You are on page 1of 17

Aes de constitucionalidade

Aes do controle concentrado


Ao Direta de Inconstitucionalidade (genrica) Ao Direta de Inconstitucionalidade por omisso Ao Direta de Inconstitucionalidade interventiva Ao Declaratria de Constitucionalidade Argio de descumprimento de preceito fundamental

Quadro comparativo

ADI Lei 9.868/99. Lei ou ato normativo federal ou estadual.

ADI por omisso

ADC

ADPF

Lei Lei Lei 9.882/99. 9.868/99. 9.868/99. Lei ou ato Lei ou ato normativo normativo federal ou federal estadual Lei ou ato normativo federal, estadual ou municipal, inclusive se for ato prconstitucional. Ato do Poder Pblico No h H pedido de pedido de informaes (10 informa dias). Na cautelar 5 es. dias, comuns.

Pedido de informae s (30 dias). Cautelar 5 dias.

ADI Cautelar efeito repristinat rio ex nunc, via de regra.

ADPF Cautelar - efeito suspenso dos processos, dos efeitos de decises processuais ou outras medidas, salvo se incidir em coisa julgada. AGU (15 PGR (15 Ouve Previso apenas de dias) e o dias). apenas o informaes do PGR, PGR (15). PGR. Na se no for autor, em Cautelar cautelar (3 5 dias. Na cautelar os AGU (3) e dias) 5 dias so comuns. PGR (3)

ADI PO No cabe cautelar

ADC Cautelar efeito de suspenso dos processos (180 dias)

Peculiaridades das aes

ADI Julgamento pelo rito do art. 12 da Lei 9.868/99. Prazos: 10 dias para informaes, 5 AGU e 5 PGR. Cabimento em face de lei distrital

ADI por omisso Efeitos concretos no caso de omisso na edio de ato normativo administrativo (30 dias) Legitimidade passiva leva em conta a iniciativa da lei.

ADC Exige a comprovao da existncia de controvrsia judicial relevante.

ADPF Subsidiariedade. Pode ser preventiva. Modalidade autnoma ou incidental.

Legitimados

Legitimados universais
o Presidente da Repblica; a Mesa do Senado Federal; a Mesa da Cmara dos Deputados; o Procurador-Geral da Repblica; o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; partido poltico com representao no Congresso Nacional;

Legitimados especiais
Requerem pertinncia temtica: a Mesa de Assemblia Legislativa ou da Cmara Legislativa do Distrito Federal; (requer pertinncia temtica) o Governador de Estado ou do Distrito Federal; (requer pertinncia temtica). confederao sindical ou entidade de classe de mbito nacional. (requer pertinncia temtica)

Pontos comuns (ADI e ADC)


Carter ambivalente ou dplice. Cautelar com efeito vinculante. Possibilidade de modulao dos efeitos. No admite ao rescisria. No admite desistncia. No exigem trnsito em julgado para produzirem efeitos. Possuem causa de pedir aberta. No se sujeitam prescrio ou decadncia.

Pontos comuns (ADI e ADC)


No admitem interveno de terceiros, mas permitem a interveno de amicus curiae. Decises so irrecorrveis. Petio inicial apresentada em duas vias. Indicando o dispositivo de lei e o pedido. Possibilidade de improcedncia liminar no caso de inicial inepta, no fundamentada ou manifestadamente improcedente.

Normas no passveis de apreciao em ADI e ADC


Normas pr constitucionais Normas revogadas Normas de efeitos concretos Normas regulamentares

Efeitos da deciso em controle abstrato


Erga omnes Vinculante Ex tunc, salvo modulao dos efeitos Repristinatrio

You might also like