You are on page 1of 11

OBJETO DE ESTUDO DA PSICOPEDAGOGIA

Historicamente esse objeto entendido de vrias formas:


No

de

estudo

foi

tempo em que se priorizava a reeducao o sujeito que no podia aprender. O enfoque salientava a falta; Buscava-se estabelecer semelhanas entre grandes grupos de sujeitos, o esperado para determinada idade, visando diminuir as diferenas, acentuar a uniformidade.

OBJETO DE ESTUDO DA PSICOPEDAGOGIA

Num segundo momento adotou-se a noo do no aprendercarregado de significados. Levou-se em indivduo; conta a singularidade do

O objeto de estudo passa a ser o sujeito aprendente.

OBJETO DE ESTUDO DA PSICOPEDAGOGIA

Atualmente a Psicopedagogia considera que disposies afetivas e intelectuais interferem nas relaes do sujeito com o meio, influenciando e sendo influenciado pelas condies scioculturais deste sujeito e deste meio. Estuda o processo de aprendizagem: como se aprende, as alteraes, os fatores a que est condicionado, os obstculos (como reconhec-los,trat-los e preveni-los).

OBJETO DE ESTUDO DA PSICOPEDAGOGIA


Esse objeto de estudo adquire caractersticas especficas a depender do trabalho clnico ou preventivo:

Clnico: se d na relao entre o sujeito e a sua histria pessoal e sua modalidade de aprendizagem, buscando compreender a mensagem de outro sujeito, implcita no no-aprender.

OBJETO DE ESTUDO DA PSICOPEDAGOGIA

Aqui o objeto de estudo o sujeito aprendente, que deve ser compreendido: o que, como e por que aprende. O Pp tem que criar uma situao que favorea a aprendizagem. Preventivo: Atuao na instituio na instituio com o objetivo de avaliar os processos didtico-metodolgicos e a dinmica da mesma.

OBJETO DE ESTUDO DA PSICOPEDAGOGIA

1 nvel: diminuir a freqncia problemas de aprendizagem.

dos

2 nvel: diminuir e tratar os problemas de aprendizagem j instalados.

3 nvel:eliminar os transtornos, j com procedimentos clnicos. O Objeto de estudo passa a ser o processo de aprendizagem considerando todas as variveis que interferem neste processo.

OBJETO DE ESTUDO DA PSICOPEDAGOGIA

A definio do objeto de estudo da Psicopedagogia segundo:

Moojen: processo de aprendizagem humana:padres evolutivos, normais e patolgicos, bem como a influncia da famlia, da escola e da sociedade. Scotz: o processo de aprendizagem com suas dificuldades englobando vrios campos do conhecimento, integrando-os e sintetizando-os.

OBJETO DE ESTUDO DA PSICOPEDAGOGIA

Neves: o ato de aprender e ensinar, considerando as realidades internas e externas da aprendizagem. Rubinstein: a investigao da etiologia da dificuldade de aprendizagem. Weiss: melhorar a qualidade na construo da prpria aprendizagem de alunos e educadores. Pain: o problema de aprendizagem como uma plataforma de lanamento para construir uma teoria psicopedaggica.

OBJETO DE ESTUDO DA PSICOPEDAGOGIA


A ao da Pp. o processo de aprendizagem e seus fatores intervenientes. Aprendizagem: o Remete a viso de homem como sujeito ativo num processo de interao com o meio fsico e social; o Intervm neste processo, o biolgico, as condies afetivo-emocionais e as condies intelectuais; o As condies afetiva-emocionais e intelectuais so geradas no meio familiar e scio-cultural.

OBJETO DE ESTUDO DA PSICOPEDAGOGIA

Sujeito aprendente:

articulao que sobre um organismo herdado, vai armando o sujeito cognoscente (capacidade de aprender/conhecer) e o sujeito desejante construindo um corpo sempre em interao com o outro (conhecimento, cultura, pais, professores...).

OBJETO DE ESTUDO DA PSICOPEDAGOGIA

Trabalho Clnico tambm preventivo, lidando com alguns transtornos, pode evitar o aparecimento de outros. Trabalho Preventivo tambm clnico, considera a singularidade de cada processo.

You might also like