You are on page 1of 23

JRGEN HABERMAS

TEORIA CRTICA, AO COMUNICATIVA E EDUCAO

Prof. Luiz Roberto Gomes - DEd E-mail: luizrgomes@ufscar.br


1

A racionalidade comunicativa possui conotaes que, em ltima instncia, se remontam experincia central da capacidade, sem o recurso de coaes, de gerar consenso, em que a argumentao de diversos participantes do processo comunicativo superam a subjetividade inicial de seus respectivos pontos de vista, e graa uma comunidade de convices racionalmente motivada asseguram a unidade do mundo objetivo e da intersubjetividade do contexto em que desenvolvem suas vidas (Habermas, TAC, 1981).

Chamo ao comunicativa aquela forma de interao social em que os planos de ao social dos diversos atores ficam coordenados pelo intercmbio de atos comunicativos, que se utilizam da linguagem com o propsito do entendimento (Habermas, TAC, 1981).

Tpicos da exposio:
1. Dados biogrficos e bibliogrficos de Habermas 2. A Teoria Crtica da Sociedade 3. A Teoria da Ao Comunicativa 4. Habermas e a Educao

1. Dados Biogrficos e Bibliogrficos do autor

Jrgen Habermas
(Nascido em Dsseldorf, na Alemanha, em 18 de junho de 1929)

1. Dados Biogrficos e Bibliogrficos do autor

- considerado o filsofo vivo mais importante da contemporaneidade;


- Autor da segunda gerao da Escola de Frankfurt (assistente de Theodor Adorno na Univ. de Frankfurt); - Produo terica nas reas de Filosofia, Sociologia, Histria, Direito, Economia, Psicologia e Literatura Alem. Educao?

1. 1. Principais obras - livros


O absoluto na histria: sobre o conflito no pensamento

de Schelling (1954) Os estudantes e a poltica (1961) Mudana estrutural da esfera pblica (1962) "Teoria e Prxis" (1963) "Sobre a lgica das cincias sociais" (1967) Tcnica e Cincia como Ideologia (1968) "Conhecimento e Interesse" (1968) Perfis Filosfico-Polticos (1971) Hermenutica e Crtica da Ideologia (1971) A crise de legitimao do capitalismo tardio (1973) Cultura e Crtica (1973) Para a reconstruo do materialismo histrico (1976) Poltica, arte e religio (1978) A situao espiritual do nosso tempo (1979) Teoria do Agir Comunicativo" (1981) Conscincia Moral e Agir Comunicativo" (1983) O Discurso Filosfico da Modernidade (1985)
7

1. 1. Principais obras - livros

A nova intransparncia: pequenos escritos polticos (1985) Pensamento Ps-metafsico: estudos filosficos (1986) Uma forma de lidar com os prejuzos: pequenos escritos polticos (1987) Passado como futuro (1990) A revoluo recuperadora: pequenos escritos polticos (1990) Esclarecimentos sobre a tica discursiva (1991) Texto e contexto (1991) Direito e Moral (1992) Facticidade e Validade: uma teoria discursiva do direito e da democracia (1992) A normalidade de uma Repblica Berlinense: pequenos escritos polticos (1995) A incluso do Outro: estudos de teoria poltica (1996) De uma impresso sensvel a uma expresso simblica (1997) A constelao ps-nacional: ensaios polticos (1998)

1. 1. Principais obras - livros


Verdade e Justificao (1999) Tempo de passagem (2001) Agir Comunicativo e Razo Descentralizada (2001) Era das Transies (2001) O futuro da natureza humana (2001) Filosofia em Tempos de Terror: dilogos com Habermas e Derrida (2003) Entre Naturalismo e Religio (2005)

1. 2. Fases da produo bibliogrfica


a) Estudos terico-epistemolgicos: "Teoria e Prxis" (1962), "Sobre a lgica das cincias sociais" (1967) e Conhecimento e Interesse" (1968); b) Estudos sobre a pragmtica da linguagem: "Teoria do Agir Comunicativo" (1981) e "Conscincia Moral e Agir Comunicativo" (1981) c) Estudos hermenuticos e de Teoria Poltica: Textos e Contextos (1991), Direito e Democracia (1992), A incluso do outro (1996), Verdade e Justificao (1999) d) Estudos sobre Religio: O futuro da natureza humana (2001), Entre Naturalismo e Religio (2005)

10

2. A Teoria Crtica da Sociedade


Tradio intelectual do Instituto de Pesquisa Social, situado em Frankfurt, na Alemanha (anos 1930...) Escola de Frankfurt Filosofia e Cincias Humanas Horkheimer, Adorno, Marcuse, Benjamin, Habermas...

11

2. A Teoria Crtica da Sociedade


Jrgen Habermas, orientando e sucessor de Adorno, no Instituto de Pesquisa Social, um autor da 2. Gerao da Escola de Frankfurt.

12

2. A Teoria Crtica da Sociedade


Tarefa da Teoria Crtica da Sociedade:

Pensar as possibilidades de emancipao em uma sociedade colonizada e administrada pelo mundo sistmico (dinheiro e poder) e pela racionalidade instrumental (tcnica).

13

2. A Teoria Crtica da Sociedade


Tarefa da Teoria Crtica da Sociedade:

Em outras palavras... Mostrar como as coisas so, a partir da perspectiva de como deveriam ser.
Estudo crtico das condies e possibilidades da emancipao social.
14

2. A Teoria Crtica da Sociedade


Como conceber uma teoria crtica da educao?

Que Auschwitz no se repita! (Adorno) - Educao crtica - Educao para a emancipao Formao da competncia comunicativa dos atores sociais (Habermas)

15

3. A Teoria da Ao Comunicativa

A teoria crtica como teoria da ao social Paradigma Subjetivo x Paradigma Intersubjetivo A linguagem como expresso da racionalidade A razo comunicativa crtica razo monolgica Pretenses de validade do discurso (verdade, correo, e sinceridade)
16

3. A Teoria da Ao Comunicativa

Os mecanismos de coordenao das aes sociais Ao estratgica e Ao comunicativa Uma teoria da modernidade Os conceitos de mundo da vida e sistema A colonizao do mundo da vida pelo sistema A superao dos processos de racionalizao (dominao) social?
17

3. A Teoria da Ao Comunicativa
Competncia comunicativa: Todo agente que atue comunicativamente tem que assegurar na execuo de qualquer ato de fala, pretenses universais de validade e supor que tais pretenses podem desempenhar-se. Na medida em que queira participar em um processo de entendimento, no pode deixar de assegurar as seguintes pretenses universais de validade: a de estar-se expressando inteligivelmente, a de estar dando a entender algo, a de estar permitindo-se a entender, e a de entender-se com os demais (Habermas, TAC, 1981). 18

3. A Teoria da Ao Comunicativa
O conhecimento como teoria social Crtica epistemolgica ao positivismo Metodologia histrico-hermenutica A linguagem como instituio social A emancipao como orientao social

19

4. Habermas e a Educao

Habermas no escreve uma teoria da educao No Brasil existem vrios pesquisadores que adotam categorias da teoria de Habermas, para a anlise da questo educacional (Goergen, Mhl, Boufleuer, Gomes, Nadja Herman, Bannell...) Que temas foram abordados por esses pesquisadores?

20

4. Habermas e a Educao
Temas abordados pelos pesquisadores: . Razo comunicativa e emancipao (Mazzi, 1992)
. Modernidade, Razo Comunicativa e Educao (Goergen, 1996) . Conselho de Escola e TAC (Pinto, 1996) . Razo Comunicativa na Escola (Nadja Herman, 1996) . Pedagogia da Ao Comunicativa (Boufleuer, 1998) . Mimsis e razo comunicativa (Trevisan, 2000) . Ao pedaggica como agir comunicativo (Mhl, 2003) . Educao e consenso em Habermas (Gomes, 2007)
21

4. Habermas e a Educao
Conceitos mais utilizados na educao: . Razo e Ao Comunicativa
. Emancipao Social . Modernidade . Processos de aprendizagem . Mecanismos de coordenao da ao social . Consenso . Sistema e Mundo da Vida . Discurso argumentativo . Processo deliberativo . Legitimao social
22

A educao do nosso tempo deve basear-se na competncia comunicativa, de modo a nos permitir uma participao mais ativa e crtica na sociedade. Se pretendemos superar a desigualdade que gera a excluso das pessoas, que no tm acesso ao universo cultural global, devemos pensar sobre que tipo de habilidades esto sendo potencializadas nos contextos formativos, e se com isso facilitada a interpretao da realidade a partir de uma perspectiva crtico-emancipatria, que busca coordenar s aes por meio da ao comunicativa (Gomes, 2007).

23

You might also like