You are on page 1of 42

Administrao de Injetveis

INTRODUO
A administrao de frmacos por meio de injees um procedimento de extrema importncia no tratamento de algumas emergncias mdicas na clnica odontolgica. A administrao de medicamentos uma das mais srias responsabilidades que pesam sobre os profissionais da sade.

INTRODUO
O conhecimento das caractersticas de cada via de administrao da soluo a ser injetada, bem como dos cuidados bsicos para a execuo correta da tcnica, essencial para se obter o mximo efeito teraputico do medicamento.

OBJETIVO
Habilidades e conhecimento das tcnicas de injetveis, descarte e higiene, procurando mostrar o que realmente acontece nas situaes em que o paciente odontolgico corre risco de morte.

DESENVOLVIMENTO
A aplicao de medicamentos injetveis, feito com tcnica correta muitas vezes ajuda a salvar vidas, combater doenas, trazendo benefcios para paciente.

HABILIDADES
Cognitiva

Tcnica

Interativa

COGNITIVAS
Conhecimento terico Princpios cientficos

TCNICA
Destreza manual
Planejamento do material Medidas de biossegurana

Lavagem corretas das mos


Saber lidar com material estril Saber lidar com material contaminado

INTERATIVA
Boa aparncia
Uniforme sempre limpo Cabelos presos

Unhas limpas e curtas


Sapatos fechados Trabalho em equipe

MATERIAIS UTILIZADOS E CONDIES DE USO


Nas situaes de emergncia, os principais materiais utilizados para a administrao de injetveis so as seringas, agulhas e o garrote.

AGULHAS/SERINGAS: Estreis, ntegras, sem sinais de violao, sem umidade, dentro de validade, bisel afiado, ser adequado a via de administrao e ao medicamento utilizado.

MEDICAMENTO: Rtulo, validade, no conter presena de partculas no interior da ampola, no apresentar trincas e fraturas.

CUIDADOS GERAIS ANTES DA ADMINISTRAO


Material de aplicao
Ampola, seringa/agulha,

Correta lavagem das mos


Escova, gua e sabo.

algodo e lcool.

CUIDADOS GERAIS ANTES DA ADMINISTRAO


Preparao para a medicao
Desinfetar a ampola com bola

Antissepsia da rea de aplicao

de algodo embebido em soluo antissptica

TIPOS DE MEDICAMENTOS INJETVEIS


Os medicamentos administrados por seringas descartveis estreis e de uso nico tambm devem ser estreis para evitar contaminaes, infeces ou abscessos no local de aplicao.
Veculos aquosos Veculos oleosos Veculo com p em suspenso

VIAS DE ADMINISTRAO DE INJETVEIS


Para que seja alcanado o objetivo da teraputica faz-se necessrio que a administrao seja realizada com eficincia, segurana e responsabilidade, obtendo, dessa forma, uma melhora no quadro clnico do paciente.
Na clnica odontolgica, as vias parenterais empregadas nas situaes de emergncia se constituem em via subcutnea (SC), intramuscular (IM) e intravenosa (IV). A via intradrmica (ID) geralmente utilizada para testes de sensibilidade alrgica, no se enquadrando como uma emergncia.

VIAS DE ADMINISTRAO DE INJETVEIS


ADMINISTRAO PARENTERAL a via utilizada para a administrao de medicamentos em uma ou mais camadas de pele.

VIAS DE ADMINISTRAO DE INJETVEIS


Disponibilidade mais rpida
Administrao extensamente valiosa Pode ocorrer uma injeo intravascular quando esta

no era a inteno
Pode acompanhar-se de dor

VIAS DE ADMINISTRAO DE INJETVEIS


SUBCUTNEA os medicamentos so administrados no tecido subcutneo, na hipoderme, abaixo da derme. A absoro mais lenta que pela via intramuscular.
Epinefrina 1:1.000 Reaes alrgicas graves

(bronco-espasmo agudo, reaes anafilactides ou choque anafiltico).


Faces externas do brao, anterior ou posterior. Deve-se

empregar uma seringa do tipo insulina (1,0 mL) e agulha 13x4,5 com angulao de 45.

TCNICA DE ADMINISTRAO (SC)


I.

Paciente sentado, deitado ou em p, exponha a rea de aplicao escolhida. Antissepsia do local.

II.

III. Pinar os tecidos com os dedos indicador e polegar de uma das

mos.

IV. Com o auxilio da outra mo, introduza rapidamente toda a

agulha em um ngulo de 45, com o bisel lateral.

V.

Promova a aspirao e injeta lentamente.


com algodo, sem massagear.

VI. Retire rapidamente a agulha e comprima o local da puno

TCNICA DE ADMINISTRAO (SC)

TCNICA DE ADMINISTRAO (IM)


Intramuscular (IM) medicamento direto na massa muscular. So rapidamente absorvidos. A absoro depende do fluxo sanguneo no local da injeo. O msculo deve ser bem desenvolvido, de fcil acesso e no conter grandes vasos e nervos superficiais. Os mais indicados so o deltide, os glteos e a regio lateral da coxa.

TCNICA DE ADMINISTRAO (IM)


P.S.: o msculo deltide contra-indiciado para crianas de 0 a 10 anos. O glteo utilizado para adolescentes e adultos e especialmente para crianas. A regio lateral da coxa empregada para adultos e crianas.

TCNICA DE ADMINISTRAO (IM)


Midazolam ou Diazepam, em caso de uma crise

convulsiva Betametasona e Prometazina, nas reaes alrgicas moderadas e severas.

TCNICA DE ADMINISTRAO (IM)


Vol. Mximo 0,5 mL Msculo deltide at 2,0 mL

Capacidade da seringa 1 a 10 mL

Calibre da agulha varia com as caractersticas do paciente

Adultos 30x7 ou 25x7

I.

Paciente sentado, brao flexionado (formato em L) exponha a rea de aplicao. rea de aplicao deve estar em uma posio de 3 a 5 cm abaixo da extremidade do ombro (aproximadamente 4 dedos). Faa a antissepsia do local. Pinar os tecidos com os dedos indicador e polegar de uma das mos. Introduza rapidamente toda a agulha em um ngulo de 90, com o bisel voltado para a lateral. Promova a aspirao e injeta lentamente. Aguarda 5 segundos antes de retirar a agulha, para impedir o refluxo do lquido. Retire rapidamente a agulha e comprima o local da puno com algodo, sem massagear.

TCNICA DE ADMINISTRAO MSCULO DELTIDE

II.

III. IV. V.

VI.

VII.

TCNICA DE ADMINISTRAO MSCULO DELTIDE

TCNICA DE ADMINISTRAO REGIO GLTEA


Glteo mximo

Glteo mdio

Glteo mnimo

TCNICA DE ADMINISTRAO REGIO GLTEA


A administrao intramuscular deve ser feita no quadrante superior externo da ndega, ponto saliente constitudo pelo glteo mximo, sendo recoberto superficialmente por tecido adiposo.
A massa muscular bastante vascularizada e inervada e, portanto, ateno especial ao nervo citico, fundamental para a motricidade dos membros inferiores. A administrao IM no quadrante superior interno pode acarretar um comprometimento na funo desse nervo.

TCNICA DE ADMINISTRAO REGIO GLTEA


I.

Posio - decbito ventral - relaxamento dos msculos da regio. Braos estendidos ao longo do corpo e os ps virados para dentro, o que relaxa ainda mais a musculatura da regio. Examine a pele do local, excluindo regio de edema, abscesso, rubor ou outros sinais de leso. Localize o quadrante superior externo da ndega, de forma que a administrao seja feita no glteo mximo. Faa a antissepsia do local. Pinar os tecidos com os dedos indicador e polegar de uma das mos. Com o auxilio da outra mo, introduza rapidamente toda a agulha em um ngulo de 90, com o bisel voltado para a lateral. Promova a aspirao e injeta lentamente. Terminando a injeo, aguarda cerca de 5 segundos antes de retirar a agulha, para impedir o refluxo do lquido. Retire rapidamente a agulha e comprima o local da puno com algodo, sem massagear.

II. III. IV. V. VI.

VII.

VIII.

POSIO VENTRAL

TCNICA DE ADMINISTRAO (IV)


Intravenosa (IV) efetuada introduzindo o medicamento diretamente na veia, na corrente sangunea. A concentrao de um frmaco no sangue obtida com uma preciso e rapidez que no so possveis em outras vias.

A agulha utilizada nas injees intravenosas (IV) tem a especificao 25x7, e o volume normalmente administrado varia de 1 a 10 mL.

TCNICA DE ADMINISTRAO (IV)


Diazepam (no caso de episdios convulsivos mais

graves) Hidrocortisona (na insuficincia adrenal aguda) Glicose 25% (no caso de hipoglicemia aguda em pacientes inconscientes)

TCNICA DE ADMINISTRAO (IV)


Para a aplicao por essa via so empregada as veias baslica mediana (internal), ceflica e ceflica mediana (externa), todas elas localizadas no brao.

TCNICA DE ADMINISTRAO (IV)


I.

Sentado ou deitado, exponha a rea de aplicao, mantendo o brao estendido, com a mo voltada para cima. Apalpe a veia da regio, para verificar as suas condies. Fixe o garrote sem compresso exagerada. Caso o paciente esteja responsivo, pea para ele abrir e fechar a mo. Faa a antissepsia do local.

II. III. IV. V.

VI.

Coloque o dedo indicador de uma das mos sobre o canho da agulha e, com os demais dedos, segure a seringa, conservando o bisel voltado para cima.

VII. Com a outra mo, segure a pele para fixar a veia, utilizando o polegar.

TCNICA DE ADMINISTRAO (IV)


VIII. Agulha 15, diminuindo a angulao at que a seringa fique paralela

regio de aplicao.

IX.

Aps evidenciar a entrada de sangue na seringa, demonstrando que a agulha encontra-se no interior da veia, mantenha-a imvel para no perder o vaso, ou danific-lo. Retire o garrote. Injete o lquido lentamente. Terminando a injeo, aguarde cerca de 5 segundos antes de retirar a agulha, para impedir o refluxo do lquido. algodo embebido em antissptico.

X. XI.

XII. Retire rapidamente a agulha e comprima o local da puno com

TCNICA DE ADMINISTRAO (IV)

CONCLUSO
O conhecimento das tcnicas e habilidades na administrao de solues injetveis de fundamental importncia para o cirurgio-dentista. Com tal capacitao, alm de se diferenciar e se tornar ainda mais respeitado pelo paciente, o profissional adquire muito mais segurana e autoconfiana perante as situaes de emergncia, contribuindo de forma inequvoca para a melhoria da qualidade do atendimento odontolgico.

Referncias
ANDRADE, Eduardo Dias de et al. Emergncias mdicas em odontologia. 3. ed. So Paulo: Artes Mdicas, 2011. FAKIH, T. F. Manual de Diluio e Administrao de Medicamentos Injetveis. Reichmann & Alfonso Editores: Rio de Janeiro, 2000. SILVA, Penildon. Farmacologia. 5 Edio. Guanabara Koogan: Rio de Janeiro, 1998. SOUZA. J. G. Tcnicas de Aplicao de Injees. 5 ed. Vitria: Grfica Universitria. 1997.

You might also like