You are on page 1of 18

FACULDADE LIVRE DE DIREITO DA BAHIA

HISTORIA DA FACULDADE
Em 15 de abril de 1891 foi fundada a FACULDADE

LIVRE DE DIREITO DA BAHIA. Reconhecida, j na vigncia da nossa primeira Constituio republicana, pelo Decreto n. 599, de 18 de outubro de 1891, do Governo Federal, foi, afinal, federalizada pela Lei n. 3.038, de 19 de dezembro de 1956.

ANALISE VERTICAL
Na anlise vertical do balano verifica-se o percentual que cada conta representa em relao ao total do ativo, no caso da DRE, o percentual calculado em relao ao total das vendas. Na anlise Vertical constata-se a real importncia de cada elemento para a demonstrao financeira a que pertence.

ANALISE VERTICAL DO ATIVO

ANALISE VERTICAL DO PASSIVO

ANALISE VERTICAL DA DRE

ANALISE HORIZONTAL
A anlise horizontal das demonstraes contbeis a variao que ocorre em cada conta em relao ao ano anterior ou a um ano base, dessa forma possvel saber por exemplo se a atividade da empresa cresceu e a qual a porcentagem desse crescimento.

ANALISE HORIZONTAL DO ATIVO

ANALISE HORIZONTAL DO PASSIVO

ANALISE HORIZONTAL DA DRE

ANALISE ESTRUTURA DE CAPITAL


Participao de Capitais de Terceiros Indica quanto a empresa tomou de capitais de terceiros para cada $100 de capital prprio investido. E quanto menor, melhor. Composio do Endividamento Indica o percentual das obrigaes de curto prazo em relao s obrigaes totais, e quanto menor, ser melhor. Imobilizao do Patrimnio Lquido Indica quanto a empresa aplicou no Ativo Permanente para cada $100 de Patrimnio Lquido, e quanto menor, ser melhor. Imobilizao dos Recursos No Correntes Indica o percentual de recursos no correntes aplicado no Ativo No Circulante, e quanto menor, ser melhor.

ANALISE ESTRUTURA DE CAPITAL

ANALISE DE LIQUIDEZ
Liquidez Geral Indica quanto a empresa possui no Ativo Circulante e no Realizvel a Longo Prazo para cada $1,00 da dvida total. Quanto maior o ndice, melhor. Liquidez Corrente Quanto a empresa possui no Ativo Circulante para cada $1,00 de Passivo Circulante. E quanto maior, melhor. Liquidez Seca Mostra quanto a empresa possui de Ativo Lquido para cada $1,00 de Passivo Circulante, que so as dvidas de curto prazo. E quanto maior, melhor.

ANALISE DE LIQUIDEZ

ANALISE DE RENTABILIDADE
Giro do Ativo Indica o quanto a empresa vendeu para cada $1,00 de investimento total. Quanto maior esse ndice, melhor. Margem Lquida Indica quanto a empresa obteve de lucro para cada $1,00 vendidos, e quanto maior o valor, melhor. Rentabilidade do Ativo Indica quanto se obteve de lucro para cada $100 de investimento total, assim quanto maior o valor ser melhor. Rentabilidade do Patrimnio Lquido Quanto a empresa obteve de lucro para cada $100 de Capital Prprio investido. Quanto maior, melhor.

ANALISE DE RENTABILIDADE

PRAZO PARA RECEBIMENTO


Atravs do ndice de Prazo Mdio de Recebimento das

Receitas, podem ser calculados, quantos dias, em mdia, a faculdade ter de esperar para receber suas duplicatas e o volume de investimentos em duplicatas (ou mensalidades) a receber.

PRAZO MEDIO DE RECEBIMENTO

You might also like