You are on page 1of 18

DROGADIO

DROGA:

introduzida modificaes DROGADIO: O termo drogadio tem sua origem no latim "addictu" e foi criado para definir todo e qualquer vcio bioqumico de seres humanos em relao a alguma droga.

qualquer substncia que no organismo produz

CONCEITO: a resposta do corpo humano ao consumo prolongado da mesma droga resultando na diminuio do efeito da mesma dose levando o usurio necessidade de aumentar a dose para obter o mesmo efeito inicial da droga ou de buscar uma substncia mais forte. CONSEQUNCIA: O perigo da OVERDOSE ou SUPERDOSE e avaria dos tecidos, que, passam a provocar reaes em cadeia em que um atrapalha ofuncionamento e a manuteno do outro, alm disso, os rins e o fgado no conseguem lidar com novas doses.

QUE ACONTECE: O Sistema de Recompensa do crebro reage ao contato da droga aumentando no centro do Sistema Nervoso Central a concentrao de Dopamina (neurotransmissor ligado ao prazer) e, consequentemente, sua produo chega a ser dez vezes maior que a produzida por prazeres cotidianos, levando ao xtase. Diante dessa ativao, o Sistema de Recompensa reage diminuindo sua sensibilidade. Por isso, que, a partir da, para conseguir o mesmo prazer inicial, o usurio tem de consumir cada vez mais.

Tipos

de drogas que levam a tolerncia:

Herona

(em maiores nveis) Morfina (em maiores nveis) lcool Cocana

Algumas drogas causam DEPENDNCIA FSICA:

evidenciada pelo surgimento de transtornos de natureza fsica ou pela sndrome de abstinncia, quando a droga no consumida.

Impulso

psicolgico forte (compulso) para o uso contnuo da droga) dependncia psquica pode ser definida pela compulso em consumir a droga de maneira peridica ou contnua tanto para obteno de prazer quanto para alvio de mal-estar.

Abstinncia

o ato de se privar de alguma coisa, em prol de algum objetivo. uma deciso, muitas vezes forada, que faz com que o indivduo no faa mais algo como beber ou comer -, muito ligada a substncias txicas, como o alcoolismo ou drogas. Alucinaes; Convulses.

De

acordo com os efeitos produzidos no Sistema Nervoso Central (SNC), as drogas podem ser classificadas em trs categorias:
DEPRESSORAS (PSICOLPTICOS) ESTIMULANTES (PSICOANALPTICOS) PERTURBADORES (PSICODISLPTICOS)

Drogas

que diminuem a CEREBRAL As reaes do usurio so de:


atividade

Lentido Sonolncia Falta de coordenao motora Dificuldade de concentrao

So

exemplos destes tipos de drogas, consoante Genival Frana: calmantes (barbitricos, benzodiazepnicos) inalantes (ter, acetona, cola de sapateiro, lana-perfume) lcool ; pio e seus derivados (herona, morfina) .

Os

psicoanalpticos ou estimulantes so drogas que aumentam a atividade do Sistema Nervoso Central, alterando-o quantitativamente sua funcionalidade. uso continuado danifica os neurnios e pode levar reduo dos efeitos da dopamina, provocando depresso e agressividade.

So

exemplos destes tipos de droga, segundo Genival Frana: anfetaminas (bolinhas, rebites, moderadores de apetite) cocana (p, crack e merla) cafena (caf, ch-mate, p de guaran) nicotina (tabaco)

So

exemplos destes tipos de droga, segundo Genival Frana:


anfetaminas (bolinhas, rebites, moderadores

de apetite) cocana (p, crack e merla) cafena (caf, ch-mate, p de guaran) nicotina (tabaco)

Psicodislpticos,

tambm conhecidos como alucingenos ou psicotomimticos, so drogas que perturbam o sistema nervoso central, provocando alucinaes e delrios. O indivduo v, ouve e sente coisas que no existem confuso mental: delrio de grandiosidade; capacidades ou foras extraordinrias (fase super-homem).

Exemplos Maconha; LSD-25,

destes tipos de drogas so:

conhecido vulgarmente como

cido ecstasy ou xtase ; Special K; GHB (lquido X);

Feliz Carnaval

You might also like