You are on page 1of 24

So aes de comunicao que as empresas utilizam por meio da internet e da telefonia celular e outros meios digitais para divulgar

e comercializar seus produtos, conquistar novos clientes e melhorar a sua rede de relacionamentos.

O marketing digital engloba a prtica de promover produtos ou servios atravs da utilizao de canais de distribuio eletrnicos para chegar aos consumidores rapidamente, de forma relevante, personalizada e com mais eficincia.

Marketing digital um tema sobre o qual no se encontram muitos contedos e livros publicados. Em geral, o termo caracterizado como uma nova forma de marketing utilizada pelas organizaes e tambm como uma ferramenta eficaz na comunicao das organizaes.

O marketing digital tem como sua principal estratgia a publicao de imagens, textos e fotos com movimentos e sons, que influenciam os consumidores em suas decises de compra. Os meios mais comuns, na internet, de se atingir o pblico desejado so:

Banner: o veculo mais utilizado e mais recomendvel para a divulgao na internet, mas nem sempre seu custo acessvel ao administrador do site. No recomendvel que se coloque muitas informaes diretamente no banner, e sim uma chamada com a logo e o endereo para que se atraia a visitante. E-mail: O correio eletrnico tambm uma forma eficaz de propaganda. Mas, os cuidados devem ser redobrados para que no configurem um SPAM (propaganda sem autorizao de quem recebe). Deve sempre ser colocada uma mensagem para quem recebe dizendo que se envi-la de volta no receber novamente este e-mail. Streaming media: Seria uma transmisso de udio e vdeo, que so enviados diretamente para o computador do cliente, que v o vdeo sem que precise baix-lo. Mala direta eletrnica: Uma mensagem publicitria enviada a um cliente em potencial, que cai no mesmo caso do SPAM, como citado acima. Deve conter textos curtos, deve ser enviada com periodicidade e deve ter imagens visveis e que abram com facilidade.

Como podemos ver , a internet, vem cada vez mais se tornando uma nova mdia de marketing, mudando radicalmente o modo como as empresas desenvolvem os seus negcios e relacionamentos com seus clientes. As comunicaes de marketing adquirem novos aspectos, como as que gostaramos de citar a seguir:

a) A comunicao no ocorre de maneira tradicional de um para um, e sim de muitos para muitos, o cliente no s se comunica com a empresa fornecedora, mas tambm com outros clientes e concorrentes da empresa fornecedora. b) A informao e contedo no so transmitidos diretamente de um emissor para um receptor, mas por meio de um ambiente criado para ser vivenciado pelo emissor e receptor simultaneamente. O computador e a internet exercem influncia importante na comunicao e no podem ser controlados pela empresa. c) Esse ambiente oferece interatividade com o meio, em que os usurios podem participar modificando a forma e o contedo de um ambiente em tempo real, com os usurios enviando e recebendo respostas em tempo real. d) Ao interagir na web, o usurio se auto-orienta e seleciona a sua forma de navegao, adquirindo escolha e maior controle sobre o processo de comunicao. e) O ambiente da web no uma simulao do mundo real, mas uma alternativa a ele, o chamado mundo virtual, onde se navega pelos sites. f) A web possibilita a comunicao em tempo real. A sincronia nas comunicaes entendida como identidade de tempo entre o emissor e receptor, usando o tempo de resposta imediato, similar ao da comunicao face a face (Vidigal, 2003 p. 55).

Com base no que temos visto at agora podemos afirmar que alm de uma inovadora ferramenta de comunicao, a internet se configura hoje como um instrumento de vendas. destacam-se alguns modelos de negcios na internet, tais como:

A)

Loja virtual: Esse modelo o da empresa que realiza vendas pelo Internet para um segmento de clientes, oferecendo produtos, servios e informaes. Esse tipo de empresa deve: Atrair o pblico para sua loja. Atender as expectativas do cliente quanto a prazo de entrega, preo justo e qualidade de produtos e/ou servio. Coordenar rede de parceiros que alavanquem negcios e colaborem na criao de relacionamento com o cliente. Possuir uma infra- estrutura flexvel, robusta e planejada para crescer em pouco tempo. Inovar continuamente produtos e servios.

B) Infomedirios: So empresas que atuam como intermedirias na distribuio e venda de contedo, informaes, entretenimento ou experincias, adicionando valor aos usurios e clientes. So sites de grande trfego, com os portais, que atuam como porta de entrada na internet, atraindo grande pblico pela oferta gratuita de contedo e outros servios como acesso rede, e-mail grtis, notcias e salas de bate-papo (chat). C) Intermedirios de negcios: o modelo de negcios das empresas que atuam como intermedirios na distribuio e venda de contedo, informaes, conhecimento ou experincias, adicionando valor atividade ou transao em particular realizada pelos clientes. Seu pblico-alvo so os membros de comunidades de negcios, integrantes de setores que so parte de uma cadeia de valor. As competncias necessrias so: operao eficiente de processos, faturamento, entrega, cobrana, construo e gerenciamento de parceria, cliente e informaes. D) Capacitadoras de e-business: o modelo de negcios das empresas que criam e mantm uma infra-estrutura na qual o provedor de produtos e servios pode realizar operaes de modo confivel e seguro na internet.

E) Provedores de infra-estrutura: o modelo de negcio das empresas que agregam comunidades de interesse em torno de uma infraestrutura comum, atravs da internet, oferecendo servios eu viabilizando as transaes entre compradores e vendedores de cada rea de interesse.

Para a criao de uma loja virtual, em primeiro lugar, deve-se planejar o que se pretende fazer e em seguida integrar todos os pontos, alguns deles so:

A) Vitrine - Layout do site, onde o cliente ir interagir. B) Atendimento - Uma loja virtual bem sucedida deve ter um atendimento ao cliente eficiente e um fale conosco gil e eficaz (e-mail de resposta s dvidas) C) Entrega - A entrega deve ser rpida e discreta, pois o cliente no gosta que outras pessoas saibam o que ele est comprando e os prazos sempre devem ser atendidos.Planejar qual deve ser o foco da loja fator determinante de sucesso. Precisa ficar bem claro o que se quer vender, que pblico ir atingir, com que outras empresas ir concorrer, que fatia do mercado pretende absorver.

A comunicao adequada, de grande para o Marketing Digital. Essa comunicao deve ter, basicamente, trs objetivos: atrair a ateno do internauta, identific-lo e fideliz-lo. Para atingir o cada objetivo, existem alguns tipos de tcnicas que so freqentemente utilizadas, a seguir veremos quais so elas...

Para atingir o primeiro objetivo, quatro tipos de tcnicas so utilizados:

a) O hipertexto um vnculo criado entre o site de uma empresa e outros sites (sites afiliados), nos quais termos relacionados atividade da empresa em questo so sublinhados ou escrito em cores diferentes. O internauta clica sobre a palavra (hipertexto) e entra automaticamente no site da empresa. Essa tcnica muito eficiente para criar visitas numerosas do site e para a divulgao de sua existncia; b) Os banners, horizontais ou verticais, fixos ou animados, promovem determinado site, para o qual se deseja que o internauta se dirija;
c) O patrocnio outra forma de marcar presena na web. O nome da empresa, seu logotipo permanecem na pgina situada em local privilegiado, permanecendo durante todo o tempo de visita do site; d) Tcnica um pouco mais agressiva, o spamming (ou spam, como citado anteriormente) consiste no envio de mensagens publicitrias a certo nmero de pessoas cadastradas em newgroups. a verso eletrnica da mala direta.

O segundo objetivo, o de identificar o internauta, atingido por intermdio de trs tcnicas que possibilitam a definio de seu perfil:

a) O traking traa a trajetria do internauta enquanto ele visita os diferentes sites. Sabemos de que site ele vem, para que site vai, quanto tempo passa em cada site e que tipo de informao utiliza; b) Os cookies so pequenos arquivos remetidos ao disco rgido dos computadores dos internautas, os quais identificam os vnculos utilizados, as pginas que mais suscitam seu interesse e o tipo de propaganda que provoca o maior nmero de cliques; c) Os formulrios so difundidos por alguns sites, solicitando ao internauta preench-lo quando faz sua primeira conexo, como se fosse um questionrio. Com base nas informaes fornecidas por ele, possvel proceder ao profiling, isto , classific-lo em funo de sua idade, sexo, centros de interesse, etc.

Por fim, para fidelizar o internauta, so utilizados os centros de interesse, as comunidades virtuais e os jogos:

a) Propagandas especficas so mandadas em funo dos centros de interesse do internauta, assim como promoes e propostas especiais por ocasio de seu aniversrio.

b) As comunidades virtuais so fruns de debates que renem internautas em torno de centros de interesse comuns. Essas comunidades integram um banco de dados nos quais encontram-se clientes potenciais das empresas com os quais elas gostariam de agir;
c) Os jogos estimulam a freqncia regular de um site. Concursos, sorteios, gincanas e tantas outras modalidades podem ser utilizados para fazer com que ele seja fiel ao site. Alm disso, existe a tcnica da coleo de pontos: toda a vez que o internauta clica numa propaganda, ele ganha pontos, os quais somados at um certo montante fornecero prmios.

No caso da propaganda pela internet podero ser criados diversos elementos de propaganda, porm existem 3 tipos bsicos de propaganda na Internet:

A) Micro-site: so normalmente pequenos sites de marcas que ficam como links em conhecidos sites de contedo. Permitem ao anunciante comunicar os benefcios do produto e coletar informaes dos consumidores.
B) Hot-site ou sitelet: Uma pgina especial que acessada a partir de um clique do internauta em um banner que oferece detalhes de uma campanha promocional, leva o internauta diretamente para a pgina principal do site. Seu objetivo ficar por um tempo determinado no ar e comunicar de modo claro informaes sobre produtos ou informaes. C) Pop-up: uma janela independente e flutuante que se abre quando o internauta visualiza uma determinada pgina ou site. Muito utilizada para notcias importantes ou promoes, um formato de impacto. Para serem consideradas como pop-up, devem ocupar um pequeno espao na tela do navegador.

Para melhor compreenso do estudo abordado, gostaramos de trazer para os colegas dois exemplos de empresas que utilizam o Marketing Digital:

CASO 1: Mercado OlavoBilac

O Armazm Olavo Bilac foi fundado h 60 anos e utiliza o mesmo espao fsico desde sua fundao. Segundo a administrao atual, que j est na terceira gerao, a preocupao hoje com o atendimento e com a agilidade de suas informaes. Em 1993, a loja foi totalmente informatizada. De acordo com a direo da empresa, a implantao do novo sistema foi fundamental para o acompanhamento do rpido desenvolvimento tecnolgico da sociedade. No ms de maio de 1999, o ENTO mercado colocou no ar o seu site (www.olavobilac.com.br), que foi um dos pioneiros no ramo de comrcio eletrnico nesta regio do Estado e o primeiro no ramo de supermercados em Petrpolis. Este fato lhe garante uma posio de destaque at hoje. Atualmente, esto disponveis no site em torno de trs mil produtos. O nmero total de visitantes est na casa de 68 mil, com uma mdia mensal de 850 acessos ao site. O nmero mdio de vendas mensais at o ms de dezembro de 2004 girava em torno de 38. Mas houve uma queda no ano de 2005, passando para uma mdia de 26 vendas por ms, mantendo-se assim at a presente data. O ticket mdio atual de R$250,00 (duzentos e cinqenta reais). A previso de vendas para 2006 de R$ 80.000 (oitenta mil reais). No anexo 02, a tela inicial do site do mercado Olavo Bilac, mostrando as promoes e links teis aos usurios.

CASO 2: Multimix Express

A empresa foi fundada h 6 anos e est localizada no centro de Petrpolis. Em novembro de 2001, colocou no ar seu site de comrcio eletrnico. O endereo eletrnico www.multimixexpress.com.br. Dispe de mais de trs mil itens em seu site. O nmero de visitas atual est em torno de 100 mil, tendo atualmente uma mdia mensal de 1830 acessos. O nmero mdio de vendas mensais at dezembro de 2004 era de 29 vendas. Esse nmero subiu para 42 no ano de 2005, chegando ao nmero 650 vendas. O ticket mdio atual de R$ 235,00 (duzentos e trinta e cinco reais). A previso de vendas para 2006 de R$150.000,00 (cento e cinqenta mil reais).
A divulgao do site feita em conjunto com a comunicao visual da empresa, estando presente em banners, folders, encartes, carros de entrega e anncios na rdio local. Os banners promocionais so trocados com freqncia e o site est presente em toda comunicao feita pela empresa, servindo como divulgao para o mesmo, o que faz com que suas visitas aumentem a cada ms. No anexo 03 apresentado o novo layout do site da empresa, que foi ao ar em julho de 2006.

Quando fazemos a comparao dos nmeros mostrados em ambos os casos, podemos chegar a concluso de que o nmero de vendas dos site est diretamente ligado ao nmero de acessos. Quando ocorre uma variao positiva ou negativa na visitao do site, as vendas respondem proporcionalmente a essa variao. Tambm se observa, que o ticket mdio (mdia gasta por cada cliente) vem aumentando anualmente, nos dois casos apresentados, embora tambm estejam ligados a outros fatores externos como reajuste dos itens da cesta de consumo e variao do poder aquisitivo de alguns clientes. O aumento da vendas no caso 2 (Multimix Express), ocorre porque as estratgias de marketing, combinadas com a comunicao do supermercado na internet so mais eficazes e conseguem fidelizar seus clientes. Seu site traz um retorno maior do que o exemplo apresentado no caso 1 (Olavo Bilac), j que o mesmo no integra de maneira to eficaz o seu comrcio eletrnico com as formas tradicionais de comunicao.

Marketing digital um tema sobre o qual no se encontram muitos contedos e livros publicados. Em geral, na literatura de administrao, o termo caracterizado como uma nova forma de marketing utilizada pelas organizaes e tambm como uma ferramenta eficaz na comunicao das organizaes contemporneas. Os estudos realizados mostram que o impacto da internet no marketing, ainda esto em fase inicial de desenvolvimento, visto que o ambiente da internet como meio de realizao de negcios ainda muito novo e as tecnologias envolvidas ainda esto em expanso. Porm, j possvel a verificao de determinadas conseqncias do uso da internet e da tecnologia nas organizaes e na sociedade. E, principalmente, no marketing das organizaes, que esto se reestruturando para o mercado virtual e se adaptando a essa realidade, como foi visto no estudo apresentado.

Na nova economia, as oportunidades de negcio e a forma de relacionamento das organizaes com seus parceiros e clientes fazem com que as empresas revejam suas estratgias, na tentativa de otimizar seu crescimento e resultado. Desta forma, inevitavelmente, sero obrigadas a usarem a internet, combinando-a com outras ferramentas estratgicas de marketing e de comunicao. O Marketing Digital o uso das estratgias de marketing aplicadas a Internet para atingir determinados objetivos de uma pessoa ou organizao e deve ser entendido como parte da estratgia de Marketing de uma organizao. O Marketing Digital depende das mesmas premissas do Marketing, ou seja, o conhecimento do pblico alvo, da estratgia da marca, do planejamento estratgico da empresa, e da cultura organizacional onde ser implantado.

As novas mudanas promovidas pela tecnologia esto fazendo com que as empresas repensem constantemente suas estratgias. No mercado hoje, o tamanho da organizao no importa, mas sim a capacidade de inovar, a agilidade e a capacidade de interagir com o meio e com as novas mudanas do ambiente. Organizaes inseridas num mercado que se adapta e muda com muita velocidade devem acompanhar essas mudanas, sempre atentas ao que o consumidor necessita e maneira como o produto ou servio ir chegar at ele, para melhor atend-lo. As empresas que no se adaptarem realidade do marketing pela internet, ficaro estagnadas, no conseguindo um mercado to amplo quanto o virtual. Da forma como foram apresentadas, as ferramentas do marketing digital geram bons resultados, em mdio prazo, para quem investe. A eficcia se d pela simplicidade de execuo e pelo baixo custo de sua implementao, tendo em vista que tais ferramentas vm sendo utilizadas por organizaes de pequeno e mdio porte, objetos da presente pesquisa. Desta forma, a utilizao de tais ferramentas pelo administrador somente tende a contribuir para o crescimento e a criao de novas estratgias para a organizao.

COBRA, M. Administrao em marketing. So Paulo: Ed, Atlas, 1992.

KOTLER, P. Princpios de Marketing. So Paulo: Ed. Atlas, 1998.


VIDIGAL, M. TNIA. E-Marketing: o marketing na internet, com casos brasileiros. So Paulo: Ed. Saraiva, 2003.

CONCEITOS DE MARKETING DIGITAL: http://www.internetinnovation.com.br/blog/marketing-digital-conceito-edefinicao/

O QUE O MARKETING DIGITAL: http://www.bullmarketing.com.br/o-que-e-marketing-digital

You might also like