You are on page 1of 84

ANLISE MECANSTICA DE PAVIMENTOS

DEFLECTOMETRIA

ANLISE MECANSTICA

A anlise mecanstica serve para estabelecer a relao entre a grandeza das deflexes recuperveis e o desempenho dos pavimentos flexveis.

FINALIDADES
Determinar a vida til remanescente de um pavimento.
Avaliar estruturalmente um pavimento com vistas a um projeto para sua restaurao. Estudar a estrutura mais apropriada para os projetos de alargamento de vias existentes. Controlar a qualidade estrutural de camadas em execuo de obras novas. Determinar as condies de um pavimento ou uma rede rodoviria com vistas a uma poltica de conservao. Em certos casos, selecionar a carga por roda que pode ser permitida em perodos crticos em determinados setores (devido a chuva, degelo, etc. ).

CONCEITOS
DEFLECTOMETRIA: o estudo das deformaes verticais da superfcie de um pavimento em conseqncia da ao de uma determinada carga ou solicitao.
EIXO DE CARGA: eixo do veculo de prova que transmite ao pavimento o peso da carga de ensaio. TRILHA EXTERNA: faixa do pavimento que suporta normalmente as rodas diretas dos veculos que por ela transitam.

BACIA DE DEFORMAO: So os assentamentos, resultantes do efeito de uma carga aplicada no pavimento, que se dissipa, medida em que se afasta do seu ponto de aplicao. Sua representao grfica o deflectograma.

DEFORMAES
As deformaes so partes do carter elstico do material dos pavimentos quando sobre eles atua uma carga, mas se tem que considerar que tambm intervm esforos plsticos nesse processo. DEFORMAES RECUPERVEIS Quando, num processo elstico, depois de cessado o efeito da carga o pavimento recupera sua posio original, fazendo desaparecer a deformao antes observada. DEFORMAES PERMANENTES Quando, por efeitos plsticos, o pavimento ainda mantenha uma deformao residual que permanea mesmo depois de cessado o efeito da carga, produzindo distores e trilhas na superfcie do pavimento.

EFEITO DAS DEFORMAES

VIDA DO PAVIMENTO

DEFLECTMETROS
So equipamentos para fazer medies deflectomtricas de um pavimento. Entre outros podem ser citados os mais conhecidos que so os seguintes:

Defletmetro de impacto (DINATEST) Defletmetro DINAFLECT Deflectgrafo LACROIX Viga Benkelman

Defletmetro de impacto (DINATEST)


O equipamento constitudo por uma massa que se deixa cair por gravidade desde uma altura determinada sobre uma placa, provida de um

sistema de distribuio que transmite a carga de maneira uniforme


superfcie sobre a qual se apia. gerada uma onda que simula a onda produzida por um veculo circulando a 70 km/h, o tempo de carga de 30 milisegundos e as cargas mximas podem ser variadas de 10 a 140 kN para os modelos FWD (Fal ing Weight Deflectometer), variadas at 250 kN para os modelos HWD (Heavyweight Deflectometer) ou outros valores dependendo do modelo

do aparelho utilizado.

As

deflexes

devido

s cargas

se

medem,

dependendo do modelo do aparelho, atravs de 5 ou 7 sismmetros, um deles situado no centro da placa e os outros distncias de 20, 30, 45 e 90 cm ou 30, 45. 60, 90, 120 e 150 cm.

Defletmetro de impacto (DINATEST)

Defletmetro DINAFLECT
um equipamento de custo mdio e bom rendimento operacional.

Montado em um pequeno trailer de duas rodas e rebocado por um


veculo, este pode ser conduzido com velocidades normais detendo-se nas estaes selecionadas para ensaio. O equipamento gera uma fora total aplicada pelas rodas de carga sobre a superfcie do pavimento que consiste no peso esttico do trailer mais uma fora dinmica e cclica

produzida por um par de discos desbalanceados que giram em sentidos contrrios. As componentes horizontais dessas foras se anulam devido

rotao em sentidos opostos, restando a componente vertical que


alternativamente se acrescenta ou se subtrai ao peso esttico.

Defletmetro DINAFLECT
As foras provocam um deslocamento vertical na vizinhana das rodas de carga que pode ser medidos por cinco detectores de movimento convenientemente espaados. As medidas dos desvios verticais so lidas no monitor digital da unidade de controle no interior da cabine do veiculo onde se encontra o operador que pode controlar completamente o equipamento por controle remoto sem necessidade de sair do veculo, exceto para o procedimento calibrao diria inicial.

Defletmetro DINAFLECT

Deflectgrafo LACROIX
Equipamento de alto rendimento para medidas de deflexes
em pavimentos, com um rendimento entre 3 e 4 km/h. Proporciona a obteno de dados em duas linhas de medida com distanciamento entre estaes de ensaios de 5 metros. Em cada ponto de ensaio se tomam cerca de 60 leituras de deflexo, com uma extenso total da medida de 1,5 metros, permitindo traar com preciso a linha de influncia

(deformada) da deflexo. A obteno e o tratamento dos dados


se faz diretamente em um computador instalado no aparelho. O aparelho utilizado para registro das deflexes de um pavimento de forma quase contnua sob a carga de um eixo padro de caminho e para obteno da linha de influncia da deflexo em cada ponto de medida.

Deflectgrafo LACROIX

Viga Benkelman
Utilizada na maioria dos casos; Equipamento de baixo custo e versatilidade; Operao simples e de fcil capacitao do pessoal para seu manejo;

DEFINIO: dispositivo mecnico que mede, por meios no destrutivos, os deslocamentos verticais de um ponto de contato no pavimento, entre as rodas duplas de um caminho, sob um eixo de carga, com uma determinada presso de pneus e uma carga pr-estabelecida para esse eixo.

Viga Benkelman

A Viga Benkelman mede a flecha mxima da linha de deformao elstica do pavimento sob a ao de uma carga.

VIGA BENKELMAN

VIGA BENKELMAN
A carga sobre o pavimento para originar as deflexes que sero medidas com a Viga Benkelman obtidas atravs do uso de um caminho com as seguintes caractersticas: Eixo traseiro com rodas duplas e 18.000 libras de carga por eixo (8,2 toneladas) Pneus 900x20 ou 1000x20 com 12 lonas e presso de 80 lb/pol2 (5,6 Kg/cm2) aps carregamento.

VIGA BELKELMAN

CLCULO DA DEFLEXO Com os dados obtidos nas leituras deflectomtricas a deflexo simples (sem correo) de cada estao calculada por: D = (L0 Lf) . k Onde: D = Deflexo simples (sem corrigir) L0= Leitura inicial na estao Lf= Leitura final na estao k = Constante da viga

TRATAMENTO DOS DADOS COLETADOS


O grau de curvatura da linha elstica de deflexo uma caracterstica de fundamental importncia para calcular e entender a magnitude da deformao linear por trao que sofrem as camadas asflticas ao flexionarem sob a ao das cargas. Maneiras simples para avaliar o grau de curvatura da linha elstica da deflexo:

Deflexes intermedirias Raio de curvatura Anlise dos raios de curvatura

TRATAMENTO DOS DADOS COLETADOS


Deflexes intermedirias Para plotar a linha elstica da deflexo se utiliza o processo de leituras intermedirias de deflexo (Ln) , entre as leituras inicial (L0) e final (Lf), deslocando o ponto de aplicao da carga atravs do avano do caminho de prova a baixa velocidade para proporcionar tais leituras. As leituras intermedirias mais usuais so: D0(caminho parado nessa posio), D25, D50, D75, D100, Df (caminho cerca de 10 metros do ponto de aplicao da carga).

TRATAMENTO DOS DADOS COLETADOS


Raio de Curvatura A linha elstica da deformao, especialmente abaixo do ponto inicial de aplicao da carga, apresenta o principal e mais importante grau de curvatura (curvatura mxima) que se pode avaliar na anlise da deflexo. O raio de curvatura calculado em funo da deflexo mxima e de D25 deflexo a 25 cm do ponto de deflexo mxima Do.

ANLISE DEFLECTOMTRICA
Anlise dos raios de curvatura De acordo com seus valores, associados aos valores das deflexes, podemos tirar concluses com respeito qualidade das camadas que constituem o pavimento. Em principio as grandes deflexes poderiam estar simplesmente sendo produzidas por deficincias de qualidade das camadas inferiores do pavimento, em especial do subleito. Mas nem sempre isso que acontece e a situao fica mais clara quando se avalia em conjunto a deflexo com o raio de curvatura, mais ou menos de acordo com os seguintes casos:

ANLISE DOS RESULTADOS

o BAIXAS DEFLEXES COM GRANDES RAIOS DE CURVATURA o BAIXAS DEFLEXES COM PEQUENOS RAIOS DE CURVATURA o ALTAS DEFLEXES COM GRANDES RAIOS DE CURVATURA

o ALTAS DEFLEXES COM PEQUENOS RAIOS DE CURVATURA

ANLISE DEFLECTOMTRICA
Baixas deflexes e grandes raios de curvatura Pavimento em bom estado, tanto nas camadas superiores como nas inferiores. Baixas deflexes e pequenos raios de curvatura Provavelmente a camada superior estar com qualidade deficiente, em principio o problema no se concentra nas camadas inferiores porque as deflexes so baixas mas o caso requer uma investigao mais cuidadosa.

ANLISE DEFLECTOMTRICA
Altas deflexes e grandes raios de curvatura Em principio o caso significa grandes deflexes no subleito que onde deve estar concentrado o problema de falta de qualidade de materiais ou umidade excessiva, independentemente da qualidade dos materiais das camadas superiores que podem ter qualidade satisfatria ou no. Altas deflexes e pequenos raios de curvatura Pavimento totalmente condenvel.

Mtodos para anlise da Campanha Deflectomtrica


Anlise estatstica: Os estudos de deflexes recuperveis indicam que a distribuio das medidas individuais de deflexo obedecem a uma freqncia semelhante a uma distribuio normal e, portanto, se pode assumir que essas deflexes individuais se encontrem distribudas de acordo com a Lei de Gauss.

Mtodos para anlise da Campanha Deflectomtrica


Deflexo caracterstica: a soma da deflexo mdia com o desvio padro obtidos na anlise estatstica. Deflectograma: um grfico para visualizar e analisar os valores deflectomtricos.

Trechos homogneos: divises de estudo do trecho total.

Mtodos para anlise da Campanha Deflectomtrica

DEFEITOS NOS PAVIMENTOS

DEFEITOS NOS PAVIMENTOS

You might also like