calamidade pblica, comoo interna, guerra externa) so taxativos. Logo, no se cogita discricionariedade nesse sentido.

Possibilidade de exceo anualidade

Segundo Silva (2002, p.84):


a)crditos adicionais suplementaresvigoram desde a data de abertura at o ltimo dia do exerccio financeiro em que foram abertos. b)crditos especiais e extraordinriosse forem autorizados de setembro a dezembro, tero seus saldos transferidos para o exerccio financeiro subsequente.

Eventual reabertura

Segundo Bezerra Filho (2004, p.40-41): a reabertura dos crditos especiais e extraordinrios ser feita por novo decreto, que considerar apenas o valor remanescente do crdito no utilizado no exerccio anterior. Nesse caso, no h necessidade da indicao do recurso.

Fontes
Crditos suplementares + especiais: RESERVA DE CONTINGNCIAS + SUPERVIT FINANCEIRO + EXCESSO DE ARRECADAO + OPERAO DE CRDITO + ANULAO PARCIAL OU TOTAL DE DOTAES + SALDO ORAMENTRIO

Fontes
1) Reserva de contingncia (RC): art. 91, DL 200/1967 + art. 5, LRF.

RC = % X RCRL

RCRL = RCR (-) TO

Fontes
2) Supervit financeiro lquidoconsidera-se supervit financeiro a diferena positiva entre o ativo financeiro (AF) e o passivo financeiro (PF), apurada em balano patrimonial do exerccio anterior. So deduzidos os saldos dos crditos adicionais transferidos do exerccio anterior e as operaes de crdito a eles vinculadas (caso, obviamente, existam). Em sntese:
-supervit financeiro lquido (SFL) = disponibilidade monetria.

-Como calcular?
= AF (-) PF (-) crditos especiais e extraordinrios reabertos + operaes de crdito porventura vinculadas

Fontes
3) Excesso de arrecadao lquido (EAL)saldo positivo das diferenas acumuladas, ms a ms, entre a receita oramentria arrecadada (RA) e a receita oramentria global prevista (RP), considerando-se a tendncia do exerccio (projees matemticas), deduzindo-se os crditos extraordinrios abertos no exerccio.
Passo 1 ===> observar se houve excesso de arrecadao ===> RA > RP.

Em caso positivo, calcula-se o EAL da seguinte forma:


EAL = RA (-) RP (-) crditos extraordinrios abertos no exerccio. Obs.: levando-se em considerao nos clculos os princpios da prudncia e do equilbrio

Importante:
os recursos oriundos de convnios, quando no inseridos na receita prevista na LOA, podem ser considerados recursos para abertura de crditos suplementares e especiais, concebidos doutrinariamente como excesso de arrecadao, apesar de a Lei 4.320/64 ser omissa sobre o assunto.

A pergunta que no quer calar!


Como levar em considerao nos clculos a tendncia do exerccio? -RESPOSTA: observando os arts. 12, da LRF, combinado com o art. 30 da Lei 4.320/64: LC 101. Art. 12 - As previses de receita observaro as normas tcnicas e legais, consideraro os efeitos das alteraes na legislao, da variao do ndice de preos, do crescimento econmico ou de qualquer outro fator relevante e sero acompanhadas de demonstrativo de sua evoluo nos ltimos trs anos, da projeo para os dois seguintes quele a que se referirem, e da metodologia de clculo e premissas utilizadas . Lei 4.320. Art. 30 - A estimativa da receita ter por base as demonstraes a que se refere o artigo anterior, a arrecadao dos trs ltimos exerccios, pelo menos, bem como as circunstncias de ordem conjuntural e outras que possam afetar a produtividade de cada fonte de receita.

Fontes

4) Anulao parcial ou total de dotaes oramentrias ou de crditos adicionais j autorizados: entende-se por anulao de dotao, a subtrao de recursos de uma dotao para atender a criao ou majorao de outra dotao. Tal fonte super utilizada na prtica.

Fontes
5) O produto de operaes de crdito autorizadas de forma que o Poder Executivo possa realizlas: so os emprstimos ou financiamentos com prazo de resgate superior a doze meses, que originaro um ingresso classificvel como receita de capital. H que observar os ditames da regra de ouro estatuda no art. 167, III, da Carta Magna (regra de ouro).

Fontes
6) Saldo constitucional oramentrio:
Art. 166 - [...] 8 - Os recursos que, em decorrncia de veto, emenda ou rejeio do projeto de lei oramentria anual, ficarem sem despesas correspondentes podero ser utilizados, conforme o caso, mediante crditos especiais ou suplementares, com prvia e especfica autorizao legislativa.

Estudo de caso
Considere os dados extrados dos relatrios de execuo oramentria de uma prefeitura: -arrecadao do 1. perodo de X1 (janeiro/julho) ........................ R$ 300.000,00; -arrecadao do 2. perodo de X1 (agosto/dezembro) .............. R$ 400.000,00; -arrecadao do 1. perodo de X2 (janeiro/julho)........................ R$ 330.000,00; -receita prevista para X2................................................................... R$ 755.000,00; -abertura de crditos extraordinrios em maio/X2..................... R$ 10.000,00. O valor de excesso de arrecadao que poderia ser usado para dar cobertura abertura de crditos especiais, era, em reais...

Resoluo
Ento, vamos l: a Lei 4.320/64 determina que, para calcular o excesso de arrecadao, deve-se levar em considerao a tendncia do exerccio. Finalidade: ver se eventual excesso se prolonga no exerccio ou se algo simplesmente pontual. Toda questo que envolve clculo de fontes hbeis para abertura de crditos especiais (e suplementares) deve ser analisada com muita cautela.

Passo 1:
clculo do excesso de arrecadao entre perodos similares: aplicao concreta da conveno contbil da uniformidade. -Arrecadao do 1. perodo de X1 (janeiro/julho) ........................ R$ 300.000,00. -Arrecadao do 1. perodo de X2 (janeiro/julho)........................ R$ 330.000,00. Logo, percebe-se excesso de arrecadao no primeiro semestre em dez por cento (10%).

Passo 2:
aplicar a tendncia calculada anteriormente na receita realizada no 2 perodo de X1 (agosto/dezembro): 400.000,00 X 1,10 = 440.000,00. Isso indica que, no 2 perodo de X2, a receita a ser realizada possivelmente somar R$ 440.000,00.

Passo 3:

somar a receita realizada do 1 perodo de X2 com a projetada para o 2 perodo de X2 = 330.000 + 440.000,00 = R$ 770.000,00.

Passo 4:
calcular o excesso de arrecadao = projetado (-) o orado ===> 770.000 () 755.000 = R$ 15.000,00. ATENO: se o examinador no houvesse fornecido outros dados, a questo pararia a. Contudo, a banca acrescenta um detalhe importantssimo: abertura de crditos extraordinrios em maio/X2 na monta de R$ 10.000,00. Reitero: toda questo que envolve o tema deve ser examinada com base no preceito da prudncia.

Assim, o municpio no deve contar que ir arrecadar a mais 15.000 pois h crditos extraordinrios abertos. Estes, dificilmente, tero "cobertura" (fonte hbil atrelada), motivo por que a lei manda que os mesmos sejam deduzidos.

Passo 5:

clculo do excesso que poderia ser usado para "dar cobertura" abertura de crditos especiais = 15.000 (-) 10.000 = R$ 5.000,00.

Exerccio:
Assinale a afirmao correta. (A) O empenho, a liquidao e o pagamento so etapas sucessivas da execuo oramentria relativas receita pblica. (B) Crditos adicionais so aqueles que o oramento coloca disposio do governo, desde que previstos no oramento. (C) A previso, arrecadao e recolhimento so estgios distintos da despesa pblica.

(D) Os crditos suplementares e os especiais so autorizados por lei e abertos por decreto do Poder Executivo.
(E) Nenhuma afirmao correta.

Gabarito!

Letra D.

Mdulo VI

TEMAS DIVERSOS

Remanejamento X transposio X transferncia


Remanejamento: movimentao de crditos sempre no mbito da organizao.
Ex.: uma reforma administrativa extinguiu determinado rgo e criou outro em sua substituiodevem ser alocados os saldos oramentrios remanescentes do rgo extinto para o novo: Secretaria C foi extinta e tinha saldo de crdito oramentrio no valor de R$ 2.000.000,00.

Secretaria D foi criada para substitu-la.


Ento, o saldo oramentrio de C deve ser remanejado para D.

Transposio:
movimento de recursos no mbito da programao de trabalho entre projetos e atividades de mesmo programa ou entre programas diferentes de mesma unidade.

Ex.: PROGRAMA A = projeto 1 + projeto 2.


Projeto 1 cancelado. Recursos transferidos para o projeto 2.

Transferncia:
priorizao dos gastosocorre entre categorias econmicas de despesas da unidade oramentria. IMPORTANTE: a LRF no regulamentou o assunto, cabendo LDO e LOA o estabelecimento de limites e condies.

Controle

Contas de governo X contas de gesto CF: 70 a 75

Exerccio
Assinale a afirmao correta. (A) Compete ao Tribunal de Contas apreciar a legalidade dos atos de admisso dos servidores em cargos comissionados. (B) No exerccio de suas competncias constitucionais, o Tribunal de Contas julga os atos de admisso da Administrao Direta e Indireta, podendo determinar que a Assembleia Legislativa os desconstitua, quando julgados ilegais..

(C) Todos os atos de aposentadoria dos servidores estaduais so submetidos apreciao de sua legalidade pelo Poder Legislativo e, aps, encaminhado ao Tribunal de Contas.
(D) O controle externo exercido pelo Poder Judicirio com o auxlio do Tribunal de Contas. (E) Nenhuma afirmao correta.

Gabarito!

Letra E.

Exercitando...
Quanto fiscalizao contbil, financeira e oramentria do Estado, estabelece que:

(a) exercida mediante controle interno e mediante controle externo, este a cargo da Assembleia Legislativa, com o auxlio do Tribunal de Contas.

(b) no cabe ao Tribunal de Contas a anlise dos valores praticados em contratos de locao de prdios e servios.
(c) no cabe ao Tribunal de Contas analisar as situao contbil, financeira, oramentria, operacional nem patrimonial das entidades da administrao indireta, embora devam estas manter controle interno. (d) os controle interno e externo so independentes, descabendo qualquer avaliao ou manifestao, por parte do Tribunal de Contas, acerca da eficincia e eficcia dos sistemas de controle interno do rgos e entidades por ele fiscalizadas. (e) o Tribunal de Contas ter amplo poder de investigao, cabendo-lhe requisitar e examinar todos os elementos necessrios ao exerccio de suas atribuies, s lhe podendo ser negada informao quando amparada por sigilo.

Gabarito.

Letra A.

Transparncia!
Lei de acesso informao: Lei 12.527/2011.
Lgica: gesto responsvel da informao pblica. Publicidade ===> regra. Sigilo ===> exceo.

Implicaes imediatas: aperfeioamento de portais eletrnicos, criao de servios especficos para atendimento ao cidado, treinamento de servidores.

Lei 12.527/2011

Art. 5o dever do Estado garantir o direito de acesso informao, que ser franqueada, mediante procedimentos objetivos e geis, de forma transparente, clara e em linguagem de fcil compreenso.

Transparncia ativa X passiva


ATIVA ===> disponibilizao das informaes na internet, o que facilita o acesso informao

PASSIVA ===> atendimento de servios pontuais de informao

Mdulo VII
-regimes: oramentrio X patrimonial; -patrimnio pblico; -execuo oramentria X financeira; -superavit do oramento corrente; -suprimento de fundos; -despesas de exerccios encerrados.

Regime oramentrio Lei 4.320


Art. 35. Pertencem ao exerccio financeiro: I - as receitas nele arrecadadas; II - as despesas nele legalmente empenhadas.

Arrecadao

Exemplificando: tributo arrecadado em 2004 e recolhido em 2005 pertence a que exerccio financeiro? - 2004. A arrecadao simboliza a transferncia de renda por parte do contribuinte em favor do errio.

Empenho
Exemplificando: folha de pagamento empenhada e liquidada em 2005 e paga em 2006. A despesa com pessoal ser contabilizada em 2005 ou 2006? 2005, luz do art. 35, I, da Lei 4.320/1964.

Obs.: se empenho e liquidao ocorrerem na mesma competncia, por motivo de prudncia, aguarda-se a concluso da regular liquidao para a efetivao do registro contbil. No entanto, sendo a despesa intertemporal, desde que o credor esteja adimplente, contabiliza-se a partir do compromisso (empenho). Esse o esprito prudente da lei.

Tendncia:
pela exegese das normas brasileiras contbeis aplicveis ao setor pblico, editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade, h uma visvel tendncia uniformizao do regime oramentrio pblico pelo critrio da competncia, o que depende da edio de lei complementar (CF/1988: art. 165, 9, I).

Regime patrimonial
REGIME PARA ALOCAO DE ATIVOS E PASSIVOS NO SETOR PBLICO BRASILEIRO: competncia, posto que adota por paradigma os fatos geradores dos bens, direitos e obrigaes. Ex.: se o errio possui um recebvel relativamente a 2010, isso deve ser segregado no patrimnio relativamente a tal exerccio. Fundamentao: art. 85, da Lei 4.320/1964: Art. 85. Os servios de contabilidade sero organizados de forma a permitirem o acompanhamento da execuo oramentria, o conhecimento da composio patrimonial, a determinao dos custos dos servios industriais, o levantamento dos balanos gerais, a anlise e a interpretao dos resultados econmicos e financeiros.

Dvida ativa
Art. 39 Lei 4.320/64 Inscrio ===> competncia

Arrecadao ===> contabilizao da receita oramentria

OUTRAS DE CAPITAL?

-Dvida ativa da amortizao de emprstimos e


financiamentos! Fonte: MANUAL DE PROCEDIMENTOS CONTBEIS ORAMENTRIOS/STN vigente em 2012.

Dvida passiva
DECRETO FEDERAL 93.872/1986: Art . 115. A dvida pblica abrange a dvida flutuante e a dvida fundada ou consolidada. 1 A dvida flutuante compreende os compromissos exigveis, cujo pagamento independe de autorizao oramentria, assim entendidos: a) os restos a pagar, excludos os servios da dvida; b) os servios da dvida; c) os depsitos, inclusive consignaes em folha;

d) as operaes de crdito por antecipao de receita;


e) o papel-moeda ou moeda fiduciria. 2 A dvida fundada ou consolidada compreende os compromissos de exigibilidade superior a 12 (doze) meses contrados mediante emisso de ttulos ou celebrao de contratos para atender a desequilbrio oramentrio, ou a financiamento de obras e servios pblicos, e que dependam de autorizao legislativa para amortizao ou resgate.

luz da LRF
Art. 29. Para os efeitos desta Lei Complementar, so adotadas as seguintes definies:
I - dvida pblica consolidada ou fundada: montante total, apurado sem duplicidade, das obrigaes financeiras do ente da Federao, assumidas em virtude de leis, contratos, convnios ou tratados e da realizao de operaes de crdito, para amortizao em prazo superior a doze meses; [...]

OCAR = ARO = dbito de tesouraria


RSF 43/2001
Art. 10. O saldo devedor das operaes de crdito por antecipao de receita oramentria no poder exceder, no exerccio em que estiver sendo apurado, a 7% (sete por cento) da receita corrente Lquida [...]

ARO X LRF
Art. 38. A operao de crdito por antecipao de receita destina -se a atender insuficincia de caixa durante o exerccio financeiro e cumprir as exigncias mencionadas no art. 32 e mais as seguintes: I - realizar-se- somente a partir do dcimo dia do incio do exerccio;

II - dever ser liquidada, com juros e outros encargos incidentes, at o dia dez de dezembro de cada ano;

III - no ser autorizada se forem cobrados outros encargos que no a taxa de juros da operao, obrigatoriamente prefixada ou indexada taxa bsica financeira, ou que vier a esta substituir;

IV - estar proibida:

a) enquanto existir operao anterior da mesma natureza no integralmente resgatada;

b) no ltimo ano de mandato do Presidente, Governador ou Prefeito Municipal.

1o As operaes de que trata este artigo no sero computadas para efeito do que dispe o inciso III do art. 167 da Constituio, desde que liquidadas no prazo definido no inciso II do caput.

2o As operaes de crdito por antecipao de receita realizadas por Estados ou Municpios sero efetuadas mediante abertura de crdito junto instituio financeira vencedora em processo competitivo eletrnico promovido pelo Banco Central do Brasil.

3o O Banco Central do Brasil manter sistema de acompanhamento e controle do saldo do crdito aberto e, no caso de inobservncia dos limites, aplicar as sanes cabveis instituio credora.

Restos a pagar = resduos passivos

Art. 36, Lei 4.320 + 42 LRF.

Mdulo VIII

Temas finais

Revisando o contedo...
Suponha que: a) o total da fixao oramentria some R$ 1.000.000,00;

b) a despesa 800.000,00;

empenhada

implique

R$

c) a despesa paga totalize R$ 700.000,00;


d) despesas no liquidadas, mas vigente o direito

Resoluo
I) Previso oramentria = fixao oramentria = R$ 1.000.000,00 (princpio do equilbrio formal do oramento, princpio constitucional implcito. Decorre da combinao dos arts. 63, I + 167, III).

Resoluo
II) O que economia oramentria? -Gastar menos do que foi autorizado. No caso em pauta, a fixao foi R$ 1.000.000,00. Desse valor, a despesa comprometida (=empenhada) somou s R$ 800.000,00. Logo, faltou gastar R$ 200.000,00 = economia oramentria.

Resoluo
III) Sobre restos a pagar ( = resduos passivos), importante a leitura do art. 36, da Lei 4.320/1964 + art. 42, LRF. Significa o que falta pagar. Podem ser:

a) processados = liquidados = errio resta obrigado ao pagamento;


b) no processados = s ocorreu o empenho. Para calcular o saldo de restos a pagar (o que falta pagar), eis a lgica: do que foi empenhado, deduz-

Supervit do oramento corrente


-Trata-se de poupana fiscal. Como obtido: receitas correntes (-) despesas correntes.

-Sua essncia de uma receita de capital que se destina criao de novos bem e servios. Contudo no integra a receita oramentria para evitar dupla contagem.

Suprimento de fundos

= Regime de adiantamento ===> equivale a fundo fixo de caixa de tesouraria.

Limite de gastos com pessoal


A LRF estabeleceu que o total de despesa com pessoal no poder exceder, em cada perodo de apurao e em cada ente da Federao, os seguintes limites: Unio = 50% da RCL. -Executivo = 40,9%. Obs.: destacando-se 3% para as despesas com pessoal dos Estados do Amap, Roraima e DF.

-Legislativo e tribunal de contas = 2,5%.


-Judicirio = 6%. -Ministrio Pblico = 0,6%.

Limite de gastos com pessoal


Obs.: segundo Pascoal (2004, p.114), um detalhe especial para o Distrito Federal e estados do Amap e Roraima, cujas folhas de pagamento de parte desses servidores so pagas pela Unio. Para o clculo da RCL, nesses entes, no devero ser computados os recursos recebidos da Unio para atendimento das despesas com pessoal.

Limite de gastos com pessoal

Estados = 60% da RCL. -Executivo = 49%.

-Legislativo e tribunal de contas = 3%.


-Judicirio = 6%.

-Ministrio Pblico = 2%.

Limite de gastos com pessoal

Obs.: nos Estados em que houver tribunal de contas dos municpios, o percentual do Poder Legislativo ser acrescido de 0,4% e o Poder Executivo reduzido no mesmo percentual ( 4o. do art. 20 da LRF).

Limite de gastos com pessoal


Municpios = 60% da RCL.

-Executivo = 54%.
-Legislativo = 6%.

NOTE BEM: so vedados emprstimos ou operaes de crdito para suprir gastos com pessoal. Os recursos decorrentes de transferncias voluntrias ou por antecipao da receita oramentria no podem tambm ser utilizados para o pagamento de pessoal.

Obrigada por confiar em nosso trabalho!!!

anapaula@euvoupassar.com.br

You might also like