You are on page 1of 21

UNIVERSIDADE POTIGUAR UNP ESCOLA DA SADE CAMPUS MOSSOR CURSO DE GRADUAO EM ENFERMAGEM

AS NECESSIDADES ASSISTNCIAIS DO PERIOPERATORIO DA MASTECTOMIA


ALUNOS: Aliana Carla F. G. M de Oliveira. Cleide Cristina Rodrigues de Melo Leonardo Magela Lopes Matoso Leiliana Maria C. da Silva Menezes Lbina Edriana da Costa Oliveira

ORIENTADORA: Juce Ally Lopes de Melo.

MOSSOR-RN 2013.2

O que o cncer? Atualmente, o cncer mamrio o segundo tipo de neoplasia mais frequente no Brasil e o mais comum entre as mulheres, sendo mais prevalente na faixa etria entre 40 e 69 anos. Em 2012, no Brasil, foram aguardados 52.680 casos novos de cncer da mama, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres (BRASIL, 2011). As taxas de mortalidade por cncer de mama no Brasil so elevadas porque a doena ainda diagnosticada tardiamente. Na populao mundial, a sobrevida mdia aps cinco anos de 61% (BRASIL, 2011).

Estando entre as principais causas de morte no Brasil, o cncer de mama causa um forte impacto psicolgico na percepo da sexualidade, imagem pessoal e autoestima, de uma maneira muito mais significativa que qualquer outro cncer (CARVALHO; et al, 2009) . A mastectomia uma interveno temida e que interfere no estado fsico, emocional e social, resultando na mutilao de uma regio do corpo que desperta libido e desejo sexual. (ALVES, 2011). O risco de recidiva na mama operada cerca de 1% ao ano depois do diagnstico original, e os fatores preditivos mais importantes para isto acontecer so: grau histolgico, comprometimento ganglionar axilar e idade menor que 40 anos; as mulheres que enquadram nestes parmetros devem ser submetidas teraputica adjuvante para minimizar tais risco (BARRETO; et al, 2008) .

Acompanhado a temtica abordada, algumas reflexes foram desvelando as incgnitas acerca do assunto em estudo, tais como, quais as necessidades de cuidados do perioperatrio da mastectomia? Qual a importncia do profissional de enfermagem diante das mulheres mastectomizadas? Diante do exposto, o presente artigo objetivou-se, numa perspectiva reflexiva, revisar a produo cientifica referente s necessidades de cuidados das mulheres mastectomizadas e os cuidados de enfermagem no perioperatrio.

Estudo qualitativo, de reviso integrativa. A seleo dos artigos foi por meio das bases de dados da Literatura Latino Americana e do Caribe em Cincias da Sade (LILACS); Base de Dados em Enfermagem (BDENF) e Coleciona SUS. Para o levantamento dos artigos nos bancos de dados, utilizaramse os descritores controlados: Mastectomia, Perodo Perioperatrio, Assistncia Perioperatria, Enfermagem.

Os critrios de incluso foram: Artigos completos; Tese; Artigos disponveis no idioma Portugus; Artigos que abordassem o pr, trans ou ps-operatrio da mastectomia e o papel da enfermagem frente essa problemtica. Os critrios de excluso dos estudos foram: Editoriais; Cartas ao editor; Monografias; Artigos em outros idiomas; Artigos que no abordem a temtica relevante ao alcance do objetivo da reviso integrativa. Foram encontrados no LILACS 43 artigos, no BDENF 26 artigos e no Coleciona SUS 04 teses. Tendo uma amostra final de 73 estudos listados. Aps o atendimento aos critrios de incluso e excluso, a amostra foi constituda de 10 artigos e uma tese de doutorado.

TABELA 1 - Distribuio dos artigos que constituem o corpus do estudo segundo autores, ano de publicao e ttulo.
Ref. 1 2 3 4 5 6 7 Autor (es) LOPES, M. H. B. M; et al. ALVES, P. C; et al. MOURA, F. M. J. S. P; et al. SANTOS, M. C. L; et al. ALVES, P. C; et al. PRIMO, C. C; et al. ANDOLHE, R; et al. Ano 2013 2011 2010 2010 2010 2010 2009 Ttulo Diagnostico de enfermagem no ps-operatrio de mastectomia. Cuidados de enfermagem no pr-operatrio e reabilitao de mastectomia: reviso narrativa da literatura. Os sentimentos das mulheres ps-mastectomizadas. Comunicao teraputica no cuidado pr-operatrio de mastectomia. Conhecimento mastectomia. e expectativas de mulheres no pr-operatrio da

Uso da classificao internacional para as prticas de enfermagem na assistncia a mulheres mastectomizadas. Stress e coping no perodo perioperatrio do cncer de mama.

8
9 10 11

BARRETO, R. A. S; et al.
MELO, E. M PEREIRA, S. G; et al. CAMARGO, T. C; SOUZA, I. E. O.

2008
2007 2006 2003

As necessidades de informao de mulheres mastectomizadas subsidiando a assistncia de enfermagem.


Avaliao de orientaes sistematizadas de enfermagem no ps-operatrio de mulheres submetidas mastectomia. Vivncias de bibliogrfica. cuidados da mulher mastectomizada: uma pesquisa

Ateno mulher mastectomizada: Discutindo os aspectos nticos e a dimenso ontolgica da atuao da enfermeira no hospital do cncer III.

Fonte: Tabela elaborada pelos autores desse estudo. Mossor/RN - 2013.

O ano de publicao variou de 2003 a 2013. Todos os artigos se referiam mastectomia, cncer de mama, a conduta da enfermagem diante dessa problemtica e as necessidades das mulheres em receber informaes no perioperatrio. importante ressaltar que quando aplicado os descritores em diferentes combinaes, houve diferena na eficcia das combinaes de acordo com a base de dados pesquisada. Esses resultados podem ser melhor apreciados na tabela seguir.

TABELA 2 - Distribuio numrica de publicaes encontradas e selecionadas nas bases indexadoras consultadas.
DESCRITORES LILACS Enc. Mastectomia e Perodo Perioperatrio 2 Selec. 1 1 4 6 BDENF Enc. 1 1 23 26 Selec. 1 1 2 4 Coleciona SUS Enc. 4 4 Selec. 1 1

Mastectomia e Assistncia Perioperatria 2 Mastectomia e Enfermagem Total 39 43

Fonte: Tabela elaborada pelos autores desse estudo. Mossor/RN - 2013.

Verificou-se que todos os estudos possuem objetivos claros possibilitando um fcil entendimento ao leitor. Todas as publicaes mostram o cncer de mama como problema de sade pblica, sendo a cirurgia de mastectomia o principal mtodo utilizado para o tratamento desta patologia. Das produes cientificas avaliadas trs foram reviso bibliogrfica; seis foram descritivos, exploratrios e qualitativos. A seguir ser revelado uma tabela onde mostra a identificao da frequncia de temas que mais surgiram nas produes cientificas elencadas.

TABELA 3 - Distribuio numrica e frequencial dos temas que apareceram como resultado da investigao nas publicaes da amostra.
ASSUNTOS / TEMAS ABORDADOS NOS RESULTADOS ARTIGOS Insegurana / Medo / Ansiedade / Angustia/ Vulnerabilidade / 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 10, 11 Estresse Imagem sexual / Imagem corporal / Preconceito social 1, 2, 3, 4,5, 6, 7, 8, 9, 10 Orientaes & Assistncia com foco na preveno/minimizao 2, 4, 7, 8, 10, 11 dos agravos Falta de orientao / Desconhecimento da cirurgia 2, 3, 5, 6, 7, 8, 9 Aes educativas no Pr e Ps Operatrio / Estratgias de 2, 3, 8, 10, 11 Autocuidado Desconforto Fsico / Dor / Fadiga Atividade sexual / Desejo / Libido 4, 6, 9, 10 6, 10

Os temas como Insegurana, Medo, Ansiedade, Angustia, Vulnerabilidade e Estresse totalizaram 100% das amostras dos artigos includos no presente estudo.

Esses estudos enfatizam que a perda da mama vivenciada pelas mulheres como um evento traumtico. como se, junto mama afetada, tambm fosse amputada a sexualidade. A percepo feminina com relao ao corpo sempre levou o lado esttico ao extremo e, quando a mulher se v na possibilidade de ficar sem uma de suas mamas, a tendncia que venha a se martirizar(VIEIRA; LOPES; SHIMO, 2007 apud MOURA; et al, 2010). O comprometimento da Imagem Sexual, Imagem Corporal e Preconceito Social, surgiu em 90% dos artigos como um dos focos na orientao a serem trabalhadas com as mulheres no pr e no ps-operatrio, pois a retirada da mama compromete sua autoimagem.

Pereira (2006) revela que o preconceito social motivo de constrangimento para as mulheres mastectomizadas, dificultando, ainda mais, o enfrentamento desta vivncia. O preconceito enfrentado pelas mulheres mastectomizadas contribui para que elas sejam preconceituosas em relao ao seu prprio corpo, o que leva a outra dificuldade a ser enfrentada no ps-operatrio: o retorno vida sexual (DUARTE; ANDRADE, 2003 apud PEREIRA; et al, 2006).

Considerando que a mulher com cncer de mama tem suas Atividades da Vida Diria (AVD) alterada, principalmente pela conseqncia do tratamento, ela passa a viver em um ambiente de ansiedade em virtude do medo do seu prognstico e dependncia de outra pessoa.

O Desconforto Fsico, a Dor e a Fadiga tiveram uma frequncia de 36% nas publicaes. As repercusses fsicas podem ser evidenciadas em dores na regio cirrgica, limitao dos movimentos do membro homolateral cirurgia, edema, seroma, necrose, linfedema, hemorragia, deiscncia de sutura, leso nervosa, granuloma e queimadura, dentre outras.

Panobianco & Mamede (2006), citado por Pereira e Colaboradores (2006) diz que o linfedema uma das alteraes mais presente no ps-operatrio, assim como a dor, esses fatores consequentemente podem aumentar as dificuldades na realizao das AVD.

Das produes cientificas trabalhada, 63% elencaram as questes da Falta de Orientao e Desconhecimento da Cirurgia, assim como, A Importncia das Orientaes e Assistncia com Foco na Preveno e Minimizao de Agravos entre as mulheres submetidas mastectomia. A enfermagem tem papel fundamental por meio da visita properatria, de realizar uma coleta de dados sistemtica e apurada, identificando doenas preexistentes, tratamentos prvios, hbitos de vida, tabagismo e alcoolismo que podero trazer complicaes durante e aps a cirurgia. A finalidade desses cuidados detectar algum problema e corrigi-lo antes do processo cirrgico. Aps a mastectomia, alguns cuidados devem ser considerados, no psoperatrio como, por exemplo, o exame mensal do local operado, assim como da outra mama, buscando alteraes na temperatura ou na colorao da pele, bem como o aparecimento de outros ndulos (MELO, 2007).

As discusses sobre as Aes Educativas no Pr e Ps Operatrio e Consequentemente as Estratgias de Cuidado foi constatada em 45% das publicaes. Depois da interveno cirrgica, as mulheres sentem-se muito angustiadas, com medo e principalmente ficam cheias de preocupaes. Cabe equipe multidisciplinar, em especial a enfermagem, resgatar o processo de autocuidado nessas mulheres, que na maioria das vezes encontram-se comprometidos. As preocupaes mais freqentes encontradas nos documentos trabalhados nessa reviso integrativa foram relativas ao perodo ps-operatrio. As mulheres sentem medo, receio e angustia depois da realizao da mastectomia quanto presena da inciso, curativos e drenos, assim como, os cuidados que devem ser realizados e o temor que sentem com a perca da mama.

Geralmente aps a alta a mulher vai para casa com um ou dois drenos; isto depender da quantidade de secreo drenada no psoperatrio e da avaliao mdica.

Antes da alta hospitalar as mulheres devem ser orientadas quanto o uso de roupas mais largas para acomodar bem o dreno que deve ser colocado dentro de um saco plstico para proteger na hora de pr no cho e durante o transporte, esvaziar o coletor duas vezes ao dia e medir em qualquer recipiente graduado, anotar a quantidade em formulrio prprio que o servio deve fornecer.
A troca do curativo deve ser realizada todos os dias, sendo que antes de tal procedimento deve seguir os seguintes passos: lavar as mos, ferver gua filtrada e deixar esfriar em recipiente com tampa, descobrir o curativo, lavar as mos, jogar a gua nas gazes estreis, limpar com movimentos firmes e suaves unidirecionais de acordo com indicao do enfermeiro ou mdico, passar o produto sugerido, cobrir a regio com gazes e fixar com esparadrapo.

(BARRETO; et al, 2008).

Aps a reconstruo mamria com transferncia de retalhos musculocutneos, aconselhado o emprego de uma malha compressiva para dar firmeza aos movimentos e melhorar a imagem corporal.

O suti deve ter modelo cirrgico especfico para quem fez s mastectomia e para quem fez reconstruo, os quais funcionam como um molde ajustando a mama ao lugar, por isso importante que seja de material firme. Uma das principais estratgias de cuidado orientadas no psoperatrio so as atividades grupais, com as quais se busca promover a auto-estima da mulher, contribuindo para sua qualidade de vida.

A pesquisa integrativa possibilitou a percepo de que a mastectomia provoca reaes de incertezas gerando angstia frente ao desconhecido, medo e alterao da auto-imagem, assim como mergulha as mulheres em um turbilho de sentimentos e dvidas.

Portanto, o enfermeiro deve ajudar a superar tais sensaes atentando para a linguagem verbal e no verbal da mulher, orientando-a sobre seus anseios e preocupando-se com a melhoria da qualidade de vida.
Nessa perspectiva, nota-se que a mulher passa por um perioperatrio estressante, incerto e que gera medo. A mulher submetida a uma mastectomia deve ser bem orientada no seu pr-operatrio e reabilitada aps a cirurgia em seus vrios aspectos, tanto fsico, emocional, social e profissional.

ALVES, P. C; BARBOSA, I. C. F. J; CAETANO, J. A; FERNANDES, A. F. C. Cuidados de enfermagem no pr-operatrio e reabilitao de mastectomia: reviso narrativa da literatura. Rev Bras Enferm, jul-ago; 64(4): 732-7. Braslia, 2011. BARRETO, R. A. S; SUZUKI, K; LIMA, M. A; MOREIRA, A. A. As necessidades de informao de mulheres mastectomizadas subsidiando a assistncia de enfermagem. Revista Eletrnica de Enfermagem [Internet]. 2008;10 (1):110-123. Available from: http://www.fen.ufg.br/revista/v10/n1/v10n1a10.htm. BRASIL, Instituto Nacional de Cncer Jos Alencar Gomes da Silva. Coordenao de Preveno e Vigilncia de Cncer. Estimativa 2012: incidncia de cncer no Brasil. Rio de Janeiro: Inca; 2011. MELO, E. M. Avaliao de orientaes sistematizadas de enfermagem no psoperatrio de mulheres submetidas mastectomia. Fortaleza: Universidade Federal do Cear; 113 p. Tese [Doutorado]. Faculdade de farmcia, odontologia e enfermagem da UFC, 2007. CARVALHO, C. M. R. G; BRITO, C. M .S; NERY, I. S; FIGUEIREDO, M. L. S. Preveno de cncer de mama em mulheres idosas: uma reviso. Rev Bras Enferm. 62(4): 579-82, 2009.

You might also like