You are on page 1of 45

Mamografia Supervisor: der Jos Compos Alunas: Cibelly Rodrigues Borges Elicssia da Silva Souza Morgana Alves Rodrigues

Cncer de mama em adolescentes e em mulheres gravidas

A mama
A mama um rgo presente tanto no corpo feminino quanto masculino. Entretanto, se desenvolve mais visivelmente nas mulheres. Seu desenvolvimento inicia-se na adolescncia com a multiplicao dos tecidos e hormnios femininos antes mesmo da primeira menstruao. O tamanho e formato variam de uma mulher para outra.

Durante o perodo de gestao, o corpo se prepara para desenvolver o embrio, sofrendo algumas alteraes. A funo principal da mama ocorre nesta fase, quando o corpo estimula a produo de leite materno para alimentao do recmnascido.

Devido a esta funo, durante o ciclo menstrual, a mama estimulada a se preparar para a gravidez, por isso, ela pode apresentar inchao e multiplicao do nmero de clulas que nada tem haver com o cncer de mama. No havendo fecundao, todas as modificaes sofridas desaparecem com o incio da menstruao.

Cncer de mama O cncer de mama um tipo de tumor maligno, originado da multiplicao exagerada e desordenada de clulas na regio mamria. Este tumor ocorre quando as clulas denominadas malignas tm a capacidade de invadir outras clulas sadias sua volta e se proliferar.

O tempo de crescimento e desenvolvimento do cncer de mama pode variar. Por esse motivo, muitas vezes ele no se torna palpvel no estgio inicial. Estatisticamente, o cncer de mama um dos tumores mais comuns entre as mulheres. Os homens tambm podem desenvolver este tipo de tumor, o que muito raro, apenas 1% dos casos de incidncia masculina.

Origem e Preveno

Sabe-se hoje que diversos fatores podem propiciar o surgimento do cncer de mama, como: consumo de lcool, alimentao inadequada, sedentarismo, obesidade, idade reprodutiva, histrico familiar, fatores comportamentais e mutaes genticas.

Apesar de no existir uma preveno direta para o cncer de mama, fundamental que as pessoas tenham conhecimento dos fatores de risco e tomem medidas preventivas que minimizem as chances de desenvolver a doena.

Cncer de mama em adolescentes


Ao contrrio do que o senso comum normalmente imagina o cncer de mama na adolescncia no impossvel. Em determinadas circunstncias, a doena pode sim atacar adolescentes, ainda que com uma taxa de incidncia baixa, em torno de 0,09% dos casos.

O cncer de mama no respeita idade nem sexo, Mas, na adolescncia, os carcinomas frequentes em mulheres mais velhas so rarssimos. Recentemente, a Sociedade Brasileira de Cancerologia detectou e coletou vrios tipos de cncer de mama na infncia e adolescncia. Entretanto, na maior parte das vezes, essas patologias malignas eram de origem secundria, como rabdomiossarcoma e linfomas.

Os carcinomas de mama que incidem em faixas etrias mais jovens ocorrem em portadoras de mutaes nos genes BRCA1 ou BRCA2, associadas a um risco de desenvolver cncer de mama (em qualquer fase da vida) que varia de 71 a 85%.

O cncer de mama que acomete adolescentes e est relacionado s mutaes no BRCA1 e no BRCA2 mais agressivo. Alm das alteraes cromossmicas, os fatores de risco para as pacientes jovens so, principalmente, a me ter cncer de mama antes dos 50 anos ou ter cncer de mama bilateral.

Ao contrrio do que ocorre com mulheres maiores de 40 anos, no se pede que as adolescentes faam autoexame e mamografia sistemtica, pois o cncer muito raro nessa faixa etria.

No entanto, quando se sabe algo sobre a existncia de mutaes genticas em uma jovem ou ela tem antecedente familiar da doena, recomendvel que faa o autoexame ou, no mximo, um exame de ultrassom.

Porm, se ao palpar as mamas for localizado um ndulo, a mamografia deve ser realizada. Nesses casos o objetivo maior do autoexame mamrio conhecer melhor a mama, principalmente as variaes ocorridas no perodo menstrual, como dor e edema

Ao fazer o autoexame, a adolescente passa a conhecer as caractersticas da mama, e caso aparea alguma diferena, sabe que aquilo no normal.

O profissional deve ter muito cuidado ao realizar um exame clnico numa jovem, pois caso exista massa com crescimento rpido, mesmo que no seja um carcinoma, pode ser um sarcoma.

Cncer de Mama em mulheres gravidas So poucas as mulheres grvidas que so diagnosticadas com cncer de mama, mas o nmero de mulheres que decidem ter filhos em fases mais tardias de suas vidas est aumentando.

Como o risco de desenvolver cncer de mama aumenta medida que a mulher envelhece, se espera que no futuro exista um nmero maior de casos de cncer de mama durante a gravidez.

Rastreamento do Cncer de Mama durante a Gravidez

Quando uma mulher durante a gravidez diagnosticada com cncer de mama, muitas vezes a doena descoberta em um estgio mais avanado comparado com mulheres que no esto grvidas.

Tambm mais propenso a se espalhar para os ndulos linfticos. Isto em parte devido a que durante a gravidez, as alteraes hormonais causam o aumento de tamanho das mamas, aumento de sua sensibilidade e aparecimento de protuberncias.

Isso pode dificultar que seu mdico ou voc notem alguma massa na sua mama at que seja consideravelmente maior. Alm disso, os mdicos tm mais dificuldade para interpretar mamografias de mulheres grvidas, devido a que o tecido da mama torna-se mais denso.

As mudanas iniciais causadas pelo cncer de mama so ignoradas ou facilmente confundidas com as mudanas naturais que ocorrem com a gravidez.

As mamografias podem detectar a maioria dos cnceres que comeam durante a gravidez. A quantidade de radiao necessria para a mamografia pequena e esta dirigida mama, de modo que essa radiao, na sua maior parte, no chega a outras partes do corpo.

Para maior segurana, colocada uma placa de chumbo na parte inferior do abdmen para impedir que a radiao chegue at o tero.

Ser feito tambm outros exames de imagem que no usam radiao, como, por exemplo, um ultrassom de mamas ou ressonncia magntica, consideradas alternativas mais seguras durante a gravidez.

Tratamento de Cncer de Mama durante a Gravidez


Se o cncer de mama detectado durante a gravidez o tipo de tratamento e o momento em que se administra dependem de muitos fatores, tais como: O tamanho do tumor. Localizao do tumor. Se o cncer se espalhou. O tempo de gravidez. Preferncia da mulher.

O tratamento de uma gestante com cncer de mama tem os mesmos objetivos que o de uma mulher que no est grvida: o controle do tumor no local onde se originou e evitar que se dissemine. No entanto, proteger um beb em crescimento pode complicar a realizao destes objetivos.

Se uma mulher grvida precisa de quimioterapia, terapia hormonal ou radioterapia para tratar o cncer de mama, pode ser que seja considerada a interrupo da gravidez, j que esses tratamentos podem causar danos importantes ao feto.

No entanto, nenhum estudo demonstrou que a interrupo da gravidez para o tratamento de cncer melhora o prognstico de uma mulher (expectativa de vida).

Cirurgia
Quando possvel, a cirurgia o primeiro tratamento para todas as mulheres com cncer de mama, mesmo para as que esto grvidas. A quadrantectomia ou a mastectomia e/ou a retirada dos nodos linfticos axilares possuem um mnimo risco para o feto.

No entanto, h certos momentos durante a gravidez, por exemplo, durante a anestesia que podem representar um maior risco para o feto.

Uma equipe multidisciplinar que conte com obstetra para casos de alto risco, cirurgio e anestesista precisam trabalhar em conjunto para determinar o melhor momento de realizar a cirurgia durante a gestao.

Se a cirurgia for realizada mais tardiamente na gravidez, o obstetra pode estar presente apenas no caso de haver alguma complicao com o beb durante a cirurgia.

Quimioterapia
Quando uma mulher grvida com cncer de mama em estgio inicial requer de tratamento quimioterpico adjuvante (aps a cirurgia) geralmente adiado o tratamento pelo menos at o segundo trimestre. Se uma mulher est em seu terceiro trimestre no momento de diagnosticar o cncer, a quimioterapia pode ser adiada at depois que o beb nasce.

Nestes casos, o nascimento pode ser induzido algumas semanas antes da data do parto. Dependendo da extenso da doena tambm se pode utilizar este mesmo plano de tratamento em mulheres com doena avanada.

Radioterapia
A radioterapia na regio da mama muitas vezes administrada depois da cirurgia conservadora (quadrantectomia) para diminuir a chance de recidiva da doena. Altas doses de radiao podem prejudicar o feto durante qualquer fase da gravidez.

A radiao pode provocar aborto, defeitos de nascimento, retardo no crescimento ou um aumento do risco de cncer na infncia, por tanto no se recomenda seu uso durante a gravidez. As mulheres grvidas que fizeram quadrantectomia podem esperar at depois do nascimento do filho para realizar a radioterapia.

No entanto, so necessrios mais estudos e no se sabe se o atraso pode afetar a eficcia da radioterapia.

Amamentao durante o Tratamento do Cncer A maioria dos mdicos recomenda que as mulheres que j deram luz e que vo ser tratadas contra o cncer de mama devem interromper ou no iniciar a amamentao.

Se o tratamento cirrgico considerado a suspenso da amamentao ajudar a reduzir o fluxo de sangue para os seios, fazendo que diminuam seu tamanho, alm disso, ajuda a reduzir o risco de infeco na mama e pode ajudar a evitar que o leite materno se acumule nas reas de bipsia ou cirurgia.

Muitos medicamentos quimioterpicos e de terapia hormonal podem infiltrar o leite materno e, portanto, afetar o beb. Por isso, se a me est recebendo quimioterapia ou terapia hormonal, no deve amamentar.

--------------------------------------------------------

CORAGEM. Ns acreditamos em um mundo sem cncer de mama. Acredite voc tambm!

Obrigado a todos pela ateno

You might also like