You are on page 1of 16

LIES DE UM SONHO

ATUAO
Dado que o trabalho sempre uma atividade consciente orientada para a criao de um determinado produto, a atuao do ser humano est orientada tambm para um determinado resultado (RUBINSTEIN, 1977, p.25).

O trabalho
O trabalho sempre a execuo de uma determinada tarefa. Toda a atividade deve submeter-se ao xito de um resultado intencional. O trabalho requer, portanto, o projeto e o controle para sua execuo, leva sempre implcitos determinados deveres e exige uma disciplina interna (RUBINSTEIN, 1977, p.80).

O Estudo
uma forma especial de atividade produtiva, na qual a finalidade se acrescenta ou difere mais ou menos longo prazo, consoante a atividade que prepare (RUBINSTEIN, 1977, p.131).

Dado que o estudo se define pela apropriao de conhecimentos e de hbitos, que so o resultado da evoluo histrica, pe-se inevitavelmente o problema das relaes que existem entre os caminhos e a ordem de sucesso do estudo e os da evoluo histrica do saber (RUBINSTEIN, 1977, p.133).

O Estudo

O JOGO
O jogo, quer se trate do homem ou da criana, uma atividade racional, quer dizer, um conjunto de atos racionais, que esto vinculados pela unidade da motivao (RUBINSTEIN, 1977, p.109).

O jogo um produto da atividade, na qual o homem transforma a realidade e modifica o mundo. A natureza do jogo assenta na capacidade de transformar a realidade (RUBINSTEIN, 1977, p.110).

A diferena essencial entre a atividade do jogo e a do trabalho no reside em qualquer manifestao especial, mas na diferente atitude da personalidade em relao sua prpria atividade (RUBINSTEIN, 1977, p.111).

A natureza do jogo: primeira tese.


As motivaes do jogo no assentam no efeito til e no resultado objetivo, produzido corretamente pelo ato correspondente no mbito prtico e no ldico, nem to-pouco na atividade sem relao com seu resultado, em mltiplas vivncias dos aspectos da realidade (RUBINSTEIN, 1977, p.113).

A atividade do jogo pois, uma atividade que se efetua a base de um interesse imediato por ela e no pelo seu especfico efeito intil (RUBINSTEIN, 1977, p.113).

O jogo, tal como toda a outra atividade humana no ldica, motivado pela relao com os fins objetivos que so significativos para o indivduo (RUBINSTEIN, 1977, p.113).

No jogo executam-se apenas aqueles atos cujos fins so significativos para o indivduo graas ao seu contedo propriamente dito (RUBINSTEIN, 1977, p.113).

A atividade do jogo realiza vrias motivaes da especfica atividade humana sem que para isso esteja vinculada aos meios e mtodos da ao mediante a qual se leva a cabo no mbito prtico, no do jogo (RUBINSTEIN, 1977, p.114).

Os atos do jogo tm unicamente em conta as condies objetivas, que so determinadas pela motivao e objetivo da ao (RUBINSTEIN, 1977, p.114).

You might also like