You are on page 1of 15

Universidade Anhanguera-Uniderp Polo de Apoio Presencial-Tucuru Curso de Graduao em Enfermagem

Disciplina: Processo de Cuidar II

Troca de Bolsa de Colostomia/Ileostomia


o o o o Wirlen Arnaud Gonalves Valdenora Rodrigues Oliveira Marinete Duarte Pinheiro Iracema de Matos Vila Seca RA: 339255 RA: 356436 RA: 364844 RA: 354272 Prof. Esp. Mirna Coelho de Barros

Tucuru-Par 2013

Introduo
A equipe de Enfermagem um dos pilares para a diferenciao do atendimento prestado aos usurios dos servios de sade, e para tanto se faz necessrio a busca contnua pela excelncia tcnica que permita uma prtica consistente e segura para o profissional e cliente/usurio. O objetivo do nosso trabalho mostrar a forma exata de padronizao das tcnicas e os procedimentos realizados pela equipe de enfermagem em toda a rede de assistncia sade, fornecendo contedos tericos necessrios, como: conceito, finalidade, principais complicaes, materiais necessrios, e o passo a passo do procedimento. Este trabalho visa ser um instrumento que permitir, ao profissional, organizar suas aes com mais competncia, segurana e de forma sistematizada o procedimento de troca da bolsa de colostomia/ileostomia para a realizao adequada da tcnica.

Conceito
Um paciente com Colostomia/Ileostomia pode usar uma bolsa externa para a coleta de material fecal eliminado, alm de coletar o material excretado, a bolsa auxilia a controlar o odor e a protege o estoma e a pele periostomal. A maioria dos sistemas de bolsas descartveis podem ser usado por 2 a 7 dias. Alguns modelos duram at 14 dias. A escolha do sistema de bolsa deve levar em considerao qual sistema fornece a melhor selagem adesiva e proteo para pele em cada paciente, individualmente. O tipo de bolsa escolhido depende da localizao e da estrutura do orifcio, da disponibilidade do suprimentos, do tempo de durao, da consistncia do efluente, da preferencia pessoal e do aspecto financeiro. Os sistemas de bolsas podem ser drenveis ou com fechos na poro inferior, descartveis ou reutilizveis, com adesivo na parte de trs e de duas ou de uma pea.

Finalidade
Manter a higienizao do estoma; Proporcionar o conforto; Bem estar ao paciente; Reter/coletar os efluentes; Prevenir possveis infeces; e leses de pele;

Principais Complicaes
Basicamente pode haver Hiperemia as margens da ostomia se for aberto um furo muito grande e deixando a rea da pele muito exposta ao contato com contedo fecal que ainda sai com uma acidez relativa e irrita a pele circunvizinha. Por outro lado se ficar muito justa da ostomia o furo pode abrasar a ostomia e causar hemorragia, e pode causar infeco se houver uma boa assepsia alm do descolamento precoce se a rea no for bem limpa.
Outras complicaes comum, incluem obstruo, fistula, perfurao da bolsa, disfuno do bico da vlvula , abcessos e crescimento bacteriano na bolsa, possveis reaes alrgicas a adesivos e outros produtos para colostomia/ileostomia

Materiais Necessrios
Carro de curativo Contendo:
Bandeja; Bolsa coletora;

Escala de medida do estoma;


Gaze e Algodo; Sabo de uso habitual; Protetor de pele; Tesoura curva; Soro fisiolgico; Luva de procedimento; Comadre; Forro mvel e Mscara;

Passo a Passo do Procedimento


Reunir todo material na bandeja e colocar no carro de curativo. Realizar a higienizao das mos conforme orientaes da SCIH. Levar o carro de curativo ao quarto do paciente. Explicar o procedimento ao paciente. Promover a privacidade do paciente colocando biombo e/ou fechando a porta do quarto. Colocar o paciente em decbito dorsal ou em p (caso a bolsa anterior seja retirado durante o banho pelo prprio paciente). Calar as luvas de procedimento. Colocar as gazes no estreis e o copo descartvel com gua morna sobre o carrinho.

Passo a Passo do Procedimento


Esvaziar a bolsa se houver fezes, em comadre ou vaso sanitrio. Remover a bolsa coletora, descolando uma pequena parte do adesivo na parte superior. Ancorando a pele com gaze mida descolar suavemente o adesivo e a barreira protetora de cima para baixo. Limpar cuidadosamente com a gaze umedecida na gua a pele ao redor as bordas e o prprio estoma removendo todo resduo de fezes. Secar toda rea da pele ao redor do estoma. Aparar os plos utilizando a tesoura, se necessrio. Medir o estoma com escala de medio de estoma ou fazer um molde, colocando o acetato sobre o estoma e desenhando seu contorno. Remover o plstico protetor da barreira da bolsa, se houver.

Passo a Passo do Procedimento


Desenhar o molde da medida do estoma sobre o papel protetor da barreira. Puxar a bolsa afastando-a da barreira e recortar a barreira de acordo com o desenho do molde. Retirar o papel que protege a barreira. Ajust-la ao estoma, segurando-a pela borda da barreira ou do adesivo, se houver, com a abertura voltada para baixo ou em sentido diagonal (em paciente acamado). Fazer presso suave sobre a barreira para melhor aderir pele. Retirar o papel que protege o adesivo e fazer leve presso sobre este, para melhor aderir pele.

Passo a Passo do Procedimento


Retirar o papel que protege o adesivo e fazer leve presso sobre este, para melhor aderir pele. Fechar a abertura da bolsa coletora com a presilha, fazendo uma dobra na extremidade desta sobre a haste interna da presilha. Retirar as luvas de procedimento. Recolher o material do quarto e deixar o paciente confortvel. Lavar a bandeja com H2O e sabo, secar com papel toalha e passar lcool 70%. Realizar a higienizao das mos. Checar na prescrio de enfermagem e anotar o procedimento realizado registrando o aspecto do estoma, da pele e do efluente.

Recomendaes
No usar anti-sptico ou solvente na pele ao redor do estoma, porm
pode ser utilizado gazes estreis e soluo fisiolgica ou gua destilada. Se preferir pode-se usar mscara facial descartvel, para proteo contra

o odor.
No necessrio material e tcnica estreis. A bolsa deve ser trocada sempre que houver saturao da barreira protetora de pele ao redor do estoma, nunca esperar que a bolsa descole ou apresente vazamento. A troca de bolsa de colostomia deve ser realizada distante dos horrios das refeies. O uso de lmina de barbear tipo gilette para tricotomizar a pele ao redor de estoma predispe a formao de foliculite.

Recomendaes
A medida do estoma deve ser feita deixando um espao de 3mm entre o estoma e a barreira protetora de pele da bolsa coletora. Barreira protetora de pele em p deve ser usada em presena de leso de pele exsudativa ao redor do estoma (dermatites) para permitir adeso do dispositivo coletor. Barreira de pele em pasta pode ser usada para corrigir irregularidade da pele e em casos nos quais a aderncia do dispositivo dificultada por complicaes da pele ou estoma , ou por localizao inadequada. O suporte de ala (dispositivo que permanece at dcimo dia psoperatrio em ostomia em ala) deve ser acomodado dentro da bolsa coletora. Atentar para que a barreira no seja colocada sobre o suporte.

Recomendaes
A fstula mucosa (boca distal em ostomia em bocas separadas) deve ser protegida com gaze umedecida, no h necessidade de adaptar bolsa

coletora.
As presilhas de formato convexo para fechamento de bolsa coletora devem ser colocadas com a concavidade voltada para o corpo do paciente. Aspectos a serem observados: formato do estoma, integridade da mucosa, cor, umidade, protuso e pontos de fixao do estoma pele; integridade da pele; e consistncia do efluente, volume/quantidade, cor e odor. Obs. Colostomias: O sistema deve ser trocado a cada 4 ou 5 dias. Ileostomias: O sistema deve ser trocado a cada 2 ou 3 dias.

Consideraes Finais
Muitos desafios so enfrentados para que possamos agir com eficcia em nossa profisso. Devemos passar acima de tudo, confiana, credibilidade e segurana, independente da funo que estamos realizando, devemos estar atentos cerca dos conhecimentos adquiridos, e verificar quais os impactos (complicaes) de um servio inadequado ao nosso paciente. Podemos perceber que o processo de troca de bolsa de

colostomia/ileostomia no um processo simples, pois requer muita ateno levando-se em conta vrios aspectos como: o tipo de bolsa, a localizao, a estrutura do orifcio, a disponibilidade de suprimentos, respeitar os horrios de troca da bolsa, a privacidade de paciente e diversas funes afins.

Referncias Bibliogrficas.
BRASLIA. Secretaria de Estado de Sade. Ncleo de Ateno Bsica e Estomizados/GENF/SAS. Cartilha de orientaes ao estomizado. Braslia, 2008. CARMAGNANI, Maria I. S. et al. Procedimentos de enfermagem: guia prtico. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009. COSTA, Camila E. C.; SANTOS, Roseli S. Assistncia de Enfermagem aos Pacientes Portadores de Estomias Intestinais. Batatais, 2006.

MANUAL de procedimentos de enfermagem. So Paulo, 2005.


POTTER, Patrcia A.; PERRY, Anne G. Fundamentos de enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

You might also like