You are on page 1of 64

CONVITE FILOSOFIA

Unidade 8: O mundo da prtica A Cultura O Sagrado e a Religio A Arte A Poltica

A CULTURA

CULTURA / CULTURAS
CULTURA o conjunto de ferramentas, utenslios, lngua, hbitos, normas, crenas, valores, rituais, objetos para vrios fins, sentimentos, atitudes, etc. que todos os povos possuem. (White)

Deve-se diferenciar...
Df. Cultura Individual: como conhecimento a ser adquirido ou acumulado, refere-se a pessoa culta ou bem informada. uma definio ligada ao senso comum. Df. Cultura Coletiva: para as Cincias Sociais, (Antropologia), a cultura o conjunto de crenas, regras, tcnicas, tradies e ensinamentos produzidos e transmitido no interior de uma sociedade.

Em suma... A religio, a culinria, o vesturio, o mobilirio, as formas de habitao, os hbitos mesa, as cerimnias, o modo de relacionar-se com os mais velhos e os mais jovens, com os animais e com a terra, os utenslios, as tcnicas, as instituies sociais (como a famlia) e polticas (como o Estado), os costumes diante da morte, a guerra, o trabalho, as cincias, a Filosofia, as artes, os jogos, as festas, os tribunais, as relaes amorosas, as diferenas sexuais e tnicas, tudo isso constitui a Cultura como inveno da relao com o Outro.

Cultura Organizacional
ORGANIZAO uma unidade social artificialmente criada e estruturada continuamente alterada para se manter no tempo, e com a funo de atingir metas especficas que satisfaam s necessidades de seus participantes e da sociedade segundo definio de Parsons.

Cultura Organizacional
As organizaes (independente de seu porte), enquanto microcosmos, tambm tm uma cultura; ou seja, um modo especfico de se estruturar, de se compreender, um conjunto de VALORES que professa, uma MISSO que persegue, NORMAS, FINS, relaes que estabelece...

O SAGRADO E A RELIGIO

O sagrado e a religio
O sagrado uma experincia da presena de uma potncia ou de uma fora sobrenatural que habita algum ser planta, animal, humano, coisas, ventos, gua, fogo. Essa potncia tanto um poder que pertence prpria e definitivamente a um determinado ser, quanto algo que ele pode possuir e perder, no ter e adquirir. O sagrado a experincia simblica da diferena entre os seres, da superioridade de alguns sobre outros, do poderio de alguns sobre outros, superioridade e poder sentidos como espantosos, misteriosos, desejados e temidos.

O sagrado opera o encantamento do mundo, habitado por foras maravilhosas e poderes admirveis que agem magicamente. Criam vnculos de simpatiaatrao e de antipatiarepulso entre todos os seres, agem distncia, enlaam entes diferentes com laos secretos e eficazes.

A religio...
A palavra religio vem do latim: religio, formada pelo prefixo re (outra vez, de novo) e o verbo ligare (ligar, unir, vincular). A religio um vnculo. Quais as partes vinculadas? O mundo profano e o mundo sagrado, isto , a Natureza (gua, fogo, ar, animais, plantas, astros, metais, terra, humanos) e as divindades que habitam a Natureza ou um lugar separado da Natureza.

Atravs da sacralizao e consagrao, a religio cria a idia de espao sagrado. Os cus, o monte Olimpo (na Grcia), as montanhas do deserto (em Israel), templos e igrejas so santurios ou moradas dos deuses. O espao da vida comum separa-se do espao sagrado: neste, vivem os deuses, so feitas as cerimnias de culto, so trazidas oferendas e feitas preces com pedidos s divindades (colheita, paz, vitria na guerra, bom parto, fim de uma peste); no primeiro transcorre a vida profana dos humanos.

H religies em que os deuses se manifestam; outras em que o deus revela suas vontades aos humanos; outras em que a divindade se utiliza de intermedirios para manifestar sua vontade; e outras, ainda em que os deuses manifestam sua lei diretamente.

Toda religio explica no s a origem da ordem do mundo natural, mas tambm do mundo humano. No caso dos humanos, a religio precisa explicar por que so mortais. O mistrio da morte sempre explicado como expiao de uma culpa original, cometida contra os deuses.

No princpio, os homens eram imortais e viviam na companhia dos deuses; a seguir, uma transgresso imperdovel tem lugar e, com ela, a grande punio: a mortalidade.

Michelangelo: Expulso de Ado e Eva do den.

Nas religies de encantamento o morto concebido como encantado, torna-se algo mgico. Nas religies de salvao a felicidade perene no apenas individual, mas tambm coletiva. So religies em que a divindade promete perdoar a falta originria, enviando um salvador, que, sacrificando-se pelos humanos, garante-lhes a imortalidade e a reconciliao com Deus.

As religies ordenam a realidade segundo dois princpios fundamentais: o bem e o mal (ou a luz e a treva, o puro e o impuro).

H religies da exterioridade e da interioridade. Nas primeiras, a falta ou pecado uma ao externa visvel, cometida voluntria ou involuntariamente contra a divindade. Nas religies da interioridade, [...]a falta ou pecado uma ao interna invisvel (mesmo que resulte num ato externo visvel), causada por uma vontade m nesse caso, a falta um crime ou por um entendimento equivocado nesse caso, a falta um erro.

A inveno cultural do sagrado se realiza como processo de simbolizao e encantamento do mundo, seja na forma da imanncia do sobrenatural no natural, seja na transcendncia do sobrenatural. O sagrado d significao ao espao, ao tempo e aos seres que neles nascem, vivem e morrem. A passagem do sagrado religio determina as finalidades principais da experincia religiosa e da instituio social religiosa.

Ato fundante, ato fecundante!!

A conscincia pode relacionar-se com o mundo de maneiras variadas senso comum, cincia, filosofia, artes, religio -, de sorte que no h oposio nem excluso entre elas, mas diferena. Isso significa que a oposio s surgir quando a conscincia, estando numa atitude, pretender relacionar-se com o mundo utilizando significaes e prticas de uma outra atitude. Foi isso que engendrou a oposio e o conflito entre Filosofia e religio, pois, sendo atitudes diferentes da conscincia, cada uma delas no pode usurpar os modos de conhecer e agir, nem as significaes da outra.

A Arte
A palavra arte vem do latim ars e corresponde ao termo grego techne, tcnica, significando: o que ordenado ou toda espcie de atividade humana submetida a regras. Em sentido lato, significa habilidade, destreza, agilidade. Em sentido estrito, instrumento, ofcio, cincia. Seu campo semntico se define por oposio ao acaso, ao espontneo e ao natural. Por isso, em seu sentido mais geral, arte um conjunto de regras para dirigir uma atividade humana qualquer.

A distino entre artes da utilidade e artes da beleza acarretou uma separao entre tcnica (o til) e arte (o belo), levando imagem da arte como ao individual espontnea, vinda da sensibilidade e da fantasia do artista como gnio criador. Enquanto o tcnico visto como aplicador de regras e receitas vindas da tradio ou da cincia, o artista visto como dotado de inspirao, entendida como uma espcie de iluminao interior e espiritual misteriosa, que leva o gnio a criar a obra.

A arte no perde seu vnculo com a idia de beleza, mas a subordina a um outro valor, a verdade. A obra de arte busca caminhos de acesso ao real e de expresso da verdade. Em outras palavras, as artes no pretendem imitar a realidade, nem pretendem ser iluses sobre a realidade, mas exprimir por meios artsticos a prpria realidade.

Trs manifestaes artsticas contemporneas podem ilustrar o modo como arte e tcnica se encontram e se comunicam: a fotografia, o cinema e o design. Fotografia e cinema surgem, inicialmente, como tcnicas de reproduo da realidade. Pouco a pouco, porm, tornam-se interpretaes da realidade e artes da expresso. O design, por sua vez, introduz as artes (pintura, escultura, arquitetura) no desenho e na produo de objetos tcnicos (usados na indstria e nos laboratrios cientficos) e de utenslios cotidianos (mquinas domsticas, automveis, mobilirio, talheres, copos, pratos, xcaras, lpis, canetas, avies, tecidos para mveis e cortinas, etc.).

A modernidade terminou um processo que a Filosofia comeara desde a Grcia: o desencantamento do mundo, isto , a passagem do mito razo, da magia cincia e lgica. Esse processo liberou as artes da funo e finalidade religiosas, dando-lhes autonomia.

A partir da segunda revoluo industrial no sculo XIX e prosseguindo no que se denomina agora sociedade ps-industrial ou ps-moderna (iniciada nos anos 70 do sculo passado), as artes foram submetidas a uma nova servido: as regras do mercado capitalista e a ideologia da indstria cultural , baseada na idia e na prtica do consumo de produtos culturais fabricados em srie. As obras de arte so mercadorias, como tudo o que existe no capitalismo.

Por ser um ramo da indstria cultural e, portanto, por ser fundamentalmente uma vendedora de Cultura que precisa agradar o consumidor, a mdia infantiliza. Como isso acontece? Uma pessoa (criana ou no) infantil quando no consegue suportar a distncia temporal entre seu desejo e a satisfao dele.

Como a mdia nos infantiliza, diminui nossa ateno e capacidade de pensamento, inverte realidade e fico e promete, por meio da publicidade, colocar a felicidade imediatamente ao alcance de nossas mos, transforma-nos num pblico dcil e passivo. Uma vez que nos tornamos dceis e passivos, os programas de aconselhamento, longe de divulgar informaes (como parece ser a inteno generosa dos especialistas) torna-se um processo de inculcao de valores, hbitos, comportamentos e idias, pois no estamos preparados para pensar, avaliar e julgar o que vemos, ouvimos e lemos.

1. Poltica:
Cincia / exerccio do poder. Governo / ao em funo do bem comum / coletivo.

Grcia:
Poltica: Participar da cidade. Agir / reivindicar. Democracia: Poder do povo.

Roma:
Repblica: Res publica: Coisa pblica.

Estado:
Conjunto de instituies pblicas administradas pelos cidados. Cidadania elitista e excludente. Bases: Leis / regras.

2. Plis ideal: Plato ( A Repblica ): Imaginou modelo de Estado:


O exerccio do poder conforme as aptides de cada um na educao: 1) Ginstica e msica. 2) Cincias,Matemtica,Astronomia. 3) Filosofia.

Obs: Os melhores ocupariam cargos de magistrados e governantes. Quem no se destacasse seria da classe produtora ou guerreira.
Essa hierarquia natural reflete a Noo platnica de justia e de Estado, na busca do bem comum. O rei filsofo conheceu a verdade e deveria comunic la aos outros.

Funes do governante:
Como os vcios, desejos e iluses dificultariam a alma racional pela sabedoria, ele deveria ser justo, bom e sbio, governando acima das leis, mas de acordo com as necessidades do povo.

3. Aristteles:
O homem um animal poltico.

Poltica:
Bases: bem comum e justia. Poltica da essncia humana. Razo, justia, bem comum. Estado: homens livres garantem dignidade, tica e felicidade.

O pensamento de Aristteles: Valorizao das leis escritas. Defesa da submisso dos polticos Constituio. Estado deveria promover virtude e bem comum. Exclua mulheres do poder. Justificava a escravido.

Atualmente
Dicotomia: pblico x privado

Dicotomia: Estado x sociedade civil

Pblico
No simplesmente, aquilo que de todos. Indica, de fato, os assuntos/temas que esto sob a alada coativa, regulamentadora, do poder pblico, estatal. No pode ser confundido com a esfera pblica (conf. Habermas), (onde atua) a sociedade civil.

Privado
No aquilo que secreto ou oculto. Indica o conjunto de aes, atos, deliberaes que dizem respeito ao mbito da vida do indivduo, enquanto sujeito pessoal de direitos.

POLTICA
Produo da convivncia entre sujeitos sociais... Sinnimo de Governo, Estado... Atividade do cidado (habitante da plis) Rosseau: contrato social visando o equilbrio social Arte de identificar as foras (do poder) em jogo a fim de agir com eficcia ...???

O ANALFABETO POLTICO

O pior analfabeto o analfabeto poltico. Ele no ouve, no fala, nem participa dos acontecimentos polticos. Ele no sabe que o custo de vida, o preo do feijo, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remdio dependem de decises polticas. O analfabeto poltico to burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a poltica. No sabe, o imbecil, que da sua ignorncia nasce a prostituta, o menor abandonado, o assaltante e o pior dos bandidos que o poltico vigarista, pilantra, o corrupto e o lacaio dos exploradores do povo. (Bertolt Brecht)

-A FILOSOFIA CONTEMPORNEA
RESUMO
REVISO DE CONCEITOS PRINCIPAIS; PRINCIPAIS AUTORES; CORRENTES FILOSFICAS.

Filosofia Contemporneadatao

Perodo que abarca meados do sculo XIX at nossos dias. Porm h divergncias quanto a extenso deste momento: J estamos em uma ps contemporaneidade?

FATORES HISTRICOS SURGIMENTO


Momento histrico : Agentes motivadores: segunda revoluo industrial (meados do sculo XIX); Novas concepes filosficas e ideolgicas (positivismo cientfico, psicologia, o liberalismo como capital)

FATORES HISTRICOS SURGIMENTO


Mudanas : A quebra de paradigmas; A contingncia mundana (fracasso das cincias); Surge um problema epistemolgico: possvel conhecer? Crises humanas I e II Guerras Mundiais

Autores- Influncia hegeliana.


Ernest Bloch (1880-1956) Georg Lukcs (1885-1971) Herbert Marcuse (1898-1979) Gotthard Gnther (1900- 1984) Alexandre Kojeve (1902-1968) Theodor Adorno (1903-1969) Jean Paul Sartre (1905-1980) Maurice Merleau Ponty (19081961)

Principais correntesIdealismo Alemo.


Caracterstica:Totalidade, do Saber absoluto; A idia: possibilidade de conceituar toda a realidade. Prope um movimento histrico por meio da dialctica: tese_ anttese (negao da tese)_sntese (convergncia de tese e anttese, que forma uma nova tese).

Neo-kantismo preocupaes.
Efeito= estabilidade (dimensionado e controlvel) Resultado= assegurar um caminho unvoco O REAL= ob-jeto (Gegen-stand)- o procedimento o clculo. Necessidade de um mtodo eficaz e transparente.

Evolucionismo

Objeto de estudo: o evolucionismo


Situao histrica: conflito entre duas compreenses de mundo. Fixismo: nada se transforma no curso das eras. O mundo criado por Deus, portanto tudo j est consumado (imutabilidade). Transformismo: as espcies se transformam (mutabilidade) destaca-se Darwinismo e a teoria de Lamarck (lei do uso e desuso)

Positivismo
Positivismo: doutrina caracterizada pelo mtodo empirista, portanto as experincias sensveis .Utiliza-se da observao (ato intelectual) -como principal fonte de conhecimento.
A teoria: A verdade como aquilo que se manifesta no mundo (fenmeno). Portanto, palpvel, quantificvel, qualificvel.

Positivismo e o evolucionismo
Todo organismo vivo derivado de uma srie de combinaes qumicas complexas (protoplasma- a parte essencial das clulas); O universo est em um constante progredir em todos os seus elementos; O mais apto sobrevive como conseqncia da evoluo e progresso natural

O utilitarismo
Utilitarismo: Teoria dos fins da ao humana. O fim dirigido ao bem, na aplicao social promover em maior grau o bem geral.
A) O Fim seja bom B) os meios sejam bons e com o menor efeito colateral possvel C) o importante: os efeitos e conseqncias da ao. O conhecimento se d no aqui e agora onde o veculo a percepo (sentidos) que se d na vivncia cotidiana.

Fenomenologia
Fenomenologia: estudo puramente descritivo do fenmeno tal qual se apresenta a nossa experincia.
Fenmeno- evento observvel- dados da cincia(conhecimento). Quebra de paradigma: extino da separao entre sujeito e objeto

P/ Reflexo Final
A argumentao para no comer polvo Zia Menino de 9 anos falando sobre a vida e o universo O que voc quer ser quando crescer? Nick Vujiciki Life Vest O mundo d voltas (One Day Matisyahu)

You might also like