You are on page 1of 15

Aos para Tubos

Os tubos so componentes de larga aplicao e utilidade na mecnica. So utilizados desde situaes simples, como em residncias, at nos meios industriais, onde h elevadas presses e temperaturas. Nessas aplicaes so utilizados aos de baixo carbono (at um mximo de 0,30%) e mangans at 1,50%.

Aos para Tubos Propriedades


De maneira geral possuem as seguintes propriedades:
Excelente deformabilidade Boa soldabilidade

Boa ductibilidade
Baixo custo

E dependendo da aplicao, tambm possuem resistncia corroso

Aos para Tubos Exemplos

Exemplo de emprego de tubos

Aos para Tubos Exemplos

Tipos e empregos principais de tubos para presso

Aos para Tubos Exemplos


Estes tubos podem possuir espessura de paredes variveis, dependendo do emprego, resistncia normal ou ultraresistentes, extremidades lisas, rosqueadas, expandidas ou frangeadas (dependendo igualmente da aplicao) e, em vrios casos, galvanizados.

Aos para Tubos Tubos com costura


Este tipo de tubo, durante o seu processo de fabricao, foi criado da soldagem de uma chapa de metal. Suas extremidades uniram-se com a utilizao macia da interveno de calor e instrumentos - e suas pontas ento foram soldadas, podendo vir a ter diferentes metragens, espessuras e dimetros.

econmio
De fcil limpeza Muito utilizado por industrias de automveis, usinas aucareiras, indstria agrcola, equipamentos, de produtos de manuteno, indstria de mveis, etc.

Aos para Tubos Tubos sem costura


Enquanto os tubos de ao com costura partem de uma chapa de metal para sua fabricao; os tubos de ao sem costura partem dos cilindros do ao que passam por um processo de aquecimento e em seguida um prensa faz um tipo de extruso do cilindro, transformando-o num tubo. O tubo de ao sem costura no soldado; o que o deixa perfeito para a utilizao da canalizao de outros materiais que trabalham provocando presses. O tubo de ao sem costura bastante utilizados em projetos que peas que exijam maior confiabilidade no que se diz respeito aplicao de presso de leo, vapor para gerar grandes esforos como pistes hidrulicos e caldeiras.

Aos para Tubos Elementos de liga


Existem dois elementos de liga muito importantes para os tubos de ao: Cromo: melhora a resistncia oxidao e corroso, alm de aumentar ligeiramente o limite de escoamento, a resistncia trao e a dureza. Nesses produtos tubulares, o teor mximo encontrado de cromo de 9%. Molibdnio: melhora a resistncia fluncia a elevadas temperaturas, mas no melhora a resistncia corroso ou oxidao. O teor mximo encontrado de 1%.

Aos para Tubos Elementos de liga


Estes elementos de liga compem uma grande gama de aos para tubos, que so usados, em situaes de temperatura elevada, em aplicaes tais como de fornos e fornalhas, radiadores, para indstrias qumicas e de refino de petrleo, em caldeiras, aquecedores de diversos tipos e aplicaes similares.

J no caso de se desejar tubos para aplicaes a elevadas temperaturas (que exijam resistncia fluncia) ou para aplicaes que exijam resistncia corroso e oxidao, usam-se aos-liga. No caso de se desejar resistncia ao calor e fluncia, adiciona-se molibdnio ou molibdnio e cromo em pequenos teores (150). Aumentando-se o teor de cromo, melhora-se a resistncia corroso do tubo.

Ao Inox
Ao inox o termo empregado para identificar uma famlia de aos contendo no mnimo 11% de cromo, elemento qumico que garante ao material elevada resistncia corroso. Distribudo de forma homognea por todo o inox, o cromo, ao entrar em contato com o oxignio do ar, forma uma camada fina, contnua e resistente de xido sobre a superfcie do ao, protegendo-o contra ataques corrosivos do meio ambiente.

Aos inoxidveis so ligas (combinao de dois ou mais elementos qumicos, obtida atravs de fuso de compostos), contendo: Ferro

Baixos teores de carbono


No mnimo 11% de cromo e No mximo 30% de nquel e Outros elementos em menores porcentagens, como por exemplo, o carbono So denominados aos inoxidveis aqueles que possuem maior resistncia corroso do que a maioria dos outros aos, inclusive dos aos carbono.

Os aos inoxidveis tambm so: higinicos fceis de serem limpos de fcil manuteno

podem ser unidos facilmente, utilizando-se prticas comuns de caldeamento e soldagem, alm de mtodos adesivos e mecnicos.
100% reciclveis

Forte apelo visual (modernidade, leveza e prestgio)


Relao custo / benefcio favorvel Baixo custo de manuteno

So utilizados em: Cutelaria Construo civil

Industria qumica
Industria alimentcia Moedas Moveis Bens de consumo durveis Hospitais

Bibliografia
http://www.infomet.com.br/acos-e-ligas-conteudoler.php?cod_tema=9&cod_secao=10&cod_assunto=41&cod_conteudo =35

You might also like