You are on page 1of 24

Contabilidade Pblica Despesas Pblicas I

Captulo 04 Silva, 2003. Pgina 1

Despesas Pblicas Constituem-se em todos os desembolsos efetuados pelo Estado no atendimento dos servios e encargos assumidos no interesse geral da comunidade, nos termos da Constituio, das leis, ou em decorrncia de contratos ou outros instrumentos.
SILVA (2003, p. 124) .

Despesas Pblicas
Desembolsos relativos restituio de ingressos anteriores Despesas (Sadas) Todos os Pagamentos Desembolsos que no tem correspondncia com entradas anteriores Simples Sadas de Caixa

Despesas Pblicas

Princpios aplicados Despesa Pblica


a) Utilidade: o princpio em funo do qual a despesa deve atender ao custeio dos gastos necessrios ao funcionamento dos organismos do Estado, bem como dos servios pblicos, objetivando ao atendimento da coletividade. O princpio da utilidade caracterizase no somente diante das necessidades de ordem poltica, referentes defesa do prprio Estado, mas tambm se evidencia quando mostra a satisfao de exigncias fundamentais vida da coletividade.

Princpios aplicados Despesa Pblica


b) Legitimidade: A utilidade da despesa deve ser encarada de modo que ela se enquadre nos limites da legitimidade. Assim, alm de atender ao princpio da utilidade, a despesa para ser legitima precisa fundamentar-se nas seguintes condies:
Consentimento Coletivo manifestado periodicamente pela representao popular. Nessa condio, as despesas pblicas esto legitimadas pela discusso da Lei Oramentria; Possibilidade Contributiva a regra que no se pode exigir esforo excessivo dos contribuintes, pois tal prtica traria uma quebra na harmonia que deve haver entre a entidade arrecadadora e os contribuintes.

Princpios aplicados Despesa Pblica


c) Oportunidade: O princpio da oportunidade decorre diretamente da legitimidade e estabelece que a despesa, para ajustar-se precipuamente necessidade coletiva deve ser oportuna. A oportunidade evidencia-se na prpria execuo da despesa em funo de uma necessidade pblica (ao poltica) ou de uma necessidade coletiva. (ao social)
A oportunidade da despesa tambm analisada em funo da situao econmica do momento. H despesas que no so oportunas em ocasies de precariedade econmica e sua execuo, sem interesse imediato, agrava ainda mais as dificuldades dos contribuintes. Assim, o princpio da oportunidade estabelece que a despesa deva adaptar-se s reais possibilidades financeiras dos contribuintes, ou seja, a sua capacidade contributiva
6

Princpios aplicados Despesa Pblica


d) Legalidade: significa que o administrador pblico est em toda a sua atividade funcional sujeito aos mandamentos da lei e s exigncias do bem comum, e deles no deve afastar-se sob pena de praticar ato invlido e expor-se responsabilidade disciplinar, civil e criminal, conforme o caso.
Esse princpio da despesa pblica fundamental, pois na administrao pblica no h liberdade nem vontade pessoal. Enquanto na administrao particular licito fazer tudo o que a lei no probe, na administrao pblica, s permitido fazer o que a lei autoriza. A lei, para o particular, significa pode fazer assim, para o administrador pblico significa deve fazer assim (Hely Lopes Meireles. Direito Administrativo Brasileiro, p. 60).
7

Princpios aplicados Despesa Pblica


e) Economicidade: foi introduzida pela Constituio Federal e significa que as atividades da administrao devem ser avaliadas pela relao custo-benefcio na aplicao dos recursos pblicos. Significa que as entidades pblicas, antes de efetuarem gastos, devem analisar, a viabilidade, eficincia e eficcia da operao. No deve ser fechada a compra de um produto ou servio que no haja necessidade ou que no traga nenhum beneficio a sociedade.

A Gerao de Despesas
Segundo o Artigo 15 da Lei Complementar 101/2000 ( Lei de Responsabilidade Fiscal LRF): Sero consideradas no autorizadas, irregulares e lesivas ao patrimnio pblico a gerao de despesa ou assuno de obrigao que no atendam o disposto nos artigos 16 e 17.

A Gerao de Despesas
Art. 16. A criao, expanso ou aperfeioamento de ao governamental que acarrete aumento da despesa ser acompanhado de: I - estimativa do impacto oramentrio-financeiro no exerccio em que deva entrar em vigor e nos dois subseqentes; II - declarao do ordenador da despesa de que o aumento tem adequao oramentria e financeira com a lei oramentria anual e compatibilidade com o plano plurianual e com a lei de diretrizes oramentrias.

10

A Gerao de Despesas
(continuao) Art. 16. 1o Para os fins desta Lei Complementar, considera-se: I - adequada com a lei oramentria anual, a despesa objeto de dotao especfica e suficiente, ou que esteja abrangida por crdito genrico, de forma que somadas todas as despesas da mesma espcie, realizadas e a realizar, previstas no programa de trabalho, no sejam ultrapassados os limites estabelecidos para o exerccio; II - compatvel com o plano plurianual e a lei de diretrizes oramentrias, a despesa que se conforme com as diretrizes, objetivos, prioridades e metas previstos nesses instrumentos e no infrinja qualquer de suas disposies.
11

A Gerao de Despesas
(continuao) Art. 16. 2o A estimativa de que trata o inciso I do caput ser acompanhada das premissas e metodologia de clculo utilizadas. 3o Ressalva-se do disposto neste artigo a despesa considerada irrelevante, nos termos em que dispuser a lei de diretrizes oramentrias. 4o As normas do caput constituem condio prvia para: I - empenho e licitao de servios, fornecimento de bens ou execuo de obras; II - desapropriao de imveis urbanos a que se refere o 3o do art. 182 da Constituio.
12

A Gerao de Despesas
Art. 17. Considera-se obrigatria de carter continuado a despesa corrente derivada de lei, medida provisria ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigao legal de sua execuo por um perodo superior a dois exerccios 1o Os atos que criarem ou aumentarem despesa de que trata o caput devero ser instrudos com a estimativa prevista no inciso I do art. 16 e demonstrar a origem dos recursos para seu custeio. 2o Para efeito do atendimento do 1o, o ato ser acompanhado de comprovao de que a despesa criada ou aumentada no afetar as metas de resultados fiscais previstas no anexo referido no 1o do art. 4o, devendo seus efeitos financeiros, nos perodos seguintes, ser compensados pelo aumento permanente de receita ou pela reduo permanente de despesa.
13

A Gerao de Despesas
(continuao) Art. 17.

3o Para efeito do 2o, considera-se aumento permanente de receita o proveniente da elevao de alquotas, ampliao da base de clculo, majorao ou criao de tributo ou contribuio. 4o A comprovao referida no 2o, apresentada pelo proponente, conter as premissas e metodologia de clculo utilizada, sem prejuzo do exame de compatibilidade da despesa com as demais normas do plano plurianual e da lei de diretrizes oramentrias.
5o A despesa de que trata este artigo no ser executada antes da implementao das medidas referidas no 2o, as quais integraro o instrumento que a criar ou aumentar.
14

A Gerao de Despesas
(continuao) Art. 17.

6o O disposto no 1o no se aplica s despesas destinadas ao servio da dvida nem ao reajustamento de remunerao de pessoal de que trata o inciso X do art. 37 da Constituio. 7o Considera-se aumento de despesa a prorrogao daquela criada por prazo determinado.

15

Classificao das Despesas Pblicas


A despesa pblica pode ser classificada os seguintes aspectos:
a. quanto natureza;

b. quanto competncia poltico-institucional;


c. quanto afetao patrimonial;

d. quanto regularidade.

16

Classificao das Despesas Pblicas


Quanto natureza:
a. Despesa Oramentria - aquela cuja: realizao dependa de autorizao legislativa. No pode se realizar sem crdito oramentrio correspondente. Em outras palavras, a que integra o oramento (despesa discriminada e fixada no oramento pblico). b. Despesa Extra-Oramentria - aquela paga a margem da lei oramentria e, portanto, independente de autorizao legislativa, pois se constitui em sadas do passivo financeiro, compensatrio de entradas no ativo financeiro, oriundas de receitas extra-oramentrias, correspondendo restituio ou entrega de valores recebidos, como caues, depsitos, consignaes e outros.
17

Classificao das Despesas Pblicas


Quanto competncia poltico-institucional:
a. Federal quando de responsabilidade da Unio (que a realiza para atendimento de seus servios e encargos por fora da Constituio, das leis e dos contratos) b. Estadual quando de responsabilidade dos Estados

c. Municipal quando de responsabilidade dos Municpios

18

Classificao das Despesas Pblicas


Quanto Afetao Patrimonial:
a. Despesas Efetivas o conjunto de despesas que contribuem para o decrscimo do patrimnio lquido do Estado. As despesas efetivas so aquelas cuja responsabilidade de pagamento o Estado obrigatoriamente assume, fixando dotaes oramentrias anuais. (Ex.: despesas com pessoal e encargos sociais, juros e encargos da dvida interna, juros e encargos da dvida externa, outras despesas correntes). b. Despesas por Mutaes Patrimoniais so as despesas oriundas de mutaes que em nada diminuem o patrimnio lquido, constituindo simples sadas ou alteraes compensatrias nos elementos que o compem. (Ex.: investimentos, inverses financeiras, amortizao da dvida interna, amortizao da dvida externa, outras despesas de capital).
19

Classificao das Despesas Pblicas


Quanto Regularidade: a. Ordinrias so as despesas constantes, ou seja, aquelas que so gastas na manuteno dos servios pblicos. So despesas que se repetem em todos os exerccios. (EX.: despesas de pessoal e encargos, material de consumo, servios de terceiros).

b. Extraordinrias so despesas espordicas provocadas por circunstncias de carter excepcional e que, por isso, nem todos os anos aparecem nos oramentos. (Ex.: Despesas decorrentes de guerras, enchentes, etc.).

20

Classificao Legal da Despesa Oramentria


Quanto ao aspecto legal, a despesa oramentria pode ser estudada de acordo com os seguintes enfoques.

a. Jurdico b. Econmico c. Administrativo-legal

21

Classificao Legal da Despesa Oramentria segundo o aspecto Jurdico


Sob este aspecto, a despesa desdobra-se em: Despesas fixas: so as que tm carter permanente. So estabelecidas por lei e, por conseguinte, s por outra lei podem ser alteradas. (Ex.: despesas com pessoal, custeio dos servios e outras fixadas em lei).

Despesas variveis: so as que somente sero realizadas de acordo com a necessidade dos servios. (Ex.: dirias, ajuda de custo, servios extraordinrios, investimentos, etc.).
As despesas variveis que envolvem desembolsos e aplicaes sejam de custeio, sejam de investimentos, encontram-se consignadas, apenas, na Lei de Oramento e, portanto, sua realizao est condicionada ao poder discricionrio das autoridades encarregadas da execuo oramentria.

22

Classificao Legal da Despesa Oramentria segundo o aspecto Econmico


Sob esse enfoque, a despesa compreende o seguinte desdobramento: Despesas correntes: so as que se referem aos desembolsos ou aplicaes das quais no resulta compensao patrimonial. Sendo os gastos de natureza operacional, realizados pela administrao pblica, para a manuteno e o funcionamento de seus rgos. Despesas de capital: so as que constituem desembolsos ou aplicaes de que resulte mutao compensatria nos elementos do patrimnio. Sendo os gastos realizados pela administrao pblica, cujo propsito o de criar novos bens de capital ou mesmo de adquirir bens de capital j em uso, como o caso dos investimentos e inverses financeiras, respectivamente, e, que constituiro, em ltima anlise, incorporaes ao patrimnio pblico de forma efetiva ou atravs de mutao patrimonial.

23

Classificao Legal da Despesa Oramentria segundo o aspecto Administrativo-Legal


Sob o enfoque administrativo-legal, a despesa combina as seguintes classificaes: Classificao Institucional: subordinada aos trs nveis de Governo: Unio, Estados e Municpios, cada um com autonomia financeira prpria, nos termos da Constituio. A classificao institucional corresponde aos rgos e s unidades oramentrias que constituem o agrupamento de servios subordinados ao mesmo rgo ou repartio a que sero consignadas dotaes prprias.
Desdobramento rgo Unidade Oramentria Interpretao Gabinete do Prefeito Secretaria Geral 01 01.01 Cdigo

Unidade Oramentria Unidade Oramentria

Procuradoria Geral do Municpio Assessoria de Comunicao

01.02 01.03

24

You might also like