You are on page 1of 31

SIDERURGIA

o ramo da metalurgia que se dedica fabricao e tratamento do ao.

Introduo
A metalurgia o conjunto de tratamentos, de natureza fsica e qumica, aos quais so submetidos os minrios, para deles se extrair os metais. Dada a importncia do ferro na Idade Moderna, a siderurgia deve ser considerada como um setor bsico e prioritrio para o desenvolvimento industrial e econmico. A indstria siderrgica abrange todas as etapas necessrias para, a partir das matrias primas, produzirem-se ferro e ao. O processo clssico e mais usado para a reduo do minrio do auto forno, cujo produto consiste numa liga ferro-carbono de alto teor de carbono, denominado ferro gusa, o qual, ainda no estado liquido, encaminhado aciaria , onde, em fornos adequados, transformado em ao.

O ao uma variante do ferro que tem em sua composio uma concentrao de at 2,11% de carbono. A concentrao de carbono gera uma liga de ferro com uma maleabilidade e dureza maiores do que o ferro puro. O ferro achado na natureza sob a forma de vrios compostos, como a hematita (Fe2O3), magnetita (Fe3O4), limonita (FeO[OH]), siderita (FeCO3), pirita (FeS2) e limenita (FeTiO3). Dentre todos esses compostos, a CSN (Companhia Siderrgica Nacional), por exemplo, utiliza principalmente a hematita, por ser o mais abundante na natureza. O processo de produo do ao envolve um outro composto chamado coque. O coque um combustvel com altos teores de carbono. O ao produzido, basicamente, a partir de minrio de ferro, coque e cal.

MATRIAS- PRIMAS DA INDUSTRIA SIDERRGICA

A figura abaixo representa, esquematicamente, as principais etapas para a fabricao de determinados produtos de ao, pelo processo do alto-forno, a partir do minrio de ferro.

Matrias primas da Indstria Siderrgica


As matrias-primas bsicas da indstria siderrgica so as seguintes: minrio de ferro carvo calcrio O minrio de ferro, como bvio, constitui a matriaprima essencial, pois dele se extrai o ferro. O carvo atua em trs sentidos simultaneamente: como combustvel, como redutor do minrio, que basicamente constitudo de xidos de ferro, e como fornecedor do carbono, que o principal elemento de liga dos produtos siderrgicos.

O calcrio atua como fundente, ou seja, reage, pela sua natureza bsica, com as substncias estranhas ou impurezas contidas no minrio e no carvo geralmente de natureza cida diminuindo seu ponto de fuso e formando a escria, subproduto, por assim dizer, do processo clssico do alto forno. Minrio de ferro Os minerais que contm ferro em quantidade aprecivel so os xidos, carbonatos, sulfetos e silicatos. Os primeiros so os mais importantes sob o ponto de vista siderrgico. Os principais xidos so: magnetita (xido ferroso-frritico) de frmula Fe3O4, contendo 72,4% Fe;

hematita (xido frrico), de formula Fe2O3, contendo 69,0% F; limonita (xido hidratado de ferro) 2Fe2O3 3H2O, contendo, em mdia, 48,3% Fe. A magnetita encontrada principalmente na Sucia, ao passo que a hematita o minrio mais comum, sendo encontrado, entre outros pases, na Frana, EUA, URSS, ndia, Austrlia, Canad e Brasil. O Brasil deve possuir reservas superiores a 50 bilhes de toneladas, com uma caracterstica muito favorvel: o teor de ferro elevado, principalmente quando comparado ao de pases como EUA, com reservas aparentemente maiores. As principais jazidas brasileiras localizam-se em Minas Gerais, Mato Grosso e Amaznia.

O minrio de ferro composto de trs partes a saber: * til => parte que contm o ferro * Ganga => Impurezas sem valor direto *Estril => Rocha onde o minrio encontrado. O minrio de ferro pode ser classificado como: * Rico => 60 a 70% de Fe * Mdio => 50 a 60% de Fe * Pobre => < 50%

Fontes de Ferro

5mm<Pelotas<18mm

5mm<Sinter<50mm

6mm< Minrio <40mm granulado

Em detalhe

Beneficiamento do minrio de ferro O termo genrico beneficiamento compreende uma srie de operaes a que os mineiros de ferro de vrias qualidades podem ser submetidos, com o objetivo de alterar suas caractersticas fsicas ou qumicas e torna-los mais adequados para a utilizao nos altosfornos. Os processos mais importantes de aglomerao so a sinterizao e a

pelotizao.

* Sinterizao
Consiste em aglomerar-se finos de minrios de ferro numa mistura com aproximadamente 5% de um carvo finamente dividido, coque. A carga colocada em grelhas que se movem a uma determinada velocidade e, num determinado ponto prximo ao fim de percurso das grelhas, a carga aquecida superficialmente, por intermdio de queimadores de gs. medida que a mistura se movimenta, exaustores colocados debaixo da carga retiram o ar, atravs da mistura, de modo a queima-la. A temperatura que se desenvolve atinge 1300 a 1500C, suficiente para promover a ligao das partculas finas do minrio e resultando um produto uniforme e poros, denominado sinter.

O sinter deve ser convenientemente resfriado para poder ser facilmente manuseado, para o que se utilizam resfriadores de vrios tipos, como rotativos, em cuba etc. A qualidade do sinter pode ser ainda melhorada, se ao mesmo for incorporado um fundente (calcrio), de modo a evitar sua adio direta na carga do alto forno. Outra melhora do sinter tem sido obtida pela adio de pedaos dimensionados adequadamente, de modo a aumentar a permeabilidade da carga. As dimenses mais convenientes dos pedaos se situam na faixa de 1/4 a 1 .

*Pelotizao Este mais novo processo de aglomerao e talvez o de maior xito. Neste processo, produzem-se inicialmente bolas ou pelotas cruas de finos de minrio de alto teor ou de minrio concentrado. Umas vez obtidas as pelotas cruas, so as mesmas queimadas, para o que se utilizam vrios dispositivos de aquecimento. Um deles constitudo por uma grelha contnua mvel. No processo, as pelotas so inicialmente secadas, depois pr-aquecidas e finalmente queimadas. Mais recentemente, tem sido utilizado um forno rotativo, onde as temperaturas pode atingir valores da ordem de 1350C.

Processo de Pelotizao

* Combustveis Os combustveis so muito importantes na fabricao do ferro-gusa, pois precisam ter um alto poder calorfico. Isso quer dizer que tm de gerar muito calor e no podem contaminar o metal obtido. O combustvel utilizado no alto forno o carvo mineral (coque), carvo vegetal (madeira) e recentemente o coque verde de petrleo (CPV). A ao desses combustveis se faz sentir em trs sentidos: => fornecedor de calor para a combusto => fornecedor do carbono pra a reduo de xido de ferro. => indiretamente, fornecedor de carbono como principal elemento de liga do ferro gusa.

O carvo mineral produz o coque, que o outro tipo de combustvel usado no alto-forno. Para que ele tenha bom rendimento, deve apresentar um elevado teor calorfico e alto teor de carbono, alm de apresentar grande resistncia ao esmagamento para resistir ao peso da coluna de carga. Ele chega usina siderrgica ainda com algumas impurezas e com uma concentrao de carbono inferior desejada. Portanto, faz-se uma purificao do coque para aumentar a concentrao de carbono. Essa purificao como destilar as impurezas do coque: ele aquecido a 1300C por 16 horas, removendo assim as impurezas, como alcatro e outros, por volatilizao e vaporizao O coque usado como combustvel e agente redutor nos altos-fornos e dele que provm o carbono adicionado ao ferro, gerando o ao.

O coque verde de petrleo obtido a partir do resduo de vcuo de petrleo processado na Unidade de Coqueamento Retardado. A Petrobras produz coque verde nos graus anodo e combustvel, ambos do tipo esponja e de baixo teor de enxofre. O coque grau anodo aplicado como matriaprima na manufatura de anodos para produo de alumnio ou de dixido de titnio; o coque grau combustvel utilizado nas indstrias de siderurgia, fundio, papel e celulose, cimento, cermica, cal, termeltricas e outras.

Hoje em dia no Brasil o coque 'verde' de petrleo tem origem nas refinarias da Petrobras que possuem unidades de processo conhecidas como 'Coqueamento Retardado', que visa extrair ainda mais fraes leves e nobres de resduos de destilaes. O coque na verdade um subproduto deste processo. Alm da utilizao na liga do ferro gusa, devido a escassez do carvo vegetal, o Coque de petrleo pode ser usado em vrias outras formas possveis, tais como: Pastilha de freio automotivo, Sapatas Ferrovirias, Alimentao de fornos refratrios e Colorizao de vidros.

COQUE VERDE DE PETRLEO

A aplicao do CVP em cada segmento industrial feita de acordo com a combinao de suas caractersticas com o processo industrial e, por isso, o mercado onde o Coque Verde de Petrleo tem aplicao muito extenso, talvez se constituindo no produto (derivado direto do petrleo) com o maior potencial de utilizao industrial. Os principais segmentos industriais onde o CVP pode ser utilizado so: Siderurgia (sinterizao, pelotizao, alto-forno, fabricao de coque metalrgico) Abrasivos (carbeto de silcio) Ferro-gusa Ferro-ligas

Carbonferas Cermica Cimenteira Termeltricas a carvo Fundio Calcinao Gaseificao Secagem de gros Indstria Qumica A produo de CVP, que iniciou-se na dcada de 70, na RPBC, foi inicialmente absorvida pela PETROCOQUE para a produo de Coque Calcinado de Petrleo.

Atualmente a Petrobras produz mais de trs milhes de toneladas anuais em sete unidades, sendo duas na RPBC (600.000 t/ano), uma na REGAP (360.000 t/ano), duas na REPLAN (1.400.000 t/ano), uma na REDUC (450.000 t/ano), alm de uma unidade na REFAP (140.000 t/ano). Esto aprovadas as construes de mais unidades na REVAP, REPAR, COMPERJ e na Refinaria Abreu e Lima (Suape PE) que devero elevar ainda mais a produo.

O carvo vegetal ou de madeira fabricado mediante pirlise da madeira, isto , quebra das molculas complexas que constituem a madeira, em molculas mais simples, mediante calor. O aquecimento para a carbonizao da madeira feita em fornos de certo modo rudimentares e pouco eficiente, sobretudo no Brasil. O calor aplicado madeira, com ausncia de oxignio, resultando em gases ( CO2(anidro de carbono, CO (monxido de carbono), H2, etc...), lquidos (alcatres, cido actico, lcool metlico) e o resduo slido que o carvo vegetal.

O Papel do Coque no Alto Forno Fornecer o calor necessrio s necessidades trmicas do processo; Produzir e "regenerar" os gases redutores; Carburar o ferro gusa; Fornecer o meio permevel nas regies inferiores do forno onde o restante da carga est fundida ou em fuso.

Detalhes do processo

Tpica Bateria de coqueificao

Coque incandescente pronto para ser descarregado

Fundente A funo do fundente combinar-se com as impurezas (ganga) do minrio e com as cinzas do carvo, formando as chamadas escrias. O principal fundente o calcrio esse material uma rocha constituda por carbonato de clcio que, por sua vez, uma combinao de clcio com carbono e oxignio, de frmula CacO3. Para eliminar as impurezas que, como dissemos l atrs, os minrios contm, temos que colocar, materiais que ajudam a elimin-las.

Assim, por exemplo, a cal usada como fundente, ou seja, torna lquida a escria do ferro-gusa. O minrio de mangans ajuda a diminuir os efeitos nocivos do enxofre que uma impureza que torna o ao mais frgil. Esse minrio tambm um desoxidante, isto , elimina oxignio que contamina o ao.

You might also like