You are on page 1of 12

1.1 Natureza da luz - O que a luz?

Teoria corpuscular da luz


Em 1672, o fsico ingls Isaac Newton apresentou uma teoria conhecida como modelo corpuscular da luz. Nesta teoria a luz era considerada como um feixe de partculas emitidas por uma fonte de luz que atingia o olho estimulando a viso. Esta teoria conseguia explicar muito bem alguns fenmenos de propagao da luz .

Diperso da luz atravs de um prisma

Newton publicou muitos trabalhos no campo da tica e da matemtica. Revolucionou a cincia fsica formulando as trs leis bsicas da mecnica e a lei da gravitao universal. Newton descobriu tambm que a luz poderia se dividir em muitas cores, atravs de um prisma, fenmeno da disperso da luz (fig.), e usou esse conceito experimental para analisar a luz.

Teoria ondulatria da luz


No sculo XIX, o cientista francs L. Foucault, medindo a velocidade da luz em diferentes meios (ar/gua), verificou que a velocidade da luz era maior no ar do que na gua, contradizendo a teoria corpuscular que considerava que a velocidade da luz na gua deveria ser maior que no ar (Newton no tinha condies, na poca, de medir a velocidade da luz). Na segunda metade do sculo XIX, James Clerk Maxwell (fig.), atravs da sua teoria de ondas eletromagnticas, provou que a velocidade com que a onda eletromagntica se propagava no espao era igual velocidade da luz, cujo valor , aproximadamente: c = 3 x 10 8 m/s = 300 000 km/s

Fsico escocs que fez importantes trabalhos em eletricidade e eletromagnetismo. O seu maior trabalho foi a previso da existncia de ondas eletromagnticas.

James Clerk Maxwell (1831-1879)

Maxwell estabeleceu teoricamente que: A luz uma modalidade de energia radiante que se propaga atravs de ondas eletromagnticas.
Hertz, 15 anos aps a descoberta de Maxwell, comprovou experimentalmente a teoria ondulatria, usando um circuito oscilante.

Caractersticas de uma onda: comprimento de onda e freqncia (f). A velocidade da onda dada pelo produto do comprimento de onda pela freqncia, f, ou seja, este produto constante para cada meio: V= f 1.1

O que se observa pela relao 1.1 que quanto maior a freqncia menor o comprimento de onda e vice-versa.

Representao de uma onda apresentando comprimento amplitude A e velocidade V

O espectro eletromagntico (conjunto de ondas eletromagnticas - fig. apresenta vrios tipos de ondas eletromagnticas: ondas de rdio, microondas, radiao infravermelha, luz (radiaes visveis), ultravioleta, raios X e raios gama. As ondas diferem entre si pela freqncia e se propagam com a mesma velocidade da luz no vcuo.

Espectro eletromagntico mostrando a faixa da luz visvel (a figura no est em escala)

No espectro eletromagntico o domnio correspondente luz : f = 8,35 x 1014 Hz que corresponde a = 3,6 x 10-7 m (cor violeta), at f = 3,85 x 1014 Hz que corresponde a = 7,8 x 10-7 m (cor vermelha).

Dualidade onda/partcula
Quando parecia que realmente a natureza da luz era onda eletromagntica, essa teoria no conseguia explicar o fenmeno de emisso fotoeltrica, que a ejeo de eltrons quando a luz incide sobre um condutor. Einstein (1905 - fig ) usando a idia de Planck (1900), mostrou que a energia de um feixe de luz era concentrada em pequenos pacotes de energia, denominados ftons, que explicava o fenmeno da emisso fotoeltrica.

Albert Einstein (1879-1955). O mais importante fsico do sculo XX.

Em 1905 fez a famosa teoria da relatividade, que propunha analisar os movimentos das partculas que apresentavam grandes velocidades para as quais a mecnica Newtoniana no era vlida.

A natureza corpuscular da luz foi confirmada por Compton (1911). Verificou que quando um fton colide com um eltron, eles se comportam como corpos materiais. Atualmente aceita-se o fato de que: A luz tem carter dual: os fenmenos de reflexo, refrao, interferncia, difrao e polarizao da luz podem ser explicados pela teoria ondulatria e os de emisso e absoro podem ser explicados pela teoria corpuscular.

ptica

Modelos da Luz

Raios

Simplicidade (ptica geomtrica)

Ondas

Descrio das cores em termos do comprimento de onda () (ptica fsica)

Partculas

Interao da luz com a matria (efeito fotoeltrico)

ptica

Espectro Eletromagntico

You might also like