You are on page 1of 30

Biomas na Amrica

E.B.M. Batista Pereira


Alunos:Rafael da cunha,Jonathan

CONCLUSO
Ns conclumos que no mundo no existe apenas s um bioma mais vrios. E que o ser humano tem que se adaptar se a ele.

INTRODUO

Nesse trabalho apresentaremos os Biomas da Amrica.

BIBLIOGRAFIA

http://pt.wikipedia.org

CERRADO
Cerrado um bioma do tipo bicoro savana que ocorre no Brasil, constituindo-se num dos seis grandes biomas brasileiros. As "savanas brasileiras" o Cerrado e a Caatinga so uma forma de vegetao que tem diversas variaes fisionmicas ao longo das grandes reas que ocupam do territrio do pas.

CERRADO

FLORESTA TROPICAL
Este bioma composto por grande quantidade de espcies vegetais e animais, apesar do solo ser muito pobre; esta pobreza se deve ao fato de haver uma camada de areia facilitando a infiltrao rpida da gua, mas ocorre a decomposio da matria orgnica (folhas, fezes e restos de seres vivos) propiciada pela sombra, calor e umidade, formando-se uma camada de cerca de 50 centmetros de hmus.

FLORESTA TROPICAL

CONFERAS
Nela, os abetos e os pinheiros formam uma densa cobertura, impedindo o solo de receber luz intensa. A vegetao rasteira pouco representada. O perodo de crescimento dura em mdia 8 meses e as chuvas so pouco frequentes. Trata-se da zona mais setentrional em que as rvores e as espcies que delas necessitam podem sobreviver.

CONFERAS

PANTANAL
O Complexo do Pantanal, ou simplesmente Pantanal, um bioma constitudo principalmente por uma savana estpica, alagada em sua maior parte, com 250 mil km de extenso, altitude mdia de 100 metros,situado no sul de Mato Grosso e no noroeste de Mato Grosso do Sul, ambos Estados do Brasil.

PANTANAL

ARAUCARIAS
O clima da regio temperado, com chuvas regulares e estaes relativamente bem definidas: o inverno normalmente frio, com geadas frequentes e at neve em alguns municpios do Rio Grande do Sul, e o vero razoavelmente quente. As temperaturas variam de 30C, no vero, at alguns graus negativos, no inverno rigoroso. A umidade relativa do ar est relacionada temperatura, com influncia da altitude.

ARAUCRIAS

MATA ATLNTICA
Foi a segunda maior floresta tropical em ocorrncia e importncia na Amrica do Sul, em especial no Brasil. Acompanhava toda a linha do litoral brasileiro do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte (regies meridionais e nordeste). Nas regies Sul e Sudeste a Mata Atlntica chegava at a Argentina e o Paraguai.

MATA ATLNTICA

VEGETAO MEDITERRANIA
A vegetao, na sua forma original, era caracterizada sobretudo por rvores. Contudo, devido interveno humana e problemas ambientais, as rvores foram substitudas por arbustos, especialmente arbustos esclerfitos, aparecendo, ainda, ervas aromticas, gramneas e claro rvores. Esta vegetao predominante, de folha persistente e apresenta folhas espessas e pequenas, o que ajuda a reduzir as perdas de gua por evapotranspirao.

VEGETAO MEDITERRANIA

PRADARIAS
Uma pradaria ou relvado uma plancie vasta e aberta onde no h sinal de rvores nem arbustos, com capim baixo em abundncia. Esto localizadas em praticamente todos os continentes, com maior ocorrncia na Amrica do Norte. A pradaria brasileira o pampa gacho.

PRADARIAS

ESTEPES
Em geografia fsica e botnica, estepe uma formao vegetal de plancie sem rvores, composta basicamente por herbceas, similar pradaria, embora este ltimo tipo de plancie, que ocorrem em climas mais midos, contenha gramneas mais altas, em relao a estepe.

ESTEPES

VEGETAO DESERTICA
Deserto, em geografia, uma regio que recebe pouca precipitao pluviomtrica. Como consequncia, os desertos tm a reputao de serem capazes de sustentar pouca vida. Comparando-se com regies mais midas isto pode ser verdade, porm, examinando-se mais detalhadamente, os desertos frequentemente abrigam uma riqueza de vida que normalmente permanece escondida (especialmente durante o dia) para conservar umidade. Aproximadamente 20% da superfcie

VEGETAO DESERTICA

CAATINGA
Caatinga o nico bioma exclusivamente brasileiro, o que significa que grande parte do seu patrimnio biolgico no pode ser encontrado em nenhum outro lugar do planeta.

CAATINGA

VEGETAO DE MONTANHA
Vegetao de altitude um conceito em geografia que reflete o fato de que o clima e a vegetao das reas montanhosas variam conforme a altitude. No apenas as temperaturas diminuem com o aumento da altitude, como tambm o aspecto (alinhamento da montanha em relao ao sol) afeta as condies locais, resultando em diferentes padres de vegetao e ditando as escolhas de reas para cultivo e povoamento.

VEGETAO DE MONTANHA

TUNDRA
A tundra uma vegetao proveniente do material orgnico que aparece no curto perodo de desgelo durante a estao "quente" das regies de clima polar, apresentando assim apenas espcies de que se reproduzem rapidamente e que suportam baixas temperaturas.

TUNDRA

You might also like