You are on page 1of 31

PLANEAMENTO

UMA EMPRESA UMA

ORGANIZAO ADMINISTRAR O TRABALHO QUE ENVOLVE A COMBINAO DOS DIFERENTES RECURSOS, DE MODO A ATINGIR DETERMINADOS OBJECTIVOS.

PLANEAMENTO
O acto de administrar envolve actividades de : Planeamento; Organizao; Liderana; Controlo.

PLANEAMENTO
Planeamento Liderana
ADMINISTRAO

Controlo Organizao

PLANEAMENTO
As tarefas administrativas concentram-se em manter a organizao dentro da empresa,

facilitando a realizao dos objectivos.

PLANEAMENTO

actividade essencial sobrevivncia da empresa.

PLANEAMENTO
IDEIA-CHAVE DE PLANEAMENTO

Planear prever

PLANEAMENTO
O Planeamento a actividade que visa antecipadamente uma deciso, sobre determinados empreendimentos, como, quando e onde sero realizados, por quem e quais os meios a utilizar.

PLANEAMENTO
Planeamento uma actividade contnua, sistemtica e disciplinada que consiste em ordenar e estruturar as tarefas a desenvolver, de modo a que se alcancem determinados objectivos previamente fixados.

PLANEAMENTO
O PLANEAMENTO CONSISTE EM

DESENVOLVER ACES DO PRESENTE, DE UM MODO CONSISTENTE E SISTEMTICO, DE MODO A OBTER O FUTURO DESEJADO.

PLANEAMENTO
No processo de planeamento, a empresa surge como o agente econmico fundamental na tomada de decises, logo no poder funcionar, exclusivamente, na base da pura improvisao. O ideal, para uma empresa, seria produzir a quantidade exacta de produtos que os clientes vo comprar. Contudo, esta situao ideal impraticvel.

PLANEAMENTO
A Empresa necessita de tomar decises tendo por base previses fiveis. Consoante o tipo de decises a tomar, assim sero previses de curto prazo (at 6 meses), mdio prazo ( de 6 meses a 3 anos) e longo prazo (mais de 3 anos).

PLANEAMENTO
As Previses so, efectivamente, a base de todo o Planeamento : Ponto de Partida Meta

Previses

Curto prazo Mdio prazo Longo prazo

PLANEAMENTO
Objectivo fundamental das previses: Produzir

O qu?

Quando?

Quanto?

PLANEAMENTO
As previses fazem-se recorrendo a trs tipos de planeamento:
1. 2. 3. Planeamento Estratgico apoiado em previses de longo prazo; Planeamento Tctico - apoiado em previses de mdio prazo; Planeamento Operacional apoiado em previses de curto prazo.

PLANEAMENTO ESTRATGICO
O Planeamento Estratgico um processo que fixa as grandes orientaes que permitem empresa modificar, melhorar ou consolidar a sua posio face concorrncia, atribuindo responsabilidades a todos os nveis hierrquicos envolvidos.

PLANEAMENTO ESTRATGICO
O Planeamento estratgico ajuda a tomar decises, tais como: Diversificao de produtos Ex: a Coca-Cola, diversificou os seus investimentos no ramo da fast-food. Novos produtos Ex: No sector farmacutico, criar um produto eficaz no combate a uma doena incurvel. Investimento/desinvestimento em equipamentos Ex: automatizar todo um sector que possui equipamento desactualizado.

PLANEAMENTO ESTRATGICO
O processo de Planeamento Estratgico pode resumir-se em : 1. Estabelecimento dos objectivos Definir, de forma clara, os objectivos a alcanar. 2. Anlise da situao Identificar ameaas e oportunidades, e os pontos fortes e fracos da empresa. Identificar os factores crticos de sucesso

PLANEAMENTO ESTRATGICO
3. Anlise do meio ambiente Ter em ateno: a economia, a poltica, a cultura, as mudanas, entre outros.

4. Avaliao da estratgia Tendo em conta os pontos atrs enunciados, decidir qual a melhor alternativa de estratgia a ser implementada, sem esquecer a concorrncia, os clientes e a prpria empresa.

PLANEAMENTO ESTRATGICO
5. Implantao atravs dos outros tipos de planeamento Utilizar toda a informao obtida para concretizar os objectivos propostos e criar feedback para avaliao dos resultados.

PLANEAMENTO TCTICO
O Planeamento Tctico o conjunto das decises relativas a empreendimentos mais limitados a realizar em prazos mais curtos. Ex.: produzir mais 30 unidades de um produto, mantendo os custos, atravs da rentabilizao.

PLANEAMENTO TCTICO
O Plano Tctico pretende responder a questes bsicas tais como: Qual a tarefa a realizar? Quais os recursos necessrios? Onde ser realizada? Quando dever realizar-se? Quem responsvel pela sua execuo?
Ex.: a aquisio de uma mquina ou a contratao de pessoal para o armazm.

PLANEAMENTO OPERACIONAL
O Planeamento Operacional est virado, fundamentalmente, para a maximizao dos resultados. Caracteriza-se pelo pormenor das tarefas e das operaes, pelo seu carcter imediatista, centrado num curto prazo, abrangendo apenas uma tarefa ou uma operao (ex.: Plano de gastos de uma mquina: electricidade, gua). Destes planos constam, oramentos que levam ponderar a validade e a qualidade daquilo que se vai adquirir ou construir, atendendo aos recursos de que a empresa dispe.

VRIOS TIPOS DE PLANEAMENTO


NVEL TIPO CONTEDO TEMPO MBITO

Mais alto

Planeamento Estratgico Planeamento Tctico

Genrico e sinttico Menos genrico e mais detalhado Detalhado e analtico

Longo prazo

Aborda a empresa como um todo Aborda cada rea ou recurso da empresa separadamente Aborda cada tarefa ou operao isoladamente

Intermdio

Mdio prazo

Execuo

Planeamento Operacional

Curto prazo

FASES DO PLANEAMENTO
O planeamento no dever ser esttico, pelo contrrio, uma das suas caractersticas essenciais o dinamismo.
A sua elaborao dever obedecer a determinadas etapas ou fases que, mais do que uma orientao so um guia imprescindvel para a sua posterior implementao.

FASES DO PLANEAMENTO
1. Definio de objectivos

Escolher de forma selectiva as metas a atingir num determinado espao de tempo. Os objectivos devem ser mensurveis, atingveis e coerentes.

FASES DO PLANEAMENTO
2. Definio dos recursos

Identificar os recursos humanos, materiais e financeiros.

FASES DO PLANEAMENTO
3. Definio da estratgia

Articular os recursos para conseguir alcanar os objectivos e definir grandes linhas de aco.

FASES DO PLANEAMENTO
4. Definio e programao das actividades

Prever as actividades a realizar e o seu tempo de durao.

FASES DO PLANEAMENTO
5. Controlo

Assegurar que os recursos e aco planeados se mantm e que a meta alcanada. Comparar e corrigir; em caso de desvios, apurar responsabilidades.

TCNICAS RELACIONADAS COM O PLANEAMENTO


Dada a importncia do planeamento, vrios especialistas se tm debruado sobre o estudo de modelos de planeamento que permitam as empresas a encarar o futuro com uma certa margem de segurana. De entre os vrio modelos existentes, de salientar o Grfico Gantt (por ter sido um dos primeiros) e o Modelo PERT (por ser um dos mais utilizados).

TCNICAS RELACIONADAS COM O PLANEAMENTO


Objectivos da Gesto de projectos Utilizao dos meios de fabricao para satisfazer as necessidades do cliente

Como atingir este objectivo? Utilizando da melhor forma: os meios humanos; os meios materiais Respeitando os prazos.

You might also like