You are on page 1of 18

A indstria cultural: o iluminismo como mistificao das massas

Theodor Adorno Max Horkheimer

Alguns trechos...

Filme e rdio se auto definem como indstrias e as cifras publicadas dos rendimentos de seus diretores-gerais tiram qualquer dvida sobre a necessidade social de seus produtos. (p. 170)

A passagem do telefone ao rdio dividiu de maneira justa as partes. Aqueles, liberal, deixava ainda ao usurio a parte de sujeito. Este, democrtico, torna os ouvintes iguais ao sujeita-los, autoritariamente, aos idnticos programas das vrias estaes. (p. 170-171)

Distines enfticas, como entre filmes de classe A e B, ou entre histrias em revistas a preos diversificados, no so to fundadas na realidade, quanto, antes, servem para classificar e organizar os consumidores a fim de padroniza-los. Para todos, alguma coisa prevista a fim de que nenhum possa escapar; as diferenas vm cunhadas e difundidas artificialmente. (p. 172)

A televiso tende a uma sntese do rdio e do cinema, retardada enquanto os interessados ainda no tenham conseguido um acordo satisfatrio, mas cujas possibilidades ilimitadas prometem intensificar a tal ponto o empobrecimento dos materiais estticos que a identidade apenas ligeiramente mascarada de todos os produtos da indstria cultural j amanh poder triunfar abertamente. (p. 173)

A atrofia da imaginao e da espontaneidade do consumidor cultural de hoje no tem necessidade de ser explicada em termos psicolgicos. Os prprios produtos, desde o mais tpico, o filme sonoro, paralisam aquelas faculdades pela sua prpria constituio objetiva. (p. 175)

Theodor Adorno

Breves notas biogrficas

Adorno e a indstria da cultura


"A civilizao atual a tudo confere um ar de semelhana (M.Horkheimer e T.Adorno A Indstria Cultural, 1947)

Theodor Adorno, filsofo e socilogo alemo, projetou-se como um dos crticos mais cidos dos modernos meios de comunicao de massa.

Ao exilar-se nos Estados Unidos, entre 1938 e 1946, percebeu que a mdia no se voltava apenas para suprir as horas de lazer ou dar informaes aos seus ouvintes ou espectadores, mas fazia parte do que ele chamou de indstria cultural. Um imenso maquinismo composto por milhares de aparelhos de transmisso e difuso que visava a produzir e reproduzir um clima conformista e dcil na multido passiva.

Indo para a Amrica

Theodor Adorno cujo centenrio de nascimento celebrou-se em 11 de setembro de 2003 nascido em Frankfurt, na Alemanha, em 1903, foi daqueles tantos intelectuais, cientistas, artistas, compositores e escritores alemes, que, na dcada de 1930, por serem de descendncia judaica ou por inclinarem-se pelo socialismo, ou ambas as coisas, foram obrigados a emigrar para os Estados Unidos, naquilo que foi, talvez, a maior evaso de crebros registrada na histria contempornea.

Na Sua, no outono de 1938, recebeu um inesperado telefonema de Londres do seu particular amigo e parceiro, Max Horkheimer.

Era um convite para que fosse Amrica para assumir uma pesquisa a servio da Universidade de Princeton, a mesma que, em 1933, convidara Albert Einstein para integrar o seu corpo docente.

Tratava-se de um projeto e tanto, pois a Radio Research Projet queria saber tudo sobre os ouvintes norte-americanos. Nova Iorque provocou-lhe uma estranha reao. Chocou-o a convivncia dos palcios colossais...dos grandes cartis internacionais, com sombrios edifcios erguidos para os pequenos negcios, formando, no geral, um ar de cidade desolada.

Nem mesmo o plano municipal de levar gente a morar nos subrbios mais afastados, dando s residncias um ar de individualidade, o consolou.

A estandardizao americana

Para ele, um europeu refinado que passara boa parte da sua vida cultivando a msica modernista de Alban Berg e, depois, a de Schnberg e sua atonalidade incidental, a Amrica pareceu-lhe toda igual.
Contraditoriamente, o pas que mais celebrava e enaltecia a singularidade, a cada um procurar ser algo bem diferente dos demais, no parava de produzir e imprimir tudo idntico, tudo estandardizado.

Numa sociedade onde as pessoas somente sorriam se ganhavam uma gorjeta, nada escapava das motivaes do lucro e do interesse.

Aprofundando-se no estudo da mdia norte-americana, entendeu que por detrs daquele aparente caos, onde rdios, filmes, revistas e jornais, atuavam de maneira livre e independente, havia uma espcie de monoplio ideolgico cujo objetivo era a domesticao das massas.

Quando o cidado saa do seu servio e chegava em casa, a mdia no o deixava em paz, bombardeando-o, a ele e famlia, com programas de baixo nvel, intercalados com anncios carregados de clichs conformistas, comprometendo-o com a produo e o consumo.

No se tratava, para ele, de que as novelas e shows de auditrios refletissem a vontade das massas, algo autntico e espontneo, vindo do meio do povo. Um anseio que os profissionais da mdia apenas procuravam dar corpo, transformando-os diverso e entretenimento.

Ao contrrio, demonstrava, a existncia de uma poderosa e influente indstria cultural que, de forma planejada, impingia aos seus consumidores doses cavalares de lugares comuns e banalidades, cujo objetivo era ajudar a reproduzir o modelo do gigantesco mecanismo econmico que pressionava sem parar a sociedade como um todo.

No havia espao neutro. No ocorria uma ciso entre a produo e o lazer. Tudo era a mesma coisa, tudo girava em funo do grande sistema.

Qualquer coisa que causasse reflexo, uma inquietao mais profunda, era imediatamente expelida pela indstria cultural como indigesta ou impertinente. Adorno, terminada a Segunda Guerra, voltou para a Europa, para Frankfurt, atarefado em reabrir a sua escola de sociologia. Morreu em 1969, arrasado com a humilhao que estudantes ultra-esquerdistas o submeteram, em plena sala de aula, durante a revolta de 1968/9.

Obras principais de Adorno

1933 - Kierkegaard. Konstruktion des sthetischen (Kierkegaard, a construo da esttica) 1947 - Dialektik der Aufklrung. Philosophische Fragmente (A dialtica do esclarecimento. Filosofia em fragmento), com Max Horkheimer) 1949 - Philosophie der neuen Musik (A filosofia da nova msica) 1950 - The Authoritarian Personality (A personalidade autoritria) juntamente com E. Frenkel-Brunswik, D. J. Levinson e R. N. Sanford) 1951 - Minima Moralia. (Mnima morlia) 1956 - Zur Metakritik der Erkenntnistheorie. (Sobre a metacrtica da teoria do conhecimento) 1967 - Negative Dialektik (Dialtica negativa) 1970 - sthetische Theorie (Teoria esttica) 1971 - Soziologische Schriften (Escritos sociolgicos)

You might also like