You are on page 1of 63

BEM-VINDO DISCIPLINA TELETRANSMITIDA

PS GRADUAO LATO SENSU Disciplina Comum PROF. KARINA LUCIA GARCIA

Metodologia da Pesquisa
Aula Teleaula 01: Cincia e Pesquisa

Prof. Karina Lucia Garcia

Boas vindas!
Bem vindo a disciplina otimizada dos cursos de ps graduao Lato Sensu Primeira teleaula de Metodologia da Pesquisa : Cincia e Pesquisa

Informaes sobre a Disciplina


Mdulo: METODOLOGIA DA PESQUISA DIDTICA DO ENSINO SUPERIOR 4 teleaulas 4 horas a) Contedo on-line medida de frequncia b) Fruns de discusso c) Exerccios d) Leitura de Textos indicados E

Informaes sobre a Disciplina


Avaliao: Frequncia Participao nos fruns de discusso em sala de aula virtual 2,0 Projeto de Pesquisa entregue na ltima aula 8,0 Nota mnima para aprovao= 7,0

O que e o que caracteriza a cincia. A importncia do mtodo cientfico para a produo de trabalhos acadmicos. Os diferentes tipos de conhecimento O que a pesquisa e para que serve. As finalidades, modalidades e nveis da pesquisa cientfica. Fases da Pesquisa.

Contedo Teleaula 01

Curiosidade,criatividade,disciplina e especialmente paixo so algumas exigncias para o desenvolvimento de um trabalho criterioso, baseado no confronto permanente entre o desejo e a realidade. (Mirian Goldenberg)

Introduo
A Metodologia tem como funo mostrar a voc como andar no caminho das pedras da pesquisa Ajud-lo a refletir e instigar um novo olhar sobre o mundo: um olhar curioso, indagador e criativo.

Introduo
Pesquisar um trabalho que envolve um planejamento anlogo ao de um cozinheiro: Ao preparar um prato, o cozinheiro precisa saber o que ele quer fazer, obter os ingredientes, assegurar-se de que possui os utenslios necessrios e cumprir as etapas requeridas no processo. Um prato ser saboroso na medida do envolvimento do cozinheiro com o ato de cozinhar e de suas habilidades tcnicas na cozinha. Do mesmo modo, o sucesso de uma pesquisa depender do procedimento seguido do seu envolvimento com a pesquisa da habilidade em escolher o caminho para atingir os objetivos da pesquisa.

Cincia
Cincia [Do lat. scientia.] Conhecimento. Saber que se adquire pela leitura e meditao; instruo, erudio, sabedoria. Conjunto organizado de conhecimentos relativos a um determinado objeto, especialmente os obtidos mediante a observao, a experincia dos fatos e um mtodo prprio. Soma de conhecimentos prticos que servem a um determinado fim. A soma dos conhecimentos humanos considerados em conjunto. Processo pelo qual o homem se relaciona com a natureza visando dominao dela em seu prprio benefcio. Dicionrio Aurlio

Cincia
Conhecimento, arte, habilidade. Conjunto organizado de conhecimentos relativo a determinada rea do saber, caracterizado por metodologia especfica. Conhecimento que se obtm atravs de leituras, de estudos; instruo, erudio. Conhecimento prtico para uma dada finalidade. Larousse Cultural

Cincia
Pode ser definida tambm como: Um acervo de conhecimentos cientficos que se renova com a pesquisa para cada vez mais resolver problemas, responder a questes e desenvolver procedimentos, equipamentos e produtos. A cincia pode ser considerada uma atividade social, crtica e dinmica.

Cincia
Resulta de tentativas ocasionais e de pesquisas cada vez mais metdicas e cientficas. Pode ser legada s geraes seguintes (assimilar resultados das geraes anteriores, desenvolvendo e ampliando alguns aspectos novos). Constituda por elementos (hipteses e teorias) que podem se perder no tempo (interesse histrico).

Objetivos da Cincia
Tem o objetivo de: - Produzir conhecimento sobre diferentes aspectos da natureza, para: a) Uma melhoria da qualidade de vida intelectual b) Uma melhoria da qualidade de vida material Obs:No o objetivo da cincia responder todas as questes

Funes da Cincia
Novas descobertas Novos produtos Melhoria da qualidade de vida

Locais da Cincia
Universidades e outras instituies de educao superior e de pesquisa (acadmicas/cientficas) Exs.: USP, IPT e NASA Indstrias Ex.: Indstria Farmacutica

reas da Cincia
Dois grupos: a)Pura O desenvolvimento de teorias b)Aplicada - A aplicao de teorias s necessidades humanas I - Natural - O estudo da natureza ou mundo natural. Exs.: Biologia, Fsica, Geologia, Qumica, etc. II - Social - O estudo do comportamento humano e da sociedade. Exs.: Histria, Sociologia, Cincias Polticas, etc.

O que caracteriza a cincia?


Pensamento objetivo procura as estruturas universais sobre um determinado objeto. Quantitativa e Qualitativa busca medidas, padres, critrios de comparao e avaliao. Homogneo busca as leis gerais de funcionamento dos fenmenos. Generalizador rene individualidades sob as mesmas leis ou padres

O que caracteriza a cincia?


S estabelece relaes de causa e efeito aps investigar a estrutura dos fatos. Surpreende-se com a regularidade, a repetio ou a diferena de objetos da pesquisa. Procura renovar-se/se auto-avalia. Aproveita o erro/busca certezas. Elimina o medo/preconceito. Afinal: um trabalho paciente de construo.

CARACTERSTICAS DA CINCIA
Conhecimento racional, sistemtico, exato, verificvel, falvel, certo e real; Investigao rigorosa, baseada em METODOLOGIA. A cincia compreendida como a busca constante de explicaes e solues, sendo constantemente revisada e seus resultados reavaliados.

Com isso:

A busca do Conhecimento um ETERNO DESAFIO!!

Conhecer
Mas o que conhecer? Conhecer significa estabelecer uma relao entre um sujeito que conhece e um objeto conhecido.

CINCIA

CONHECIMENTO
MTODO

SUJEITO
PESQUISA

OBJETO

Conhecimento
O saber acumulado pelo sujeito sobre o objeto, atravs da pesquisa, pode e deve ser transmitido e problematizado, principalmente, nas instituies de ensino superior. Outro espao de gerao e transmisso de conhecimento so os centros de pesquisa, sejam eles de carter pblico ou de carter privado.

Conhecimento x Pesquisa
Das observaes feitas at o momento, podemos apontar que o conhecimento e a pesquisa esto diretamente ligados aos interesses e necessidades de uma determinada lgica de estrutura social, poltica e econmica. Em outras palavras, entendemos que a Cincia e Pesquisa Cientfica no so neutras, como se costuma pensar.

Produo de Conhecimento
Ao se propor a produo de conhecimento, cinco questes se colocam: I - O que se pode conhecer? II - Como conhecer? III - Que tipo de conhecimento ser produzido? IV Qual a finalidade da produo do conhecimento cientfico? V - A que interesses e necessidades o conhecimento cientfico atende?

Tipos de Conhecimento
Podemos apontar que historicamente foram produzidos pelo homem quatro nveis ou tipos de conhecimento: conhecimento filosfico; conhecimento teolgico conhecimento emprico; conhecimento cientfico;

Conhecimento Filosfico
Constitudo de realidades supra-sensveis, imperceptveis aos sentidos, especulaes que prescindem da realidade e dos dados materiais ou empricos. Interroga incessantemente a si mesmo e a realidade. Busca sentidos, justificativas para o existir. Caractersticas: valorativo, racional, sistemtico e no verificvel.

Conhecimento Teolgico (ou religioso)


Fundamentado em uma atitude de f, de crena em um conhecimento revelado, transcendente, inspirado pela divindade, comunicado por Deus a algum que se incumbe do dever de revelar a outros. da ordem do mistrio, do mbito do sobrenatural. Caractersticas: valorativo, inspiracional, sistemtico, no verificvel, infalvel, exato.

Conhecimento Emprico
Tambm chamado popular, vulgar ou senso comum adquirido a partir da experincia do cotidiano, com o meio social, na forma de ensaios e erros; No h a preocupao (ou necessidade) de mtodos e tcnicas cientficos para sua construo; uma forma de conhecimento possvel e apresenta as seguintes caractersticas: valorativo, reflexivo , assistemtico , falvel e inexato O ditado popular uma das caractersticas deste tipo de conhecimento, como por exemplo: diga-me com quem andas, que te direis quem s!; gua mole em pedra dura, tanto bate at que fura!.

Conhecimento Emprico
Senso comum aquilo que no cincia [...] a cincia uma metamorfose do senso comum. Sem ele, ela no pode existir.

Conhecimento Cientfico
Vai alm do emprico; e procura conhecer no s as aparncias. Tem de compreender o todo do objeto, do fato e do fenmeno e pretende descobrir leis gerais, nexos causais. objetivo, tem interesse intelectual e esprito crtico. Caractersticas: Real (factual), contingente (sua veracidade ou falsidade conhecida por meio da experincia e no apenas pela razo, como no filosfico), sistemtico, verificvel.

Conhecimento Cientfico
um produto resultante da investigao cientfica Surge da necessidade de: I - encontrar solues para problemas de ordem prtica da vida diria (senso comum) II - do desejo de fornecer explicaes sistemticas que possam ser testadas e criticadas atravs de provas empricas e da discusso intersubjetiva

Mtodo Cientfico
Mtodo cientfico o conjunto de processos ou operaes mentais que se devem empregar na investigao. a linha de raciocnio adotada no processo de pesquisa. (Gil, 1999; Lakatos e Marconi, 1993)

Pesquisa
- Quando pensamos em pesquisa, relacionamos isto a um

laboratrio, um cientista, vidrarias e pilhas de livros.


- A idia da busca, da investigao vai muito alm disso. - O sentido da procura e da investigao (de outras formas e idias mais atualizadas) importante para o

aprimoramento do profissional.

- Por essa razo, essa prtica deve estar sempre presente


no processo de formao do profissional.
34

O que pesquisa?
Esta pergunta pode ser respondida de muitas formas. Pesquisar significa, de forma bem simples, procurar respostas para indagaes propostas. Vdeo: Acessa SP http://www.youtube.com/watch?v=k9jGBaMwI9I ( at 1:36 minutos)
35

O que pesquisa?
Trata-se de um processo de investigao orientada por um mtodo, com o objetivo de levantar, explorar e analisar dados para criao, formalizao e/ou renovao de reas do conhecimento. Com a pesquisa cientfica, no s operamos mudana sobre nossos modos de pensar e de agir, como tambm disponibilizamos, para a sociedade, construes tericas e

produtos que visem benefici-la.


http://www.fumec.br/pesquisa/index.php
36

O que pesquisa?
Se relacionarmos a pesquisa as operaes intelectuais envolvidas no processo de investigao, evocamos a definio de Salomon (2001), que traduz muito bem o que uma pesquisa e o que nela est envolvido:

"Trabalho empreendido metodologicamente, quando


surge um problema, para o qual se procura a soluo adequada de natureza cientfica

37

O que pesquisa?
Por fim: Buscar com diligncia; inquirir Informar-se a respeito de; indagar Empregar meios para se chegar conhecimento da verdade

ao

Dicionrio Aurlio
38

Apresentamos nesta aula que pesquisa:


um conjunto de aes, propostas para encontrar a soluo para um problema, que tem

por

base

procedimentos

racionais

sistemticos. A pesquisa realizada quando se tem um problema e no se tem informaes para solucion-lo.

Apresentamos nesta aula que a pesquisa:


o desenvolvimento efetivo de uma investigao bem planejada, feita e redigida segundo as normas metodolgicas provenientes da cincia. Usualmente, a pesquisa parte de uma dvida, um problema. Atravs da utilizao do mtodo cientfico, busca-se soluo ou resposta para a questo. A pesquisa cientfica visa, fundamentalmente, a busca e a evoluo do conhecimento humano em todos os setores da cincia pura ou aplicada.

Sucesso da Pesquisa
O sucesso de uma pesquisa, portanto, depender do procedimento seguido, do envolvimento do pesquisador com a pesquisa e de sua habilidade em escolher o caminho para atingir os objetivos da pesquisa.

Quem decide quais os melhores instrumentos e a melhor


tcnica a serem usados para alcanar a resposta?

41

O Pesquisador
Eu no poderia procurar um tesouro numa praia cavando um buraco com uma picareta; eu precisaria de uma p. Da mesma forma, eu no

poderia fazer um buraco no cimento com uma


p; eu precisaria de uma picareta.

42

Razes da Pesquisa
Seguindo Richardson (1989), os cientistas sociais pesquisam para: a) resolver problemas sociais; b) formular novas teorias e criar novos conhecimentos; c) testar teorias existentes em um campo cientfico. As razes apontadas valem para quase todas as cincias humanas e sociais.
43

Objetivos da Pesquisa
I - Contribuir com o avano da cincia
II Para responder a uma pergunta a) de interesse para a comunidade cientfica b) ainda no respondida anteriormente c) de relevncia para o interesse social (caso de tecnologia)
44

Ento....
Pesquisar muito fcil!!!!!! Mas tem-se uma parte difcil: DEFINIR O ASSUNTO DA PESQUISA

45

Finalidades da Pesquisa
Pesquisa pura (bsica): satisfao do desejo de

adquirir conhecimentos, sem que haja uma


aplicao prtica prevista.

Pesquisa aplicada: os conhecimentos adquiridos


so utilizados para aplicao prtica voltados para a soluo de problemas concretos da vida moderna.
46

Modalidades de Pesquisa
1) Exploratria: Seu objetivo a caracterizao inicial do problema, sua classificao e de sua definio. Constitui o primeiro estgio de toda pesquisa cientfica.

47

Modalidades de Pesquisa
2) Terica: Tem como objetivo ampliar generalizaes, definir leis mais amplas, estruturar sistemas e modelos tericos, relacionar e enfeixar hipteses.

48

Modalidades de Pesquisa
3) Aplicada: Tem como objetivo investigar, comprovar ou rejeitar hipteses sugeridas pelos modelos tericos.

Modalidades de Pesquisa
4) Pesquisa de Campo: a observao dos fatos tal como ocorrem. No permite isolar e controlar as variveis, mas perceber e estudar as relaes estabelecidas.

Modalidades de Pesquisa
5) Experimental: Objetiva criar condies para interferir no aparecimento ou na modificao dos fatos, para poder explicar o que ocorre com fenmenos correlacionados.

Modalidades de Pesquisa
6) Bibliogrfica: Recupera o conhecimento cientfico acumulado sobre um problema.

Fases da Pesquisa
Para a elaborao de uma pesquisa cientfica imprescindvel conhecer os procedimentos e percursos a serem realizados, desde o incio at sua finalizao e a divulgao dos novos conhecimentos desenvolvidos. Assim, entende-se que uma pesquisa pode ser dividida em quatro grandes fases:

53

Fases da Pesquisa
1. Fase da formulao e do planejamento da pesquisa: a que antecede a realizao da pesquisa. 2. Fase de desenvolvimento e execuo da pesquisa: o momento da realizao propriamente dita da pesquisa, com a coleta de dados e busca de informaes sobre o tema escolhido.

54

Fases da Pesquisa
3. Fase de redao do texto final do estudo: aquela parte onde h a formulao da redao do texto final da pesquisa 4. Fase de exposio do trabalho final: Esta onde o pesquisador divulga os resultados conseguidos com o estudo praticado para a comunidade cientfica e aos profissionais de sua rea de atuao.

Em outras palavras, as fases da pesquisa so as que seguem:


Escolha do tema e sua delimitao Problema (Lacuna, Carncia) = Questo norteadora Hiptese Justificativa Objetivos Escolha da metodologia: Identificao do tipo de pesquisa Reviso da literatura Elaborao do Projeto

Mais uma vez.....


Do exposto at o momento, podemos afirmar que a parte mais difcil :

Definir o assunto a ser enfrentado em uma pesquisa!!!!


57

Concluindo
Alguns tericos apontam que estamos vivendo A era do caos, ou seja, do indeterminismo, da incerteza, pois dizem que os mtodos cientficos andam com seu prestgio abalado. Isto devido a muitas das verdades ou certezas elaboradas no campo cientfico so continuamente questionadas e refutadas.

Concluindo
Alm disso, questiona-se a aplicao da racionalidade cientfica, pois, o seu uso tambm gerou conflitos, guerras, mortes, destruio (atualmente estamos enfrentando srios problemas ambientais e de pequenos e mdios conflitos de guerra). Apesar da sua reconhecida importncia, hoje, mais do que nunca, se percebe que a cincia no fruto de um roteiro de criao totalmente previsvel.

Concluindo
No h, portanto, apenas uma maneira de raciocnio capaz de dar conta do complexo mundo das investigaes cientficas. O ideal seria voc empregar mtodos, e no um mtodo em particular, que ampliem as possibilidades de anlise e obteno de respostas para o problema proposto na pesquisa. Como tambm, deve-se refletir criticamente sobre os fins do conhecimento cientfico e da pesquisa cientfica.

Concluindo a aula de hoje...


- A partir do momento em que comeamos a refletir sobre as competncias necessrias formao do sujeito/cidado, consideramos imprescindvel destacar que conhecer, refletir, analisar, discutir, enfim, trabalhar conceitos/informaes no deve ser a nossa nica preocupao;

61

Concluindo a aula de hoje...


- Devemos considerar que a formao de um profissional competente deve ser ampliada de forma a incluir os princpios bsicos de tica, os valores morais e as atitudes, assim como os procedimentos adequados a cada uma das reas de conhecimento e um forte sentimento esttico de fazer aquilo que se props a realizar de forma bem feita.

62

Concluindo a aula de hoje...


Temos que saber tambm buscarmos por ns mesmos as verdades do mundo, e isso pesquisar Para finalizar a aula e relembrando uma das definies de Aurlio para pesquisa: Empregar meios para se chegar ao conhecimento da verdade, fechamos com o vdeo: O mito da caverna de plato Onde levanto um questionamento: voc j saiu da sua caverna? http://www.youtube.com/watch?v=BRcAHO4xJ3U&NR= 1 (4:08 at 3:56 passar)
63

You might also like