You are on page 1of 15

LINGUISTICA TEXTUAL

SUA CONTRIBUIO PARA A FORMAO DO PROFESSOR E PARA O ENSINO DA LNGUA NA ESCOLA

Trabalho realizado com professores que atuam nas sries finais do ensino fundamental e ensino mdio. Ao se iniciar os trabalhos de formao fizemos algumas questes bsicas: 1. O QUE TEXTO? 2. POR QUE TRABALHAR COM TEXTO? 3. COMO TRABALHAR COM TEXTO? 1. Para a primeira pergunta obteve-se respostas que variam entre: todo material veiculado na mdia; tudo que transmita idias; qualquer frase que contenha significado; 2. Para a segunda pergunta obteve-se respostas que variam entre: para melhor trabalhar as regras gramaticais; para contextualizar a gramtica; por ser uma orientao dos Parmetros Curriculares Nacionais.

3. No caso da terceira resposta: buscar no texto determinadas classes de palavras; separao de slabas; estrutura superficial (titulo, autor, ideias principais); OBSERVOU-SE que ao cruzar a terceira questo com a primeira, percebeu-se que o conceito de texto no uma construo cognitiva dos professores e sim uma reproduo de discursos apesar de eles conceituarem o texto suas prticas pedaggicas diferem de tal conceito.

QUESTO NORTEADORA 1.: Por que o professor no trabalha o texto como unidade de ensino na sala de aula? O professor no tem formao especfica que facilite seu entendimento sobre tal princpio;

OS cursos de formao no fundamentam as prticas do professor para este fim;

A prtica pedaggica do ensino da lngua portuguesa est voltada para o ensino da norma culta centrada no ensino da gramtica, mais especificamente nas classes gramaticais.
QUESTO NORTEADORA 2. Que aspectos precisam ser tratados na formao do professor para que sua prtica seja repensada?

I. ENTENDER AS BASES TERICAS SUBJACENTES A PRTICA PEDAGGICA NECESSRIA PARA SUA ATUAO. DE ONDE VEM O TEXTO?
O QUE LINGUISTICA TEXTUAL?

UM PRINCIPIO TERICO-TEXTUAL

UM MODELO ESTRUTURADO

A SERVIO DAS DIVERSAS ANLISES TEXTUAIS

II OUTROS PARADIGMAS
PERTINENCIA
No

INTERDISCIPLINAR

consideravam pertinentes O interdisciplinar era considerado aqueles enfoques que estudavam uma arma de defesa e de ataque; a linguagem como fenmeno dependente da vontade e da ao A proclamao do Texto como unidade objeto de estudo oferecia a dos atores; oportunidade de enriquecer os No consideravam pertinentes estudos lingsticos com os aportes aqueles estudos que se de outras disciplinas; distanciavam da anlise descritiva O texto proporcionava conexes e gramatical de uma lngua; transversais, no se podendo reduzir Tinham como objeto de estudo unicamente a fenmenos um corpus lingstico, utilizado lingsticos; para investigar descritivamente a gramtica de uma lngua;

II OUTROS PARADIGMAS
PERTINENCIA
Temiam

INTERDISCIPLINAR
O

texto significa algo mais e diferente a uma unidade lingstica; nele se do as condies morfossintticas, semnticas e pragmticas que determinam a formao, interpretao e adequao de qualquer lngua A no-pertinncia daquelas particular; metodologias fez que se O texto se considerou a soma da agrupassem em perspectivas da atividade comunicativa mais os Filosofia da Linguagem. fatores psicossociais que envolvem sua produo que o conceito de Texto introduzisse critrios extralingsticos ao campo dos conhecimentos designados a especificidade da lingstica;

III- O QUE NECESSRIO MUDAR?


Compreender

o ensino tendo como ponto de partida a concepo scio-interacional da linguagem; o texto como a unidade bsica do ensino da lngua quer seja oral ou escrito.
preocupao deixa de ser apenas com o cdigo lingstico e, sim, com os interlocutores, com a situao em que se produz o discurso.

Assumir
A

IV - UMA NOVA VISO DE ENSINO:


O

professor deixa de ser um mero transmissor de informaes para ser um mediador de conhecimento; O aluno passa a ser um sujeito concreto, possuidor de uma histria de vida, de um contexto scio-histrico; na construo de significados, na contextualizao, no dilogo em sala de aula, isto , lugar para as quatro modalidades do ensino, com nfase em todos sem detrimento de outras.

nfase

a) O que podemos chamar de modalidades do ensino da LP?


Falar
Lngua Portugues a

Ouvir

Escrever

Ler

IV - UMA NOVA VISO DE ENSINO:


O

normativismo e a gramatiquice so abandonados, pois a linguagem passa a ser concebida como interao, e a gramtica serve apenas como um suporte.

V- OBJETIVOS DO ENSINOAPRENDIZAGEM:
Desenvolver

a competncia comunicativa do aluno, levando-o a adequar a lngua s mais diversas situaes e tendo como base de ensino o texto; habilidades bsicas, quanto ao domnio da escrita e da leitura, na formao de sujeitos proficientes e crticos.

Desenvolver

VI - A EXPERIENCIA NA FORMAO :
Curso

organizado com base nos fundamentos tericos da Lingstica Textual com disciplinas especficas como Leitura e Ensino, Anlise do Discurso, Lingstica Textual, Morfosintaxe Textual, Produo Textual, Literatura e Ensino.
do Curso: Qualificar professores com as bases tericas da Lingstica Textual para que possam melhorar sua atuao na sala de aula ou na orientao de professores que atuam nesta rea.

Objetivo

VII - A EXPERIENCIA NA FORMAO a) Relato dos professores


preciso ensinar nas escolas interaes humanas, pois vivemos num pas onde filha mata me e pessoas jogam criana de cima de prdios. atravs da LT que passamos a compreender o texto como uma atividade que promove a interao entre as pessoas. atravs dela que passamos a compreender como se d a construo dos sentidos, dando maior significado ao ensino, por meio do processo de criao e recepo de textos [...] A. Camacho. Compreender o texto como unidade de ensino leva o professor a propor atividades de leitura e escrita; assim sendo o aluno ter oportunidade de realizar uma anlise lingstica da lngua, refletindo sobre seu uso social. E. Karla

VII - A EXPERIENCIA NA FORMAO b) Avaliao da formao


Os professores passaram a ter um melhor entendimento do processo de funcionamento da construo do texto, do seu processamento e principalmente puderam, a partir de ento, apropriarse do discurso, agora com propriedade, e transp-lo sua prtica pedaggica, juntamente com seus colegas.
O entendimento dos professores formadores em relao ao processo de formao com as bases da LT, fizeram com que se reorganizasse o Projeto do Curso de Letras da UERR tendo como base tais fundamentos.

You might also like