You are on page 1of 24

Projeto A Escola Que L

Projeto A Escola Que L


Diretoria de Ensino Regio de Diadema; Escola Estadual Deputado Gregrio Bezerra; Ao Interdisciplinar e Coletiva.

Justificativa
O projeto de leitura da rede pblica Estadual de Ensino tem trazido uma oportunidade riqussima aos professores e alunos de trabalhar leitura e interpretao textual de uma forma diversificada, o que representa um grande avano na educao, pois nem sempre possvel desenvolver essa prtica de ensino na grade curricular de forma coletiva e interdisciplinar.

Palavras chave:
Contextualizao; Competncia Leitora, Escritora; Trabalho coletivo e; Interdisciplinaridade.

Objetivos
Despertar o prazer da leitura; Desenvolver a capacidade de apreciao e rplicas; Possibilitar o dilogo do aluno com o livro envolvendo a comunidade; Desenvolver a competncia leitora, escritora e; Registrar por meio de relatrios e autoavaliao com postagem no blog da escola.

Metas
Desenvolver a competncia leitora nos alunos, diminuindo a reprovao e a evaso escolar em 10 %; Estimular a leitura por meio da otimizao do acervo e do espao da biblioteca, organizando junto com os professores a seleo de livros e suportes em 30 %; Incentivar a leitura em casa junto s famlias durante as reunies de pais, para um melhor desempenho em sala de aula em 90 %; Assegurar o horrio de planejamento dentro da rotina para que os docentes possam preparar aulas envolvendo leituras literrias com a utilizao de tecnologia em 50 %.

Metodologia
1 Bimestre organizao dos horrios de leitura livros a serem lidos nas Segundas, Quartas e Sextas Feiras nas primeiras aulas e agenda no Acessa Escola para a pesquisa e aprofundamento curricular atravs do blog da escola; 2 Bimestre Distribuio dos livros em sala de aula com leitura compartilhada, dirigida e silenciosa; 3 Bimestre Seleo de materiais envolvendo diferentes textos: crnicas, notcias, narrativas de aventura e artigos de opinio; 4 Bimestre Organizao, sistematizao, socializao do projeto comunidade no Evento Outubro Literrio (Um dia na Escola do meu filho).

Avaliao
O aluno foi avaliado, continuamente, por meio de leituras e produes textuais individuais e em grupos, pesquisas e apresentao de seminrios, de dramatizaes, jogral, e textos para divulgao para os outros colegas; O aluno foi avaliado de forma socializada com diferentes pblicos: pais, professores, colegas de outras salas e funcionrios da escola e; O projeto foi autoavaliado pelo professor por meio de relatrio postado no blog da escola.

Materiais utilizados
papel kraft para registro coletivo; papel sulfite A4; cartucho de tinta preta, cartucho de tinta colorida ou toner para imprimir; cpias para todos os alunos do dirio de leitura; caderno capa dura brochura (livro autobiogrfico); lpis 6B, livros paradidticos com diferentes temticas; tintas guaches coloridas e pretas (xelogravuras); papel colors 7 preto (mural), folha de fotografia; papel bright especial transfer 3 pacotes; faixa para divulgao; 50 livros Hugo Cabret;A Distncia das Coisas; A Estranha Mquina Extraviada; jornais, revistas e encartes.

Bibliografia
Barbosa, Jacqueline. Trabalhando com os gneros do discurso: Narrativa de enigma. So Paulo: FTD, 2002. Revista Gesto Escolar, Edio 2009/Agosto/Setembro 2010. Selznick, Brian. Inveno de Hugo Cabret. So Paulo. Edio Sn. 2007 - Roteiro elaborado pela CENP - O gnio do crime1 - Joo Carlos Marinho (prticas de leituras). ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. Texto apresentado em Congresso realizado em maio de 2004. Candido, Antonio. Vrios escritos: So Paulo: Duas cidades. 1995 Brakling, K.L. O papel da leitura feita pelo professor: A leitura sequenciada. Lerner, Delia. Lerner escrever na escola: O real, o possvel e o necessrio. Porto Alegre: Artmed. 2002 Proposta Curricular do Estado de So Paulo: Lngua Portuguesa /Coord. Maria Ins Fini. So Paulo: SEE, 2008. SANTOS, Jaqueline Flores. PROJETO APRENDENDO COM A LITERATURA. 2009. Disponvel em: http://eedeputadogregoriobezerra.blogspot.com/2009_06_01_archive.html (acesso em 05/06/2011) HTTP://www.unicamp.br/monteirolobato

Depoimentos
Nas aulas do projeto A Escola que l, trabalhei leitura de notcias com manuseio de jornal que fazia parte da proposta. Como tambm houve momentos de leitura de contos diversos que foram desenvolvidos atravs de leitura silenciosa, leituras dirigidas e compartilhadas com rodas de conversas sobre a histria lida. Notei que h mais interao dos alunos nestes momentos de leituras compartilhadas e dirigidas sem o compromisso de entrega de relatrios ou roteiro de leitura. (Professora Maria de Ftima)

Depoimentos
No dia 19 de Outubro ocorreu o dia dos pais na escola denominado de Um dia na escola do meu filho, neste dia foi realizado o nosso Outubro Literrio. Na semana que antecedeu este evento, os alunos tiveram a oportunidade de lerem a biografia do Deputado Gregrio Bezerra que deu o nome escola de nossa comunidade. Depois o alunos escreveram poemas falando sobre a vida de luta de Gregrio Bezerra e fizeram uma comparao com a histria de conquistas da comunidade Vila Paulina onde se localiza a nossa unidade escolar. O nome deste projeto foi Te quero poesia Gregrio Bezerra foi muito gratificante perceber o quanto nossos alunos so criativos na produo de seus textos. (Professor Cristiano Lima)

Depoimentos
Em algumas aulas a professora de matemtica props aos alunos a leitura de textos que abordavam a importncia da gua e de sua conservao. Os alunos desenvolveram um trabalho de pesquisa familiar para ter cincia da quantidade de gua gasta pelos familiares somente no perodo do banho. Em seguida fizeram um grfico para tentar conscientizar seus familiares da necessidade de se economizar gua. O resultado obtido com a participao da comunidade foi muito satisfatrio. (Professora Lucimara)

Depoimentos
Em outro momento os alunos trabalharam no Acessa Escola a histria do Tangram, onde puderam socializar o que haviam pesquisado com os demais colegas. Confeccionaram o Tangram e criaram vrias figuras. Para o Outubro literrio, foi confeccionado um livro contando a histria do Tangram, como confeccionar o mesmo e alguns desenhos criados com o Tangram. Com o livro pronto, eles tiveram a ideia de confeccionar vrios Tangrans para dar de lembrana no dia do Outubro Literrio, onde os pais podero brincar com os seus filhos. (Professora Lucimara)

Depoimentos
Durante o ano letivo de 2013, os alunos tiveram a oportunidade de lerem textos variados para a produo de seminrios culminando em uma nica apresentao na Conferncia do Meio Ambiente. Os alunos leram artigos que falavam sobre a fome no mundo e criaram uma apresentao sobre a fome no mundo e o desperdcio de alimentos. (Professor Cristiano Lima)

Depoimentos
Nas minhas aulas ministradas, tive a oportunidade de dar aos meus alunos momentos preciosos de leitura, ao longo deste ano, lemos obras como A Inveno de Hugo Cabret, onde eu lia com os alunos em voz alta e dramatizava cada cena e cada captulo, foi interessante perceber a ateno dos alunos ao se dedicarem a leitura de uma obra mesclada com textos e imagens. Tambm lemos a obra de Flvio Carneiro chamada A Distncia das Coisas, onde depois de lermos criamos atravs de produes textuais um novo final para obra foi interessante perceber a dedicao e a criatividade dos alunos na criao de vrios finais diferentes para uma mesma obra literria. (Professor Cristiano Lima)

Depoimentos
Tivemos neste dia momentos de grande aprendizagem como o momento que os pais foram convidados a compartilhar conosco a sua experincia com a leitura, o que gostavam de ler quando tinham a idade dos seus filhos e o que lem atualmente. Tivemos momentos de forte emoo, com a apresentao em LIBRAS realizada pelos alunos da professora Carol. Se a nossa escola uma escola de portas abertas, devemos proporcionar a todos o direito a leitura, que leiam gestos, smbolos, textos, poesias, que leiam o que diz o corpo e a msica e que contem e escrevam histrias. (Professora Dalila)

Depoimentos
A apresentao da msica preciso saber viver em LIBRAS teve como objetivo sensibilizar os alunos referente a educao inclusiva, no qual direito de todos. Ao aprendermos a respeitar o outro, abrimos portas para entender o que ele quer dizer atravs de gestos, bem como suas emoes e desejos. Vale ressaltar que competncia leitora e escritora no abrange somente a habilidade de escrever e ler, mas, sim a de saber entender e interpretar o que o outro nos quer dizer. (Professora Caroline)

Anexos
Anexo I

Anexos
Anexo II

Anexos
Anexo III

Anexos
Anexo IV

Anexos
Anexo V

Projeto A Escola Que L

You might also like