You are on page 1of 15

A Arte Produzida pelo Nazismo

Arte Nazista
A arte Nazista se inspirava, no Barroco, e no Romantismo Alemo. A poltica do Partido Nacional Socialista, era antes de tudo uma poltica do Embelezamento nacional Demonizavam a arte moderna, e a Vanguarda Europeia.

Romantismo e Barroco

A arte Auxiliaria...
A Arte auxiliaria na (re)construo da verdadeira nao alem. Campesinato nrdico, soldados idealizados como esculturas gregas,cenas de batalhas histricas, nus neoclssicos germnicos, cenas mitolgica.(Wagner), Naturezas-mortas, ruinas da antiguidade,retratos de grandes lideres,paisagem alpinas e campestres. Culto ao Corpo. Espao Vital(Ratzel) Enfatizavam a nostalgia e a grandeza passada.

Os artistas.
Deveriam ser sangue puros, ou seja deveriam possuir razes reais com a sua terra. Os artistas deveriam se entender como soldados da esttica e possuam grande importncia nas alas do partido, lembrando que o ideal de homem para o partido Nazi era o soldado. Pintura: Tcnica Acadmica, Figurativa, linhas e contornos bastante ntidos e definidos, linearidade esttica: Cranach, Rudolf Epp. Retorno as Razes Nacionais.

O Tema.
Os retratos de Hitler e seus oficiais de alta patente eram um dos temas principais. Hitler era o tema central de sua arte, seus retratos em traje militares e nas saudaes as massas eram muitos, em alguns casos era a sua imagem vinculada tambm ao passado como em o Guardador da Bandeira: Hitler como cavaleiro.( Guerras Medievais e o papel do guardador como representante do estado)

Esculturas
Principais nomes:Arno Breker e Josef Thorak. Homens e mulheres em bronze a mrmore, estilo neoclssico, aposta na harmonia, propores idealizadas e simetria e membros rijos. Escultura dos lideres Romanos e dos Deuses Gregos. Sentimentos: Coragem destemor,potencia,superioridade, persistncia. Qualidades do Homem alemo) As mulheres sempre loiras com cabelos longos e saudveis, eram timos exemplares da virilidade da raa ariana. Doutrina racista.

Esculturas

Esculturas
Breker e Thorak foram considerados os criadores de um novo tipo de homem. Preocupao nazista, a mensagem produzida. Propaganda Ideolgica. Realismo Histrico; esculturas monumentais, de cunho alegrico que muitas vezes representavam uma idia ou um conceito. Fundamental para a esttica nazista.

O sonho esttico maior do nazismo.


A arquitetura concentrava a maior intensidade do sonho nazista, o embelezamento de todas as reas: Edifcios Monumentais. Reurbanizao de cidades como Linz e Berlim. Construo de teatros, e centros culturais. Sonho arqitetnico de Hitler.

A inspirao
Como adorador das eras clssicas, o Fuhrer admirava as grandes construes gregas e romanas, Atenas inclusive escapou de ser bombardeada por conta da admirao do mesmo por suas ruinas. Admirao de Hitler pela antiguidade o aproximou da arqueologia. Princpio das Ruinas Albert Speer: edifcio importantes seriam construdos para rurem em um futuro distante e demostrarem a grandeza passada do 3 Reich.

Outras reas de Destaque.


A msica na Alemanha sempre teve um carter importante, sendo usada no regime nazi desde o hino alemo at as canes elaboradas em teatros e fbricas e tambm os hinos da juventude Hitlerista, partidrios, na trilha sonora de filmes oficiais veiculados em todos os cinemas do pas. Fotografia Heinrich Hoffmann.

Cinema
Nesse campo a estratgia de propaganda ideolgica do estado nazista se concentrava em filmes como os de Leni Riefenstahl. O mesmo era usado como difusor do regime por toda a Alemanha sendo levado a todos os cantos, uma ferramenta de unificao e difuso ideolgica para as massas. Olympia de 1936 e O triunfo da Vontade de 1934. A cineasta deu um toque de profissionalismo e talento em seus documentrios do partido e do estado nazista.

O ator Hitler.
Hitler possua uma interpretao meticulosamente planejada para o colocar como lder supremo, como encarnao do prprio Esprito Alemo.(evocao dos mortos em o Triunfo da Vontade). Gestos enrgicos e controlados, corpo ereto, permanecia no mesmo lugar com os ps fixos no cho, braos que se movimentavam. Frases intercaladas de gritos do pblico, simetria e manuteno da estrela sempre no centro ou acima do povo.

A Arte ento era:


A arte no regime nazista assumiu um carter ideolgico muito forte sendo ela a difusora principal do pensamento nazi. A apresentao de Hitler era sempre um Rito, que fazia do mesmo o intercessor maior e o representante mximo e nico de todo o esprito germnico. A etiqueta traduzida nas regras do Exrcito alemo faziam toda a nao possuir um aspecto nico que acaba por criar um lao de identificao que no era possvel antes devido a unificao tardia.

You might also like