You are on page 1of 13

1

Filosofia
Prof. Everton da Silva Correa

A CINCIA NA HISTRIA
https://www.facebook.com/Prof.EvertonCorr ea

Lio de anatomia do Dr. Tulp (1632)


leo sobre tela de Rembrandt (1606-1669).

As trs principais concepes de cincia


4

Historicamente, trs tm sido as principais concepes de cincias ou de ideias de cientificidade:

a racionalista (cujo modelo de objetividade a matemtica);

a empirista (que toma o modelo de objetividade da medicina grega e da histria natural do sculo XVII;

e a construtivista (cujo modelo de objetividade advm da ideia de razo como conhecimento aproximativo.

A concepo racionalista
(que se estende dos gregos at o final do sculo XVII)
5

Afirma que a cincia um conhecimento racional dedutivo e demonstrativo como a matemtica, portanto, capaz de provar a verdade necessria e universal de seus enunciados e resultados, sem deixar nenhuma dvida. O objeto cientfico uma representao intelectual universal, necessria e verdadeira das coisas representadas, e corresponde prpria realidade, porque esta racional e inteligvel em si mesma. As experincias cientficas so realizadas apenas para verificar e confirmar as demonstraes tericas.

A concepo empirista
(que vai da medicina grega e Aristteles at o final do sculo XIX)
6

Afirma que a cincia uma interpretao dos fatos baseada em observaes e experimentos que permitem estabelecer indues e que, ao serem completadas, oferecem a definio do objeto, suas propriedades e suas leis de funcionamento. A teoria cientfica resulta das observaes e dos experimentos, de modo que a experincia no tem simplesmente a funo de verificar e confirmar conceitos, mas a de produzi-los.
Eis por que, nesta concepo, sempre houve grande cuidado para estabelecer mtodos experimentais rigorosos, pois deles dependia a definio da objetividade investigada.

Antes,
7

Essas duas concepes de cientificidade possuam o mesmo pressuposto, embora o realizassem de maneiras diferentes.
A concepo racionalista era hipottico-dedutiva, isto , definia o objeto e suas leis e disso deduzia propriedades, efeitos posteriores, previses. A concepo empirista era hipottico-indutiva, isto , apresentava suposies sobre o objeto, realiza observaes e experimentos e chegava definio dos fatos, s suas leis, suas propriedades, seus efeitos posteriores e a previses.

A concepo construtivista
(iniciada em nosso sculo)
8

Considera a cincia uma construo de modelos explicativos para a realidade e no uma representao da prpria realidade.
O cientista combina dois procedimentos um vindo do racionalismo, outro vindo do empirismo e a eles acrescenta um terceiro, vindo da ideia de conhecimento aproximativo e corrigvel.

Ento,
9

Como o racionalista, o cientista construtivista exige que o mtodo lhe permita e lhe garanta estabelecer axiomas, postulados, definies e dedues sobre o objeto cientfico.
Como o empirista, o construtivista exige que a experimentao guie e modifique axiomas, postulados, definies e demonstraes.

No entanto,
10

Porque considera o objeto uma construo lgico-intelectual e uma construo experimental feita em laboratrio, o cientista no espera que seu trabalho apresente a realidade em si mesma, mas oferea estruturas e modelos de funcionamento da realidade, explicando os fenmenos observados.

So trs as exigncias de seu ideal cientfico:


11

Que haja coerncia (isto , que no haja contradies) entre os principais que orientam a teoria;
1. 2.

Que os modelos dos objetos (ou estruturas dos fenmenos) sejam construdos com base na observao e na experimentao; Que os resultados obtidos possam no s alterar os modelos construdos, mas tambm alterar os prprios princpios da teoria, corrigindo-a.

3.

Atividade
12 1.

Quais as trs principais concepes de cincia?

2.

Explique brevemente a concepo racionalista de cincia.


3.

Explique brevemente a concepo empirista de cincia. Explique brevemente a concepo construtivista de cincia. Explique o que significa as expresses hipottico-dedutivo e hipottico-indutivo.

4.

5.

6.

Quais os princpios do ideal de cientificidade na concepo construtivista de cincia?

13

Fim

You might also like