You are on page 1of 8

Doenas humanas causadas por vrus a. Catapora ou varicela (feridas no corpo) saliva, leses na pele; b.

b. Caxumba (inflamao nas gls. Salivares) saliva; c. Dengue no deixar gua parada (febre alta, vermelhido e dor de cabea) picada do mosquito; d. Febre amarela vacinao (afeta o fgado, pele amarela) picada do mosquito e. Gripe (coriza, dor muscular, febre, fraqueza) saliva, espirro f. Hepatite A (gua e alimento contaminado), B e C (relaes sexuais sem camisinha, tatuagem) g. Herpes tipo 1 e tipo 2 h. Poliomielite - saliva i. Raiva mordedura de animal contaminado j. Resfriado - saliva k. Rubola (manchas vermelhas, febre, linfonodos maiores) saliva *** gravidez l. Sarampo (febre, coriza, manchas brancas na parte interna da bochecha ) - saliva m. Varola (feridas grandes e cicatrizes) saliva *** erradicada.

(Ufc 2008) A Inglaterra anunciou que meninas entre 12 e 13 anos podero receber vacina contra o HPV (papilomavrus humano), que causa grande parte dos tipos de cncer do colo do tero, alm do condiloma acuminado. Com base nessa informao, responda ao que se pede. a) Cite dois mtodos que podem impedir a contaminao por essa doena e ao mesmo tempo evitar uma gravidez no planejada. b) Considerando a diversidade de opo sexual, vacinar apenas indivduos do sexo feminino ser uma medida eficaz para acabar com a transmisso da doena condiloma acuminado na populao? Justifique.

c) A descoberta e a utilizao de uma vacina para uma determinada doena um grande avano para a sade pblica. Porm, alm das vacinas existe tambm o soro como forma de imunizar a populao. Qual a diferena entre vacina e soro e qual o mais indicado para uma situao na qual o antgeno j est no organismo? d) O HPV um vrus, e os vrus no so considerados como seres vivos por muitos cientistas. Qual a principal justificativa para no se considerar vrus como um ser vivo?

(Ufrj 2007) O grfico a seguir mostra a variao do nmero de um tipo de leuccitos, os linfcitos T CD4, e da quantidade de vrus HIV no sangue de um indivduo ao longo do tempo. Esse indivduo, portador da sndrome de imunodeficincia causada pelo vrus HIV

(AIDS/ SIDA), no teve acesso a tratamento algum durante o perodo mostrado.

Note que, somente aps cerca de 60 meses, apareceram, nesse indivduo, infeces oportunistas por fungos, parasitas e bactrias. Foram essas infeces, e no o vrus propriamente dito, que levaram o paciente morte. Por que pacientes infectados com HIV e no tratados sofrem, em geral, de infeces oportunistas?

Os vrus da gripe e da AIDS classificam-se, quanto ao material gentico e quanto presena ou ausncia de um envelope membranoso, em: a) de DNA, envelopado b) de RNA, envelopado c) de DNA, no envelopado d) de RNA, no envelopado e) de DNA e RNA, envelopado

Os quatro artrpodes (1, 2, 3 e 4) a seguir podem transmitir algumas doenas para o homem.

A respeito dos animais apresentados e das doenas que eles transmitem, assinale a afirmativa INCORRETA. a) O artrpode 1, atravs de suas fezes, transmite ao homem um protozorio flagelado. b) O mosquito 2 pode transmitir ao homem duas viroses, malria e febre amarela. c) O mosquito 3 transmite uma verminose que se instala nos vasos sangneos do homem. d) O inseto 4 transmissor da bactria causadora da peste bubnica ou peste negra.

You might also like