You are on page 1of 14

ANA PAULA BAPTISTELLA JORGE PAES JOSEMARA AP.

MORAES LAS SEGALLA MARCO ANTNIO CARNAZ

PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA

O que Pesquisa Qualitativa ?


A pesquisa Qualitativa tem como principal objetivo interpretar o fenmeno que observa.

Seus objetivos so: a observao, a descrio, a compreenso e o significado;


No existe hiptese pr-concebidas; suas hipteses so construdas aps a observao (ou seja, d nfase na induo); No existe suposta certeza do mtodo experimental. Neste sentido, quem observa ou interpreta (o pesquisador) influencia e influenciado pelo fenmeno pesquisado. (VILELA)

Procedimentos da Pesquisa Qualitativa


Definio da Proposta: Para identificar um bom tema-problema, voc precisa ler sobre
a rea de seu interesse. Faa revises da literatura sobre o assunto, principalmente em artigos e revistas cientficas.

Formulao das hipteses e do referencial terico: O pesquisador evita


construir hipteses a priori, elas so na maioria das vezes desenvolvidas a posteriori.

Coleta de Dados:

O pesquisador o instrumento de coleta dos dados. Neste sentido, um estudo-piloto (prvio, informal) se faz necessrio, pois a prtica decisiva para uma boa coleta.

Anlise dos Dados: realizado durante e aps a coleta dos dados.

Redao do Relatrio:

Elaborado atravs da narrativa analtica a partir da qual o pesquisador prope (defende!), uma possvel interpretao (significativa) para o fenmeno.

(VILELA)

O que Pesquisa Quantitativa ?


A pesquisa quantitativa um estudo estatstico que se destina a descrever as caractersticas de uma determinada situao, medindo numericamente as hipteses levantadas a respeito de um problema de pesquisa.

As informaes so colhidas por meio de um questionrio estruturado com perguntas claras e objetivas. Isto garante a uniformidade de entendimento dos entrevistados.

O que Pesquisa Quantitativa ?


especialmente projetada para gerar medidas precisas e confiveis que permitam uma anlise estatstica. As questes devem ser diretas e facilmente quantificveis e a amostra deve ser grande o suficiente para possibilitar uma anlise estatstica confivel. A anlise de dados quantitativos e dos cruzamentos entre as diversas informaes coletadas vo produzir algo Qualitativo.

Exemplo de Pesquisa Quantitativa

Mtodos de Coleta de Dados


Amostra
Qualitativa: no h preocupao em projetar resultados populao. O nmero de entrevistados geralmente pequeno.

Quantitativa: exige um nmero maior de entrevistados para garantir maior exatido nos resultados. Os dados so divulgados para a populao.

Entrevista
Qualitativa: so feitas discusses em grupo, conhecidas tambm como mesaredonda, e entrevistas em profundidade em que feito um pr-agendamento do entrevistado e sua aplicao individual.

Quantitativa: o entrevistado identifica as pessoas que sero entrevistadas pelos seguintes critrios: sexo, idade, ramo de atividade, localizao geogrfica, etc.

Mtodos de Coleta de Dados


Questionrio
Qualitativa: geralmente as informaes so coletadas por meio de um roteiro. As opinies so gravadas e depois analisadas.

Quantitativa: as informaes so colhidas por meio de um questionrio padronizado e uniformizado, com perguntas claras e objetivas.

Relatrio
Qualitativa: as informaes so analisadas de acordo com o roteiro aplicado e registradas em relatrio, dando nfase s opinies, comentrios e frases. Quantitativa: alm de interpretaes e concluses, deve mostrar tabelas de percentuais e grficos

Comparaes
QUANTITATIVO
Objetivo Testa a Teoria Uma realidade: o foco conciso e limitado Reduo, controle, preciso Mensurao Mecanicista: partes so iguais ao todo Possibilita anlises estatsticas Os elementos bsicos da anlise so os nmeros O pesquisador mantm distncia do processo Sujeitos Independe do contexto Teste de hipteses O raciocnio lgico e dedutivo Estabelece relaes, causas Busca generalizaes Preocupa-se com as quantidades Utiliza instrumentos especficos

QUALITATIVO
Subjetivo Desenvolve a Teoria Mltiplas realidades: o foco complexo e amplo Descoberta, descrio, compreenso, interpretao partilhada Interpretao Organicista: o todo mais do que as partes Possibilita narrativas ricas, interpretaes individuais Os elementos bsicos da anlise so palavras e ideias O pesquisador participa do processo Participantes Depende do contexto Gera ideias e questes para pesquisa O raciocnio dialtico e indutivo Descreve os significados, descobertas Busca particularidades Preocupa-se com a qualidade das informaes e respostas Utiliza a comunicao e observao

Comparaes

Fonte: Elizabeth Teixeira

Gneros de Pesquisa
Quatro gneros mais delineveis de pesquisa (P. Demo)

Terica dedicada a formular quadros de referncia, a estudar teorias, a burilar conceitos. Metodolgica dedicada a indagar por instrumentos, por caminhos, por modos de se fazer cincia, ou a produzir tcnicas de tratamento da realidade, ou a discutir abordagens terico-prticas. Emprica dedicada a codificar a face mensurvel da realidade social. Prtica - voltada para intervir na realidade social, chamada pesquisa participante, avaliao qualitativa, pesquisa-ao etc.

Planejamento e Desenvolvimento

Referncias
GUNTHER, Hartmut. Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta a questo?. Psic.: Teor. e Pesq., Braslia, v. 22, n. 2, Ago. 2006 . Disponvel em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722006000200010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 Set. 2011. IBOPE. Conhea os tipos de pesquisa realizados pelo Grupo Ibope. Disponvel em: <http://www.ibope.com.br/calandraWeb/BDarquivos/sobre_pesquisas/tipos_pesquisa.html>. Acesso em: 23 nov. 2011. UNICAMP. Aprendendo sobre pesquisas. Disponvel em: <http://www.ead.unicamp.br/trabalho_pesquisa/index.htm>. Acesso em: 28 set. 2011. UNICAMP. Aprendendo sobre pesquisas: Diferenas entre pesquisas qualitativas e quantitativas. Disponvel em: <http://www.ead.unicamp.br/trabalho_pesquisa/qualixquanti.htm>. Acesso em: 28 set. 2011. QUEIROZ, L. R. S. Pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa: Perspectivas para o campo da Etnomusicologia. (p. 87-98). Disponvel em: <http://www.cchla.ufpb.br/claves/pdf/claves02/claves_2_pesquisa_quantitativa.pdf

WIKIPEDIA. Pesquisa de mercado quantitativa. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Pesquisa_de_mercado_quantitativa>. Acesso em: 29 set. 2011.
WIKIPEDIA. Pesquisa de mercado qualitativa. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Pesquisa_de_mercado_qualitativa>. Acesso em: 29 set. 2011.

Referncias
VILELA JUNIOR, Guanis de Barros. A pesquisa qualitativa. Disponvel em: <www.guanis.org/metodologia/a_pesquisa_qualitativa.pdf>. Acesso em: 30 set. 2011.

DANTAS, Marcelo; CAVALCANTE, Vanessa. Pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa. Disponvel em: <http://pt.scribd.com/doc/14344653/Pesquisa-qualitativa-equantitativa>. Acesso em: 30 set. 2011.

GADELHA, Blog do. Transferncia de Lula faz Dilma disparar no Rio de Janeiro. Disponvel em: <http://blogdogadelha.blogspot.com/2010/03/transferencia-de-lula-faz-dilma.html>. Acesso em: 30 set. 2011.

You might also like