You are on page 1of 79

Classificao dos produtos existentes nas farmcias

Produtos de higiene e beleza: incluem-se nesta classe todos os produtos no medicamentosos disponveis na farmcia. Quando gerenciados adequadamente podem significar uma grande parcela do faturamento do estabelecimento

preo: as defnies dos preos a serem praticados dependero do papel que o produto em questo representa para o consumidor

Um exemplo clssico so as fraldas. Um consumidor compra fraldas onde o preo mais baixo. Esses produtos trazem o cliente para a farmcia. Em nosso exemplo o caso da pomada ou do creme contra assadura ,pois o cliente j veio farmcia para comprar fraldas por um preo imperdvel e, sabendo que o uso dos dois produtos associado, manter um preo imperdvel para a pomada ou o creme no a melhor ttica.

sortimento: uma empresa que oferece poucas opes de marcas ou variedades de produtos tende a ter um faturamento menor, pois muitos consumidores so fis a marcas e/ ou variedades especficas. Ex: fralda, de nada adianta atrair o cliente com preo e oferecer somente fraldas de uma nica marca e sem a opo de escolha (masculino, feminino, com gel, sem gel, pequeno, mdio, grande, de personagem de desenho em quadrinhos, de super-heri, etc

gerenciamento de espao:

LEVANTAMENTO DE CUSTOS Custos Os custos estabelecem o piso do preo que a empresa pode cobrar pelo produto.

O CF dado em porcentagem e expressa a parcela do faturamento que comprometida, ms a ms,com os custos fixos da loja; portanto, para calcular o preo dos produtos necessrio contabilizar esses custos. Se o CF estiver alto, necessrio avaliar os suprfluos, otimizando os gastos. Contudo, todo cuidado pouco neste momento, pois alguns cortes podero influir na qualidade dos servios ou na motivao da equipe atuante na farmcia.

Para analisarmos se o CMV + impostos est adequado, preciso estabelecer um parmetro e verificar se o objetivo estabelecido foi alcanado. Estabelecendo-se um valor de CMV de 72%, por exemplo, a anlise ser feita da seguinte maneira:

Se o valor obtido for maior que 72%, preciso reduzi-lo, talvez, comprando mais barato. Comprar mal o principal problema encontrado na maioria das empresas. A escolha dos fornecedores no deve ser definida somente pelo preo, mas este deve ser o principal limitante da negociao.

Se o valor obtido for menor que 72%, a loja est atingindo os objetivos financeiros, ou seja, a empresa est sabendo comprar, negociando descontos na aquisio ou atravs da seleo de fornecedores.

Verificao do nvel de servio praticado Este indicador serve para avaliar como est o atendimento em relao ao estoque. A anlise deve ser feita produto por produto, verifcando se o estoque mximo do produto est zerando ao final do dia. O nvel do servio calculado da seguinte forma:

Tipos de custos: Os custos de uma empresa apresentam sob duas formas: fixos e variveis. Os custos fixos (tambm chamados de custos indiretos) so aqueles que no variam em funo do nvel de produo ou de vendas: contas mensais referentes a aluguel, juros e salrios

Os custos variveis alteram em proporo direta com o nvel de produo. So chamados de variveis porque seu total varia de acordo com o nmero de unidades produzidas.

Os custos totais equivalem soma dos custos fixos e variveis para qualquer nvel de produo.

Preo por custo, e o mtodo mais simples de determinao de preos o preo por custo mais margem de lucro, sobre os custos do produto.

Concorrncia e Competitividade independente da situao de uma empresa, de seus resultados no passado e de sua lucratividade atual, a primeira preocupao de quem dirige um negcio mant-lo competitivo.

Estabelecer o preo de venda preciso compatibilizar dois tipos de interesse; Primeiro, que muito bom vender barato e ter uma tima imagem de preos, porm, se tais preos no garantirem a lucratividade do negcio, no podero ser mantidos. Segundo, que muito bom vender com boas margens, porm, se os clientes no comprarem o lucro no se realiza.

Tabela de Margens A margem de lucro praticada pelo mercado difere para cada grupo de mercadorias, em funo da freqncia de consumo, do custo unitrio e de comercializao, e da quantidade de fabricantes, entre outros fatores.

Marcao de Preo
A marcao de preos deve ser feita a partir do custo das mercadorias, com base na tabela de margens e na pesquisa da concorrncia.

APRESENTAO DO PRODUTO O que um produto? Definimos um produto como algo que pode ser oferecido a um mercado para apreciao, aquisio, uso ou consumo e para satisfazer um desejo ou uma necessidade. Produtos so mais que apenas bens tangveis.

Servios um tipo de produto essencialmente intangvel que consiste em atividades, benefcios ou satisfaes oferecidas venda e que no resultam na propriedade de algo. Ex. servios bancrios, hotelaria, reformas domsticas.

Lei da Oferta e Procura Mercado de consumo relao entre o que pode ser produzido, a oferta, e o que se deseja e possvel consumir, a procura. Essa oferta e procura permanente e dinmica, sendo o aspecto mais marcante da atividade comercial.

Entre os fatores que podem influenciar a demanda, destacamos: Novas possibilidades tecnolgicas; Aperfeioamento dos produtos existentes; Novos produtos; Novos mtodos de comercializao; Mudanas socioeconmicas; Mudanas nos hbitos de consumo; Fatores de moda e sazonalidade.

Alguns objetivos e vantagens da propaganda: Aumento do volume de vendas Melhora da lucratividade Aumento do nmero de clientes Recuperao de clientes perdidos Maior participao em um segmento de pblico Destaque para um ou mais grupos de mercadorias ou sees Melhora na imagem relativa a preos e atendimento Divulgao de novos produtos ou servios Destaque a um ou mais diferenciais em relao aos concorrentes.

Veculos de Comunicao Os veculos de comunicao disponveis so bem diversificados, possibilitando inmeras estratgias de marketing promocional. Televiso, rdio, jornais, revistas, placas, outdoors, folhetos e mdias sociais cada uma dessas mdias tem caractersticas prprias, custos e aplicaes diferentes.

Saiba usar corretamente as palavras mgicas: grtis, novo, voc, descobrir, poupar, garantia, introduzir, resultados, benefcios, fcil, prova, amor, alternativa, agora, vencer, ganhar, alegria, confiana, beleza, conforto, orgulho, saudvel, seguro, correto, segurana, alegre, valor, aviso, desejado, pessoas e porque.

Evite as seguintes palavras: comprar, adquirir, obrigao, falha, mal, vender, perder, responsabilidade, dificuldade, errado, deciso, negcio, difcil, morte, encomenda, falhar, custo, preocupao e contrato.

Vender uma combinao de cincia e arte. Algumas coisas devem obrigatoriamente de acontecer antes de se fazer uma venda. Todo cliente quando vai as compras, faz interiormente seis perguntas: 1) ser que preciso mesmo disso? 2) Ser que quero mesmo este produto? 3) Ser que preciso disso agora? 4) Ser que estou disposto a pagar este preo? 5) Ser que quero comprar desta pessoa? 6) Ser que quero comprar este produto nesta loja?

ADMINISTRAO DE ESTABELECIMENTOS FARMACUTICOS E NOES DE CONTABILIDADE

Sistema de compra Representa as operaes de reposio de mercadorias em uma loja. Os procedimentos devem indicar produtos de alto e baixo giros, bem como os sazonais, para evitar a falta ou a compra desnecessria desses produtos.

Sistema de vendas e marketing Engloba toda a operao de venda, desde o incio do atendimento at a concluso no caixa, observando que tudo o que puder ser feito para reduzir o tempo de espera do cliente em filas bem-vindo.

Sistema de servio ao cliente So os servios alternativos prestados aos clientes, como entrega em domiclio, aferio de presso arterial, monitoramento de glicemia e colesterol, aplicao de injetveis, observando-se, no entanto, as legislaes especficas da vigilncia sanitria. O servio ao cliente deve possuir um cadastro eficiente que identifique os compradores.

1. Recebimento: geralmente atendido em 24 horas pelas distribuidoras.Ele deve permitir a disponibilidade de todas as informaes negociadas com o fornecedor como quantidade, preo, descontos, prazos de entrega e validade, entre outros.

2. Armazenagem: aps o recebimento realizada a guarda da mercadoria, em que se deve sempre observar o estado em que o produto se encontra, bem como a validade do mesmo. No estoque, os produtos devem ser armazenados em ordem alfabtica, com os mais novos atrs e os mais antigos frente. necessria a verificao peridica da validade do produto.

3. Reposio: a falta de uma mercadoria pode causar um impacto bastante expressivo em um cliente. A reposio tradicional segue o conceito de expor nas gndolas os produtos mais novos atrs dos mais antigos, que ficam frente.

4. Etiquetagem: processo obrigatrio citado pelo Cdigo de Defesa do Consumidor; todos os produtos devem ser etiquetados.

5. Exposio: diretamente ligada reposio de mercadorias. Preencher sempre os espaos das gndolas significa exposio bem feita, o que ajuda o cliente a perceber os produtos e rapidamente encontrar o que precisa. O varejo aplica o conceito de categorizao ou gerenciamento

6. Ambientao: a arrumao, a limpeza e a climatizao da loja. O gerenciamento deve ajudar a criar um ambiente agradvel, que oferea organizao e clareza visual.

2) (Prefeitura Municipal de Catas Altas - MG, cargo: Auxiliar de Farmcia/ 20XX; elaborao:) A preparao farmacutica que contm um ou mais frmacos e destinada ao tratamento, preveno ou diagnstico de doenas denominada:

a) medicamento. b) remdio. c) insumo. d) droga.

3) (Prefeitura Municipal de Campo Verde MT, cargo: Atendente de Farmcia/ 2010; elaborao: Consulplan) Qual dessas formas farmacuticas, em geral, NO pode ser considerada uma forma farmacutica semislida? a) pomadas. b) cpsulas. c) gis. d) cremes. e) pastas.

4) (Prefeitura Municipal de Campo Verde - MT, cargo: Atendente de Farmcia/ 2010; elaborao: Consulplan) Assinale a alternativa que relaciona vias de administrao enteral de medicamentos: a) oral, sublingual e retal. b) oral, intradrmica e retal. c) oral, intravenosa e intradrmica. d) oral e intramuscular. e) intravenosa, intradrmica e intramuscular.

1) (Prefeitura Municipal de Francinpolis - PI, cargo: Atendente de Farmcia/ 2010; elaborao: Fundao Cajuina) Em relao s Boas Prticas de Armazenamento e Dispensao de Medicamentos INCORRETO afrmar: a) Na rea de armazenamento a ventilao pode ser natural, com iluminao artifcial atravs de lmpadas fuorescentes, porm no incidindo luz solar sobre os produtos.

b) Medicamentos termolbeis so aqueles que apresentam oscilao de temperatura, devendo ser armazenados entre - 20 C a +25 C, para sua conservao. c) Imunobiolgicos: Nessa rea fcam armazenados soros e vacinas, produtos que necessitam, para sua conservao, tanto de uma baixa temperatura de congelamento (-20C) como, em outros casos, temperatura de resfriamento (+ 4 C a +8 C). Por esse motivo, importante que o setor defna os equipamentos de frio de acordo com as necessidades.

d) Os medicamentos sujeitos a controle especial (Portaria n344/98) precisam estar em rea isolada das demais, caracterizadas como de segurana mxima (armrio fechado).

2) (Prefeitura Municipal de Tiet, SP, cargo: Auxiliar de Farmcia/ 2010; elaborao: Moura Melo Concursos) Onde devem ser armazenados medicamentos sem necessidade de refrigerao? a) Prateleiras e armrios. b) Em qualquer lugar onde haja espao. c) No cho. d) Em caixas, no cho.

3) (Prefeitura Municipal de Campo Verde - MT, cargo: Atendente de Farmcia/ 2010; elaborao: Consulplan) Estabelecimento de dispensao e comrcio de drogas, medicamentos, insumos farmacuticos e correlatos em suas embalagens originais. Segundo a Lei n. 5991/73, tal descrio refere-se: a) Farmcia. b) Ervanaria. c) Dispensrio de medicamentos. d) Drogaria. e) Drugstore.

4) (Prefeitura Municipal de Campo Verde - MT, cargo: Atendente de Farmcia/ 2010; elaborao: Consulplan) Segundo a Lei n. 5991/73, a dispensao de plantas medicinais privativa de: a) Somente farmcias. b) Qualquer empresa que dispensa medicamentos.

c) Farmcias e drogarias. d) Farmcias e ervanarias. e) Farmcias, ervanarias e drogarias.

Auto-avaliao Vamos considerar algumas situaes hipotticas, nas quais voc precisa decidir qual seria o posicionamento mais adequado, do ponto de vista tico. Marque apenas uma alternativa que julgue ser a mais adequada.

1) Um travesti de 55 anos entra na farmcia e diz que possui uma doena venrea. Ele apresenta uma receita mdica na qual constam os medicamentos prescritos pelo mdico. a) voc diz que est com uma diarreia, pede licena ao travesti e solicita que um colega finalize o atendimento b) voc atende o cliente, mas passa orientaes sobre como mudar de vida e se tornar um homem digno c) voc atende o cliente com respeito e tica e, na tentativa de um contato cordial, voc pergunta sobre a sua vida, h quanto tempo ele se traveste, se ele faz programas e com quem ele mora

d) voc muito atencioso com o cliente, mas no consegue no comentar com os colegas sobre o motivo da sua ida farmcia e) voc se mostra solcito e responde a todas as perguntas do cliente, orientando sobre como deve utilizar os medicamentos

2) Voc supe que o perodo de tratamento, segundo a receita mdica apresentada por um cliente, muito longo. a) voc comenta com o cliente esse mdico sempre faz essas burradas, mas entrega os medicamentos ao paciente, orientando-o a utiliz-los da maneira prescrita b) voc no fnaliza o atendimento e orienta o cliente a procurar outro mdico mais experiente c) voc, de maneira, discreta, vai at o fundo da farmcia, como estivesse indo buscar o medicamento, conversa com o farmacutico e segue as suas orientaes; d) voc diz que a receita est errada, mas que de qualquer forma o que no mata, engorda

3) Voc est com problemas pessoais (seu flho adolescente est usando drogas e voc suspeita que ele est envolvido com marginais) e um cliente relata estar passando por problemas semelhantes.

a) voc o escuta com calma e pacincia; ao fnal do desabafo voc tambm comenta que est passando por uma situao difcil e que s vezes pensa que vai enlouquecer; isso o ajuda a enfrentar o problema b) voc pede para ele parar de falar, pois voc no pode ser amigo do cliente e, mesmo que ele insista, voc nunca deve dar ouvidos a problemas pessoais c) voc o atende com educao, providencia o que ele solicitou, mas no comenta sobre os seus prprios problemas d) voc diz que todos tm problemas e que a culpa disso tudo das mes, que no querem mais cuidar da educao dos flhos e) voc fala que no pode conversar assuntos pessoais e alerta o cliente que se ele insistir em comentar sobre a sua vida, voc ir chamar o gerente

4) Um cliente solicita um medicamento que consta do estoque da farmcia, mas voc sabe que ele foi mal acondicionado, o que pode comprometer a efccia do tratamento. Entretanto o gerente insiste em manter o produto disponvel para a venda. A venda desse produto lhe trar uma boa comisso. a) voc vende ao cliente, pois o gerente responsvel e no permitiria que um produto sem qualidade fosse posto venda

b) voc desculpa-se com o cliente, fala que o medicamento disponvel na farmcia provavelmente est adulterado, pois no foram consideradas as boas prticas de armazenamento, mas se o cliente quiser, voc pode conceder um desconto de 50% c) voc abre o jogo com o cliente, fala que o gerente agiu errado, diz que j est de saco cheio daquela farmcia, mas que pode entregar o produto,caso o cliente no se importe de o mesmo estar mal acondicionado

d) voc no vende este produto, pois pode prejudicar a sade do cliente, mas entrega outro produto igual, mas que tenha sido bem acondicionado e) qualquer uma das alternativas anteriores

You might also like