You are on page 1of 62

Conhecer a legislao no deve ser para o profissional de farmcia, uma atividade cansativa e desinteressante.

Ao contrrio, estar por dentro da legislao especfica da nossa atividade trar, no dia-a-dia, confiana e certeza de estar realizando um trabalho de qualidade.

Aspectos importantes, a saber, tratam da regulamentao dos genricos, regulamentao tcnica para assistncia farmacutica na farmcia e drogaria. A lei trata tambm das condies gerais e especficas para a estrutura fsica (instalaes) e equipamentos, determina que a admisso dos funcionrios deve ser precedida de exames mdicos, citando tambm a questo da higiene pessoal, uniformes para o trabalho etc.

A lei estabelece as boas prticas de atendimento em farmcias e drogarias, alm de proteger o trabalhador. Por isso, mantenha-se sempre atualizado.

Resoluo 328
Uma das leis que regem as aes nas farmcias e drogarias a Resoluo 328 da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria, que regulamenta e implementa as Boas Prticas de Dispensao em Farmcias e Drogarias.

Resoluo 328
Esta resoluo tem a finalidade de garantir que a aquisio, armazenamento, conservao e dispensao de produtos industrializados em drogarias sejam executados dentro das normas sanitrias. Assim, considera os seguintes aspectos: condies gerais, pessoal, aplicao de injeo e documentao.

Resoluo 328 Condies Gerais


O estabelecimento responsvel por somente dispensar produtos registrados ou declarados isentos de registros pelo rgo competente do Ministrio da Sade

Resoluo 328
Os produtos farmacuticos devem ficar estocados em um local que permita uma estocagem de forma organizada, observando a necessidade ou no de estocagem em geladeira, a necessidade de espao especial para produtos inflamveis, entre outros.

Resoluo 328
Os produtos sujeitos regime especial de controle devem ser armazenados em espao prprio ou em um armrio com chave ou sala.

Com relao estrutura fsica, com paredes, teto e pisos lisos, que possam ser lavados e sanitizados, equipamentos especficos de combate a incndio adequados e condies tais que no permitam a entrada de insetos e roedores.

Funcionrios Com relao aos funcionrios das farmcias e drogarias, a Resoluo determina que eles devem fazer exame mdico admissional e que, caso no dia-adia, apresentem doenas, ou mesmo suspeita das mesmas, o funcionrio dever ser afastado das suas atividade, de acordo com a legislao especfica.

Aplicao de Injetveis Para a aplicao de injetveis, a drogaria precisa ter um local prprio para este procedimento, separado dos demais ambientes do estabelecimento, perfurocortante e demais resduos da aplicao de injetveis, porque no podem, de forma nenhuma, ser descartados sem o devido cuidado para evitar acidentes.

Por fim, deve haver na drogaria um profissional legalmente habilitado para aplicao de injetveis.

descarte de material perfuro-cortante

Documentao As farmcias e drogarias devem (ao contrrio do que normalmente acontece) ter todos os seus procedimentos descritos com relao a: Aquisio, armazenamento, conservao e dispensao de produtos; Aplicao de injetveis, inclusive com relao a utilizao de material descartvel; Descarte de produtos vencidos ou sem condies de uso.

Regulamento Tcnico que institui as Boas Prticas de Dispensao para Farmcias e Drogarias Com a finalidade de definir quais os requisitos bsicos para o funcionamento das farmcias e drogarias, de forma a atender resoluo, criou-se este regulamento que determina os aspectos que devero ser observados e sero passveis de fiscalizao.

Condies Gerais de Funcionamento das Farmcias e Drogarias Para que os estabelecimentos farmacuticos possam funcionar necessrio que: Tenham licena de funcionamento, atualizada, expedida pela autoridade sanitria local; Atendam s boas prticas de dispensao em drogarias; Mantenham placa de identificao do estabelecimento conforme legislao vigente; Possuam licena de funcionamento devidamente afixada em local visvel ao pblico.

No caso de drogarias ainda proibido: O recebimento de receitas com frmulas magistrais. O fracionamento de medicamentos pode ser realizado, desde que com a devida autorizao da Anvisa (RDC135/05).

5. Fracionamento De Medicamentos Medicamentos fracionados so aqueles fabricados em embalagens especiais e vendidos exatamente na quantidade receitada pelo mdico ou dentista. Por exemplo, se voc tem que tomar 5 comprimidos, no vai precisar mais comprar caixa com 8.

Fracionamento De Medicamentos

Marketing pessoal O marketing pessoal utiliza os conceitos e instrumentos de marketing em benefcio da carreira e da vida pessoal dos indivduos, valorizando o ser humano em todos os seus atributos, caractersticas e estrutura.

Fatores importantes para o marketing pessoal so: sade, alimentao, atividades fsicas, sono, aparncia, atualizao, valorizao, bom humor, organizao, postura, assumir erros e entusiasmo.

Princpios do atendimento que vende O que o cliente espera de quem o atende? Cortesia, exclusividade, comprometimento, competncia, soluo rpida e integridade. Cortesia a habilidade de fazer com que o cliente sinta-se bem-vindo e respeitado. Atitudes: sorrir, agradecer (muito obrigado), solicitar educadamente (por favor).

Existem trs formas de fechamento de vendas: 1) Fechamento tentativa - Nesse caso voc obtm a aprovao da venda por fazer uma oferta adicional que o cliente rejeita. muito vantajoso quando o produto da demonstrao de valor alto. Ex: A senhora gostaria de levar tambm algum material de toalete?

2) Fechamento condicional - muito eficiente quando o cliente exige condies especiais ou vantajosas para comprar ou tomar uma deciso. No entanto, essas condies especiais devem ser apresentadas apenas no fechamento da venda. Ex: Se conseguirmos o desconto que a senhora solicitou, quer levar as trs caixas?

3) Fechamento direto por alternativa - Aps realizar uma apresentao eficaz que convenceu o cliente, solicite a deciso diretamente. A forma mais suave de se obter o fechamento direto apresentando-lhe alternativas. O cliente levado a escolher entre duas opes, ambas para levar o produto. Ex: Sua preferncia pagar com cheque ou carto?

Exemplo de Atendimento: O cliente entra, o vendedor diz "Bom dia!", se o cliente estiver com dor de dente pode ser que te responda: "Bom dia por qu?", mas voc como um bom profissional logo diz: "o que o Senhor est sentindo? ou O que necessita?" ele fala da dor, o vendedor expe os medicamentos no balco e ao invs de colocar um envelope coloca logo trs ou quatro, ocasionando a venda adicional, quando for explicar o modo de uso (posologia) pergunta o nome do cliente e diz "Sr. Joo, para melhorar a DOR, o ideal ingerir algum desses, de quatro em quatro horas, prosseguir com as devidas explicaes, etc..." e passa para o prximo estgio, o da abordagem: "O Senhor mora em que bairro?" e oferece o servio 24h ou tele entrega, se for viajante sugere um pacote adicional de medicamentos.

Programas de Qualidade 1) POP- Procedimento Operacional Padro o documento que expressa o planejamento do trabalho repetitivo. Contem: listagem dos equipamentos; peas e materiais utilizados na tarefa, incluindo-se os instrumentos de medida; padres da qualidade; descrio dos procedimentos da tarefa por atividades crticas; condies de fabricao, de operao e pontos proibidos de cada tarefa; pontos de controle (itens de controle e caractersticas da qualidade) e os mtodos de controle; relao de anomalias passveis de ao; roteiro de inspeo peridicas dos equipamentos de produo.

Como e quem deve fazer um POP:

Transcrever as tarefas rotineiras que todos fazemos mecanicamente para uma folha de papel nem sempre uma tarefa fcil, talvez seja um pouco cansativa, mas devemos tomar alguns cuidados.

- A pessoa que executa a tarefa quem deve colaborar com o desenvolvimento do procedimento, ele o dono do processo. Existe ainda um carter psicolgico que faz com que o funcionrio se sinta parte integrante do Sistema da Qualidade do estabelecimento e que as diretrizes desse sistema no sejam uma imposio da alta administrao.

- O funcionrio tem que ser treinado, habilitado e qualificado para a execuo das tarefas. Sendo assim, escreva como voc faz e faa cumprir o que est escrito.

- A linguagem utilizada no POP dever estar em consonncia com o grau de instruo das pessoas envolvidas nas tarefas, d preferncia para uma linguagem simples e objetiva.

O contedo do POP, assim como sua aplicao, dever ter o completo entendimento e familiarizao por parte dos funcionrios que tenham participao direta e/ou indireta na qualidade final daquele procedimento.

Qual a finalidade do POP?

Um POP tem o objetivo de se padronizar e minimizar a ocorrncia de desvios na execuo de tarefas fundamentais, para o funcionamento correto do processo, ou seja, um POP coerente garante ao usurio.

O POP tem a finalidade interna, de servir de instrumento para a Gerncia da Qualidade e insumo para auditorias internas.

AVALIAO

2) (Prefeitura Municipal de Catas Altas - MG, cargo: Auxiliar de Farmcia/ 20XX; elaborao:) A preparao farmacutica que contm um ou mais frmacos e destinada ao tratamento, preveno ou diagnstico de doenas denominada:

a) medicamento. b) remdio. c) insumo. d) droga.

3) (Prefeitura Municipal de Campo Verde MT, cargo: Atendente de Farmcia/ 2010; elaborao: Consulplan) Qual dessas formas farmacuticas, em geral, NO pode ser considerada uma forma farmacutica semislida? a) pomadas. b) cpsulas. c) gis. d) cremes. e) pastas.

4) (Prefeitura Municipal de Campo Verde - MT, cargo: Atendente de Farmcia/ 2010; elaborao: Consulplan) Assinale a alternativa que relaciona vias de administrao enteral de medicamentos: a) oral, sublingual e retal. b) oral, intradrmica e retal. c) oral, intravenosa e intradrmica. d) oral e intramuscular. e) intravenosa, intradrmica e intramuscular.

1) (Prefeitura Municipal de Francinpolis - PI, cargo: Atendente de Farmcia/ 2010; elaborao: Fundao Cajuina) Em relao s Boas Prticas de Armazenamento e Dispensao de Medicamentos INCORRETO afrmar: a) Na rea de armazenamento a ventilao pode ser natural, com iluminao artifcial atravs de lmpadas fuorescentes, porm no incidindo luz solar sobre os produtos.

b) Medicamentos termolbeis so aqueles que apresentam oscilao de temperatura, devendo ser armazenados entre - 20 C a +25 C, para sua conservao. c) Imunobiolgicos: Nessa rea fcam armazenados soros e vacinas, produtos que necessitam, para sua conservao, tanto de uma baixa temperatura de congelamento (-20C) como, em outros casos, temperatura de resfriamento (+ 4 C a +8 C). Por esse motivo, importante que o setor defna os equipamentos de frio de acordo com as necessidades.

d) Os medicamentos sujeitos a controle especial (Portaria n344/98) precisam estar em rea isolada das demais, caracterizadas como de segurana mxima (armrio fechado).

2) (Prefeitura Municipal de Tiet, SP, cargo: Auxiliar de Farmcia/ 2010; elaborao: Moura Melo Concursos) Onde devem ser armazenados medicamentos sem necessidade de refrigerao? a) Prateleiras e armrios. b) Em qualquer lugar onde haja espao. c) No cho. d) Em caixas, no cho.

3) (Prefeitura Municipal de Campo Verde - MT, cargo: Atendente de Farmcia/ 2010; elaborao: Consulplan) Estabelecimento de dispensao e comrcio de drogas, medicamentos, insumos farmacuticos e correlatos em suas embalagens originais. Segundo a Lei n. 5991/73, tal descrio refere-se: a) Farmcia. b) Ervanaria. c) Dispensrio de medicamentos. d) Drogaria. e) Drugstore.

4) (Prefeitura Municipal de Campo Verde - MT, cargo: Atendente de Farmcia/ 2010; elaborao: Consulplan) Segundo a Lei n. 5991/73, a dispensao de plantas medicinais privativa de: a) Somente farmcias. b) Qualquer empresa que dispensa medicamentos.

c) Farmcias e drogarias. d) Farmcias e ervanarias. e) Farmcias, ervanarias e drogarias.

Auto-avaliao Vamos considerar algumas situaes hipotticas, nas quais voc precisa decidir qual seria o posicionamento mais adequado, do ponto de vista tico. Marque apenas uma alternativa que julgue ser a mais adequada.

1) Um travesti de 55 anos entra na farmcia e diz que possui uma doena venrea. Ele apresenta uma receita mdica na qual constam os medicamentos prescritos pelo mdico. a) voc diz que est com uma diarreia, pede licena ao travesti e solicita que um colega finalize o atendimento b) voc atende o cliente, mas passa orientaes sobre como mudar de vida e se tornar um homem digno c) voc atende o cliente com respeito e tica e, na tentativa de um contato cordial, voc pergunta sobre a sua vida, h quanto tempo ele se traveste, se ele faz programas e com quem ele mora

d) voc muito atencioso com o cliente, mas no consegue no comentar com os colegas sobre o motivo da sua ida farmcia e) voc se mostra solcito e responde a todas as perguntas do cliente, orientando sobre como deve utilizar os medicamentos

2) Voc supe que o perodo de tratamento, segundo a receita mdica apresentada por um cliente, muito longo. a) voc comenta com o cliente esse mdico sempre faz essas burradas, mas entrega os medicamentos ao paciente, orientando-o a utiliz-los da maneira prescrita b) voc no fnaliza o atendimento e orienta o cliente a procurar outro mdico mais experiente c) voc, de maneira, discreta, vai at o fundo da farmcia, como estivesse indo buscar o medicamento, conversa com o farmacutico e segue as suas orientaes; d) voc diz que a receita est errada, mas que de qualquer forma o que no mata, engorda

3) Voc est com problemas pessoais (seu flho adolescente est usando drogas e voc suspeita que ele est envolvido com marginais) e um cliente relata estar passando por problemas semelhantes.

a) voc o escuta com calma e pacincia; ao fnal do desabafo voc tambm comenta que est passando por uma situao difcil e que s vezes pensa que vai enlouquecer; isso o ajuda a enfrentar o problema b) voc pede para ele parar de falar, pois voc no pode ser amigo do cliente e, mesmo que ele insista, voc nunca deve dar ouvidos a problemas pessoais c) voc o atende com educao, providencia o que ele solicitou, mas no comenta sobre os seus prprios problemas d) voc diz que todos tm problemas e que a culpa disso tudo das mes, que no querem mais cuidar da educao dos flhos e) voc fala que no pode conversar assuntos pessoais e alerta o cliente que se ele insistir em comentar sobre a sua vida, voc ir chamar o gerente

4) Um cliente solicita um medicamento que consta do estoque da farmcia, mas voc sabe que ele foi mal acondicionado, o que pode comprometer a efccia do tratamento. Entretanto o gerente insiste em manter o produto disponvel para a venda. A venda desse produto lhe trar uma boa comisso. a) voc vende ao cliente, pois o gerente responsvel e no permitiria que um produto sem qualidade fosse posto venda

b) voc desculpa-se com o cliente, fala que o medicamento disponvel na farmcia provavelmente est adulterado, pois no foram consideradas as boas prticas de armazenamento, mas se o cliente quiser, voc pode conceder um desconto de 50% c) voc abre o jogo com o cliente, fala que o gerente agiu errado, diz que j est de saco cheio daquela farmcia, mas que pode entregar o produto,caso o cliente no se importe de o mesmo estar mal acondicionado

d) voc no vende este produto, pois pode prejudicar a sade do cliente, mas entrega outro produto igual, mas que tenha sido bem acondicionado e) qualquer uma das alternativas anteriores

You might also like