You are on page 1of 15

A VTIMA

CONCEITO DE VTIMA

Vtima tem sua origem no latim victima ou victimae, cujo significado pessoa ou animal sacrificado ou que se destina a um sacrifcio (PIEDADE JNIOR, 1993, p. 86). Com o passar dos sculos, o sentido de vtima mudou desde uma expresso religiosa at uma designao de estado em que se encontra uma pessoa. Mendelsohn define vtima como a personalidade do indivduo ou da coletividade na medida em que est afetada pelas conseqncias sociais de seu sofrimento determinado por fatores de origem muito diversificada. Tais fatores seriam fsico, psquico, econmico, poltico ou social, assim como do ambiente natural ou tcnico (PIEDADE JNIOR, 1993, p. 88).

VITIMIZAO

Vitimizao ou processo vitimizatrio, de acordo com Heitor Piedade Jnior (1993, p. 107), diz respeito ao ou efeito de algum se autovitimar ou vitimar terceiro. o processo em que, ao final, o indivduo ou o grupo torna-se vtima.

Pode ser decorrente de ao ou omisso, advindas de um nico indivduo ou de uma coletividade, ou do meio. Na vitimizao, com exceo da autovitimizao, sempre incorrer na existncia da parelha penal vitimizador e vtima.

VITIMOLOGIA

a cincia que estuda a vtima sob os pontos de vista psicolgico e social, na busca do diagnstico e da teraputica do crime, bem como a proteo individual e geral da vtima.

Objetivo: estabelecer o nexo existente na dupla penal, o que determinou a aproximao entre vtima e o vitimizador, a permanncia e a evoluo desse estado.

(GOMES & MOLINA, 1997, p. 84)

Constituem interesses da Vitimologia

Preveno do delito, por meio da identificao de medidas de natureza preventiva (policimento, iluminao, identificao e neutralizao de pontos de vulnerabilidade etc.):

do comportamento do vitimizador em relao a vtima; do comportamento da vtima em relao ao vitimizador; da influncia do comportamento da vtima para a ocorrncia do evento criminoso; dos fatores que levam a vtima a reagir ou no contra aquele ou aqueles que a vitimizam ou, at mesmo, a acentuar essa relao de desequilbrio.

Desenvolvimento metodolgico-instrumental, que inclui a obteno e o desenvolvimento de informaes destinadas a anlise tcnicocientficas dos fatores que envolvem os delitos (ex. local de residncia, sexo, idade, nvel econmico e cultural da vtima e do autor do ato infracional, propiciando estudos de correlao e projetos de atuao sobre elementos causais).

Formulao de propostas de criao e reformulao de polticas sociais, condizentes com a ateno e reparao devida a vtima pelos mltiplos danos que sofre (econmicos, sociais, psicolgicos). Podem incluir aes destinadas a restabelecer a tranquilidade e eliminar o medo, restaurando condies de vida ajustadas ao comportamento solidrio e a confiana no sistema de justia.

Desenvolvimento continuado do modelo de Justia Penal, imprimindo-lhe atualidade e consistncia do ponto de vista social, cultural, tecnolgico e econmico, sem perder de vista os aspectos humanos e conjugando o respeito a individualidade com a preservao dos direitos da coletividade. A preocupao em relao ao que os indivduos pensam sobre o sistema relevante porque a vtima espera que a justia seja feita. Entretanto o conceito de justia acaba no se tornando absoluto, pois sofre influencias de locais, costumes, leis vigentes e condies particulares de cada indivduo envolvido nas situaes em que existe delito.

PAPEL DA VTIMA EM SUA VITIMIZAO

Vtima provocadora: Motivaes conscientes e inconscientes.

Vtima no provocadora: A vtima no provocadora aquela


sem qualquer contato com o agente. Este tipo de vtima, na maioria dos casos aleatria, tem uma participao mnima em sua vitimizao. A vitimizao decorre puramente da vontade direta do autor que, aproveitando-se de um momento, comete o crime.

TIPOLOGIA
(Benjamin Mendelsohn)
a)

Vtima completamente inocente: ocorrncia de uma fatalidade a qual no teria como se furtar. Ex. vtima de bala perdida. Vtima menos culpada que o vitimizador: atrai o criminoso ao se comportar de maneira diferenciada, chamando a ateno para si. Ex. pessoas que andam exibindo jias em locais onde h grande fluxo de dependentes qumicos em ativa ou na fissura. Fernandes e Fernandes (1995, p. 460) conceituam como: vtima autentica. O indivduo que se expe, inconscientemente, para fazer o papel de vtima e, com isso, atinge o objetivo.

b)

c) Vtima to culpada quanto o delinquente: O cidado

que se submete ao estelionato; indivduo que adquire mercadorias contrabandeadas.


d) Vtima mais culpada que o delinquente: o assaltante

invade a residncia, porm, encontra resistncia e acaba morto pela vtima.


e) Vtima unicamente culpada: falsa vtima, que esconde

o carro para receber o dinheiro do seguro; que se machuca para dizer que foi agredida pelo cnjuge.

Afinal, vtimas por qu?

O que leva a vtima a se expor?

- Ganhos Secundrios: constituem recompensas, reais ou imaginrias, as custas de sofrimento tambm reais ou imaginrios. O psiquismo aceita estes em troca daqueles, fazendo um jogo inconsciente nem sempre compreendido pelos observadores. O ganho secundrio alinha-se com os conceitos de mecanismos de defesa de Freud.

Atitudes e Comportamentos da Vtima e do Delinqente (recprocas ou no)

Esteritipos criados pelos vitimizadores para suas vtimas;

A vtima culturalmente legitimada;

Sndrome de Estocolmo

Experincia Da Vitimizao

Denncia;

Resilincia.

Ps-Vitimizao

Sentimeto de vulnerabilidade;

Medo que a situao ocorra novamente;

Estresse ps-traumtico;

Vtimas Propensas e Vtimas Reincidentes

Vtimas cuja tendncia de transformarem-se em vitimizadores;

Casos das vtimas de assalto que adotam mtodos ilegais de defesa (como porte ilegal de armas de fogo ou porte de armas brancas). Nesta mesma linha pode-se destacar os terroristas, que alegam serem vtimas de um governo ou Estado (terroristas polticos) ou que alegam serem vtimas de outros fatores (terroristas no-polticos).

You might also like