You are on page 1of 12

Ambiente Rural, Impacto Ambiental, Problemas Sociais e Alternativas

Fernando Bigi Makansi

O que caracteriza o ambiente rural?

Oposio ao urbano?

1)Atividade econmica predominante; 2) Densidade demogrfica; 3) Densidade de infraestruturas.

Identidades econmico-espacial do campo

Como se utiliza (como se d) a apropriao de recursos em cada um deste rurais?

Modelo hegemnico de produo do espao rural

Racionalizao/modernizao da propriedade rural introduzida pela revoluo verde

Impactos ambientais no espao rural


Eroso/lavagem topo do solo -> Perda de fertilidade

Movimentos de massa (solifluxo acelerada pelo pisoteio do gado)


Poluio corpos lquidos Desflorestamento:
aumento do processo erosivo assoreamento de rios e lagos extino de nascentes: o rebaixamento do lenol fretico, resultante da menor infiltrao da gua das chuvas no subsolo, muitas vezes pode provocar problemas de abastecimento de gua diminuio dos ndices pluviomtricos, em consequncia do fenmeno descrito acima, mas tambm do fim da evapotranspirao. Estima-se que metade das chuvas cadas sobre as florestas tropicais so resultantes da evapotranspirao, ou seja, da troca de gua da floresta com a atmosfera; elevao das temperaturas locais e regionais, como consequncia da maior irradiao de calor para a atmosfera (albedo) a partir do solo exposto. Boa parte da energia solar absorvida pela floresta para o processo de fotossntese e evapotranspirao. Sem a floresta, quase toda essa energia devolvida para a atmosfera em forma de calor, elevando as temperaturas mdias; agravamento dos processos de desertificao, devido combinao de todos os fenmenos at agora descritos: diminuio das chuvas, elevao das temperaturas, empobrecimento dos solos e, portanto, acentuada diminuio da biodiversidade; proliferao de pragas e doenas, como resultado de desequilbrios nas cadeias alimentares. Algumas espcies, geralmente insetos, antes em nenhuma nocividade, passam a proliferar exponencialmente com a eliminao de seus predadores, causando graves prejuzos, principalmente para a agricultura.

https://www.youtube.com/watch?v=f4Euu4Az-YM

Uma alternativa de desenvolvimento, outro modo de produo agrcola:

AGROECOLOGIA
Pequena/mdia propriedade Movimento campons
Sustentvel ecologicamente Manuteno da biodiversidade Potencial scioeconmico Recuperao Ambiental de reas degradadas

As prticas agroecolgicas podem ser vistas como prticas de resistncia da agricultura familiar perante o processo de excluso no meio rural e de homogeneizao das paisagens de cultivo. Essas prticas se baseiam na pequena propriedade, na fora de trabalho familiar, em sistemas produtivos complexos e diversos, adaptados s condies locais e ligados a redes regionais de produo e distribuio de alimentos.

Convencionou-se chamar este enfoque tambm de "viso holstica" da propriedade, como contraponto perspectiva do pacote tecnolgico.

A agroecologia no a negao das tcnicas na agricultura, mas sim o desenvolvimento de novas, associadas a antigas prticas que se revelaram produtivas e de baixo impacto. Segundo o relatrio Agroecology and the Right to Food, apresentado pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU , a adoo massiva da agroecologia poderia duplicar a produo de alimentos no mundo, especialmente em reas devastadas ou consideradas imprprias para a plantao, devido s diversas tcnicas de restaurao existentes nos sistemas agroecolgicos. O relatrio tambm apontou que a produo agroecolgica de alimentos fornece melhor nutrio que a do agronegcio, baseada quase que inteiramente em cereais; alm de ser mais resistente a mudanas climticas e menos dependente de combustveis fsseis.

Organismos internacionais so pressionados para mudarem o foco no apoio ao desenvolvimento rural: a Conferncia Mundial sobre Reforma Agrria e Desenvolvimento Rural, realizada em Roma sob o patrocnio da FAO, no ano de 1979, sentenciou que a finalidade do desenvolvimento rural seria a "...transformao da vida e das atividades rurais em todos os seus aspectos econmicos, sociais, culturais, institucionais, ambientais e humanos" (EMBRATER/FAO: 1985; 35).

Dificuldades da Agroecologia: Diferenciar-se da agricultura orgnica; Legitimar-se acadmica e politicamente; Gerar bancos de informaes amplos e detalhados; Articular o desenvolvimento rural alm da escala local; Produzir em escala satisfatria para a demanda da sociedade.

Referncias
GEOMORFOLOGIA AMBIENTAL, Antonio Jose Teixeira Guerra; Monica dos Santos Maral, Bertrand Brasil Revoluo agroecolgica - o Movimento de Campons a Campons da ANAP em Cuba, Braulio Machin Sosa; Adiln Jaime; Dana Lozano; Peter Rosset (orgs.) ABC do desenvolvimento urbano, Marcelo Lopes de Souza, Bertrand Brasil http://passapalavra.info/2012/03/53470

http://cooperafloresta.org.br/
http://www.youtube.com/watch?v=pQkoC4Owqbg http://www.youtube.com/watch?v=cjRVW1GC0jk http://www.youtube.com/watch?v=dvv85bE_7HY

You might also like