You are on page 1of 10

DEPRESSO

Alessandra Vasconcelos Auresandra Assuno Conceio Dariana Sena Elisangela Cardoso Elizabeth Cardoso Francilene Guimares Imilly Andrade

INTRODUO
Esta pesquisa tem como objetivo abordar, de maneira sucinta e objetiva, qual o conceito, significado da DEPRESSO, os sintomas que uma pessoa sente quando est depressiva, os tipos de depresso, o tratamento de como amenizar a doena e os cuidados de enfermagens que se deve ter com o paciente agnosticado pelo psiquitra ou psicolgo.

O QUE DEPRESSO?
Para a medicina e a psicologia, a depresso uma sndrome ou um conjunto de sintomas que afectam principalmente a rea afectiva/emocional de uma pessoa. Posto isto, a tristeza patolgica, o estado de fraqueza, a irritabilidade e as alteraes de humor podem causar uma diminuio no rendimento profissional ou uma limitao na respectiva vida social. A palavra depresso provm do termo latim depressus, que significa abatido ou aterrado.

SINTOMAS
Sentimentos de desamparo e desesperana; Perda de interesse nas atividades dirias; Alteraes no apetite ou no peso; Alteraes do sono; Irritabilidade ou inquietao; Perda de energia; Auto-averso; Problemas de concentrao; Dores inexplicveis.

TIPOS DE DEPRESSO
Primria ou secundria Gentica Unipolar ou bipolar Leve ou grave

TRATAMENTO
Aconselhamento psiquitrico; Remdios antidepressivos, que regulam a qumica cerebral; Fora de vontade do paciente ; Auxlio da famlia.

CUIDADOS DE ENFERMAGEM
Manter um relacionamento o mais normal possvel; Demonstrar pessoa que deve decidir tratar e melhorar aquilo que est sentindo; Demonstrar afeto, com palavras reconfortantes; Trabalhar com foco no aumento da auto-estima; Utilizar o reforo positivo, mostrando que respeitamos e valorizamos a pessoa; No criticar ou censurar a pessoa pela sua sintomatologia deprimida; No dizer ou fazer algo que possa piorar a imagem negativa que a pessoa j tem de si mesma;

CUIDADOS DE ENFERMAGEM
Utilizar tcnicas de relaxamento muscular; Discutir as experincias; Pedir pessoa que enumere os aspectos positivos e negativos da vida desta, as pessoas significativas, e discutir o assunto; Levar muito a srio qualquer ideia sobre suicdio, e informar toda a equipe teraputica; Envolver sempre a famlia ou pessoas significativas; No devemos esperar que a pessoa simplesmente melhore repentinamente, pois isso no vai acontecer; Organizar os objetivos em termos de prioridade.

CONCLUSO
A depresso uma doena que afeta toda a vida do individuo, tanto psicologicamente quanto fisicamente, emocionalmente e socialmente. E para o bem, hoje j existem muitas formas eficazes de tratamento, como os frmacos e a terapia, que so essenciais no processo de cura, e claro um estilo de vida saudvel, que tanto pode evitar como ser um agente positivo durante o processo de cura.

You might also like