You are on page 1of 35

(beit hamiqdash)

Estima-se que foi construdo no sculo XI a.C.


Funcionou como um local de culto religioso judaico.

A Casa de Deus deveria ser edificada em paz, por um homem pacfico (Salomo = Paz).

Salomo juntou um total de:


108.000 talentos de ouro (3.240 toneladas) 1.017.000 de talentos de prata

(30.510 toneladas)
10.000 daricos

(moeda da poca Dario I)


Cobre e ferro em grande quantidade

Houve, em sentido amplo, 4 templos associados ao Monte Mori na cidade de Jerusalm.

2 - Viso do Profeta Ezequiel (nunca existiu em pedra palpvel), 570 a.C.

3 - Construdo pelo Rei Zorobabel, 566 a.C.

1 - Templo de Salomo, 966 a.C.

4 - Templo de Herodes, 516 a.C.


(destrudo em 70 d.C.)

Salomo, o Rei Sbio


A Sabedoria traz consigo, a Prudncia, a Tolerncia, a Paz e o Perdo.

Os judeus no tinham herana arquitetnica para construir o templo.

Estilo, tamanho e formato de um templo sumrio erigido mil anos antes para o deus Ninurta.

Moiss iniciado em toda a sabedoria dos egpcios, fundador dos mistrios judaicos.
Moiss com certeza era familiarizado com o grande ritual de Amon, conforme praticado nos Mistrios do Egito.

50 anos antes da construo, Artfices Dionisanos estabeleceramse na Fencia e podem ter sido contratados pelo Rei Hiram

O cerimonial transmitido desde os dias de Moiss continuava sendo o egpcio.

Mesmo que o templo no possusse os correspondentes sales de iniciao, Salomo desejava que, futuramente, ocupasse o O Rei Hiram de Tiro lugar da Casa da Luz (a Grande Pirmide) e se calorosamente apoiou a convertesse em centro idia: ele mesmo havia espiritual dos mistrios herdado ritos iniciticos derivados dos mistrios judaicos. da Caldia, cujos principais sales de iniciao se encontravam na Babilnia.

Os Rei Salomo e Hiram pediram reconhecimento do ramo judaico dos mistrios.

As caractersticas principais do ritual egpcio foram cuidadosamente preservadas, juntamente com os sinais e, ainda que as palavras fossem proferidas em hebraico, em sua maior parte conservou o mesmo significado.

Cerca de

183.350
trabalhadores!

Salomo convocou 30.000 israelitas. Convocou 70.000 no israelitas do pas, para serem carregadores, e 80.000 como cortadores. Como responsveis pelo servio, 550 homens e, 3.300 como ajudantes.

O templo tinha uma planta muito similar tenda ou tabernculo.


A diferena residia nas dimenses internas do Santo e do Santo dos Santos ou Santssimo, sendo maiores do que as do tabernculo.

Hiram, um arteso encarregado de obras de bronze, fez duas colunas de bronze, enfeitadas com roms, que no tinham a funo de sustentar, mas sim a de ornamentar.

7 ANOS PARA SER CONSTRUDO

Os israelitas ao deixarem o Egito, formaram um Reino de Maons... Sob a chefia de seu Gro-Mestre Moiss... Reuniamse freqentemente em loja regular, enquanto estavam no deserto. (James Anderson)

O Templo Manico uma cpia muitssimo modesta do Templo erguido pelo rei Salomo em honra a Jeov". (Boanerges)

O Templo de Salomo o templo da Paz, Paz Profunda, rumo qual caminham todos os Maons sinceros que se desinteressam pela agitao do mundo profano.(Jules Boucher)
"Na Maonaria, o Templo Simblico do Rei Sbio sugere a perfectibilidade do Templo Interno ou Pessoal ou a busca e trabalhos constantes de construir uma sociedade humana de Paz, Justia e Fraternidade, maneira lendria de perfeita arquitetura do Templo de Jerusalm, erigido de pedras justapostas e sem que se ouvissem instrumento de metal durante a sua construo, isto , em segredo. (Theobaldo Varoli Filho)

"O primeiro templo manico viria a ser, exatamente, o da Grande Loja de Londres... Ao construrem o seu templo, os maons londrinos tomaram como modelo, as construes que lhes eram mais familiares: as igrejas e o parlamento britnico; como as igrejas tiveram como arqutipo, o templo de Jerusalm... Do templo de Jerusalm, o primeiro... O templo manico herdou a diviso e a orientao, enquanto que, do parlamento britnico, herdou a Sala dos Passos Perdidos e a disposio dos obreiros nas Colunas.
(Frederico G. Costa e Jos Castellani)

Segundo a Ritualstica e a Simbologia, o Templo de Salomo o Homem, sendo o Ocidente e o Oriente a sua Conscincia.

No Sanctus Sanctorum constava um Estrado alcanado por 3 Degraus. Exotericamente, representam as 3 Etapas da Vida:

Juventude, Maturidade e Velhice, que so tambm os 3 Degraus do Progresso atravs dos Mistrios da Vida.

A fachada do Templo de Salomo estava voltada para o Oriente, assim como todas as fachadas dos Templos de Sociedades Esotricas. Todos os Templos da Antigidade tinham duas colunas postadas sua porta, do lado de fora.
As Lojas da Maonaria Operativa se reuniam fora do Templo em construo, ao ar livre. O local de reunio dos maons de hoje deve corresponder ao local de reunio de uma Loja Hipottica, que teria construdo o Templo de Salomo.

Os Templos Manicos atuais, cobertos por abbadas estreladas, figurando os pontos cardeais e outros elementos astronmicos, nada mais so do que a representao do trio dos Sacerdotes do Templo de Salomo.

O V..M... sentado ao Oriente do trio dos Sacerdotes contempla o Prtico do Templo de Salomo, sua frente, no Ocidente. Nessa posio, o V..M.. v as Colunas Gmeas: B sua direita ( esquerda do Templo de Salomo, conforme descrevem os Livros da Bblia) e J sua esquerda ( direita do Templo de Salomo).

Depois que a Loja Manica Simblica Especulativa fechada, os maons se retiram para perseguir nos trabalhos de construo do Edifcio Social, ou seja, entram no Templo de Salomo para continuar os trabalhos operativos no seio da sociedade.

Ns maons no tentamos reconstruir materialmente o Templo de Salomo; um smbolo, o ideal jamais terminado, onde cada maom uma pedra, preparada sem machado nem martelo no silncio da meditao.

Os Segredos do Templo de Salomo, Primrdios da Maonaria Lendria

que levou No a construir sua arca. Esse fato criou uma febre entre arquelogos e historiadores que passaram a pesquisar a arqueologia bblica como uma cincia. A Bblia, em particular o antigo testamento, formam um conjunto de histrias contadas atravs da tradio oral. Enquanto todas essas histrias circulavam, surgiam os primeiros sistemas de escrita do mundo. Por volta de 3.200 a.C. o povo da mesopotmia desenvolveu a escrita cuneiforme, na qual smbolos eram prensados em placas de argila ou em entalhos na pedra.BEITZEL, Barry J. Bblica o Atlas da Bblia, p. 16. Concomitantemente, o Egito desenvolveu o sistema de hierglifos. Essas duas naes desempenharam papis fundamentais na histria bblica e forneceram importantes cones para a tradio manica. Na poca de Davi e Salomo, o sistema de escrita encontrava-se mais desenvolvido. Por volta de 1011 a.C. o jovem rei Davi iniciou um perodo de expanso literria. Atribui-se a ele muitos dos salmos da Bblia. Durante seu reinado foram designados escribas para redigir e manter crnicas de seu reinado. Quando Salomo assumiu o trono, alm de iniciar a construo do Templo encomendou diversos Salmos para serem celebrados ali. Apesar das minuciosas descries registradas na Bblia, ainda no foi possvel, contudo, ter certeza quanto ao primeiro templo de Jerusalm. A arqueologia bblica ainda no apresentou nenhuma prova vlida da existncia de tal obra. Explica-se a ausncia de vestgios arqueolgicos completa destruio que teria sido realizada por Nabucodonosor, ou insuficincia de escavaes no prprio stio atribudo localizao do Templo. Esse lugar (sagrado para Judeus, Muulmanos, Catlicos e Protestantes) seria atualmente ocupado pela Mesquita de Omar, ou o Domo da Rocha, onde Abrao, obediente a Deus, quase sacrificou seu prprio filho, Isaac (Gen. 22.1-19) onde, de modo significativo, a tradio islmica localiza Maom subindo ao Cu. por causa desses fatos torna-se quase impossvel empreender uma busca arqueolgica dos resqucios do templo de Salomo. Alguns historiadores referem-se ao clebre muro das lamentaes como tendo sido parte da grande alvenaria de arrimo na esplanada do Templo. Contudo as determinaes cientficas de datao conferem ao muro idade prxima dcada anterior ao nascimento de Cristo. Dessa forma, essa obra seria mais adequada de ser atribuda ao terceiro templo destrudo pelos romanos.

A Maonaria uma instituio de mais de 300 anos cuja tradio filosfica se assenta sobre 3000 anos de histria. Partindo dessa premissa podemos dividir sua origem em duas verses: a origem lendria (que iremos abordar neste artigo) e a origem histrica. Entendemos como origem histrica o perodo de 1717, amparado por farta documentao, acerca da fundao da Grande Loja de Londres. nesse ponto que podemos afirmar categoricamente que a Maonaria passa a existir como instituio. No entanto, essa irmandade, fruto da Idade Moderna, baseia-se em conceitos, tradies e rituais que antecedem sua existncia. Poderamos retroceder at 3000 anos de histria para recompor essa tradio. Boa parte dela de natureza essencialmente religiosa. com base no cristianismo que diversas lendas ou alegorias manicas so tecidas. Dentre estas talvez a mais importante seja a histria da construo do templo que abrigou a Arca da Aliana cujos principais personagens foram: o construtor Hiram Abiff e o prprio rei Salomo. O Templo de Salomo em particular ocupa uma posio de destaque dentro da simbologia manica, tratandose de uma das maiores fontes de smbolos, alegorias, lendas e ensinamentos da Maonaria. Por se tratar de uma construo com mais de 3000 anos de idade, natural que diversas dvidas surjam no decorrer da busca das origens manicas. Podemos nos perguntar: o Templo de Salomo realmente existiu? Se existiu, quais eram suas dimenses? Hiram Abiff foi um personagem real? Antes de tudo, preciso lembrar que no h qualquer registro extrabblico a respeito da construo do Templo de Salomo. Dessa forma, contamos apenas com a Bblia como documento. Partimos ento de uma nova pergunta: a Bblia pode ser interpretada como fonte histrica?

Para responder a essa pergunta, precisamos voltar a dezembro de 1892 quando George Smith apresentou uma notvel descoberta sociedade de arqueologia bblica de Londres. Ele entregou a traduo de uma tbua mesopotmica contendo o relato de um dilvio. Talvez, o mesmo dilvio

Por outro lado, no existem dvidas quanto existncia do reinado de Salomo. Esse sbio rei foi um exmio administrador. Um de seus primeiros atos como rei foi dividir o reino em distritos administrativos enviando provises e recursos para a corte. Atravs desse sistema Salomo pode empreender grandes obras arquitetnicas, entre as quais supostamente estaria includo o Grande Templo. Vrias melhorias feitas por Salomo foram confirmadas por arquelogos: o israelense Yigael Yadin descreveu os imponentes muros e portes construdos durante o perodo salomnico, incluindo um porto com seis cmaras e um muro com casamatas. BEITZEL, Barry J. Bblica o Atlas da Bblia, p. 242. Podemos ainda citar Gezer localizada aos ps das colinas centrais, perto de Selef, que ligava a via Maris (rodovia costeira internacional) a Jerusalm e foi parcialmente destruda pelo Fara egpcio em torno de 950 a.C., foi dada a Salomo como dote por seu casamento com a filha do Fara. BEITZEL, Barry J. Bblica o Atlas da Bblia, p. 243. Alm disso, a cidade de Jerusalm, escolhida como capital por Davi, cresceu em tamanho e importncia poltica durante o reinado de Salomo. A eira da Arana (tambm identificada como Monte Mori), comprada por Davi e usada como local sagrado para oferecer sacrifcios tornou-se o local para a construo do Grande Templo. O livro de Reis que integra a Bblia e narra a trajetria do Rei Salomo e a construo do grande Templo encontra na arqueologia confirmao histrica. Diversos locais, nomes e acontecimentos so cientificamente comprovados. Dessa forma, podemos sim afirmar que o Templo de Salomo realmente existiu. Nada contraria o fato de que toda sua forma gloriosa tenha sim sido arquitetada pelo mestre de obras Hiro-Abi (2 Cr 2.13,14).

Solomon Before the Ark of the Covenant Blaise-Nicolas-Le-Sueur 1747. Muse des Beaux-Arts. A tradio bblica ainda orienta importantes aspectos dos templos modernos. Devemos lembrar que segundo o livro de Reis as janelas do Templo de Salomo deviam estar acima do telhado das cmaras, eram de grades, no podendo ser abertas (1 Rs 6.4). Os objetos mais proeminentes no vestbulo eram dois grandes pilares, Jaquim e Boaz, que Hiro formou por ordem de Salomo (1 Rs 7.15 a 22). Jaquim (ele sustenta) e Boaz (nele h fora), apontavam para Deus, em Quem se devia firmar, como

sendo a Fora e o Apoio por excelncia, no s o Santurio, mas tambm todos aqueles que ali realmente entravam. Essa simbologia bblica alimenta defesas como do pesquisador manico Manly Hall. Para ele, a construo do Templo de Salomo no tem uma importncia direta para a Maonaria. Segundo ele, sua essncia: no histrica nem arqueolgica, mas uma linguagem simblica divina perpetuando sob certos smbolos concretos, os sagrados mistrios dos antigos. Apenas aqueles que veem nela um estudo csmico, um trabalho de vida, uma inspirao divina de pensar melhor, sentir melhor e viver melhor com a inteno espiritual de iluminao como fim, e com a vida diria do verdadeiro maom como meio, conseguiram um vislumbre dos verdadeiros mistrios dos ritos ancestrais. HALL, Manly P. As chaves perdidas da Maonaria, p. 36. certo que, seja ela histrica ou filosfica, a origem lendria atribui Maonaria uma consistncia incomparvel frente as demais instituies modernas. Autor Enviado pelo Ir.. Igor Guedes de Carvalho Bacharel em Histria pela Universidade Federal de Ouro Preto e Companheiro Maom da Loja Vigilantes da Colina N 68, jurisdicionada Grande Loja de Minas Gerais. Bibliografia Bblia Sagrada (traduo dos originais hebraico e grego feita pelos monges de Maredsous). So Paulo: Editora Ave Maria, 2001.

You might also like